Acuidade visual de motoristas de veículos pesados numa rodovia de grande circulação - Problemática e sugestões
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Data de Publicação: | 1995 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27491995000200121 |
Resumo: | RESUMO Acidentes de trânsito podem ser provocados por inúmeros fatores, e entre estes, a baixa acuidade visual. A visão corresponde por até 95% do ato de dirigir. Em levantamento numa Rodovia Federal de grande circulação, foram sorteados e analisados 400 motoristas de veículos pesados, todos masculino, média etária 39 anos, procedentes de 16 Estados Brasileiros, 65,5% leuco dermas, e 77,25% tinham 1º grau escolar incompleto. Do total dos motoristas, 204 (51 %) tinham um intervalo para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (C.N.H.) maior que 05 anos e 51,5% referiram nunca terem sido submetidos a exames oftalmológicos que não os exigidos pela legislação, e estes nem sempre completos. 51 motoristas (14,25%) apresentavam déficit de acuidade visual, entre os quais, 17 (29,82%) portavam uma visão aquém do exigido pela lei, sendo 04 motoristas com cegueira legal de 1 dos olhos. Propõe se exames oftalmológicos mais freqüentes e completos realizados por oftalmologistas, resgatar motoristas cujas C.N.H. estejam vinculadas à legislações anteriores que previam intervalos entre os exames de até 22 anos. |
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Acuidade visual de motoristas de veículos pesados numa rodovia de grande circulação - Problemática e sugestõesAcuidade visualLegislação de trânsito.RESUMO Acidentes de trânsito podem ser provocados por inúmeros fatores, e entre estes, a baixa acuidade visual. A visão corresponde por até 95% do ato de dirigir. Em levantamento numa Rodovia Federal de grande circulação, foram sorteados e analisados 400 motoristas de veículos pesados, todos masculino, média etária 39 anos, procedentes de 16 Estados Brasileiros, 65,5% leuco dermas, e 77,25% tinham 1º grau escolar incompleto. Do total dos motoristas, 204 (51 %) tinham um intervalo para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (C.N.H.) maior que 05 anos e 51,5% referiram nunca terem sido submetidos a exames oftalmológicos que não os exigidos pela legislação, e estes nem sempre completos. 51 motoristas (14,25%) apresentavam déficit de acuidade visual, entre os quais, 17 (29,82%) portavam uma visão aquém do exigido pela lei, sendo 04 motoristas com cegueira legal de 1 dos olhos. Propõe se exames oftalmológicos mais freqüentes e completos realizados por oftalmologistas, resgatar motoristas cujas C.N.H. estejam vinculadas à legislações anteriores que previam intervalos entre os exames de até 22 anos.Conselho Brasileiro de Oftalmologia1995-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27491995000200121Arquivos Brasileiros de Oftalmologia v.58 n.2 1995reponame:Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)instname:Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)instacron:CBO10.5935/0004-2749.19950080info:eu-repo/semantics/openAccessBrandão,Érico OtavianoOliveira,Neide MattarPereira,Marcos Vinicius CampanelliMaia,Nubia Cristina de FreitasPereira,Graziela Campanellipor2018-09-05T00:00:00Zoai:scielo:S0004-27491995000200121Revistahttp://aboonline.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpaboonline@cbo.com.br||abo@cbo.com.br1678-29250004-2749opendoar:2018-09-05T00:00Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online) - Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)false |
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