Barreiras para o acesso ao tratamento da catarata senil na Fundação Altino Ventura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima,Danielle Maria Gomes de
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Ventura,Liana Oliveira, Brandt,Carlos Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27492005000300015
Resumo: OBJETIVOS: Identificar as barreiras para o acesso ao tratamento da catarata senil e avaliar os gastos do paciente neste processo. MÉTODOS: Neste estudo 101 pacientes responderam a um questionário antes da realização da cirurgia de catarata na Fundação Altino Ventura. Foram avaliados os aspectos econômicos e sociais dos pacientes em todo o processo de tratamento. RESULTADOS: As principais barreiras ao tratamento da catarata foram: medo da cirurgia, a falta de recursos financeiros, dificuldade na realização de exames pré-operatórios e o número de vezes que o paciente precisou retornar ao serviço (3,2±1,5), assim como o tempo de espera entre a primeira consulta e a cirurgia (3,2±2,6 meses - Média ±EPM). O valor gasto na realização dos exames pré-operatórios variou de 5 a 170 reais (16,6±2,7 reais - Média ±EPM). DISCUSSÃO: Os principais motivos de não procura pelo tratamento da catarata como o medo de submeter-se à cirurgia e a falta de recursos financeiros foram similares aos de outras instituições brasileiras. O número de vezes que o paciente teve de retornar ao serviço elevou os gastos do paciente e as dificuldades por ele enfrentadas. A Fundação Altino Ventura atende principalmente à população mais carente do Estado, por isso, os gastos dos pacientes com transporte e exames laboratoriais tornam-se obstáculos ao tratamento da catarata. CONCLUSÕES: O medo de submeter-se à cirurgia e a falta de recursos financeiros dos usuários da instituição foram as principais barreiras para o acesso ao tratamento da catarata encontradas neste estudo. A cirurgia realizada no mesmo dia do diagnóstico da catarata possibilitaria a solução da doença prontamente, diminuindo o número de vezes que o paciente precisaria comparecer ao serviço de saúde de três ou mais para uma só vez.
id CBO-2_c89fc843dde336d5e2dbba1f9ed5a000
oai_identifier_str oai:scielo:S0004-27492005000300015
network_acronym_str CBO-2
network_name_str Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
repository_id_str
spelling Barreiras para o acesso ao tratamento da catarata senil na Fundação Altino VenturaExtração de catarataExtração de catarata/economiaCegueira/prevenção & controleAcesso aos serviços de saúdeQualidade dos cuidados de saúdeOBJETIVOS: Identificar as barreiras para o acesso ao tratamento da catarata senil e avaliar os gastos do paciente neste processo. MÉTODOS: Neste estudo 101 pacientes responderam a um questionário antes da realização da cirurgia de catarata na Fundação Altino Ventura. Foram avaliados os aspectos econômicos e sociais dos pacientes em todo o processo de tratamento. RESULTADOS: As principais barreiras ao tratamento da catarata foram: medo da cirurgia, a falta de recursos financeiros, dificuldade na realização de exames pré-operatórios e o número de vezes que o paciente precisou retornar ao serviço (3,2±1,5), assim como o tempo de espera entre a primeira consulta e a cirurgia (3,2±2,6 meses - Média ±EPM). O valor gasto na realização dos exames pré-operatórios variou de 5 a 170 reais (16,6±2,7 reais - Média ±EPM). DISCUSSÃO: Os principais motivos de não procura pelo tratamento da catarata como o medo de submeter-se à cirurgia e a falta de recursos financeiros foram similares aos de outras instituições brasileiras. O número de vezes que o paciente teve de retornar ao serviço elevou os gastos do paciente e as dificuldades por ele enfrentadas. A Fundação Altino Ventura atende principalmente à população mais carente do Estado, por isso, os gastos dos pacientes com transporte e exames laboratoriais tornam-se obstáculos ao tratamento da catarata. CONCLUSÕES: O medo de submeter-se à cirurgia e a falta de recursos financeiros dos usuários da instituição foram as principais barreiras para o acesso ao tratamento da catarata encontradas neste estudo. A cirurgia realizada no mesmo dia do diagnóstico da catarata possibilitaria a solução da doença prontamente, diminuindo o número de vezes que o paciente precisaria comparecer ao serviço de saúde de três ou mais para uma só vez.Conselho Brasileiro de Oftalmologia2005-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27492005000300015Arquivos Brasileiros de Oftalmologia v.68 n.3 2005reponame:Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)instname:Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)instacron:CBO10.1590/S0004-27492005000300015info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Danielle Maria Gomes deVentura,Liana OliveiraBrandt,Carlos Teixeirapor2005-09-26T00:00:00Zoai:scielo:S0004-27492005000300015Revistahttp://aboonline.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpaboonline@cbo.com.br||abo@cbo.com.br1678-29250004-2749opendoar:2005-09-26T00:00Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online) - Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)false
