Análise por tomografia computadorizada do enxerto autógeno na cirurgia de "sinus lift"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ajzen,Sérgio Aron
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Moscatiello,Rafael Andrade, Lima,Aida Maria Custódio de, Moscatiello,Vitória Aparecida Muglia, Moscatiello,Rafael Muglia, Nishiguchi,Celso Itiro, Alves,Maria Teresa de Seixas, Yamashita,Helio Kiitiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Radiologia Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842005000100007
Resumo: OBJETIVO: Quantificar a formação óssea nos enxertos com e sem plasma rico em plaquetas, obtido pelos métodos de centrifugação e aférese, comparando os três tipos de enxertos realizados por meio de análise tomográfica. MATERIAIS E MÉTODOS: Este estudo prospectivo, duplo cego, utilizou uma amostra composta de 34 pacientes adultos, de ambos os sexos, com idade média de 48 anos e 8 meses, portadores de pneumatização unilateral ou bilateral dos seios maxilares, que necessitavam de enxertos ósseos, com a finalidade de melhorar as condições locais para a colocação dos implantes dentários. Todos os pacientes realizaram tomografia computadorizada antes da cirurgia. Foram operados 53 seios maxilares, divididos em três grupos: enxerto de plasma rico em plaquetas obtido pelos métodos de aférese, centrifugação e enxerto apenas de osso autógeno. Após seis meses do procedimento cirúrgico foram realizados novos exames de imagem. RESULTADOS: Pela avaliação tomográfica, houve crescimento em altura e em largura nos três grupos quando foram comparados os momentos inicial e final, entretanto, não houve diferença estatística para a altura e para a largura. CONCLUSÃO: Evidências clínicas demonstram a eficácia dos enxertos autógenos, principalmente os associados a fatores indutores de crescimento ósseo, como o plasma rico em plaquetas, recuperando o arcabouço maxilofacial, necessário para a reconstrução protética e funcional por meio de implantes dentários.
id CBR-1_6943cfc8607ed8f7e76c27152a2c0ecc
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-39842005000100007
network_acronym_str CBR-1
network_name_str Radiologia Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Análise por tomografia computadorizada do enxerto autógeno na cirurgia de "sinus lift"Tomografia computadorizada por raios XSeio maxilarEnxerto ósseoPlaquetasAféreseOBJETIVO: Quantificar a formação óssea nos enxertos com e sem plasma rico em plaquetas, obtido pelos métodos de centrifugação e aférese, comparando os três tipos de enxertos realizados por meio de análise tomográfica. MATERIAIS E MÉTODOS: Este estudo prospectivo, duplo cego, utilizou uma amostra composta de 34 pacientes adultos, de ambos os sexos, com idade média de 48 anos e 8 meses, portadores de pneumatização unilateral ou bilateral dos seios maxilares, que necessitavam de enxertos ósseos, com a finalidade de melhorar as condições locais para a colocação dos implantes dentários. Todos os pacientes realizaram tomografia computadorizada antes da cirurgia. Foram operados 53 seios maxilares, divididos em três grupos: enxerto de plasma rico em plaquetas obtido pelos métodos de aférese, centrifugação e enxerto apenas de osso autógeno. Após seis meses do procedimento cirúrgico foram realizados novos exames de imagem. RESULTADOS: Pela avaliação tomográfica, houve crescimento em altura e em largura nos três grupos quando foram comparados os momentos inicial e final, entretanto, não houve diferença estatística para a altura e para a largura. CONCLUSÃO: Evidências clínicas demonstram a eficácia dos enxertos autógenos, principalmente os associados a fatores indutores de crescimento ósseo, como o plasma rico em plaquetas, recuperando o arcabouço maxilofacial, necessário para a reconstrução protética e funcional por meio de implantes dentários.Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem2005-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842005000100007Radiologia Brasileira v.38 n.1 2005reponame:Radiologia Brasileira (Online)instname:Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR)instacron:CBR10.1590/S0100-39842005000100007info:eu-repo/semantics/openAccessAjzen,Sérgio AronMoscatiello,Rafael AndradeLima,Aida Maria Custódio deMoscatiello,Vitória Aparecida MugliaMoscatiello,Rafael MugliaNishiguchi,Celso ItiroAlves,Maria Teresa de SeixasYamashita,Helio Kiitiropor2005-03-22T00:00:00Zoai:scielo:S0100-39842005000100007Revistahttps://www.scielo.br/j/rb/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpradiologiabrasileira@cbr.org.br1678-70990100-3984opendoar:2005-03-22T00:00Radiologia Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise por tomografia computadorizada do enxerto autógeno na cirurgia de "sinus lift"
