Comparação dos níveis de agilidade em crianças em idade escolar praticantes e não praticantes de judô: um estudo seccional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Queiroz, Wescley Rufino
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Vale, Rodrigo Gomes de Souza, Silva, Leandro Lima, Pernambuco, Carlos Soares, Nunes, Rodolfo Alkmim Moreira, Seixas-da-Silva, Ignácio Antônio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Física
Texto Completo: https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/844
Resumo: Introdução: A agilidade é fundamental para o judô, uma luta que demanda força e potência e utiliza mudanças bruscas de direção. Pouco se investigou, no Brasil, a respeito da qualidade física agilidade em crianças escolares pré-puberes.Objetivo: Comparar o nível de agilidade entre crianças praticantes e não-praticantes de judô de uma escola pública.Métodos: Pesquisa descritiva de corte transversal comparativa, da qual participaram 77 crianças de ambos os sexos: 47 praticantes de judô e 30 não praticantes. Teste t de Student para amostras independentes foi aplicado para a comparação entre os grupos.Resultados: Os praticantes regulares de judô exibiram maiores níveis de agilidade (10,98±0,79 segundos) do que os não praticantes de judô (13,48±0,74 segundos) e a diferença foi significativa (p=0,0001).Conclusão: Crianças que praticam judô apresentaram níveis maiores de agilidade do que as participantes de iniciação esportiva em outras modalidades, sugerindo que o treinamento de judô pode favorecer o desenvolvimento dessa capacidade física mais do que as demais modalidades. Outros estudos de intervenção devem ser conduzidos para esclarecer essa associação. Comparison of Agility Levels in Judo-Practicing and Non-Practicing School-Age Children: A Cross-Sectional StudyIntroduction: Introduction: Agility is fundamental to judo, a fight that demands strength and power and uses sudden changes of direction. Little has been investigated in Brazil regarding physical quality agility in prepubescent school children.Objective: To compare the level of agility between practicing and non-practicing children of judo in a public school.Methods: A descriptive comparative cross-sectional study was conducted in which 77 children of both sexes participated: 47 judo practitioners and 30 non-practitioners. Student's t-test for independent samples was applied for comparison between groups.Results: Regular judo practitioners exhibited higher levels of agility (10.98 ± 0.79 seconds) than non-judo practitioners (13.48 ± 0.74 seconds) and the difference was significant (p = 0.0001).Conclusion: Children who practice judo showed more agility than participants of sports initiation in other modalities suggesting that judo training may favor the development of this physical capacity more than the other modalities. Further intervention studies should be conducted to clarify this association.
id CCFEX-0_f63059c8a765140a6cbd934d699c11d6
oai_identifier_str oai:ojs.revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br:article/844
network_acronym_str CCFEX-0
network_name_str Revista de Educação Física
repository_id_str
spelling Comparação dos níveis de agilidade em crianças em idade escolar praticantes e não praticantes de judô: um estudo seccionalArtes marciaisAptidão físicaInstituições acadêmicasGestão EsportivaEducação Física escolarIntrodução: A agilidade é fundamental para o judô, uma luta que demanda força e potência e utiliza mudanças bruscas de direção. Pouco se investigou, no Brasil, a respeito da qualidade física agilidade em crianças escolares pré-puberes.Objetivo: Comparar o nível de agilidade entre crianças praticantes e não-praticantes de judô de uma escola pública.Métodos: Pesquisa descritiva de corte transversal comparativa, da qual participaram 77 crianças de ambos os sexos: 47 praticantes de judô e 30 não praticantes. Teste t de Student para amostras independentes foi aplicado para a comparação entre os grupos.Resultados: Os praticantes regulares de judô exibiram maiores níveis de agilidade (10,98±0,79 segundos) do que os não praticantes de judô (13,48±0,74 segundos) e a diferença foi significativa (p=0,0001).Conclusão: Crianças que praticam judô apresentaram níveis maiores de agilidade do que as participantes de iniciação esportiva em outras modalidades, sugerindo que o treinamento de judô pode favorecer o desenvolvimento dessa capacidade física mais do que as demais modalidades. Outros estudos de intervenção devem ser conduzidos para esclarecer essa associação. Comparison of Agility Levels in Judo-Practicing and Non-Practicing School-Age Children: A Cross-Sectional StudyIntroduction: Introduction: Agility is fundamental to judo, a fight that demands strength and power and uses sudden changes of direction. Little has been investigated in Brazil regarding physical quality agility in prepubescent school children.Objective: To compare the level of agility between practicing and non-practicing children of judo in a public school.Methods: A descriptive comparative cross-sectional study was conducted in which 77 children of both sexes participated: 47 judo practitioners and 30 non-practitioners. Student's t-test for independent samples was applied for comparison between groups.Results: Regular judo practitioners exhibited higher levels of agility (10.98 ± 0.79 seconds) than non-judo practitioners (13.48 ± 0.74 seconds) and the difference was significant (p = 0.0001).Conclusion: Children who practice judo showed more agility than participants of sports initiation in other modalities suggesting that judo training may favor the development of this physical capacity more than the other modalities. Further intervention studies should be conducted to clarify this association.Exército Brasileiro2019-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa de campo. quantitativa.application/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/84410.37310/ref.v88i3.844Journal of Physical Education; Vol. 88 No. 3 (2019)Revista de Educação Física / Journal of Physical Education; v. 88 n. 3 (2019)2447-89460102-846410.37310/ref.v88i3reponame:Revista de Educação Físicainstname:Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)instacron:CCFEXporhttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/844/pdf_173https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/844/1080Copyright (c) 2019 Revista de Educação Física / Journal of Physical Educationinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Queiroz, Wescley RufinoVale, Rodrigo Gomes de SouzaSilva, Leandro LimaPernambuco, Carlos SoaresNunes, Rodolfo Alkmim MoreiraSeixas-da-Silva, Ignácio Antônio2020-11-24T15:37:58Zoai:ojs.revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br:article/844Revistahttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revistaPUBhttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/oai||revistaef.ccfex@gmail.com2447-89460102-8464opendoar:2020-11-24T15:37:58Revista de Educação Física - Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)false
