BASQUETEBOL BASEADO EM EVIDÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Marcos Bezerra de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Física
Texto Completo: https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/292
Resumo: Muitas vezes, adotamos práticas que não são sustentadas pela ciência, apenas para fazer algo diferente. Deste modo, é bastante comum que a prescrição dos exercícios para o ensino dos esportes seja pautado quase que exclusivamente na experiência, criatividade e bom senso dos professores/treinadores. Sendo assim, este trabalho visa à atualização de profissionais que trabalham com o ensino dos esportes, em especial, o basquetebol, no tocante aos métodos de ensino e à seleção de exercícios e atividades para este fi m. Analisamos, sob a luz da literatura científica, os fatores determinantes para a escolha dos métodos adequados para o ensino do esporte para crianças e jovens e a fundamentação teórico-científica que venha a justificar a utilização dos exercícios. Após a seleção das palavras-chave relativas ao tema em discussão, ou seja, os aspectos relacionados ao processo ensino-aprendizagem e seus métodos de ensino, dominância lateral e lateralidade, e a estabilização do padrão de movimento, foram identificados os estudos que abordavam o assunto nas bases de dados Scielo e Pubmed, além de artigos e livros contemplados na base de dados Google Acadêmico. Existem diversos fatores inerentes ao processo de ensino-aprendizagem que tornam os alunos/atletas mais ou menos suscetíveis à assimilação da informação, à aquisição de novas habilidades motoras e ao aprimoramento (consolidação) do gesto esportivo já adquirido. A escolha de métodos e exercícios/atividades que o professor/treinador deve fazer precisa ser também calcada nas evidências científicas e não apenas em sua experiência pessoal ou dependente quase que exclusivamente do bom senso e criatividade vigentes.
id CCFEX-0_678f6d194c8fa89b0a40404f12daecaa
oai_identifier_str oai:ojs.revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br:article/292
network_acronym_str CCFEX-0
network_name_str Revista de Educação Física
repository_id_str
spelling BASQUETEBOL BASEADO EM EVIDÊNCIASBasquetebolPrática baseada em evidências e Aprendizagem.Muitas vezes, adotamos práticas que não são sustentadas pela ciência, apenas para fazer algo diferente. Deste modo, é bastante comum que a prescrição dos exercícios para o ensino dos esportes seja pautado quase que exclusivamente na experiência, criatividade e bom senso dos professores/treinadores. Sendo assim, este trabalho visa à atualização de profissionais que trabalham com o ensino dos esportes, em especial, o basquetebol, no tocante aos métodos de ensino e à seleção de exercícios e atividades para este fi m. Analisamos, sob a luz da literatura científica, os fatores determinantes para a escolha dos métodos adequados para o ensino do esporte para crianças e jovens e a fundamentação teórico-científica que venha a justificar a utilização dos exercícios. Após a seleção das palavras-chave relativas ao tema em discussão, ou seja, os aspectos relacionados ao processo ensino-aprendizagem e seus métodos de ensino, dominância lateral e lateralidade, e a estabilização do padrão de movimento, foram identificados os estudos que abordavam o assunto nas bases de dados Scielo e Pubmed, além de artigos e livros contemplados na base de dados Google Acadêmico. Existem diversos fatores inerentes ao processo de ensino-aprendizagem que tornam os alunos/atletas mais ou menos suscetíveis à assimilação da informação, à aquisição de novas habilidades motoras e ao aprimoramento (consolidação) do gesto esportivo já adquirido. A escolha de métodos e exercícios/atividades que o professor/treinador deve fazer precisa ser também calcada nas evidências científicas e não apenas em sua experiência pessoal ou dependente quase que exclusivamente do bom senso e criatividade vigentes.Exército Brasileiro2013-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/29210.37310/ref.v82i157.292Journal of Physical Education; Vol. 82 No. 157 (2013)Revista de Educação Física / Journal of Physical Education; v. 82 n. 157 (2013)2447-89460102-846410.37310/ref.v82i157reponame:Revista de Educação Físicainstname:Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)instacron:CCFEXporhttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/292/338Copyright (c) 2017 REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA / JOURNAL OF PHYSICAL EDUCATIONinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Marcos Bezerra de2020-11-17T18:19:56Zoai:ojs.revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br:article/292Revistahttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revistaPUBhttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/oai||revistaef.ccfex@gmail.com2447-89460102-8464opendoar:2020-11-17T18:19:56Revista de Educação Física - Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)false
dc.title.none.fl_str_mv BASQUETEBOL BASEADO EM EVIDÊNCIAS
title BASQUETEBOL BASEADO EM EVIDÊNCIAS
spellingShingle BASQUETEBOL BASEADO EM EVIDÊNCIAS
Almeida, Marcos Bezerra de
Basquetebol
Prática baseada em evidências e Aprendizagem.