title Análise por tomografia computadorizada do enxerto autógeno na cirurgia de "sinus lift"
spellingShingle Análise por tomografia computadorizada do enxerto autógeno na cirurgia de "sinus lift"
Ajzen,Sérgio Aron
Tomografia computadorizada por raios X
Seio maxilar
Enxerto ósseo
Plaquetas
Aférese
title_short Análise por tomografia computadorizada do enxerto autógeno na cirurgia de "sinus lift"
title_full Análise por tomografia computadorizada do enxerto autógeno na cirurgia de "sinus lift"
title_fullStr Análise por tomografia computadorizada do enxerto autógeno na cirurgia de "sinus lift"
title_full_unstemmed Análise por tomografia computadorizada do enxerto autógeno na cirurgia de "sinus lift"
title_sort Análise por tomografia computadorizada do enxerto autógeno na cirurgia de "sinus lift"
author Ajzen,Sérgio Aron
author_facet Ajzen,Sérgio Aron
Moscatiello,Rafael Andrade
Lima,Aida Maria Custódio de
Moscatiello,Vitória Aparecida Muglia
Moscatiello,Rafael Muglia
Nishiguchi,Celso Itiro
Alves,Maria Teresa de Seixas
Yamashita,Helio Kiitiro
author_role author
author2 Moscatiello,Rafael Andrade
Lima,Aida Maria Custódio de
Moscatiello,Vitória Aparecida Muglia
Moscatiello,Rafael Muglia
Nishiguchi,Celso Itiro
Alves,Maria Teresa de Seixas
Yamashita,Helio Kiitiro
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ajzen,Sérgio Aron
Moscatiello,Rafael Andrade
Lima,Aida Maria Custódio de
Moscatiello,Vitória Aparecida Muglia
Moscatiello,Rafael Muglia
Nishiguchi,Celso Itiro
Alves,Maria Teresa de Seixas
Yamashita,Helio Kiitiro
dc.subject.por.fl_str_mv Tomografia computadorizada por raios X
Seio maxilar
Enxerto ósseo
Plaquetas
Aférese
topic Tomografia computadorizada por raios X
Seio maxilar
Enxerto ósseo
Plaquetas
Aférese
description OBJETIVO: Quantificar a formação óssea nos enxertos com e sem plasma rico em plaquetas, obtido pelos métodos de centrifugação e aférese, comparando os três tipos de enxertos realizados por meio de análise tomográfica. MATERIAIS E MÉTODOS: Este estudo prospectivo, duplo cego, utilizou uma amostra composta de 34 pacientes adultos, de ambos os sexos, com idade média de 48 anos e 8 meses, portadores de pneumatização unilateral ou bilateral dos seios maxilares, que necessitavam de enxertos ósseos, com a finalidade de melhorar as condições locais para a colocação dos implantes dentários. Todos os pacientes realizaram tomografia computadorizada antes da cirurgia. Foram operados 53 seios maxilares, divididos em três grupos: enxerto de plasma rico em plaquetas obtido pelos métodos de aférese, centrifugação e enxerto apenas de osso autógeno. Após seis meses do procedimento cirúrgico foram realizados novos exames de imagem. RESULTADOS: Pela avaliação tomográfica, houve crescimento em altura e em largura nos três grupos quando foram comparados os momentos inicial e final, entretanto, não houve diferença estatística para a altura e para a largura. CONCLUSÃO: Evidências clínicas demonstram a eficácia dos enxertos autógenos, principalmente os associados a fatores indutores de crescimento ósseo, como o plasma rico em plaquetas, recuperando o arcabouço maxilofacial, necessário para a reconstrução protética e funcional por meio de implantes dentários.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842005000100007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842005000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-39842005000100007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
publisher.none.fl_str_mv Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
dc.source.none.fl_str_mv Radiologia Brasileira v.38 n.1 2005
reponame:Radiologia Brasileira (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR)
instacron:CBR
instname_str Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR)
instacron_str CBR
institution CBR
reponame_str Radiologia Brasileira (Online)
collection Radiologia Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Radiologia Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR)
repository.mail.fl_str_mv radiologiabrasileira@cbr.org.br
_version_ 1754208935290601472