Musculatura extra-ocular: um músculo esquelético diferenciado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Consoni Filho,Ernesto
Data de Publicação: 1994
Outros Autores: Oliveira,Acary Souza Bulle, Schmidt,Beny
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27491994000600394
Resumo: RESUMO Realizou-se estudo histoquímico comparativo entre a fibra muscular extra-ocular normal (MEO) e a fibra esquelética de indivíduos normais e de pacientes portadores de miopatia primária. Fragmentos de MEO foram obtidos em cirurgia de sete enucleações por retinoblastoma. Os músculos esqueléticos foram obtidos de 4 adultos masculinos normais e de pacientes com miopatia: distrofia muscular congênita (17), miopatia mitocondrial (12), miopatia nemalínica (4) e distrofia miotônica de Steinert (4). O diagnóstico de miopatia mitocondrial foi feito através de critério morfológico: presença de fibras "ragged red" em fragmentos musculares corados com tricrômio de Gomori modificado. Este estudo permitiu demonstrar que existe uma diferença histológica significativa entre estes músculos. A fibra da MEO apresenta maior poder oxidativo que os músculos esqueléticos mesmo naqueles casos com miopatia mitocondrial. Entretanto, diferentemente do pressuposto, notou-se na fibra MEO uma predominância quase que absoluta de fibras do tipo II, fibras estas que são normalmente classificadas como anaeróbicas e com baixo poder oxidativo. Através destes achados conclui-se que a fibra da MEO apresenta características histoquímicas distintas e os critérios morfológicos para individualização de doença específica ainda não estão definidos.
id CBO-2_9f382de9a6df55059a694a1866828e78
oai_identifier_str oai:scielo:S0004-27491994000600394
network_acronym_str CBO-2
network_name_str Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
repository_id_str
spelling Musculatura extra-ocular: um músculo esquelético diferenciadoMúsculo esqueléticoMúsculo extra-ocularHistoquímicaRESUMO Realizou-se estudo histoquímico comparativo entre a fibra muscular extra-ocular normal (MEO) e a fibra esquelética de indivíduos normais e de pacientes portadores de miopatia primária. Fragmentos de MEO foram obtidos em cirurgia de sete enucleações por retinoblastoma. Os músculos esqueléticos foram obtidos de 4 adultos masculinos normais e de pacientes com miopatia: distrofia muscular congênita (17), miopatia mitocondrial (12), miopatia nemalínica (4) e distrofia miotônica de Steinert (4). O diagnóstico de miopatia mitocondrial foi feito através de critério morfológico: presença de fibras "ragged red" em fragmentos musculares corados com tricrômio de Gomori modificado. Este estudo permitiu demonstrar que existe uma diferença histológica significativa entre estes músculos. A fibra da MEO apresenta maior poder oxidativo que os músculos esqueléticos mesmo naqueles casos com miopatia mitocondrial. Entretanto, diferentemente do pressuposto, notou-se na fibra MEO uma predominância quase que absoluta de fibras do tipo II, fibras estas que são normalmente classificadas como anaeróbicas e com baixo poder oxidativo. Através destes achados conclui-se que a fibra da MEO apresenta características histoquímicas distintas e os critérios morfológicos para individualização de doença específica ainda não estão definidos.Conselho Brasileiro de Oftalmologia1994-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27491994000600394Arquivos Brasileiros de Oftalmologia v.57 n.6 1994reponame:Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)instname:Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)instacron:CBO10.5935/0004-2749.19940008info:eu-repo/semantics/openAccessConsoni Filho,ErnestoOliveira,Acary Souza BulleSchmidt,Benypor2018-09-06T00:00:00Zoai:scielo:S0004-27491994000600394Revistahttp://aboonline.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpaboonline@cbo.com.br||abo@cbo.com.br1678-29250004-2749opendoar:2018-09-06T00:00Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online) - Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)false
dc.title.none.fl_str_mv Musculatura extra-ocular: um músculo esquelético diferenciado
title Musculatura extra-ocular: um músculo esquelético diferenciado
spellingShingle Musculatura extra-ocular: um músculo esquelético diferenciado
Consoni Filho,Ernesto
Músculo esquelético
Músculo extra-ocular
Histoquímica
title_short Musculatura extra-ocular: um músculo esquelético diferenciado
title_full Musculatura extra-ocular: um músculo esquelético diferenciado
title_fullStr Musculatura extra-ocular: um músculo esquelético diferenciado
title_full_unstemmed Musculatura extra-ocular: um músculo esquelético diferenciado
title_sort Musculatura extra-ocular: um músculo esquelético diferenciado
author Consoni Filho,Ernesto
author_facet Consoni Filho,Ernesto
Oliveira,Acary Souza Bulle
Schmidt,Beny
author_role author
author2 Oliveira,Acary Souza Bulle
Schmidt,Beny
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Consoni Filho,Ernesto
Oliveira,Acary Souza Bulle
Schmidt,Beny
dc.subject.por.fl_str_mv Músculo esquelético
Músculo extra-ocular
Histoquímica
topic Músculo esquelético
Músculo extra-ocular
Histoquímica
description RESUMO Realizou-se estudo histoquímico comparativo entre a fibra muscular extra-ocular normal (MEO) e a fibra esquelética de indivíduos normais e de pacientes portadores de miopatia primária. Fragmentos de MEO foram obtidos em cirurgia de sete enucleações por retinoblastoma. Os músculos esqueléticos foram obtidos de 4 adultos masculinos normais e de pacientes com miopatia: distrofia muscular congênita (17), miopatia mitocondrial (12), miopatia nemalínica (4) e distrofia miotônica de Steinert (4). O diagnóstico de miopatia mitocondrial foi feito através de critério morfológico: presença de fibras "ragged red" em fragmentos musculares corados com tricrômio de Gomori modificado. Este estudo permitiu demonstrar que existe uma diferença histológica significativa entre estes músculos. A fibra da MEO apresenta maior poder oxidativo que os músculos esqueléticos mesmo naqueles casos com miopatia mitocondrial. Entretanto, diferentemente do pressuposto, notou-se na fibra MEO uma predominância quase que absoluta de fibras do tipo II, fibras estas que são normalmente classificadas como anaeróbicas e com baixo poder oxidativo. Através destes achados conclui-se que a fibra da MEO apresenta características histoquímicas distintas e os critérios morfológicos para individualização de doença específica ainda não estão definidos.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27491994000600394
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27491994000600394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/0004-2749.19940008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Brasileiro de Oftalmologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Brasileiro de Oftalmologia
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos Brasileiros de Oftalmologia v.57 n.6 1994
reponame:Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
instname:Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)
instacron:CBO
instname_str Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)
instacron_str CBO
institution CBO
reponame_str Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
collection Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online) - Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)
repository.mail.fl_str_mv aboonline@cbo.com.br||abo@cbo.com.br
_version_ 1754209018741522432