INTRODUÇÃO ÀS DIRETRIZES INTERNACIONAIS E NACIONAIS SOBRE ÉTICA EM PESQUISAS ENVOLVENDO SERES HUMANOS: RELAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Botelho, Rafael Guimarães
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Capinussú, José Maurício
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Física
Texto Completo: https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/374
Resumo: O presente artigo está relacionado à Ética em Pesquisas que envolvem seres humanos, tendo como objetivos: apresentar um breve histórico das principais diretrizes internacionais e nacionais relacionadas à Ética em Pesquisa; relacionar à Educação Física algumas diretrizes em torno da Ética em Pesquisa; e discutir alguns procedimentos éticos que as pesquisas científicas devem adotar quando envolverem seres humanos. Cinco fatores justificam a elaboração deste artigo: 1- evolução quantitativa da pesquisa em Educação Física, no final dos anos 80; 2-predominante enfoque biológico (estudos de fisiologia e cineantropometria) nas pesquisas em Educação Física; 3- inserção dos profissionais de Educação Física na área de Ciências da Saúde, ocorrida em 1997; 4- tendência crescente nas pesquisas em Educação Física, principalmente as que envolvem seres humanos, de forma direta ou indireta, em sua totalidade ou partes deles, provenientes de academias, centros de reabilitação e clínicas, hospitais, programas intra e extramuros de promoção da saúde, Universidades Abertas à Terceira Idade (UNATIs), por exemplo; 5- critérios mais rigorosos, com relação à proteção do ser humano nas pesquisas científicas das agências fomentadoras de pesquisa. Revisão não exaustiva da literatura que utilizou pesquisa bibliográfica e análise documental. As principais diretrizes internacionais são: Código de Nuremberg, Declaração de Helsinque e suas posteriores atualizações. No Brasil, as principais documentações analisadas foram: a Resolução 01/88, a Resolução 196/96 e o Manual Operacional para Comitês de Ética em Pesquisa. Concluiu-se que os pesquisadores devem submeter seus projetos científicos envolvendo seres humanos a um comitê de Ética em Pesquisa, devem utilizar o consentimento livre e esclarecido, além de utilizar princípios como a autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça. Além disso, estas discussões devem fazer parte dos cursos de graduação e serem estendidas à pós-graduação em Educação Física.
id CCFEX-0_1869e8c5fa28479489617de1e8106959
oai_identifier_str oai:ojs.revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br:article/374
network_acronym_str CCFEX-0
network_name_str Revista de Educação Física
repository_id_str
spelling INTRODUÇÃO ÀS DIRETRIZES INTERNACIONAIS E NACIONAIS SOBRE ÉTICA EM PESQUISAS ENVOLVENDO SERES HUMANOS: RELAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICAÉtica em PesquisaDiretrizes Internacionais e NacionaisEducação FísicaPesquisa em Seres HumanosO presente artigo está relacionado à Ética em Pesquisas que envolvem seres humanos, tendo como objetivos: apresentar um breve histórico das principais diretrizes internacionais e nacionais relacionadas à Ética em Pesquisa; relacionar à Educação Física algumas diretrizes em torno da Ética em Pesquisa; e discutir alguns procedimentos éticos que as pesquisas científicas devem adotar quando envolverem seres humanos. Cinco fatores justificam a elaboração deste artigo: 1- evolução quantitativa da pesquisa em Educação Física, no final dos anos 80; 2-predominante enfoque biológico (estudos de fisiologia e cineantropometria) nas pesquisas em Educação Física; 3- inserção dos profissionais de Educação Física na área de Ciências da Saúde, ocorrida em 1997; 4- tendência crescente nas pesquisas em Educação Física, principalmente as que envolvem seres humanos, de forma direta ou indireta, em sua totalidade ou partes deles, provenientes de academias, centros de reabilitação e clínicas, hospitais, programas intra e extramuros de promoção da saúde, Universidades Abertas à Terceira Idade (UNATIs), por exemplo; 5- critérios mais rigorosos, com relação à proteção do ser humano nas pesquisas científicas das agências fomentadoras de pesquisa. Revisão não exaustiva da literatura que utilizou pesquisa bibliográfica e análise documental. As principais diretrizes internacionais são: Código de Nuremberg, Declaração de Helsinque e suas posteriores atualizações. No Brasil, as principais documentações analisadas foram: a Resolução 01/88, a Resolução 196/96 e o Manual Operacional para Comitês de Ética em Pesquisa. Concluiu-se que os pesquisadores devem submeter seus projetos científicos envolvendo seres humanos a um comitê de Ética em Pesquisa, devem utilizar o consentimento livre e esclarecido, além de utilizar princípios como a autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça. Além disso, estas discussões devem fazer parte dos cursos de graduação e serem estendidas à pós-graduação em Educação Física.Exército Brasileiro2017-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/374Journal of Physical Education; Vol. 75 No. 133 (2006)Revista de Educação Física / Journal of Physical Education; v. 75 n. 133 (2006)2447-89460102-846410.37310/ref.v75i133reponame:Revista de Educação Físicainstname:Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)instacron:CCFEXporhttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/374/401Copyright (c) 2017 REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA / JOURNAL OF PHYSICAL EDUCATIONinfo:eu-repo/semantics/openAccessBotelho, Rafael GuimarãesCapinussú, José Maurício2020-11-24T16:29:02Zoai:ojs.revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br:article/374Revistahttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revistaPUBhttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/oai||revistaef.ccfex@gmail.com2447-89460102-8464opendoar:2020-11-24T16:29:02Revista de Educação Física - Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)false
