Hepatometria ultra-sonográfica em crianças: proposta de novo método

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha,Silvia Maria Sucena da
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Oliveira,Ilka Regina Souza de, Widman,Azzo, Chisman,Bety Spilberg Karpovas, Fukushima,Júlia Tizue, Oliveira,Luiz Antonio Nunes de, Cerri,Giovanni Guido
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Radiologia Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842003000200003
Resumo: OBJETIVO: Padronizar método ultra-sonográfico de biometria hepática em crianças, visando estabelecer maior precisão nos planos de corte e minimizar o fator operador-dependência; testar a reprodutibilidade intra-observador. CASUÍSTICA E MÉTODO: A hepatometria ultra-sonográfica foi realizada em 32 crianças, entre 0 e 6 anos de idade, sem doença hepática ou das vias biliares. Todas as crianças foram examinadas por um mesmo observador, em duas ocasiões diferentes (exames 1 e 2). Os planos seccionais foram estabelecidos inter-relacionando linhas de orientação externas a reparos anatômicos intra-abdominais, extra e intra-hepáticos. Para análise comparativa das medidas dos exames 1 e 2 foi utilizado o teste t pareado. O coeficiente de Pearson foi empregado para análise de correlação: a) dos parâmetros entre si; b) entre a idade das crianças e a diferença das medidas dos exames 1 e 2. RESULTADOS: À análise estatística não houve: a) diferença significante no estudo da variabilidade intra-observador; b) correlação significante entre a diferença das medidas e as idades dos pacientes. Verificamos que os parâmetros estão, no geral, direta e altamente correlacionados entre si (r > 0,60). CONCLUSÃO: O método é reprodutível por um mesmo observador. As medidas dos diâmetros crânio-caudal na linha médio-esternal e crânio-caudal posterior na linha hemiclavicular, usando referenciais anatômicos intra-hepáticos, mostraram-se precisas e mais práticas que as demais.
id CBR-1_4b6a5a00ce75fa28f2b60e5f42453cb9
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-39842003000200003
network_acronym_str CBR-1
network_name_str Radiologia Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Hepatometria ultra-sonográfica em crianças: proposta de novo métodoFígado/dimensõesBiometriaCriançasUltra-somOBJETIVO: Padronizar método ultra-sonográfico de biometria hepática em crianças, visando estabelecer maior precisão nos planos de corte e minimizar o fator operador-dependência; testar a reprodutibilidade intra-observador. CASUÍSTICA E MÉTODO: A hepatometria ultra-sonográfica foi realizada em 32 crianças, entre 0 e 6 anos de idade, sem doença hepática ou das vias biliares. Todas as crianças foram examinadas por um mesmo observador, em duas ocasiões diferentes (exames 1 e 2). Os planos seccionais foram estabelecidos inter-relacionando linhas de orientação externas a reparos anatômicos intra-abdominais, extra e intra-hepáticos. Para análise comparativa das medidas dos exames 1 e 2 foi utilizado o teste t pareado. O coeficiente de Pearson foi empregado para análise de correlação: a) dos parâmetros entre si; b) entre a idade das crianças e a diferença das medidas dos exames 1 e 2. RESULTADOS: À análise estatística não houve: a) diferença significante no estudo da variabilidade intra-observador; b) correlação significante entre a diferença das medidas e as idades dos pacientes. Verificamos que os parâmetros estão, no geral, direta e altamente correlacionados entre si (r > 0,60). CONCLUSÃO: O método é reprodutível por um mesmo observador. As medidas dos diâmetros crânio-caudal na linha médio-esternal e crânio-caudal posterior na linha hemiclavicular, usando referenciais anatômicos intra-hepáticos, mostraram-se precisas e mais práticas que as demais.Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem2003-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842003000200003Radiologia Brasileira v.36 n.2 2003reponame:Radiologia Brasileira (Online)instname:Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR)instacron:CBR10.1590/S0100-39842003000200003info:eu-repo/semantics/openAccessRocha,Silvia Maria Sucena daOliveira,Ilka Regina Souza deWidman,AzzoChisman,Bety Spilberg KarpovasFukushima,Júlia TizueOliveira,Luiz Antonio Nunes deCerri,Giovanni Guidopor2003-08-18T00:00:00Zoai:scielo:S0100-39842003000200003Revistahttps://www.scielo.br/j/rb/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpradiologiabrasileira@cbr.org.br1678-70990100-3984opendoar:2003-08-18T00:00Radiologia Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR)false