title_short BASQUETEBOL BASEADO EM EVIDÊNCIAS
title_full BASQUETEBOL BASEADO EM EVIDÊNCIAS
title_fullStr BASQUETEBOL BASEADO EM EVIDÊNCIAS
title_full_unstemmed BASQUETEBOL BASEADO EM EVIDÊNCIAS
title_sort BASQUETEBOL BASEADO EM EVIDÊNCIAS
author Almeida, Marcos Bezerra de
author_facet Almeida, Marcos Bezerra de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Marcos Bezerra de
dc.subject.por.fl_str_mv Basquetebol
Prática baseada em evidências e Aprendizagem.
topic Basquetebol
Prática baseada em evidências e Aprendizagem.
description Muitas vezes, adotamos práticas que não são sustentadas pela ciência, apenas para fazer algo diferente. Deste modo, é bastante comum que a prescrição dos exercícios para o ensino dos esportes seja pautado quase que exclusivamente na experiência, criatividade e bom senso dos professores/treinadores. Sendo assim, este trabalho visa à atualização de profissionais que trabalham com o ensino dos esportes, em especial, o basquetebol, no tocante aos métodos de ensino e à seleção de exercícios e atividades para este fi m. Analisamos, sob a luz da literatura científica, os fatores determinantes para a escolha dos métodos adequados para o ensino do esporte para crianças e jovens e a fundamentação teórico-científica que venha a justificar a utilização dos exercícios. Após a seleção das palavras-chave relativas ao tema em discussão, ou seja, os aspectos relacionados ao processo ensino-aprendizagem e seus métodos de ensino, dominância lateral e lateralidade, e a estabilização do padrão de movimento, foram identificados os estudos que abordavam o assunto nas bases de dados Scielo e Pubmed, além de artigos e livros contemplados na base de dados Google Acadêmico. Existem diversos fatores inerentes ao processo de ensino-aprendizagem que tornam os alunos/atletas mais ou menos suscetíveis à assimilação da informação, à aquisição de novas habilidades motoras e ao aprimoramento (consolidação) do gesto esportivo já adquirido. A escolha de métodos e exercícios/atividades que o professor/treinador deve fazer precisa ser também calcada nas evidências científicas e não apenas em sua experiência pessoal ou dependente quase que exclusivamente do bom senso e criatividade vigentes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/292
10.37310/ref.v82i157.292
url https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/292
identifier_str_mv 10.37310/ref.v82i157.292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/292/338
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA / JOURNAL OF PHYSICAL EDUCATION
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA / JOURNAL OF PHYSICAL EDUCATION
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Exército Brasileiro
publisher.none.fl_str_mv Exército Brasileiro
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol. 82 No. 157 (2013)
Revista de Educação Física / Journal of Physical Education; v. 82 n. 157 (2013)
2447-8946
0102-8464
10.37310/ref.v82i157
reponame:Revista de Educação Física
instname:Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)
instacron:CCFEX
instname_str Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)
instacron_str CCFEX
institution CCFEX
reponame_str Revista de Educação Física
collection Revista de Educação Física
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Física - Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaef.ccfex@gmail.com
_version_ 1797239795854868480