dc.title.none.fl_str_mv INTRODUÇÃO ÀS DIRETRIZES INTERNACIONAIS E NACIONAIS SOBRE ÉTICA EM PESQUISAS ENVOLVENDO SERES HUMANOS: RELAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA
title INTRODUÇÃO ÀS DIRETRIZES INTERNACIONAIS E NACIONAIS SOBRE ÉTICA EM PESQUISAS ENVOLVENDO SERES HUMANOS: RELAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA
spellingShingle INTRODUÇÃO ÀS DIRETRIZES INTERNACIONAIS E NACIONAIS SOBRE ÉTICA EM PESQUISAS ENVOLVENDO SERES HUMANOS: RELAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Botelho, Rafael Guimarães
Ética em Pesquisa
Diretrizes Internacionais e Nacionais
Educação Física
Pesquisa em Seres Humanos
title_short INTRODUÇÃO ÀS DIRETRIZES INTERNACIONAIS E NACIONAIS SOBRE ÉTICA EM PESQUISAS ENVOLVENDO SERES HUMANOS: RELAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full INTRODUÇÃO ÀS DIRETRIZES INTERNACIONAIS E NACIONAIS SOBRE ÉTICA EM PESQUISAS ENVOLVENDO SERES HUMANOS: RELAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_fullStr INTRODUÇÃO ÀS DIRETRIZES INTERNACIONAIS E NACIONAIS SOBRE ÉTICA EM PESQUISAS ENVOLVENDO SERES HUMANOS: RELAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full_unstemmed INTRODUÇÃO ÀS DIRETRIZES INTERNACIONAIS E NACIONAIS SOBRE ÉTICA EM PESQUISAS ENVOLVENDO SERES HUMANOS: RELAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_sort INTRODUÇÃO ÀS DIRETRIZES INTERNACIONAIS E NACIONAIS SOBRE ÉTICA EM PESQUISAS ENVOLVENDO SERES HUMANOS: RELAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA
author Botelho, Rafael Guimarães
author_facet Botelho, Rafael Guimarães
Capinussú, José Maurício
author_role author
author2 Capinussú, José Maurício
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Botelho, Rafael Guimarães
Capinussú, José Maurício
dc.subject.por.fl_str_mv Ética em Pesquisa
Diretrizes Internacionais e Nacionais
Educação Física
Pesquisa em Seres Humanos
topic Ética em Pesquisa
Diretrizes Internacionais e Nacionais
Educação Física
Pesquisa em Seres Humanos
description O presente artigo está relacionado à Ética em Pesquisas que envolvem seres humanos, tendo como objetivos: apresentar um breve histórico das principais diretrizes internacionais e nacionais relacionadas à Ética em Pesquisa; relacionar à Educação Física algumas diretrizes em torno da Ética em Pesquisa; e discutir alguns procedimentos éticos que as pesquisas científicas devem adotar quando envolverem seres humanos. Cinco fatores justificam a elaboração deste artigo: 1- evolução quantitativa da pesquisa em Educação Física, no final dos anos 80; 2-predominante enfoque biológico (estudos de fisiologia e cineantropometria) nas pesquisas em Educação Física; 3- inserção dos profissionais de Educação Física na área de Ciências da Saúde, ocorrida em 1997; 4- tendência crescente nas pesquisas em Educação Física, principalmente as que envolvem seres humanos, de forma direta ou indireta, em sua totalidade ou partes deles, provenientes de academias, centros de reabilitação e clínicas, hospitais, programas intra e extramuros de promoção da saúde, Universidades Abertas à Terceira Idade (UNATIs), por exemplo; 5- critérios mais rigorosos, com relação à proteção do ser humano nas pesquisas científicas das agências fomentadoras de pesquisa. Revisão não exaustiva da literatura que utilizou pesquisa bibliográfica e análise documental. As principais diretrizes internacionais são: Código de Nuremberg, Declaração de Helsinque e suas posteriores atualizações. No Brasil, as principais documentações analisadas foram: a Resolução 01/88, a Resolução 196/96 e o Manual Operacional para Comitês de Ética em Pesquisa. Concluiu-se que os pesquisadores devem submeter seus projetos científicos envolvendo seres humanos a um comitê de Ética em Pesquisa, devem utilizar o consentimento livre e esclarecido, além de utilizar princípios como a autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça. Além disso, estas discussões devem fazer parte dos cursos de graduação e serem estendidas à pós-graduação em Educação Física.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/374
url https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/374/401
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA / JOURNAL OF PHYSICAL EDUCATION
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA / JOURNAL OF PHYSICAL EDUCATION
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Exército Brasileiro
publisher.none.fl_str_mv Exército Brasileiro
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol. 75 No. 133 (2006)
Revista de Educação Física / Journal of Physical Education; v. 75 n. 133 (2006)
2447-8946
0102-8464
10.37310/ref.v75i133
reponame:Revista de Educação Física
instname:Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)
instacron:CCFEX
instname_str Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)
instacron_str CCFEX
institution CCFEX
reponame_str Revista de Educação Física
collection Revista de Educação Física
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Física - Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaef.ccfex@gmail.com
_version_ 1797239796466188288