Ceratoconjuntivite alérgica e complicações no segmento ocular anterior de pacientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Botelho,Patrícia Bezerra de Menezes
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Marback,Patrícia, Sousa,Luciene Barbosa de, Campos,Mauro, Vieira,Luiz Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27492003000100005
Resumo: INTRODUÇÃO: A alergia ocular é condição que pode ocasionar sintomas de coceira, ardor e lacrimejamento, podendo também ser ameaçadora para visão. A fisiopatologia envolve mecanismos de hipersensibilidade imunológica. Devido a fatores imunológicos, o segmento anterior destes pacientes está mais suscetível a alterações que ameaçam a acuidade visual, tais como: opacidades corneanas, ceratocone e catarata. MÉTODOS: Foram revistos, retrospectivamente, 186 pacientes com ceratoconjuntivite alérgica e selecionados pacientes que possuíam alterações de segmento anterior e acuidade visual menor ou igual a 0,6 corrigida em um ou ambos os olhos. A AV 0,6 foi escolhida aleatoriamente a fim de agrupar os pacientes. Estes pacientes foram analisados quanto à idade, sexo, tipo de alergia, tempo de aparecimento da doença (considerado como tempo de aparecimento de sintomas), tempo de latência (tempo que surgiu a complicação após o primeiro dia de atendimento), alterações sistêmicas, efeitos colaterais das drogas e complicações oculares. Estes pacientes não poderiam melhorar a AV com tratamento tópico e tinham acompanhamento mínimo de 3 meses. RESULTADOS: As alterações de segmento anterior que causaram AV menor ou igual a 0,6 (refração ou estenopeico) sem possibilidade de melhora com medicação tópica foram: úlcera em escudo: 5 casos, catarata: 3 casos, opacidade corneana: 6 casos, perfuração ocular: 2 casos e ceratocone: 13 casos. CONCLUSÃO: Pacientes com ceratoconjuntivite alérgica podem ter como principais causas de baixa acuidade visual alterações de segmento anterior, entre elas, opacidades corneanas, ceratocone e catarata.
id CBO-2_f7e8c6b0f862b29884c0367be3bab8db
oai_identifier_str oai:scielo:S0004-27492003000100005
network_acronym_str CBO-2
network_name_str Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
repository_id_str
spelling Ceratoconjuntivite alérgica e complicações no segmento ocular anterior de pacientesConjuntivite primaveril/complicaçõesSegmento anterior do olho/patologiaINTRODUÇÃO: A alergia ocular é condição que pode ocasionar sintomas de coceira, ardor e lacrimejamento, podendo também ser ameaçadora para visão. A fisiopatologia envolve mecanismos de hipersensibilidade imunológica. Devido a fatores imunológicos, o segmento anterior destes pacientes está mais suscetível a alterações que ameaçam a acuidade visual, tais como: opacidades corneanas, ceratocone e catarata. MÉTODOS: Foram revistos, retrospectivamente, 186 pacientes com ceratoconjuntivite alérgica e selecionados pacientes que possuíam alterações de segmento anterior e acuidade visual menor ou igual a 0,6 corrigida em um ou ambos os olhos. A AV 0,6 foi escolhida aleatoriamente a fim de agrupar os pacientes. Estes pacientes foram analisados quanto à idade, sexo, tipo de alergia, tempo de aparecimento da doença (considerado como tempo de aparecimento de sintomas), tempo de latência (tempo que surgiu a complicação após o primeiro dia de atendimento), alterações sistêmicas, efeitos colaterais das drogas e complicações oculares. Estes pacientes não poderiam melhorar a AV com tratamento tópico e tinham acompanhamento mínimo de 3 meses. RESULTADOS: As alterações de segmento anterior que causaram AV menor ou igual a 0,6 (refração ou estenopeico) sem possibilidade de melhora com medicação tópica foram: úlcera em escudo: 5 casos, catarata: 3 casos, opacidade corneana: 6 casos, perfuração ocular: 2 casos e ceratocone: 13 casos. CONCLUSÃO: Pacientes com ceratoconjuntivite alérgica podem ter como principais causas de baixa acuidade visual alterações de segmento anterior, entre elas, opacidades corneanas, ceratocone e catarata.Conselho Brasileiro de Oftalmologia2003-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27492003000100005Arquivos Brasileiros de Oftalmologia v.66 n.1 2003reponame:Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)instname:Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)instacron:CBO10.1590/S0004-27492003000100005info:eu-repo/semantics/openAccessBotelho,Patrícia Bezerra de MenezesMarback,PatríciaSousa,Luciene Barbosa deCampos,MauroVieira,Luiz Antoniopor2003-03-28T00:00:00Zoai:scielo:S0004-27492003000100005Revistahttp://aboonline.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpaboonline@cbo.com.br||abo@cbo.com.br1678-29250004-2749opendoar:2003-03-28T00:00Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online) - Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)false