dc.title.none.fl_str_mv Comparação dos níveis de agilidade em crianças em idade escolar praticantes e não praticantes de judô: um estudo seccional
title Comparação dos níveis de agilidade em crianças em idade escolar praticantes e não praticantes de judô: um estudo seccional
spellingShingle Comparação dos níveis de agilidade em crianças em idade escolar praticantes e não praticantes de judô: um estudo seccional
de Queiroz, Wescley Rufino
Artes marciais
Aptidão física
Instituições acadêmicas
Gestão Esportiva
Educação Física escolar
title_short Comparação dos níveis de agilidade em crianças em idade escolar praticantes e não praticantes de judô: um estudo seccional
title_full Comparação dos níveis de agilidade em crianças em idade escolar praticantes e não praticantes de judô: um estudo seccional
title_fullStr Comparação dos níveis de agilidade em crianças em idade escolar praticantes e não praticantes de judô: um estudo seccional
title_full_unstemmed Comparação dos níveis de agilidade em crianças em idade escolar praticantes e não praticantes de judô: um estudo seccional
title_sort Comparação dos níveis de agilidade em crianças em idade escolar praticantes e não praticantes de judô: um estudo seccional
author de Queiroz, Wescley Rufino
author_facet de Queiroz, Wescley Rufino
Vale, Rodrigo Gomes de Souza
Silva, Leandro Lima
Pernambuco, Carlos Soares
Nunes, Rodolfo Alkmim Moreira
Seixas-da-Silva, Ignácio Antônio
author_role author
author2 Vale, Rodrigo Gomes de Souza
Silva, Leandro Lima
Pernambuco, Carlos Soares
Nunes, Rodolfo Alkmim Moreira
Seixas-da-Silva, Ignácio Antônio
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Queiroz, Wescley Rufino
Vale, Rodrigo Gomes de Souza
Silva, Leandro Lima
Pernambuco, Carlos Soares
Nunes, Rodolfo Alkmim Moreira
Seixas-da-Silva, Ignácio Antônio
dc.subject.por.fl_str_mv Artes marciais
Aptidão física
Instituições acadêmicas
Gestão Esportiva
Educação Física escolar
topic Artes marciais
Aptidão física
Instituições acadêmicas
Gestão Esportiva
Educação Física escolar
description Introdução: A agilidade é fundamental para o judô, uma luta que demanda força e potência e utiliza mudanças bruscas de direção. Pouco se investigou, no Brasil, a respeito da qualidade física agilidade em crianças escolares pré-puberes.Objetivo: Comparar o nível de agilidade entre crianças praticantes e não-praticantes de judô de uma escola pública.Métodos: Pesquisa descritiva de corte transversal comparativa, da qual participaram 77 crianças de ambos os sexos: 47 praticantes de judô e 30 não praticantes. Teste t de Student para amostras independentes foi aplicado para a comparação entre os grupos.Resultados: Os praticantes regulares de judô exibiram maiores níveis de agilidade (10,98±0,79 segundos) do que os não praticantes de judô (13,48±0,74 segundos) e a diferença foi significativa (p=0,0001).Conclusão: Crianças que praticam judô apresentaram níveis maiores de agilidade do que as participantes de iniciação esportiva em outras modalidades, sugerindo que o treinamento de judô pode favorecer o desenvolvimento dessa capacidade física mais do que as demais modalidades. Outros estudos de intervenção devem ser conduzidos para esclarecer essa associação. Comparison of Agility Levels in Judo-Practicing and Non-Practicing School-Age Children: A Cross-Sectional StudyIntroduction: Introduction: Agility is fundamental to judo, a fight that demands strength and power and uses sudden changes of direction. Little has been investigated in Brazil regarding physical quality agility in prepubescent school children.Objective: To compare the level of agility between practicing and non-practicing children of judo in a public school.Methods: A descriptive comparative cross-sectional study was conducted in which 77 children of both sexes participated: 47 judo practitioners and 30 non-practitioners. Student's t-test for independent samples was applied for comparison between groups.Results: Regular judo practitioners exhibited higher levels of agility (10.98 ± 0.79 seconds) than non-judo practitioners (13.48 ± 0.74 seconds) and the difference was significant (p = 0.0001).Conclusion: Children who practice judo showed more agility than participants of sports initiation in other modalities suggesting that judo training may favor the development of this physical capacity more than the other modalities. Further intervention studies should be conducted to clarify this association.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa de campo. quantitativa.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/844
10.37310/ref.v88i3.844
url https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/844
identifier_str_mv 10.37310/ref.v88i3.844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/844/pdf_173
https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/844/1080
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Educação Física / Journal of Physical Education
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Educação Física / Journal of Physical Education
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Exército Brasileiro
publisher.none.fl_str_mv Exército Brasileiro
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol. 88 No. 3 (2019)
Revista de Educação Física / Journal of Physical Education; v. 88 n. 3 (2019)
2447-8946
0102-8464
10.37310/ref.v88i3
reponame:Revista de Educação Física
instname:Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)
instacron:CCFEX
instname_str Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)
instacron_str CCFEX
institution CCFEX
reponame_str Revista de Educação Física
collection Revista de Educação Física
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Física - Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaef.ccfex@gmail.com
_version_ 1797239798476308480