Linfoma adrenal primário bilateral com envolvimento do sistema nervoso central: relato de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nacif,Marcelo Souto
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Jauregui,Gustavo Federico, Mello,Ricardo Andrade Fernandes de, Heizer,Márcia, Nahime,Carolina Benvegnu, Santos,Alair Augusto Sarmet Moreira Damas dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Radiologia Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842005000300014
Resumo: Os autores demonstram os principais achados do linfoma adrenal primário nas tomografias computadorizadas (TC) de abdome e crânio e na ressonância magnética (RM) do crânio, apresentando um caso raro de um paciente do sexo masculino, 72 anos de idade, com progressiva deterioração do estado mental, evoluindo, num período de dois meses, com perda da memória recente, desorientação e, finalmente, franco quadro demencial. O paciente foi submetido a investigação por métodos de imagem com TC de crânio (sem administração venosa de contraste iodado), tórax e abdome (sem e com administração venosa de contraste iodado), e RM de crânio (antes e após a administração venosa de gadolínio). Na TC de crânio observaram-se áreas nodulares levemente hiperdensas, adjacentes aos ventrículos laterais. A TC de tórax não mostrou alterações relevantes. Na TC do abdome foram demonstrados nódulos sólidos em ambas as adrenais. A RM de crânio evidenciou impregnação difusa e nodular do epêndima do IV ventrículo, III ventrículo, cornos anteriores e temporais, átrios e corpo dos ventrículos laterais. O diagnóstico definitivo foi realizado através do estudo imuno-histoquímico da peça após biópsia da adrenal. Os autores concluíram, após revisão atualizada da literatura, que a TC e a RM são métodos essenciais na detecção e melhor avaliação de linfomas adrenais primários, principalmente quando associados a envolvimento do sistema nervoso central, e a RM mostra-se mais sensível para a detecção de lesões extracerebrais nos espaços epidural e subdural, principalmente após a administração venosa de gadolínio.
id CBR-1_4457b2951134f39ccfce7b29e697edfd
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-39842005000300014
network_acronym_str CBR-1
network_name_str Radiologia Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Linfoma adrenal primário bilateral com envolvimento do sistema nervoso central: relato de casoLinfoma adrenalMetástases no sistema nervoso centralTomografia computadorizadaRessonância magnéticaOs autores demonstram os principais achados do linfoma adrenal primário nas tomografias computadorizadas (TC) de abdome e crânio e na ressonância magnética (RM) do crânio, apresentando um caso raro de um paciente do sexo masculino, 72 anos de idade, com progressiva deterioração do estado mental, evoluindo, num período de dois meses, com perda da memória recente, desorientação e, finalmente, franco quadro demencial. O paciente foi submetido a investigação por métodos de imagem com TC de crânio (sem administração venosa de contraste iodado), tórax e abdome (sem e com administração venosa de contraste iodado), e RM de crânio (antes e após a administração venosa de gadolínio). Na TC de crânio observaram-se áreas nodulares levemente hiperdensas, adjacentes aos ventrículos laterais. A TC de tórax não mostrou alterações relevantes. Na TC do abdome foram demonstrados nódulos sólidos em ambas as adrenais. A RM de crânio evidenciou impregnação difusa e nodular do epêndima do IV ventrículo, III ventrículo, cornos anteriores e temporais, átrios e corpo dos ventrículos laterais. O diagnóstico definitivo foi realizado através do estudo imuno-histoquímico da peça após biópsia da adrenal. Os autores concluíram, após revisão atualizada da literatura, que a TC e a RM são métodos essenciais na detecção e melhor avaliação de linfomas adrenais primários, principalmente quando associados a envolvimento do sistema nervoso central, e a RM mostra-se mais sensível para a detecção de lesões extracerebrais nos espaços epidural e subdural, principalmente após a administração venosa de gadolínio.Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem2005-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842005000300014Radiologia Brasileira v.38 n.3 2005reponame:Radiologia Brasileira (Online)instname:Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR)instacron:CBR10.1590/S0100-39842005000300014info:eu-repo/semantics/openAccessNacif,Marcelo SoutoJauregui,Gustavo FedericoMello,Ricardo Andrade Fernandes deHeizer,MárciaNahime,Carolina BenvegnuSantos,Alair Augusto Sarmet Moreira Damas dospor2005-07-29T00:00:00Zoai:scielo:S0100-39842005000300014Revistahttps://www.scielo.br/j/rb/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpradiologiabrasileira@cbr.org.br1678-70990100-3984opendoar:2005-07-29T00:00Radiologia Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR)false