dc.title.none.fl_str_mv Hepatometria ultra-sonográfica em crianças: proposta de novo método
title Hepatometria ultra-sonográfica em crianças: proposta de novo método
spellingShingle Hepatometria ultra-sonográfica em crianças: proposta de novo método
Rocha,Silvia Maria Sucena da
Fígado/dimensões
Biometria
Crianças
Ultra-som
title_short Hepatometria ultra-sonográfica em crianças: proposta de novo método
title_full Hepatometria ultra-sonográfica em crianças: proposta de novo método
title_fullStr Hepatometria ultra-sonográfica em crianças: proposta de novo método
title_full_unstemmed Hepatometria ultra-sonográfica em crianças: proposta de novo método
title_sort Hepatometria ultra-sonográfica em crianças: proposta de novo método
author Rocha,Silvia Maria Sucena da
author_facet Rocha,Silvia Maria Sucena da
Oliveira,Ilka Regina Souza de
Widman,Azzo
Chisman,Bety Spilberg Karpovas
Fukushima,Júlia Tizue
Oliveira,Luiz Antonio Nunes de
Cerri,Giovanni Guido
author_role author
author2 Oliveira,Ilka Regina Souza de
Widman,Azzo
Chisman,Bety Spilberg Karpovas
Fukushima,Júlia Tizue
Oliveira,Luiz Antonio Nunes de
Cerri,Giovanni Guido
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha,Silvia Maria Sucena da
Oliveira,Ilka Regina Souza de
Widman,Azzo
Chisman,Bety Spilberg Karpovas
Fukushima,Júlia Tizue
Oliveira,Luiz Antonio Nunes de
Cerri,Giovanni Guido
dc.subject.por.fl_str_mv Fígado/dimensões
Biometria
Crianças
Ultra-som
topic Fígado/dimensões
Biometria
Crianças
Ultra-som
description OBJETIVO: Padronizar método ultra-sonográfico de biometria hepática em crianças, visando estabelecer maior precisão nos planos de corte e minimizar o fator operador-dependência; testar a reprodutibilidade intra-observador. CASUÍSTICA E MÉTODO: A hepatometria ultra-sonográfica foi realizada em 32 crianças, entre 0 e 6 anos de idade, sem doença hepática ou das vias biliares. Todas as crianças foram examinadas por um mesmo observador, em duas ocasiões diferentes (exames 1 e 2). Os planos seccionais foram estabelecidos inter-relacionando linhas de orientação externas a reparos anatômicos intra-abdominais, extra e intra-hepáticos. Para análise comparativa das medidas dos exames 1 e 2 foi utilizado o teste t pareado. O coeficiente de Pearson foi empregado para análise de correlação: a) dos parâmetros entre si; b) entre a idade das crianças e a diferença das medidas dos exames 1 e 2. RESULTADOS: À análise estatística não houve: a) diferença significante no estudo da variabilidade intra-observador; b) correlação significante entre a diferença das medidas e as idades dos pacientes. Verificamos que os parâmetros estão, no geral, direta e altamente correlacionados entre si (r > 0,60). CONCLUSÃO: O método é reprodutível por um mesmo observador. As medidas dos diâmetros crânio-caudal na linha médio-esternal e crânio-caudal posterior na linha hemiclavicular, usando referenciais anatômicos intra-hepáticos, mostraram-se precisas e mais práticas que as demais.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842003000200003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842003000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-39842003000200003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
publisher.none.fl_str_mv Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
dc.source.none.fl_str_mv Radiologia Brasileira v.36 n.2 2003
reponame:Radiologia Brasileira (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR)
instacron:CBR
instname_str Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR)
instacron_str CBR
institution CBR
reponame_str Radiologia Brasileira (Online)
collection Radiologia Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Radiologia Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR)
repository.mail.fl_str_mv radiologiabrasileira@cbr.org.br
_version_ 1754208934534578176