Métodos para avaliação da motivação do esporte no Brasil – estado da arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Diogo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Neves, Ângela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Física
Texto Completo: https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/85
Resumo: Introdução: A motivação no contexto esportivo internacional torna-se cada vez mais um tema de relevante interesse na busca de melhores resultados, entre outras consequências. No âmbito nacional, o assunto ainda é pouco estudado e desenvolvido.Objetivo: Realizar uma revisão sistemática das escalas atitudinais auto preenchíveis disponíveis no Brasil para avaliar motivação no contexto esportivo, a fim de oferecer aos pesquisadores brasileiros as informações sobre as qualidades psicométricas dos mesmos, o que é um material relevante no processo de seleção dos métodos de pesquisa e intervenção em psicologia do esporte.Métodos: A pesquisa bibliográfica foi realizada incluindo os títulos publicados até setembro de 2015. A busca eletrônica resultou em um total de 658 referências. A seleção final foi definida por meio de consenso entre os dois pesquisadores independentes e resultou em quatro estudos.Resultados: Os estudos psicométricos para escala de motivação no contexto esportivo selecionados não investigaram aspectos de validade importantes (como validade de critérios e de constructo), fizeram análises parciais de confiabilidade interna e ainda, houve alguns equívocos metodológicos na extração da estrutura fatorial das escalas.Conclusão: Há uma carência de estudos psicométricos no Brasil de escalas que avaliem outras dimensões da motivação, que não aquela voltada aos motivos de praticar atividade física e/ou esporte. Além disso, existe a necessidade de validar instrumentos em amostras de referência de atletas de variadas modalidades.
id CCFEX-0_4d84499d996e1c0f35b99e6e567bc55d
oai_identifier_str oai:ojs.revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br:article/85
network_acronym_str CCFEX-0
network_name_str Revista de Educação Física
repository_id_str
spelling Métodos para avaliação da motivação do esporte no Brasil – estado da arteescalasquestionárioinventáriovalidadepsicometriaIntrodução: A motivação no contexto esportivo internacional torna-se cada vez mais um tema de relevante interesse na busca de melhores resultados, entre outras consequências. No âmbito nacional, o assunto ainda é pouco estudado e desenvolvido.Objetivo: Realizar uma revisão sistemática das escalas atitudinais auto preenchíveis disponíveis no Brasil para avaliar motivação no contexto esportivo, a fim de oferecer aos pesquisadores brasileiros as informações sobre as qualidades psicométricas dos mesmos, o que é um material relevante no processo de seleção dos métodos de pesquisa e intervenção em psicologia do esporte.Métodos: A pesquisa bibliográfica foi realizada incluindo os títulos publicados até setembro de 2015. A busca eletrônica resultou em um total de 658 referências. A seleção final foi definida por meio de consenso entre os dois pesquisadores independentes e resultou em quatro estudos.Resultados: Os estudos psicométricos para escala de motivação no contexto esportivo selecionados não investigaram aspectos de validade importantes (como validade de critérios e de constructo), fizeram análises parciais de confiabilidade interna e ainda, houve alguns equívocos metodológicos na extração da estrutura fatorial das escalas.Conclusão: Há uma carência de estudos psicométricos no Brasil de escalas que avaliem outras dimensões da motivação, que não aquela voltada aos motivos de praticar atividade física e/ou esporte. Além disso, existe a necessidade de validar instrumentos em amostras de referência de atletas de variadas modalidades.Exército Brasileiro2015-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/85Journal of Physical Education; Vol. 84 No. 1 (2015)Revista de Educação Física / Journal of Physical Education; v. 84 n. 1 (2015)2447-89460102-846410.37310/ref.v84i1reponame:Revista de Educação Físicainstname:Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)instacron:CCFEXporhttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/85/pdf_24Copyright (c) 2015 REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA / JOURNAL OF PHYSICAL EDUCATIONinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, DiogoNeves, Ângela2020-11-24T15:39:34Zoai:ojs.revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br:article/85Revistahttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revistaPUBhttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/oai||revistaef.ccfex@gmail.com2447-89460102-8464opendoar:2020-11-24T15:39:34Revista de Educação Física - Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)false
dc.title.none.fl_str_mv Métodos para avaliação da motivação do esporte no Brasil – estado da arte
title Métodos para avaliação da motivação do esporte no Brasil – estado da arte
spellingShingle Métodos para avaliação da motivação do esporte no Brasil – estado da arte
Martins, Diogo
escalas
questionário
inventário
validade
psicometria
title_short Métodos para avaliação da motivação do esporte no Brasil – estado da arte
title_full Métodos para avaliação da motivação do esporte no Brasil – estado da arte
title_fullStr Métodos para avaliação da motivação do esporte no Brasil – estado da arte
title_full_unstemmed Métodos para avaliação da motivação do esporte no Brasil – estado da arte
title_sort Métodos para avaliação da motivação do esporte no Brasil – estado da arte
author Martins, Diogo
author_facet Martins, Diogo
Neves, Ângela
author_role author
author2 Neves, Ângela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Diogo
Neves, Ângela
dc.subject.por.fl_str_mv escalas
questionário
inventário
validade
psicometria
topic escalas
questionário
inventário
validade
psicometria
description Introdução: A motivação no contexto esportivo internacional torna-se cada vez mais um tema de relevante interesse na busca de melhores resultados, entre outras consequências. No âmbito nacional, o assunto ainda é pouco estudado e desenvolvido.Objetivo: Realizar uma revisão sistemática das escalas atitudinais auto preenchíveis disponíveis no Brasil para avaliar motivação no contexto esportivo, a fim de oferecer aos pesquisadores brasileiros as informações sobre as qualidades psicométricas dos mesmos, o que é um material relevante no processo de seleção dos métodos de pesquisa e intervenção em psicologia do esporte.Métodos: A pesquisa bibliográfica foi realizada incluindo os títulos publicados até setembro de 2015. A busca eletrônica resultou em um total de 658 referências. A seleção final foi definida por meio de consenso entre os dois pesquisadores independentes e resultou em quatro estudos.Resultados: Os estudos psicométricos para escala de motivação no contexto esportivo selecionados não investigaram aspectos de validade importantes (como validade de critérios e de constructo), fizeram análises parciais de confiabilidade interna e ainda, houve alguns equívocos metodológicos na extração da estrutura fatorial das escalas.Conclusão: Há uma carência de estudos psicométricos no Brasil de escalas que avaliem outras dimensões da motivação, que não aquela voltada aos motivos de praticar atividade física e/ou esporte. Além disso, existe a necessidade de validar instrumentos em amostras de referência de atletas de variadas modalidades.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/85
url https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/85
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/85/pdf_24
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA / JOURNAL OF PHYSICAL EDUCATION
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA / JOURNAL OF PHYSICAL EDUCATION
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Exército Brasileiro
publisher.none.fl_str_mv Exército Brasileiro
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol. 84 No. 1 (2015)
Revista de Educação Física / Journal of Physical Education; v. 84 n. 1 (2015)
2447-8946
0102-8464
10.37310/ref.v84i1
reponame:Revista de Educação Física
instname:Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)
instacron:CCFEX
instname_str Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)
instacron_str CCFEX
institution CCFEX
reponame_str Revista de Educação Física
collection Revista de Educação Física
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Física - Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaef.ccfex@gmail.com
_version_ 1797239795176439808