Tumores de cólon - primeiro achado do adenocarcinoma de pâncreas: relato de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes,Sandra Pedroso de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Claro Júnior,Francisco, Oliveira Filho,Joaquim José de, Sevá-Pereira,Gustavo, Nascimento,Ricardo Bolzam do, Castro,Amilcar de
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Coloproctologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-98802007000300012
Resumo: OBJETIVO: Relatar um caso raro de adenocarcinoma de pâncreas que se apresentou como tumores colorretais sincrônicos. Paciente masculino, 76 anos, apresentava dor abdominal difusa de forte intensidade, diarréia e vômitos há sete dias. Tratava de gastrite há dois anos e nos últimos quatro meses apresentava hiporexia e perda de peso. Estava emagrecido, desidratado e desnutrido, com distensão abdominal importante, ruídos hidroaéreos ausentes e dor difusa à palpação abdominal. Exames evidenciaram hiperglicemia, distensão importante do intestino delgado ao raio x, ultra-som de abdome com colecistolitíase e endoscopia digestiva alta com pangastrite, bulboduodenite e papila normal. Tomografia abdominal confirmou colecistolitíase. A colonoscopia mostrou três lesões, em reto médio, cólon transverso e na válvula íleocecal. As biópsias revelaram apenas reação inflamatória. Persistiram os sintomas e decidiu-se submetê-lo a colecistectomia onde foram vistas lesões planas em diafragma cujas biópsias evidenciaram adenocarcinoma. No quinto dia de pós-operatório o paciente apresentava quadro obstrutivo e foi submetido à nova laparotomia com colectomia direita, ileostomia terminal dupla e biópsia pancreática. Esta mostrou adenocarcinoma e o estudo imunoistoquímico positivo para tumor primário do pâncreas. O paciente evoluiu para óbito um mês após. CONCLUSÃO: o exame de imagem normal não descarta a hipótese diagnóstica e quando a origem do tumor primário não está definida é essencial o exame imunoistoquímico para firmar o diagnóstico.
id CEC-1_7f91919afe7774cf5faa214307e95b1f
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-98802007000300012
network_acronym_str CEC-1
network_name_str Revista Brasileira de Coloproctologia (Online)
repository_id_str
spelling Tumores de cólon - primeiro achado do adenocarcinoma de pâncreas: relato de casoneoplasias pancreáticasneoplasias colorretais não polipóidesmetástase neoplásicaadenocarcinomatomografia computadorizada por raios xOBJETIVO: Relatar um caso raro de adenocarcinoma de pâncreas que se apresentou como tumores colorretais sincrônicos. Paciente masculino, 76 anos, apresentava dor abdominal difusa de forte intensidade, diarréia e vômitos há sete dias. Tratava de gastrite há dois anos e nos últimos quatro meses apresentava hiporexia e perda de peso. Estava emagrecido, desidratado e desnutrido, com distensão abdominal importante, ruídos hidroaéreos ausentes e dor difusa à palpação abdominal. Exames evidenciaram hiperglicemia, distensão importante do intestino delgado ao raio x, ultra-som de abdome com colecistolitíase e endoscopia digestiva alta com pangastrite, bulboduodenite e papila normal. Tomografia abdominal confirmou colecistolitíase. A colonoscopia mostrou três lesões, em reto médio, cólon transverso e na válvula íleocecal. As biópsias revelaram apenas reação inflamatória. Persistiram os sintomas e decidiu-se submetê-lo a colecistectomia onde foram vistas lesões planas em diafragma cujas biópsias evidenciaram adenocarcinoma. No quinto dia de pós-operatório o paciente apresentava quadro obstrutivo e foi submetido à nova laparotomia com colectomia direita, ileostomia terminal dupla e biópsia pancreática. Esta mostrou adenocarcinoma e o estudo imunoistoquímico positivo para tumor primário do pâncreas. O paciente evoluiu para óbito um mês após. CONCLUSÃO: o exame de imagem normal não descarta a hipótese diagnóstica e quando a origem do tumor primário não está definida é essencial o exame imunoistoquímico para firmar o diagnóstico.Cidade Editora Científica Ltda2007-09-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-98802007000300012Revista Brasileira de Coloproctologia v.27 n.3 2007reponame:Revista Brasileira de Coloproctologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBC)instacron:CEC10.1590/S0101-98802007000300012info:eu-repo/semantics/openAccessMoraes,Sandra Pedroso deClaro Júnior,FranciscoOliveira Filho,Joaquim José deSevá-Pereira,GustavoNascimento,Ricardo Bolzam doCastro,Amilcar depor2007-11-28T00:00:00Zoai:scielo:S0101-98802007000300012Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php/script_sci_serial/pid_0101-9880/lng_pt/nrm_isoONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||sbcp@sbcp.org.br1980-54460101-9880opendoar:2007-11-28T00:00Revista Brasileira de Coloproctologia (Online) - Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tumores de cólon - primeiro achado do adenocarcinoma de pâncreas: relato de caso
