INTRODUÇÃO ÀS DIRETRIZES INTERNACIONAIS E NACIONAIS SOBRE ÉTICA EM PESQUISAS ENVOLVENDO SERES HUMANOS: RELAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Física |
Texto Completo: | https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/374 |
Resumo: | O presente artigo está relacionado à Ética em Pesquisas que envolvem seres humanos, tendo como objetivos: apresentar um breve histórico das principais diretrizes internacionais e nacionais relacionadas à Ética em Pesquisa; relacionar à Educação Física algumas diretrizes em torno da Ética em Pesquisa; e discutir alguns procedimentos éticos que as pesquisas científicas devem adotar quando envolverem seres humanos. Cinco fatores justificam a elaboração deste artigo: 1- evolução quantitativa da pesquisa em Educação Física, no final dos anos 80; 2-predominante enfoque biológico (estudos de fisiologia e cineantropometria) nas pesquisas em Educação Física; 3- inserção dos profissionais de Educação Física na área de Ciências da Saúde, ocorrida em 1997; 4- tendência crescente nas pesquisas em Educação Física, principalmente as que envolvem seres humanos, de forma direta ou indireta, em sua totalidade ou partes deles, provenientes de academias, centros de reabilitação e clínicas, hospitais, programas intra e extramuros de promoção da saúde, Universidades Abertas à Terceira Idade (UNATIs), por exemplo; 5- critérios mais rigorosos, com relação à proteção do ser humano nas pesquisas científicas das agências fomentadoras de pesquisa. Revisão não exaustiva da literatura que utilizou pesquisa bibliográfica e análise documental. As principais diretrizes internacionais são: Código de Nuremberg, Declaração de Helsinque e suas posteriores atualizações. No Brasil, as principais documentações analisadas foram: a Resolução 01/88, a Resolução 196/96 e o Manual Operacional para Comitês de Ética em Pesquisa. Concluiu-se que os pesquisadores devem submeter seus projetos científicos envolvendo seres humanos a um comitê de Ética em Pesquisa, devem utilizar o consentimento livre e esclarecido, além de utilizar princípios como a autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça. Além disso, estas discussões devem fazer parte dos cursos de graduação e serem estendidas à pós-graduação em Educação Física. |
id |
CCFEX-0_1869e8c5fa28479489617de1e8106959 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br:article/374 |
network_acronym_str |
CCFEX-0 |
network_name_str |
Revista de Educação Física |
repository_id_str |
|
spelling |
INTRODUÇÃO ÀS DIRETRIZES INTERNACIONAIS E NACIONAIS SOBRE ÉTICA EM PESQUISAS ENVOLVENDO SERES HUMANOS: RELAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICAÉtica em PesquisaDiretrizes Internacionais e NacionaisEducação FísicaPesquisa em Seres HumanosO presente artigo está relacionado à Ética em Pesquisas que envolvem seres humanos, tendo como objetivos: apresentar um breve histórico das principais diretrizes internacionais e nacionais relacionadas à Ética em Pesquisa; relacionar à Educação Física algumas diretrizes em torno da Ética em Pesquisa; e discutir alguns procedimentos éticos que as pesquisas científicas devem adotar quando envolverem seres humanos. Cinco fatores justificam a elaboração deste artigo: 1- evolução quantitativa da pesquisa em Educação Física, no final dos anos 80; 2-predominante enfoque biológico (estudos de fisiologia e cineantropometria) nas pesquisas em Educação Física; 3- inserção dos profissionais de Educação Física na área de Ciências da Saúde, ocorrida em 1997; 4- tendência crescente nas pesquisas em Educação Física, principalmente as que envolvem seres humanos, de forma direta ou indireta, em sua totalidade ou partes deles, provenientes de academias, centros de reabilitação e clínicas, hospitais, programas intra e extramuros de promoção da saúde, Universidades Abertas à Terceira Idade (UNATIs), por exemplo; 5- critérios mais rigorosos, com relação à proteção do ser humano nas pesquisas científicas das agências fomentadoras de pesquisa. Revisão não exaustiva da literatura que utilizou pesquisa bibliográfica e análise documental. As principais diretrizes internacionais são: Código de Nuremberg, Declaração de Helsinque e suas posteriores atualizações. No Brasil, as principais documentações analisadas foram: a Resolução 01/88, a Resolução 196/96 e o Manual Operacional para Comitês de Ética em Pesquisa. Concluiu-se que os pesquisadores devem submeter seus projetos científicos envolvendo seres humanos a um comitê de Ética em Pesquisa, devem utilizar o consentimento livre e esclarecido, além de utilizar princípios como a autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça. Além disso, estas discussões devem fazer parte dos cursos de graduação e serem estendidas à pós-graduação em Educação Física.Exército Brasileiro2017-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/374Journal of Physical Education; Vol. 75 No. 133 (2006)Revista de Educação Física / Journal of Physical Education; v. 75 n. 133 (2006)2447-89460102-846410.37310/ref.v75i133reponame:Revista de Educação Físicainstname:Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)instacron:CCFEXporhttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/374/401Copyright (c) 2017 REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA / JOURNAL OF PHYSICAL EDUCATIONinfo:eu-repo/semantics/openAccessBotelho, Rafael GuimarãesCapinussú, José Maurício2020-11-24T16:29:02Zoai:ojs.revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br:article/374Revistahttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revistaPUBhttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/oai||revistaef.ccfex@gmail.com2447-89460102-8464opendoar:2020-11-24T16:29:02Revista de Educação Física - Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTRODUÇÃO ÀS DIRETRIZES INTERNACIONAIS E NACIONAIS SOBRE ÉTICA EM PESQUISAS ENVOLVENDO SERES HUMANOS: RELAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA |
title |
INTRODUÇÃO ÀS DIRETRIZES INTERNACIONAIS E NACIONAIS SOBRE ÉTICA EM PESQUISAS ENVOLVENDO SERES HUMANOS: RELAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA |
spellingShingle |
INTRODUÇÃO ÀS DIRETRIZES INTERNACIONAIS E NACIONAIS SOBRE ÉTICA EM PESQUISAS ENVOLVENDO SERES HUMANOS: RELAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA Botelho, Rafael Guimarães Ética em Pesquisa Diretrizes Internacionais e Nacionais Educação Física Pesquisa em Seres Humanos |
title_short |
INTRODUÇÃO ÀS DIRETRIZES INTERNACIONAIS E NACIONAIS SOBRE ÉTICA EM PESQUISAS ENVOLVENDO SERES HUMANOS: RELAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full |
INTRODUÇÃO ÀS DIRETRIZES INTERNACIONAIS E NACIONAIS SOBRE ÉTICA EM PESQUISAS ENVOLVENDO SERES HUMANOS: RELAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_fullStr |
INTRODUÇÃO ÀS DIRETRIZES INTERNACIONAIS E NACIONAIS SOBRE ÉTICA EM PESQUISAS ENVOLVENDO SERES HUMANOS: RELAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full_unstemmed |
INTRODUÇÃO ÀS DIRETRIZES INTERNACIONAIS E NACIONAIS SOBRE ÉTICA EM PESQUISAS ENVOLVENDO SERES HUMANOS: RELAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_sort |
INTRODUÇÃO ÀS DIRETRIZES INTERNACIONAIS E NACIONAIS SOBRE ÉTICA EM PESQUISAS ENVOLVENDO SERES HUMANOS: RELAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA |
author |
Botelho, Rafael Guimarães |
author_facet |
Botelho, Rafael Guimarães Capinussú, José Maurício |
author_role |
author |
author2 |
Capinussú, José Maurício |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Botelho, Rafael Guimarães Capinussú, José Maurício |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ética em Pesquisa Diretrizes Internacionais e Nacionais Educação Física Pesquisa em Seres Humanos |
topic |
Ética em Pesquisa Diretrizes Internacionais e Nacionais Educação Física Pesquisa em Seres Humanos |
description |
O presente artigo está relacionado à Ética em Pesquisas que envolvem seres humanos, tendo como objetivos: apresentar um breve histórico das principais diretrizes internacionais e nacionais relacionadas à Ética em Pesquisa; relacionar à Educação Física algumas diretrizes em torno da Ética em Pesquisa; e discutir alguns procedimentos éticos que as pesquisas científicas devem adotar quando envolverem seres humanos. Cinco fatores justificam a elaboração deste artigo: 1- evolução quantitativa da pesquisa em Educação Física, no final dos anos 80; 2-predominante enfoque biológico (estudos de fisiologia e cineantropometria) nas pesquisas em Educação Física; 3- inserção dos profissionais de Educação Física na área de Ciências da Saúde, ocorrida em 1997; 4- tendência crescente nas pesquisas em Educação Física, principalmente as que envolvem seres humanos, de forma direta ou indireta, em sua totalidade ou partes deles, provenientes de academias, centros de reabilitação e clínicas, hospitais, programas intra e extramuros de promoção da saúde, Universidades Abertas à Terceira Idade (UNATIs), por exemplo; 5- critérios mais rigorosos, com relação à proteção do ser humano nas pesquisas científicas das agências fomentadoras de pesquisa. Revisão não exaustiva da literatura que utilizou pesquisa bibliográfica e análise documental. As principais diretrizes internacionais são: Código de Nuremberg, Declaração de Helsinque e suas posteriores atualizações. No Brasil, as principais documentações analisadas foram: a Resolução 01/88, a Resolução 196/96 e o Manual Operacional para Comitês de Ética em Pesquisa. Concluiu-se que os pesquisadores devem submeter seus projetos científicos envolvendo seres humanos a um comitê de Ética em Pesquisa, devem utilizar o consentimento livre e esclarecido, além de utilizar princípios como a autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça. Além disso, estas discussões devem fazer parte dos cursos de graduação e serem estendidas à pós-graduação em Educação Física. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/374 |
url |
https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/374 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/374/401 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA / JOURNAL OF PHYSICAL EDUCATION info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA / JOURNAL OF PHYSICAL EDUCATION |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Exército Brasileiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Exército Brasileiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol. 75 No. 133 (2006) Revista de Educação Física / Journal of Physical Education; v. 75 n. 133 (2006) 2447-8946 0102-8464 10.37310/ref.v75i133 reponame:Revista de Educação Física instname:Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX) instacron:CCFEX |
instname_str |
Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX) |
instacron_str |
CCFEX |
institution |
CCFEX |
reponame_str |
Revista de Educação Física |
collection |
Revista de Educação Física |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Física - Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaef.ccfex@gmail.com |
_version_ |
1797239796466188288 |