dc.title.none.fl_str_mv Ceratoconjuntivite alérgica e complicações no segmento ocular anterior de pacientes
title Ceratoconjuntivite alérgica e complicações no segmento ocular anterior de pacientes
spellingShingle Ceratoconjuntivite alérgica e complicações no segmento ocular anterior de pacientes
Botelho,Patrícia Bezerra de Menezes
Conjuntivite primaveril/complicações
Segmento anterior do olho/patologia
title_short Ceratoconjuntivite alérgica e complicações no segmento ocular anterior de pacientes
title_full Ceratoconjuntivite alérgica e complicações no segmento ocular anterior de pacientes
title_fullStr Ceratoconjuntivite alérgica e complicações no segmento ocular anterior de pacientes
title_full_unstemmed Ceratoconjuntivite alérgica e complicações no segmento ocular anterior de pacientes
title_sort Ceratoconjuntivite alérgica e complicações no segmento ocular anterior de pacientes
author Botelho,Patrícia Bezerra de Menezes
author_facet Botelho,Patrícia Bezerra de Menezes
Marback,Patrícia
Sousa,Luciene Barbosa de
Campos,Mauro
Vieira,Luiz Antonio
author_role author
author2 Marback,Patrícia
Sousa,Luciene Barbosa de
Campos,Mauro
Vieira,Luiz Antonio
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Botelho,Patrícia Bezerra de Menezes
Marback,Patrícia
Sousa,Luciene Barbosa de
Campos,Mauro
Vieira,Luiz Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Conjuntivite primaveril/complicações
Segmento anterior do olho/patologia
topic Conjuntivite primaveril/complicações
Segmento anterior do olho/patologia
description INTRODUÇÃO: A alergia ocular é condição que pode ocasionar sintomas de coceira, ardor e lacrimejamento, podendo também ser ameaçadora para visão. A fisiopatologia envolve mecanismos de hipersensibilidade imunológica. Devido a fatores imunológicos, o segmento anterior destes pacientes está mais suscetível a alterações que ameaçam a acuidade visual, tais como: opacidades corneanas, ceratocone e catarata. MÉTODOS: Foram revistos, retrospectivamente, 186 pacientes com ceratoconjuntivite alérgica e selecionados pacientes que possuíam alterações de segmento anterior e acuidade visual menor ou igual a 0,6 corrigida em um ou ambos os olhos. A AV 0,6 foi escolhida aleatoriamente a fim de agrupar os pacientes. Estes pacientes foram analisados quanto à idade, sexo, tipo de alergia, tempo de aparecimento da doença (considerado como tempo de aparecimento de sintomas), tempo de latência (tempo que surgiu a complicação após o primeiro dia de atendimento), alterações sistêmicas, efeitos colaterais das drogas e complicações oculares. Estes pacientes não poderiam melhorar a AV com tratamento tópico e tinham acompanhamento mínimo de 3 meses. RESULTADOS: As alterações de segmento anterior que causaram AV menor ou igual a 0,6 (refração ou estenopeico) sem possibilidade de melhora com medicação tópica foram: úlcera em escudo: 5 casos, catarata: 3 casos, opacidade corneana: 6 casos, perfuração ocular: 2 casos e ceratocone: 13 casos. CONCLUSÃO: Pacientes com ceratoconjuntivite alérgica podem ter como principais causas de baixa acuidade visual alterações de segmento anterior, entre elas, opacidades corneanas, ceratocone e catarata.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27492003000100005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27492003000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0004-27492003000100005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Brasileiro de Oftalmologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Brasileiro de Oftalmologia
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos Brasileiros de Oftalmologia v.66 n.1 2003
reponame:Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
instname:Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)
instacron:CBO
instname_str Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)
instacron_str CBO
institution CBO
reponame_str Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
collection Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online) - Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)
repository.mail.fl_str_mv aboonline@cbo.com.br||abo@cbo.com.br
_version_ 1754209021230841856