Comparação dos níveis de agilidade em crianças em idade escolar praticantes e não praticantes de judô: um estudo seccional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Física |
Texto Completo: | https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/844 |
Resumo: | Introdução: A agilidade é fundamental para o judô, uma luta que demanda força e potência e utiliza mudanças bruscas de direção. Pouco se investigou, no Brasil, a respeito da qualidade física agilidade em crianças escolares pré-puberes.Objetivo: Comparar o nível de agilidade entre crianças praticantes e não-praticantes de judô de uma escola pública.Métodos: Pesquisa descritiva de corte transversal comparativa, da qual participaram 77 crianças de ambos os sexos: 47 praticantes de judô e 30 não praticantes. Teste t de Student para amostras independentes foi aplicado para a comparação entre os grupos.Resultados: Os praticantes regulares de judô exibiram maiores níveis de agilidade (10,98±0,79 segundos) do que os não praticantes de judô (13,48±0,74 segundos) e a diferença foi significativa (p=0,0001).Conclusão: Crianças que praticam judô apresentaram níveis maiores de agilidade do que as participantes de iniciação esportiva em outras modalidades, sugerindo que o treinamento de judô pode favorecer o desenvolvimento dessa capacidade física mais do que as demais modalidades. Outros estudos de intervenção devem ser conduzidos para esclarecer essa associação. Comparison of Agility Levels in Judo-Practicing and Non-Practicing School-Age Children: A Cross-Sectional StudyIntroduction: Introduction: Agility is fundamental to judo, a fight that demands strength and power and uses sudden changes of direction. Little has been investigated in Brazil regarding physical quality agility in prepubescent school children.Objective: To compare the level of agility between practicing and non-practicing children of judo in a public school.Methods: A descriptive comparative cross-sectional study was conducted in which 77 children of both sexes participated: 47 judo practitioners and 30 non-practitioners. Student's t-test for independent samples was applied for comparison between groups.Results: Regular judo practitioners exhibited higher levels of agility (10.98 ± 0.79 seconds) than non-judo practitioners (13.48 ± 0.74 seconds) and the difference was significant (p = 0.0001).Conclusion: Children who practice judo showed more agility than participants of sports initiation in other modalities suggesting that judo training may favor the development of this physical capacity more than the other modalities. Further intervention studies should be conducted to clarify this association. |
id |
CCFEX-0_f63059c8a765140a6cbd934d699c11d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br:article/844 |
network_acronym_str |
CCFEX-0 |
network_name_str |
Revista de Educação Física |
repository_id_str |
|
spelling |
Comparação dos níveis de agilidade em crianças em idade escolar praticantes e não praticantes de judô: um estudo seccionalArtes marciaisAptidão físicaInstituições acadêmicasGestão EsportivaEducação Física escolarIntrodução: A agilidade é fundamental para o judô, uma luta que demanda força e potência e utiliza mudanças bruscas de direção. Pouco se investigou, no Brasil, a respeito da qualidade física agilidade em crianças escolares pré-puberes.Objetivo: Comparar o nível de agilidade entre crianças praticantes e não-praticantes de judô de uma escola pública.Métodos: Pesquisa descritiva de corte transversal comparativa, da qual participaram 77 crianças de ambos os sexos: 47 praticantes de judô e 30 não praticantes. Teste t de Student para amostras independentes foi aplicado para a comparação entre os grupos.Resultados: Os praticantes regulares de judô exibiram maiores níveis de agilidade (10,98±0,79 segundos) do que os não praticantes de judô (13,48±0,74 segundos) e a diferença foi significativa (p=0,0001).Conclusão: Crianças que praticam judô apresentaram níveis maiores de agilidade do que as participantes de iniciação esportiva em outras modalidades, sugerindo que o treinamento de judô pode favorecer o desenvolvimento dessa capacidade física mais do que as demais modalidades. Outros estudos de intervenção devem ser conduzidos para esclarecer essa associação. Comparison of Agility Levels in Judo-Practicing and Non-Practicing School-Age Children: A Cross-Sectional StudyIntroduction: Introduction: Agility is fundamental to judo, a fight that demands strength and power and uses sudden changes of direction. Little has been investigated in Brazil regarding physical quality agility in prepubescent school children.Objective: To compare the level of agility between practicing and non-practicing children of judo in a public school.Methods: A descriptive comparative cross-sectional study was conducted in which 77 children of both sexes participated: 47 judo practitioners and 30 non-practitioners. Student's t-test for independent samples was applied for comparison between groups.Results: Regular judo practitioners exhibited higher levels of agility (10.98 ± 0.79 seconds) than non-judo practitioners (13.48 ± 0.74 seconds) and the difference was significant (p = 0.0001).Conclusion: Children who practice judo showed more agility than participants of sports initiation in other modalities suggesting that judo training may favor the development of this physical capacity more than the other modalities. Further intervention studies should be conducted to clarify this association.Exército Brasileiro2019-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa de campo. quantitativa.application/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/84410.37310/ref.v88i3.844Journal of Physical Education; Vol. 88 No. 3 (2019)Revista de Educação Física / Journal of Physical Education; v. 88 n. 3 (2019)2447-89460102-846410.37310/ref.v88i3reponame:Revista de Educação Físicainstname:Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)instacron:CCFEXporhttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/844/pdf_173https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/844/1080Copyright (c) 2019 Revista de Educação Física / Journal of Physical Educationinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Queiroz, Wescley RufinoVale, Rodrigo Gomes de SouzaSilva, Leandro LimaPernambuco, Carlos SoaresNunes, Rodolfo Alkmim MoreiraSeixas-da-Silva, Ignácio Antônio2020-11-24T15:37:58Zoai:ojs.revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br:article/844Revistahttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revistaPUBhttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/oai||revistaef.ccfex@gmail.com2447-89460102-8464opendoar:2020-11-24T15:37:58Revista de Educação Física - Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comparação dos níveis de agilidade em crianças em idade escolar praticantes e não praticantes de judô: um estudo seccional |