dc.title.none.fl_str_mv Barreiras para o acesso ao tratamento da catarata senil na Fundação Altino Ventura
title Barreiras para o acesso ao tratamento da catarata senil na Fundação Altino Ventura
spellingShingle Barreiras para o acesso ao tratamento da catarata senil na Fundação Altino Ventura
Lima,Danielle Maria Gomes de
Extração de catarata
Extração de catarata/economia
Cegueira/prevenção & controle
Acesso aos serviços de saúde
Qualidade dos cuidados de saúde
title_short Barreiras para o acesso ao tratamento da catarata senil na Fundação Altino Ventura
title_full Barreiras para o acesso ao tratamento da catarata senil na Fundação Altino Ventura
title_fullStr Barreiras para o acesso ao tratamento da catarata senil na Fundação Altino Ventura
title_full_unstemmed Barreiras para o acesso ao tratamento da catarata senil na Fundação Altino Ventura
title_sort Barreiras para o acesso ao tratamento da catarata senil na Fundação Altino Ventura
author Lima,Danielle Maria Gomes de
author_facet Lima,Danielle Maria Gomes de
Ventura,Liana Oliveira
Brandt,Carlos Teixeira
author_role author
author2 Ventura,Liana Oliveira
Brandt,Carlos Teixeira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima,Danielle Maria Gomes de
Ventura,Liana Oliveira
Brandt,Carlos Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Extração de catarata
Extração de catarata/economia
Cegueira/prevenção & controle
Acesso aos serviços de saúde
Qualidade dos cuidados de saúde
topic Extração de catarata
Extração de catarata/economia
Cegueira/prevenção & controle
Acesso aos serviços de saúde
Qualidade dos cuidados de saúde
description OBJETIVOS: Identificar as barreiras para o acesso ao tratamento da catarata senil e avaliar os gastos do paciente neste processo. MÉTODOS: Neste estudo 101 pacientes responderam a um questionário antes da realização da cirurgia de catarata na Fundação Altino Ventura. Foram avaliados os aspectos econômicos e sociais dos pacientes em todo o processo de tratamento. RESULTADOS: As principais barreiras ao tratamento da catarata foram: medo da cirurgia, a falta de recursos financeiros, dificuldade na realização de exames pré-operatórios e o número de vezes que o paciente precisou retornar ao serviço (3,2±1,5), assim como o tempo de espera entre a primeira consulta e a cirurgia (3,2±2,6 meses - Média ±EPM). O valor gasto na realização dos exames pré-operatórios variou de 5 a 170 reais (16,6±2,7 reais - Média ±EPM). DISCUSSÃO: Os principais motivos de não procura pelo tratamento da catarata como o medo de submeter-se à cirurgia e a falta de recursos financeiros foram similares aos de outras instituições brasileiras. O número de vezes que o paciente teve de retornar ao serviço elevou os gastos do paciente e as dificuldades por ele enfrentadas. A Fundação Altino Ventura atende principalmente à população mais carente do Estado, por isso, os gastos dos pacientes com transporte e exames laboratoriais tornam-se obstáculos ao tratamento da catarata. CONCLUSÕES: O medo de submeter-se à cirurgia e a falta de recursos financeiros dos usuários da instituição foram as principais barreiras para o acesso ao tratamento da catarata encontradas neste estudo. A cirurgia realizada no mesmo dia do diagnóstico da catarata possibilitaria a solução da doença prontamente, diminuindo o número de vezes que o paciente precisaria comparecer ao serviço de saúde de três ou mais para uma só vez.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27492005000300015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27492005000300015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0004-27492005000300015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Brasileiro de Oftalmologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Brasileiro de Oftalmologia
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos Brasileiros de Oftalmologia v.68 n.3 2005
reponame:Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
instname:Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)
instacron:CBO
instname_str Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)
instacron_str CBO
institution CBO
reponame_str Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
collection Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online) - Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)
repository.mail.fl_str_mv aboonline@cbo.com.br||abo@cbo.com.br
_version_ 1754209022916952064