Histoplasmose pulmonar aguda: relato de uma microepidemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins,Erick Malheiro Leoncio
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Marchiori,Edson, Damato,Simone Duarte, Pozes,Aline Serfaty, Silva,Ana Carina Gamboa da, Dalston,Marcos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Radiologia Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842003000300005
Resumo: Os autores relatam uma microepidemia de histoplasmose pulmonar, com cinco crianças que desenvolveram a doença em um período de 7 a 14 dias após a limpeza de um forno desativado para produção de carvão vegetal. Todas apresentaram quadro de febre alta persistente, tosse seca, astenia e anorexia, com 28 dias de evolução. Quando buscaram atendimento médico, uma delas encontrava-se taquipnéica, febril, com hepatomegalia e palidez cutânea, estando as restantes em regular estado geral e já sem febre. As radiografias de tórax demonstravam, em todos os casos, infiltrados reticulonodulares grosseiros, difusos e bilaterais, além de linfonodomegalias hilares. As tomografias computadorizadas evidenciaram pequenos nódulos difusos, com distribuição aleatória, além das linfonodomegalias. Os diagnósticos foram confirmados por meio da imunodifusão em gel para Histoplasma capsulatum, que foi positiva em todas as amostras pareadas coletadas com 15 dias de intervalo. Apenas uma criança necessitou de internação, por causa de importante queda no estado geral, sendo realizado tratamento de suporte e observação. Todas as crianças evoluíram com melhora clínica, sem o uso de antifúngicos, e foram submetidas a tomografias de controle após cerca de 50 dias, que demonstraram importante regressão das lesões.
id CBR-1_b0ac928da9d857db836e06dd56e94edf
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-39842003000300005
network_acronym_str CBR-1
network_name_str Radiologia Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Histoplasmose pulmonar aguda: relato de uma microepidemiaRadiologiaHistoplasmose pulmonarMicroepidemiaOs autores relatam uma microepidemia de histoplasmose pulmonar, com cinco crianças que desenvolveram a doença em um período de 7 a 14 dias após a limpeza de um forno desativado para produção de carvão vegetal. Todas apresentaram quadro de febre alta persistente, tosse seca, astenia e anorexia, com 28 dias de evolução. Quando buscaram atendimento médico, uma delas encontrava-se taquipnéica, febril, com hepatomegalia e palidez cutânea, estando as restantes em regular estado geral e já sem febre. As radiografias de tórax demonstravam, em todos os casos, infiltrados reticulonodulares grosseiros, difusos e bilaterais, além de linfonodomegalias hilares. As tomografias computadorizadas evidenciaram pequenos nódulos difusos, com distribuição aleatória, além das linfonodomegalias. Os diagnósticos foram confirmados por meio da imunodifusão em gel para Histoplasma capsulatum, que foi positiva em todas as amostras pareadas coletadas com 15 dias de intervalo. Apenas uma criança necessitou de internação, por causa de importante queda no estado geral, sendo realizado tratamento de suporte e observação. Todas as crianças evoluíram com melhora clínica, sem o uso de antifúngicos, e foram submetidas a tomografias de controle após cerca de 50 dias, que demonstraram importante regressão das lesões.Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem2003-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842003000300005Radiologia Brasileira v.36 n.3 2003reponame:Radiologia Brasileira (Online)instname:Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR)instacron:CBR10.1590/S0100-39842003000300005info:eu-repo/semantics/openAccessMartins,Erick Malheiro LeoncioMarchiori,EdsonDamato,Simone DuartePozes,Aline SerfatySilva,Ana Carina Gamboa daDalston,Marcospor2003-07-24T00:00:00Zoai:scielo:S0100-39842003000300005Revistahttps://www.scielo.br/j/rb/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpradiologiabrasileira@cbr.org.br1678-70990100-3984opendoar:2003-07-24T00:00Radiologia Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR)false
dc.title.none.fl_str_mv Histoplasmose pulmonar aguda: relato de uma microepidemia
title Histoplasmose pulmonar aguda: relato de uma microepidemia
spellingShingle Histoplasmose pulmonar aguda: relato de uma microepidemia
Martins,Erick Malheiro Leoncio
Radiologia
Histoplasmose pulmonar
Microepidemia
title_short Histoplasmose pulmonar aguda: relato de uma microepidemia
title_full Histoplasmose pulmonar aguda: relato de uma microepidemia
title_fullStr Histoplasmose pulmonar aguda: relato de uma microepidemia
title_full_unstemmed Histoplasmose pulmonar aguda: relato de uma microepidemia
title_sort Histoplasmose pulmonar aguda: relato de uma microepidemia
author Martins,Erick Malheiro Leoncio
author_facet Martins,Erick Malheiro Leoncio
Marchiori,Edson
Damato,Simone Duarte
Pozes,Aline Serfaty
Silva,Ana Carina Gamboa da
Dalston,Marcos
author_role author
author2 Marchiori,Edson
Damato,Simone Duarte
Pozes,Aline Serfaty
Silva,Ana Carina Gamboa da
Dalston,Marcos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins,Erick Malheiro Leoncio
Marchiori,Edson
Damato,Simone Duarte
Pozes,Aline Serfaty
Silva,Ana Carina Gamboa da
Dalston,Marcos
dc.subject.por.fl_str_mv Radiologia
Histoplasmose pulmonar
Microepidemia
topic Radiologia
Histoplasmose pulmonar
Microepidemia
description Os autores relatam uma microepidemia de histoplasmose pulmonar, com cinco crianças que desenvolveram a doença em um período de 7 a 14 dias após a limpeza de um forno desativado para produção de carvão vegetal. Todas apresentaram quadro de febre alta persistente, tosse seca, astenia e anorexia, com 28 dias de evolução. Quando buscaram atendimento médico, uma delas encontrava-se taquipnéica, febril, com hepatomegalia e palidez cutânea, estando as restantes em regular estado geral e já sem febre. As radiografias de tórax demonstravam, em todos os casos, infiltrados reticulonodulares grosseiros, difusos e bilaterais, além de linfonodomegalias hilares. As tomografias computadorizadas evidenciaram pequenos nódulos difusos, com distribuição aleatória, além das linfonodomegalias. Os diagnósticos foram confirmados por meio da imunodifusão em gel para Histoplasma capsulatum, que foi positiva em todas as amostras pareadas coletadas com 15 dias de intervalo. Apenas uma criança necessitou de internação, por causa de importante queda no estado geral, sendo realizado tratamento de suporte e observação. Todas as crianças evoluíram com melhora clínica, sem o uso de antifúngicos, e foram submetidas a tomografias de controle após cerca de 50 dias, que demonstraram importante regressão das lesões.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842003000300005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842003000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-39842003000300005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
publisher.none.fl_str_mv Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
dc.source.none.fl_str_mv Radiologia Brasileira v.36 n.3 2003
reponame:Radiologia Brasileira (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR)
instacron:CBR
instname_str Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR)
instacron_str CBR
institution CBR
reponame_str Radiologia Brasileira (Online)
collection Radiologia Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Radiologia Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR)
repository.mail.fl_str_mv radiologiabrasileira@cbr.org.br
_version_ 1754208934555549696