Tratamento do câncer colorretal em idosos extremos: relato de caso e revisão da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca,Leonardo Maciel da
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Hanan,Bernardo, Neiva,Augusto Motta, Silva,Rodrigo Gomes da
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Coloproctologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-98802010000400009
Resumo: Com o envelhecimento da população brasileira, cada vez mais o cirurgião colorretal se defrontará com pacientes chamados de idosos extremos, com idade superior a 75 ou 85 anos e apresentando diagnóstico de câncer colorretal (CaCR). A conduta é controversa diante desses casos. Este trabalho relata a abordagem de uma paciente de 97 anos com diagnóstico de adenocarcinoma de reto alto e faz uma revisão da literatura sobre o assunto. Esta paciente foi submetida à retossigmoidectomia paliativa vídeo-assistida, com incisão suprapúbica transversa para confecção da anastomose colorretal primária e retirada do espécime cirúrgico. Foi incluída no programa de reabilitação multimodal pós-operatória (fast-trac) para cirurgia colorretal, apresentou boa evolução e recebeu alta hospitalar no terceiro dia de pós-operatório. O estudo anatomopatológico da peça mostrou tratar-se de adenocarcinoma moderadamente diferenciado, invasor até a muscular própria e metastático em 2 de 12 linfonodos dissecados. De acordo com a literatura, em pacientes selecionados com mais de 75 anos, a cirurgia colorretal eletiva para CaCR pode ser realizada com taxa de morbimortalidade semelhante àquela de pacientes jovens, obtendo-se sobrevidas geral e livre de doença favoráveis. Comorbidades não definem isoladamente o prognóstico e nem contraindicam o procedimento.
id CEC-1_2c780a685220e13aa0f2db4e40e24153
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-98802010000400009
network_acronym_str CEC-1
network_name_str Revista Brasileira de Coloproctologia (Online)
repository_id_str
spelling Tratamento do câncer colorretal em idosos extremos: relato de caso e revisão da literaturaNeoplasia colorretalSaúde dos idososCirurgia colorretalAnálise de sobrevidaMortalidadeCom o envelhecimento da população brasileira, cada vez mais o cirurgião colorretal se defrontará com pacientes chamados de idosos extremos, com idade superior a 75 ou 85 anos e apresentando diagnóstico de câncer colorretal (CaCR). A conduta é controversa diante desses casos. Este trabalho relata a abordagem de uma paciente de 97 anos com diagnóstico de adenocarcinoma de reto alto e faz uma revisão da literatura sobre o assunto. Esta paciente foi submetida à retossigmoidectomia paliativa vídeo-assistida, com incisão suprapúbica transversa para confecção da anastomose colorretal primária e retirada do espécime cirúrgico. Foi incluída no programa de reabilitação multimodal pós-operatória (fast-trac) para cirurgia colorretal, apresentou boa evolução e recebeu alta hospitalar no terceiro dia de pós-operatório. O estudo anatomopatológico da peça mostrou tratar-se de adenocarcinoma moderadamente diferenciado, invasor até a muscular própria e metastático em 2 de 12 linfonodos dissecados. De acordo com a literatura, em pacientes selecionados com mais de 75 anos, a cirurgia colorretal eletiva para CaCR pode ser realizada com taxa de morbimortalidade semelhante àquela de pacientes jovens, obtendo-se sobrevidas geral e livre de doença favoráveis. Comorbidades não definem isoladamente o prognóstico e nem contraindicam o procedimento.Cidade Editora Científica Ltda2010-12-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-98802010000400009Revista Brasileira de Coloproctologia v.30 n.4 2010reponame:Revista Brasileira de Coloproctologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBC)instacron:CEC10.1590/S0101-98802010000400009info:eu-repo/semantics/openAccessFonseca,Leonardo Maciel daHanan,BernardoNeiva,Augusto MottaSilva,Rodrigo Gomes dapor2011-05-30T00:00:00Zoai:scielo:S0101-98802010000400009Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php/script_sci_serial/pid_0101-9880/lng_pt/nrm_isoONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||sbcp@sbcp.org.br1980-54460101-9880opendoar:2011-05-30T00:00Revista Brasileira de Coloproctologia (Online) - Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tratamento do câncer colorretal em idosos extremos: relato de caso e revisão da literatura