title Tumores de cólon - primeiro achado do adenocarcinoma de pâncreas: relato de caso
spellingShingle Tumores de cólon - primeiro achado do adenocarcinoma de pâncreas: relato de caso
Moraes,Sandra Pedroso de
neoplasias pancreáticas
neoplasias colorretais não polipóides
metástase neoplásica
adenocarcinoma
tomografia computadorizada por raios x
title_short Tumores de cólon - primeiro achado do adenocarcinoma de pâncreas: relato de caso
title_full Tumores de cólon - primeiro achado do adenocarcinoma de pâncreas: relato de caso
title_fullStr Tumores de cólon - primeiro achado do adenocarcinoma de pâncreas: relato de caso
title_full_unstemmed Tumores de cólon - primeiro achado do adenocarcinoma de pâncreas: relato de caso
title_sort Tumores de cólon - primeiro achado do adenocarcinoma de pâncreas: relato de caso
author Moraes,Sandra Pedroso de
author_facet Moraes,Sandra Pedroso de
Claro Júnior,Francisco
Oliveira Filho,Joaquim José de
Sevá-Pereira,Gustavo
Nascimento,Ricardo Bolzam do
Castro,Amilcar de
author_role author
author2 Claro Júnior,Francisco
Oliveira Filho,Joaquim José de
Sevá-Pereira,Gustavo
Nascimento,Ricardo Bolzam do
Castro,Amilcar de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes,Sandra Pedroso de
Claro Júnior,Francisco
Oliveira Filho,Joaquim José de
Sevá-Pereira,Gustavo
Nascimento,Ricardo Bolzam do
Castro,Amilcar de
dc.subject.por.fl_str_mv neoplasias pancreáticas
neoplasias colorretais não polipóides
metástase neoplásica
adenocarcinoma
tomografia computadorizada por raios x
topic neoplasias pancreáticas
neoplasias colorretais não polipóides
metástase neoplásica
adenocarcinoma
tomografia computadorizada por raios x
description OBJETIVO: Relatar um caso raro de adenocarcinoma de pâncreas que se apresentou como tumores colorretais sincrônicos. Paciente masculino, 76 anos, apresentava dor abdominal difusa de forte intensidade, diarréia e vômitos há sete dias. Tratava de gastrite há dois anos e nos últimos quatro meses apresentava hiporexia e perda de peso. Estava emagrecido, desidratado e desnutrido, com distensão abdominal importante, ruídos hidroaéreos ausentes e dor difusa à palpação abdominal. Exames evidenciaram hiperglicemia, distensão importante do intestino delgado ao raio x, ultra-som de abdome com colecistolitíase e endoscopia digestiva alta com pangastrite, bulboduodenite e papila normal. Tomografia abdominal confirmou colecistolitíase. A colonoscopia mostrou três lesões, em reto médio, cólon transverso e na válvula íleocecal. As biópsias revelaram apenas reação inflamatória. Persistiram os sintomas e decidiu-se submetê-lo a colecistectomia onde foram vistas lesões planas em diafragma cujas biópsias evidenciaram adenocarcinoma. No quinto dia de pós-operatório o paciente apresentava quadro obstrutivo e foi submetido à nova laparotomia com colectomia direita, ileostomia terminal dupla e biópsia pancreática. Esta mostrou adenocarcinoma e o estudo imunoistoquímico positivo para tumor primário do pâncreas. O paciente evoluiu para óbito um mês após. CONCLUSÃO: o exame de imagem normal não descarta a hipótese diagnóstica e quando a origem do tumor primário não está definida é essencial o exame imunoistoquímico para firmar o diagnóstico.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-98802007000300012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-98802007000300012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-98802007000300012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Cidade Editora Científica Ltda
publisher.none.fl_str_mv Cidade Editora Científica Ltda
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Coloproctologia v.27 n.3 2007
reponame:Revista Brasileira de Coloproctologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBC)
instacron:CEC
instname_str Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBC)
instacron_str CEC
institution CEC
reponame_str Revista Brasileira de Coloproctologia (Online)
collection Revista Brasileira de Coloproctologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Coloproctologia (Online) - Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBC)
repository.mail.fl_str_mv ||sbcp@sbcp.org.br
_version_ 1776751152345382912