title |
Comparação dos níveis de agilidade em crianças em idade escolar praticantes e não praticantes de judô: um estudo seccional |
spellingShingle |
Comparação dos níveis de agilidade em crianças em idade escolar praticantes e não praticantes de judô: um estudo seccional de Queiroz, Wescley Rufino Artes marciais Aptidão física Instituições acadêmicas Gestão Esportiva Educação Física escolar |
title_short |
Comparação dos níveis de agilidade em crianças em idade escolar praticantes e não praticantes de judô: um estudo seccional |
title_full |
Comparação dos níveis de agilidade em crianças em idade escolar praticantes e não praticantes de judô: um estudo seccional |
title_fullStr |
Comparação dos níveis de agilidade em crianças em idade escolar praticantes e não praticantes de judô: um estudo seccional |
title_full_unstemmed |
Comparação dos níveis de agilidade em crianças em idade escolar praticantes e não praticantes de judô: um estudo seccional |
title_sort |
Comparação dos níveis de agilidade em crianças em idade escolar praticantes e não praticantes de judô: um estudo seccional |
author |
de Queiroz, Wescley Rufino |
author_facet |
de Queiroz, Wescley Rufino Vale, Rodrigo Gomes de Souza Silva, Leandro Lima Pernambuco, Carlos Soares Nunes, Rodolfo Alkmim Moreira Seixas-da-Silva, Ignácio Antônio |
author_role |
author |
author2 |
Vale, Rodrigo Gomes de Souza Silva, Leandro Lima Pernambuco, Carlos Soares Nunes, Rodolfo Alkmim Moreira Seixas-da-Silva, Ignácio Antônio |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Queiroz, Wescley Rufino Vale, Rodrigo Gomes de Souza Silva, Leandro Lima Pernambuco, Carlos Soares Nunes, Rodolfo Alkmim Moreira Seixas-da-Silva, Ignácio Antônio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes marciais Aptidão física Instituições acadêmicas Gestão Esportiva Educação Física escolar |
topic |
Artes marciais Aptidão física Instituições acadêmicas Gestão Esportiva Educação Física escolar |
description |
Introdução: A agilidade é fundamental para o judô, uma luta que demanda força e potência e utiliza mudanças bruscas de direção. Pouco se investigou, no Brasil, a respeito da qualidade física agilidade em crianças escolares pré-puberes.Objetivo: Comparar o nível de agilidade entre crianças praticantes e não-praticantes de judô de uma escola pública.Métodos: Pesquisa descritiva de corte transversal comparativa, da qual participaram 77 crianças de ambos os sexos: 47 praticantes de judô e 30 não praticantes. Teste t de Student para amostras independentes foi aplicado para a comparação entre os grupos.Resultados: Os praticantes regulares de judô exibiram maiores níveis de agilidade (10,98±0,79 segundos) do que os não praticantes de judô (13,48±0,74 segundos) e a diferença foi significativa (p=0,0001).Conclusão: Crianças que praticam judô apresentaram níveis maiores de agilidade do que as participantes de iniciação esportiva em outras modalidades, sugerindo que o treinamento de judô pode favorecer o desenvolvimento dessa capacidade física mais do que as demais modalidades. Outros estudos de intervenção devem ser conduzidos para esclarecer essa associação. Comparison of Agility Levels in Judo-Practicing and Non-Practicing School-Age Children: A Cross-Sectional StudyIntroduction: Introduction: Agility is fundamental to judo, a fight that demands strength and power and uses sudden changes of direction. Little has been investigated in Brazil regarding physical quality agility in prepubescent school children.Objective: To compare the level of agility between practicing and non-practicing children of judo in a public school.Methods: A descriptive comparative cross-sectional study was conducted in which 77 children of both sexes participated: 47 judo practitioners and 30 non-practitioners. Student's t-test for independent samples was applied for comparison between groups.Results: Regular judo practitioners exhibited higher levels of agility (10.98 ± 0.79 seconds) than non-judo practitioners (13.48 ± 0.74 seconds) and the difference was significant (p = 0.0001).Conclusion: Children who practice judo showed more agility than participants of sports initiation in other modalities suggesting that judo training may favor the development of this physical capacity more than the other modalities. Further intervention studies should be conducted to clarify this association. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa de campo. quantitativa. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/844 10.37310/ref.v88i3.844 |
url |
https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/844 |
identifier_str_mv |
10.37310/ref.v88i3.844 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/844/pdf_173 https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/844/1080 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Educação Física / Journal of Physical Education info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Educação Física / Journal of Physical Education |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Exército Brasileiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Exército Brasileiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol. 88 No. 3 (2019) Revista de Educação Física / Journal of Physical Education; v. 88 n. 3 (2019) 2447-8946 0102-8464 10.37310/ref.v88i3 reponame:Revista de Educação Física instname:Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX) instacron:CCFEX |
instname_str |
Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX) |
instacron_str |
CCFEX |
institution |
CCFEX |
reponame_str |
Revista de Educação Física |
collection |
Revista de Educação Física |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Física - Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaef.ccfex@gmail.com |
_version_ |
1797239798476308480 |