title Tratamento do câncer colorretal em idosos extremos: relato de caso e revisão da literatura
spellingShingle Tratamento do câncer colorretal em idosos extremos: relato de caso e revisão da literatura
Fonseca,Leonardo Maciel da
Neoplasia colorretal
Saúde dos idosos
Cirurgia colorretal
Análise de sobrevida
Mortalidade
title_short Tratamento do câncer colorretal em idosos extremos: relato de caso e revisão da literatura
title_full Tratamento do câncer colorretal em idosos extremos: relato de caso e revisão da literatura
title_fullStr Tratamento do câncer colorretal em idosos extremos: relato de caso e revisão da literatura
title_full_unstemmed Tratamento do câncer colorretal em idosos extremos: relato de caso e revisão da literatura
title_sort Tratamento do câncer colorretal em idosos extremos: relato de caso e revisão da literatura
author Fonseca,Leonardo Maciel da
author_facet Fonseca,Leonardo Maciel da
Hanan,Bernardo
Neiva,Augusto Motta
Silva,Rodrigo Gomes da
author_role author
author2 Hanan,Bernardo
Neiva,Augusto Motta
Silva,Rodrigo Gomes da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca,Leonardo Maciel da
Hanan,Bernardo
Neiva,Augusto Motta
Silva,Rodrigo Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Neoplasia colorretal
Saúde dos idosos
Cirurgia colorretal
Análise de sobrevida
Mortalidade
topic Neoplasia colorretal
Saúde dos idosos
Cirurgia colorretal
Análise de sobrevida
Mortalidade
description Com o envelhecimento da população brasileira, cada vez mais o cirurgião colorretal se defrontará com pacientes chamados de idosos extremos, com idade superior a 75 ou 85 anos e apresentando diagnóstico de câncer colorretal (CaCR). A conduta é controversa diante desses casos. Este trabalho relata a abordagem de uma paciente de 97 anos com diagnóstico de adenocarcinoma de reto alto e faz uma revisão da literatura sobre o assunto. Esta paciente foi submetida à retossigmoidectomia paliativa vídeo-assistida, com incisão suprapúbica transversa para confecção da anastomose colorretal primária e retirada do espécime cirúrgico. Foi incluída no programa de reabilitação multimodal pós-operatória (fast-trac) para cirurgia colorretal, apresentou boa evolução e recebeu alta hospitalar no terceiro dia de pós-operatório. O estudo anatomopatológico da peça mostrou tratar-se de adenocarcinoma moderadamente diferenciado, invasor até a muscular própria e metastático em 2 de 12 linfonodos dissecados. De acordo com a literatura, em pacientes selecionados com mais de 75 anos, a cirurgia colorretal eletiva para CaCR pode ser realizada com taxa de morbimortalidade semelhante àquela de pacientes jovens, obtendo-se sobrevidas geral e livre de doença favoráveis. Comorbidades não definem isoladamente o prognóstico e nem contraindicam o procedimento.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-98802010000400009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-98802010000400009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-98802010000400009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Cidade Editora Científica Ltda
publisher.none.fl_str_mv Cidade Editora Científica Ltda
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Coloproctologia v.30 n.4 2010
reponame:Revista Brasileira de Coloproctologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBC)
instacron:CEC
instname_str Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBC)
instacron_str CEC
institution CEC
reponame_str Revista Brasileira de Coloproctologia (Online)
collection Revista Brasileira de Coloproctologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Coloproctologia (Online) - Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBC)
repository.mail.fl_str_mv ||sbcp@sbcp.org.br
_version_ 1776751153845895168