OSTEOPENIA: UM AVISO SILENCIOSO ÀS MULHERES DO SÉCULO XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Cláudio Joaquim Borba
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Carvalho, Mauro César Gurgel de Alencar, Dantas, Estélio Henrique Martin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Física
Texto Completo: https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/327
Resumo: A falta de cultura corporal da população, aliada à necessidade de conhecimento dos profissionais de Educação Física da área de saúde, sobre o valor da atividade física, em uma perspectiva existencial, têm contribuído, de forma negativa, para a evolução da humanidade. As mulheres, na fase de pré-menopausa, vêm sofrendo várias conseqüências por essa falta de cultura, constituindo-se, dessa forma, a problemática motivadora do estudo. Adotou-se, como objetivo, fazer um estudo de revisão literária sobre osteopenia, seus fatores de risco, suas causas e sua relação com a atividade física. Dotados desses conhecimentos, os profissionais de Educação Física e áreas afins atuarão como agentes multiplicadores, transmitindo e alertando as mulheres sobre a importância de um diagnóstico prematuro, para que o tratamento preventivo seja efetuado, utilizando a atividade física como recurso. A metodologia utilizada foi de revisão literária, situando as atividades físicas como objeto de estudo e mostrando possíveis caminhos, tanto para a prevenção, quanto para o tratamento da osteopenia. Contudo, infere-se que essa problemática poderá ser minimizada e tratada a partir da orientação de profissionais sobre os múltiplos fatores de risco como: idade, sexo, genética e, em especial, aos riscos referentes ao fenótipo, como a nutrição, os vícios, os medicamentos e a falta de atividade física. Pesquisadores de diversas áreas da saúde têm recomendado a atividade física regular para todas as idades, principalmente com sobrecarga corporal para prevenção e tratamento da osteopenia, a fim de evitar a osteoporose.
id CCFEX-0_9d8db258e27e951b1a769b527784a7dc
oai_identifier_str oai:ojs.revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br:article/327
network_acronym_str CCFEX-0
network_name_str Revista de Educação Física
repository_id_str
spelling OSTEOPENIA: UM AVISO SILENCIOSO ÀS MULHERES DO SÉCULO XXIOsteopeniaMulherFatores de RiscoAtividade FísicaOsteoporoseA falta de cultura corporal da população, aliada à necessidade de conhecimento dos profissionais de Educação Física da área de saúde, sobre o valor da atividade física, em uma perspectiva existencial, têm contribuído, de forma negativa, para a evolução da humanidade. As mulheres, na fase de pré-menopausa, vêm sofrendo várias conseqüências por essa falta de cultura, constituindo-se, dessa forma, a problemática motivadora do estudo. Adotou-se, como objetivo, fazer um estudo de revisão literária sobre osteopenia, seus fatores de risco, suas causas e sua relação com a atividade física. Dotados desses conhecimentos, os profissionais de Educação Física e áreas afins atuarão como agentes multiplicadores, transmitindo e alertando as mulheres sobre a importância de um diagnóstico prematuro, para que o tratamento preventivo seja efetuado, utilizando a atividade física como recurso. A metodologia utilizada foi de revisão literária, situando as atividades físicas como objeto de estudo e mostrando possíveis caminhos, tanto para a prevenção, quanto para o tratamento da osteopenia. Contudo, infere-se que essa problemática poderá ser minimizada e tratada a partir da orientação de profissionais sobre os múltiplos fatores de risco como: idade, sexo, genética e, em especial, aos riscos referentes ao fenótipo, como a nutrição, os vícios, os medicamentos e a falta de atividade física. Pesquisadores de diversas áreas da saúde têm recomendado a atividade física regular para todas as idades, principalmente com sobrecarga corporal para prevenção e tratamento da osteopenia, a fim de evitar a osteoporose.Exército Brasileiro2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/32710.37310/ref.v77i140.327Journal of Physical Education; Vol. 77 No. 140 (2008)Revista de Educação Física / Journal of Physical Education; v. 77 n. 140 (2008)2447-89460102-846410.37310/ref.v77i140reponame:Revista de Educação Físicainstname:Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)instacron:CCFEXporhttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/327/356Copyright (c) 2017 REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA / JOURNAL OF PHYSICAL EDUCATIONinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Cláudio Joaquim BorbaCarvalho, Mauro César Gurgel de AlencarDantas, Estélio Henrique Martin2020-11-24T16:30:53Zoai:ojs.revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br:article/327Revistahttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revistaPUBhttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/oai||revistaef.ccfex@gmail.com2447-89460102-8464opendoar:2020-11-24T16:30:53Revista de Educação Física - Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)false
