Avaliação médica: o consumo na medicina e a mercantilização da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Jr,Júlio César Monteiro dos
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Coloproctologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-98802006000100011
Resumo: INTRODUÇÃO: A Saúde vem sendo ameaçada pela colonização empresarial do médico que, iniciada dentro da Universidade, prolonga-se no ambiente de trabalho. Essa ação tem origem no ensino defasado da realidade científica e na asserção de tendências individualistas que expressam opiniões isoladas e não abalizadas, em geral induzidas pelas propagandas e investigações encomendadas para agitar o mercado no uso de aparelhos e produtos médico-farmacêuticos. OBJETIVO: Usar o ponto de vista do Cirurgião Geral e do Coloproctologista para comentar a mercantilização da saúde e a maneira como a Instituição Industrial, usando a empresa médica, age e modifica a ação do médico, contribuindo para o alto custo da Medicina. MATERIAL E MÉTODO: As bases serão os exames laboratoriais e as avaliações cardiovasculares pré-operatórias de rotina, usados para operações não cardíacas em pacientes cardiopatas. O material e o conteúdo para discussão foram extraídos do livro de Ivan Illich¹, do artigo de atualização de Coelho e col. ², do modelo proposto na Cleveland Clinic³ sobre avaliação pré-operatória e das normas estabelecidas pelo American College of Cardiology e pela American Heart Association4 para a orientação de avaliação médica mínima, necessária e suficiente, de pacientes cardiopatas, quando candidatos a tratamento cirúrgico de doenças em outros órgãos.
id CEC-1_3df52b4d06618b747826ad6212e4d7ed
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-98802006000100011
network_acronym_str CEC-1
network_name_str Revista Brasileira de Coloproctologia (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação médica: o consumo na medicina e a mercantilização da saúdeAvaliação pré-operatóriaexames laboratoriaisoperações não cardíacasmercantilização da medicinaexpropriação da saúdeINTRODUÇÃO: A Saúde vem sendo ameaçada pela colonização empresarial do médico que, iniciada dentro da Universidade, prolonga-se no ambiente de trabalho. Essa ação tem origem no ensino defasado da realidade científica e na asserção de tendências individualistas que expressam opiniões isoladas e não abalizadas, em geral induzidas pelas propagandas e investigações encomendadas para agitar o mercado no uso de aparelhos e produtos médico-farmacêuticos. OBJETIVO: Usar o ponto de vista do Cirurgião Geral e do Coloproctologista para comentar a mercantilização da saúde e a maneira como a Instituição Industrial, usando a empresa médica, age e modifica a ação do médico, contribuindo para o alto custo da Medicina. MATERIAL E MÉTODO: As bases serão os exames laboratoriais e as avaliações cardiovasculares pré-operatórias de rotina, usados para operações não cardíacas em pacientes cardiopatas. O material e o conteúdo para discussão foram extraídos do livro de Ivan Illich¹, do artigo de atualização de Coelho e col. ², do modelo proposto na Cleveland Clinic³ sobre avaliação pré-operatória e das normas estabelecidas pelo American College of Cardiology e pela American Heart Association4 para a orientação de avaliação médica mínima, necessária e suficiente, de pacientes cardiopatas, quando candidatos a tratamento cirúrgico de doenças em outros órgãos.Cidade Editora Científica Ltda2006-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-98802006000100011Revista Brasileira de Coloproctologia v.26 n.1 2006reponame:Revista Brasileira de Coloproctologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBC)instacron:CEC10.1590/S0101-98802006000100011info:eu-repo/semantics/openAccessSantos Jr,Júlio César Monteiro dospor2006-09-06T00:00:00Zoai:scielo:S0101-98802006000100011Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php/script_sci_serial/pid_0101-9880/lng_pt/nrm_isoONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||sbcp@sbcp.org.br1980-54460101-9880opendoar:2006-09-06T00:00Revista Brasileira de Coloproctologia (Online) - Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação médica: o consumo na medicina e a mercantilização da saúde
title Avaliação médica: o consumo na medicina e a mercantilização da saúde
spellingShingle Avaliação médica: o consumo na medicina e a mercantilização da saúde
Santos Jr,Júlio César Monteiro dos
Avaliação pré-operatória
exames laboratoriais
operações não cardíacas
mercantilização da medicina
expropriação da saúde
title_short Avaliação médica: o consumo na medicina e a mercantilização da saúde
title_full Avaliação médica: o consumo na medicina e a mercantilização da saúde
title_fullStr Avaliação médica: o consumo na medicina e a mercantilização da saúde
title_full_unstemmed Avaliação médica: o consumo na medicina e a mercantilização da saúde
title_sort Avaliação médica: o consumo na medicina e a mercantilização da saúde
author Santos Jr,Júlio César Monteiro dos
author_facet Santos Jr,Júlio César Monteiro dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Jr,Júlio César Monteiro dos
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação pré-operatória
exames laboratoriais
operações não cardíacas
mercantilização da medicina
expropriação da saúde
topic Avaliação pré-operatória
exames laboratoriais
operações não cardíacas
mercantilização da medicina
expropriação da saúde
description INTRODUÇÃO: A Saúde vem sendo ameaçada pela colonização empresarial do médico que, iniciada dentro da Universidade, prolonga-se no ambiente de trabalho. Essa ação tem origem no ensino defasado da realidade científica e na asserção de tendências individualistas que expressam opiniões isoladas e não abalizadas, em geral induzidas pelas propagandas e investigações encomendadas para agitar o mercado no uso de aparelhos e produtos médico-farmacêuticos. OBJETIVO: Usar o ponto de vista do Cirurgião Geral e do Coloproctologista para comentar a mercantilização da saúde e a maneira como a Instituição Industrial, usando a empresa médica, age e modifica a ação do médico, contribuindo para o alto custo da Medicina. MATERIAL E MÉTODO: As bases serão os exames laboratoriais e as avaliações cardiovasculares pré-operatórias de rotina, usados para operações não cardíacas em pacientes cardiopatas. O material e o conteúdo para discussão foram extraídos do livro de Ivan Illich¹, do artigo de atualização de Coelho e col. ², do modelo proposto na Cleveland Clinic³ sobre avaliação pré-operatória e das normas estabelecidas pelo American College of Cardiology e pela American Heart Association4 para a orientação de avaliação médica mínima, necessária e suficiente, de pacientes cardiopatas, quando candidatos a tratamento cirúrgico de doenças em outros órgãos.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-98802006000100011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-98802006000100011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-98802006000100011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Cidade Editora Científica Ltda
publisher.none.fl_str_mv Cidade Editora Científica Ltda
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Coloproctologia v.26 n.1 2006
reponame:Revista Brasileira de Coloproctologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBC)
instacron:CEC
instname_str Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBC)
instacron_str CEC
institution CEC
reponame_str Revista Brasileira de Coloproctologia (Online)
collection Revista Brasileira de Coloproctologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Coloproctologia (Online) - Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBC)
repository.mail.fl_str_mv ||sbcp@sbcp.org.br
_version_ 1776751151643885568