Métodos para avaliação da motivação do esporte no Brasil – estado da arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Física |
Texto Completo: | https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/85 |
Resumo: | Introdução: A motivação no contexto esportivo internacional torna-se cada vez mais um tema de relevante interesse na busca de melhores resultados, entre outras consequências. No âmbito nacional, o assunto ainda é pouco estudado e desenvolvido.Objetivo: Realizar uma revisão sistemática das escalas atitudinais auto preenchíveis disponíveis no Brasil para avaliar motivação no contexto esportivo, a fim de oferecer aos pesquisadores brasileiros as informações sobre as qualidades psicométricas dos mesmos, o que é um material relevante no processo de seleção dos métodos de pesquisa e intervenção em psicologia do esporte.Métodos: A pesquisa bibliográfica foi realizada incluindo os títulos publicados até setembro de 2015. A busca eletrônica resultou em um total de 658 referências. A seleção final foi definida por meio de consenso entre os dois pesquisadores independentes e resultou em quatro estudos.Resultados: Os estudos psicométricos para escala de motivação no contexto esportivo selecionados não investigaram aspectos de validade importantes (como validade de critérios e de constructo), fizeram análises parciais de confiabilidade interna e ainda, houve alguns equívocos metodológicos na extração da estrutura fatorial das escalas.Conclusão: Há uma carência de estudos psicométricos no Brasil de escalas que avaliem outras dimensões da motivação, que não aquela voltada aos motivos de praticar atividade física e/ou esporte. Além disso, existe a necessidade de validar instrumentos em amostras de referência de atletas de variadas modalidades. |
id |
CCFEX-0_4d84499d996e1c0f35b99e6e567bc55d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br:article/85 |
network_acronym_str |
CCFEX-0 |
network_name_str |
Revista de Educação Física |
repository_id_str |
|
spelling |
Métodos para avaliação da motivação do esporte no Brasil – estado da arteescalasquestionárioinventáriovalidadepsicometriaIntrodução: A motivação no contexto esportivo internacional torna-se cada vez mais um tema de relevante interesse na busca de melhores resultados, entre outras consequências. No âmbito nacional, o assunto ainda é pouco estudado e desenvolvido.Objetivo: Realizar uma revisão sistemática das escalas atitudinais auto preenchíveis disponíveis no Brasil para avaliar motivação no contexto esportivo, a fim de oferecer aos pesquisadores brasileiros as informações sobre as qualidades psicométricas dos mesmos, o que é um material relevante no processo de seleção dos métodos de pesquisa e intervenção em psicologia do esporte.Métodos: A pesquisa bibliográfica foi realizada incluindo os títulos publicados até setembro de 2015. A busca eletrônica resultou em um total de 658 referências. A seleção final foi definida por meio de consenso entre os dois pesquisadores independentes e resultou em quatro estudos.Resultados: Os estudos psicométricos para escala de motivação no contexto esportivo selecionados não investigaram aspectos de validade importantes (como validade de critérios e de constructo), fizeram análises parciais de confiabilidade interna e ainda, houve alguns equívocos metodológicos na extração da estrutura fatorial das escalas.Conclusão: Há uma carência de estudos psicométricos no Brasil de escalas que avaliem outras dimensões da motivação, que não aquela voltada aos motivos de praticar atividade física e/ou esporte. Além disso, existe a necessidade de validar instrumentos em amostras de referência de atletas de variadas modalidades.Exército Brasileiro2015-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/85Journal of Physical Education; Vol. 84 No. 1 (2015)Revista de Educação Física / Journal of Physical Education; v. 84 n. 1 (2015)2447-89460102-846410.37310/ref.v84i1reponame:Revista de Educação Físicainstname:Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)instacron:CCFEXporhttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/85/pdf_24Copyright (c) 2015 REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA / JOURNAL OF PHYSICAL EDUCATIONinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, DiogoNeves, Ângela2020-11-24T15:39:34Zoai:ojs.revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br:article/85Revistahttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revistaPUBhttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/oai||revistaef.ccfex@gmail.com2447-89460102-8464opendoar:2020-11-24T15:39:34Revista de Educação Física - Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Métodos para avaliação da motivação do esporte no Brasil – estado da arte |
title |
Métodos para avaliação da motivação do esporte no Brasil – estado da arte |
spellingShingle |
Métodos para avaliação da motivação do esporte no Brasil – estado da arte Martins, Diogo escalas questionário inventário validade psicometria |
title_short |
Métodos para avaliação da motivação do esporte no Brasil – estado da arte |
title_full |
Métodos para avaliação da motivação do esporte no Brasil – estado da arte |
title_fullStr |
Métodos para avaliação da motivação do esporte no Brasil – estado da arte |
title_full_unstemmed |
Métodos para avaliação da motivação do esporte no Brasil – estado da arte |
title_sort |
Métodos para avaliação da motivação do esporte no Brasil – estado da arte |
author |
Martins, Diogo |
author_facet |
Martins, Diogo Neves, Ângela |
author_role |
author |
author2 |
Neves, Ângela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Diogo Neves, Ângela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
escalas questionário inventário validade psicometria |
topic |
escalas questionário inventário validade psicometria |
description |
Introdução: A motivação no contexto esportivo internacional torna-se cada vez mais um tema de relevante interesse na busca de melhores resultados, entre outras consequências. No âmbito nacional, o assunto ainda é pouco estudado e desenvolvido.Objetivo: Realizar uma revisão sistemática das escalas atitudinais auto preenchíveis disponíveis no Brasil para avaliar motivação no contexto esportivo, a fim de oferecer aos pesquisadores brasileiros as informações sobre as qualidades psicométricas dos mesmos, o que é um material relevante no processo de seleção dos métodos de pesquisa e intervenção em psicologia do esporte.Métodos: A pesquisa bibliográfica foi realizada incluindo os títulos publicados até setembro de 2015. A busca eletrônica resultou em um total de 658 referências. A seleção final foi definida por meio de consenso entre os dois pesquisadores independentes e resultou em quatro estudos.Resultados: Os estudos psicométricos para escala de motivação no contexto esportivo selecionados não investigaram aspectos de validade importantes (como validade de critérios e de constructo), fizeram análises parciais de confiabilidade interna e ainda, houve alguns equívocos metodológicos na extração da estrutura fatorial das escalas.Conclusão: Há uma carência de estudos psicométricos no Brasil de escalas que avaliem outras dimensões da motivação, que não aquela voltada aos motivos de praticar atividade física e/ou esporte. Além disso, existe a necessidade de validar instrumentos em amostras de referência de atletas de variadas modalidades. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/85 |
url |
https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/85 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/85/pdf_24 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA / JOURNAL OF PHYSICAL EDUCATION info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA / JOURNAL OF PHYSICAL EDUCATION |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Exército Brasileiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Exército Brasileiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol. 84 No. 1 (2015) Revista de Educação Física / Journal of Physical Education; v. 84 n. 1 (2015) 2447-8946 0102-8464 10.37310/ref.v84i1 reponame:Revista de Educação Física instname:Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX) instacron:CCFEX |
instname_str |
Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX) |
instacron_str |
CCFEX |
institution |
CCFEX |
reponame_str |
Revista de Educação Física |
collection |
Revista de Educação Física |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Física - Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaef.ccfex@gmail.com |
_version_ |
1797239795176439808 |