dc.title.none.fl_str_mv OSTEOPENIA: UM AVISO SILENCIOSO ÀS MULHERES DO SÉCULO XXI
title OSTEOPENIA: UM AVISO SILENCIOSO ÀS MULHERES DO SÉCULO XXI
spellingShingle OSTEOPENIA: UM AVISO SILENCIOSO ÀS MULHERES DO SÉCULO XXI
Pinheiro, Cláudio Joaquim Borba
Osteopenia
Mulher
Fatores de Risco
Atividade Física
Osteoporose
title_short OSTEOPENIA: UM AVISO SILENCIOSO ÀS MULHERES DO SÉCULO XXI
title_full OSTEOPENIA: UM AVISO SILENCIOSO ÀS MULHERES DO SÉCULO XXI
title_fullStr OSTEOPENIA: UM AVISO SILENCIOSO ÀS MULHERES DO SÉCULO XXI
title_full_unstemmed OSTEOPENIA: UM AVISO SILENCIOSO ÀS MULHERES DO SÉCULO XXI
title_sort OSTEOPENIA: UM AVISO SILENCIOSO ÀS MULHERES DO SÉCULO XXI
author Pinheiro, Cláudio Joaquim Borba
author_facet Pinheiro, Cláudio Joaquim Borba
Carvalho, Mauro César Gurgel de Alencar
Dantas, Estélio Henrique Martin
author_role author
author2 Carvalho, Mauro César Gurgel de Alencar
Dantas, Estélio Henrique Martin
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Cláudio Joaquim Borba
Carvalho, Mauro César Gurgel de Alencar
Dantas, Estélio Henrique Martin
dc.subject.por.fl_str_mv Osteopenia
Mulher
Fatores de Risco
Atividade Física
Osteoporose
topic Osteopenia
Mulher
Fatores de Risco
Atividade Física
Osteoporose
description A falta de cultura corporal da população, aliada à necessidade de conhecimento dos profissionais de Educação Física da área de saúde, sobre o valor da atividade física, em uma perspectiva existencial, têm contribuído, de forma negativa, para a evolução da humanidade. As mulheres, na fase de pré-menopausa, vêm sofrendo várias conseqüências por essa falta de cultura, constituindo-se, dessa forma, a problemática motivadora do estudo. Adotou-se, como objetivo, fazer um estudo de revisão literária sobre osteopenia, seus fatores de risco, suas causas e sua relação com a atividade física. Dotados desses conhecimentos, os profissionais de Educação Física e áreas afins atuarão como agentes multiplicadores, transmitindo e alertando as mulheres sobre a importância de um diagnóstico prematuro, para que o tratamento preventivo seja efetuado, utilizando a atividade física como recurso. A metodologia utilizada foi de revisão literária, situando as atividades físicas como objeto de estudo e mostrando possíveis caminhos, tanto para a prevenção, quanto para o tratamento da osteopenia. Contudo, infere-se que essa problemática poderá ser minimizada e tratada a partir da orientação de profissionais sobre os múltiplos fatores de risco como: idade, sexo, genética e, em especial, aos riscos referentes ao fenótipo, como a nutrição, os vícios, os medicamentos e a falta de atividade física. Pesquisadores de diversas áreas da saúde têm recomendado a atividade física regular para todas as idades, principalmente com sobrecarga corporal para prevenção e tratamento da osteopenia, a fim de evitar a osteoporose.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/327
10.37310/ref.v77i140.327
url https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/327
identifier_str_mv 10.37310/ref.v77i140.327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/327/356
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA / JOURNAL OF PHYSICAL EDUCATION
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA / JOURNAL OF PHYSICAL EDUCATION
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Exército Brasileiro
publisher.none.fl_str_mv Exército Brasileiro
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol. 77 No. 140 (2008)
Revista de Educação Física / Journal of Physical Education; v. 77 n. 140 (2008)
2447-8946
0102-8464
10.37310/ref.v77i140
reponame:Revista de Educação Física
instname:Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)
instacron:CCFEX
instname_str Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)
instacron_str CCFEX
institution CCFEX
reponame_str Revista de Educação Física
collection Revista de Educação Física
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Física - Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaef.ccfex@gmail.com
_version_ 1797239796399079424