dc.title.none.fl_str_mv Linfoma adrenal primário bilateral com envolvimento do sistema nervoso central: relato de caso
title Linfoma adrenal primário bilateral com envolvimento do sistema nervoso central: relato de caso
spellingShingle Linfoma adrenal primário bilateral com envolvimento do sistema nervoso central: relato de caso
Nacif,Marcelo Souto
Linfoma adrenal
Metástases no sistema nervoso central
Tomografia computadorizada
Ressonância magnética
title_short Linfoma adrenal primário bilateral com envolvimento do sistema nervoso central: relato de caso
title_full Linfoma adrenal primário bilateral com envolvimento do sistema nervoso central: relato de caso
title_fullStr Linfoma adrenal primário bilateral com envolvimento do sistema nervoso central: relato de caso
title_full_unstemmed Linfoma adrenal primário bilateral com envolvimento do sistema nervoso central: relato de caso
title_sort Linfoma adrenal primário bilateral com envolvimento do sistema nervoso central: relato de caso
author Nacif,Marcelo Souto
author_facet Nacif,Marcelo Souto
Jauregui,Gustavo Federico
Mello,Ricardo Andrade Fernandes de
Heizer,Márcia
Nahime,Carolina Benvegnu
Santos,Alair Augusto Sarmet Moreira Damas dos
author_role author
author2 Jauregui,Gustavo Federico
Mello,Ricardo Andrade Fernandes de
Heizer,Márcia
Nahime,Carolina Benvegnu
Santos,Alair Augusto Sarmet Moreira Damas dos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nacif,Marcelo Souto
Jauregui,Gustavo Federico
Mello,Ricardo Andrade Fernandes de
Heizer,Márcia
Nahime,Carolina Benvegnu
Santos,Alair Augusto Sarmet Moreira Damas dos
dc.subject.por.fl_str_mv Linfoma adrenal
Metástases no sistema nervoso central
Tomografia computadorizada
Ressonância magnética
topic Linfoma adrenal
Metástases no sistema nervoso central
Tomografia computadorizada
Ressonância magnética
description Os autores demonstram os principais achados do linfoma adrenal primário nas tomografias computadorizadas (TC) de abdome e crânio e na ressonância magnética (RM) do crânio, apresentando um caso raro de um paciente do sexo masculino, 72 anos de idade, com progressiva deterioração do estado mental, evoluindo, num período de dois meses, com perda da memória recente, desorientação e, finalmente, franco quadro demencial. O paciente foi submetido a investigação por métodos de imagem com TC de crânio (sem administração venosa de contraste iodado), tórax e abdome (sem e com administração venosa de contraste iodado), e RM de crânio (antes e após a administração venosa de gadolínio). Na TC de crânio observaram-se áreas nodulares levemente hiperdensas, adjacentes aos ventrículos laterais. A TC de tórax não mostrou alterações relevantes. Na TC do abdome foram demonstrados nódulos sólidos em ambas as adrenais. A RM de crânio evidenciou impregnação difusa e nodular do epêndima do IV ventrículo, III ventrículo, cornos anteriores e temporais, átrios e corpo dos ventrículos laterais. O diagnóstico definitivo foi realizado através do estudo imuno-histoquímico da peça após biópsia da adrenal. Os autores concluíram, após revisão atualizada da literatura, que a TC e a RM são métodos essenciais na detecção e melhor avaliação de linfomas adrenais primários, principalmente quando associados a envolvimento do sistema nervoso central, e a RM mostra-se mais sensível para a detecção de lesões extracerebrais nos espaços epidural e subdural, principalmente após a administração venosa de gadolínio.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842005000300014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842005000300014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-39842005000300014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
publisher.none.fl_str_mv Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
dc.source.none.fl_str_mv Radiologia Brasileira v.38 n.3 2005
reponame:Radiologia Brasileira (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR)
instacron:CBR
instname_str Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR)
instacron_str CBR
institution CBR
reponame_str Radiologia Brasileira (Online)
collection Radiologia Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Radiologia Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR)
repository.mail.fl_str_mv radiologiabrasileira@cbr.org.br
_version_ 1754208935337787392