Tratamento da isquemia mesentérica pelo pós-condicionamento isquêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Carlos Henrique Marques dos
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Gomes,Otoni Moreira, Pontes,José Carlos Dorsa Vieira, Miiji,Luciana Nakao Odashiro, Bispo,Marco Aurélio Feltrin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Coloproctologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-98802008000200006
Resumo: Sabe-se que o pré-condicionamento isquêmico tem a capacidade de minimizar as lesões decorrentes do processo de isquemia e reperfusão. Recentemente foi descrito que o pós-condicionamento isquêmico apresenta resultados semelhantes em isquemia e reperfusão miocárdica, cerebral, renal e da medula espinhal, mas não há relatos de utilização deste método na isquemia mesentérica. OBJETIVO: O objetivo deste estudo é avaliar o efeito do pós-condicionamento isquêmico sobre a lesão tecidual na mucosa intestinal de ratos submetidos ao processo de isquemia e reperfusão mesentérica. MÉTODO: Foram estudados 20 ratos Wistar, distribuídos em dois grupos: grupo A, em que se realizou isquemia (30 minutos) e reperfusão (60 minutos) mesentérica; grupo B, isquemia e reperfusão mesentérica e, precedendo o início da reperfusão, foi realizado o pós-condicionamento isquêmico. Ao final, ressecou-se um segmento do intestino delgado para análise histológica. Avaliaram-se os resultados pela classificação de Chiu e procedeu-se o tratamento estatístico. RESULTADO: As médias dos graus de lesão tecidual foram: grupo A, 3,5; grupo B, 1. A diferença entre os grupos foi considerada estatisticamente significativa (p < 0,05). CONCLUSÃO: Concluiu-se que o pós-condicionamento isquêmico foi capaz de minimizar a lesão tecidual na mucosa intestinal de ratos submetidos ao processo de isquemia e reperfusão mesentérica.
id CEC-1_a5637d047b9775df52ddc850db437a5f
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-98802008000200006
network_acronym_str CEC-1
network_name_str Revista Brasileira de Coloproctologia (Online)
repository_id_str
spelling Tratamento da isquemia mesentérica pelo pós-condicionamento isquêmicoIsquemiaReperfusãoPós-condicionamentoPré-condicionamento isquêmicoRatosExperimentação AnimalSabe-se que o pré-condicionamento isquêmico tem a capacidade de minimizar as lesões decorrentes do processo de isquemia e reperfusão. Recentemente foi descrito que o pós-condicionamento isquêmico apresenta resultados semelhantes em isquemia e reperfusão miocárdica, cerebral, renal e da medula espinhal, mas não há relatos de utilização deste método na isquemia mesentérica. OBJETIVO: O objetivo deste estudo é avaliar o efeito do pós-condicionamento isquêmico sobre a lesão tecidual na mucosa intestinal de ratos submetidos ao processo de isquemia e reperfusão mesentérica. MÉTODO: Foram estudados 20 ratos Wistar, distribuídos em dois grupos: grupo A, em que se realizou isquemia (30 minutos) e reperfusão (60 minutos) mesentérica; grupo B, isquemia e reperfusão mesentérica e, precedendo o início da reperfusão, foi realizado o pós-condicionamento isquêmico. Ao final, ressecou-se um segmento do intestino delgado para análise histológica. Avaliaram-se os resultados pela classificação de Chiu e procedeu-se o tratamento estatístico. RESULTADO: As médias dos graus de lesão tecidual foram: grupo A, 3,5; grupo B, 1. A diferença entre os grupos foi considerada estatisticamente significativa (p < 0,05). CONCLUSÃO: Concluiu-se que o pós-condicionamento isquêmico foi capaz de minimizar a lesão tecidual na mucosa intestinal de ratos submetidos ao processo de isquemia e reperfusão mesentérica.Cidade Editora Científica Ltda2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-98802008000200006Revista Brasileira de Coloproctologia v.28 n.2 2008reponame:Revista Brasileira de Coloproctologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBC)instacron:CEC10.1590/S0101-98802008000200006info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Carlos Henrique Marques dosGomes,Otoni MoreiraPontes,José Carlos Dorsa VieiraMiiji,Luciana Nakao OdashiroBispo,Marco Aurélio Feltrinpor2008-08-07T00:00:00Zoai:scielo:S0101-98802008000200006Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php/script_sci_serial/pid_0101-9880/lng_pt/nrm_isoONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||sbcp@sbcp.org.br1980-54460101-9880opendoar:2008-08-07T00:00Revista Brasileira de Coloproctologia (Online) - Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tratamento da isquemia mesentérica pelo pós-condicionamento isquêmico
title Tratamento da isquemia mesentérica pelo pós-condicionamento isquêmico
spellingShingle Tratamento da isquemia mesentérica pelo pós-condicionamento isquêmico
Santos,Carlos Henrique Marques dos
Isquemia
Reperfusão
Pós-condicionamento
Pré-condicionamento isquêmico
Ratos
Experimentação Animal
title_short Tratamento da isquemia mesentérica pelo pós-condicionamento isquêmico
title_full Tratamento da isquemia mesentérica pelo pós-condicionamento isquêmico
title_fullStr Tratamento da isquemia mesentérica pelo pós-condicionamento isquêmico
title_full_unstemmed Tratamento da isquemia mesentérica pelo pós-condicionamento isquêmico
title_sort Tratamento da isquemia mesentérica pelo pós-condicionamento isquêmico
author Santos,Carlos Henrique Marques dos
author_facet Santos,Carlos Henrique Marques dos
Gomes,Otoni Moreira
Pontes,José Carlos Dorsa Vieira
Miiji,Luciana Nakao Odashiro
Bispo,Marco Aurélio Feltrin
author_role author
author2 Gomes,Otoni Moreira
Pontes,José Carlos Dorsa Vieira
Miiji,Luciana Nakao Odashiro
Bispo,Marco Aurélio Feltrin
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Carlos Henrique Marques dos
Gomes,Otoni Moreira
Pontes,José Carlos Dorsa Vieira
Miiji,Luciana Nakao Odashiro
Bispo,Marco Aurélio Feltrin
dc.subject.por.fl_str_mv Isquemia
Reperfusão
Pós-condicionamento
Pré-condicionamento isquêmico
Ratos
Experimentação Animal
topic Isquemia
Reperfusão
Pós-condicionamento
Pré-condicionamento isquêmico
Ratos
Experimentação Animal
description Sabe-se que o pré-condicionamento isquêmico tem a capacidade de minimizar as lesões decorrentes do processo de isquemia e reperfusão. Recentemente foi descrito que o pós-condicionamento isquêmico apresenta resultados semelhantes em isquemia e reperfusão miocárdica, cerebral, renal e da medula espinhal, mas não há relatos de utilização deste método na isquemia mesentérica. OBJETIVO: O objetivo deste estudo é avaliar o efeito do pós-condicionamento isquêmico sobre a lesão tecidual na mucosa intestinal de ratos submetidos ao processo de isquemia e reperfusão mesentérica. MÉTODO: Foram estudados 20 ratos Wistar, distribuídos em dois grupos: grupo A, em que se realizou isquemia (30 minutos) e reperfusão (60 minutos) mesentérica; grupo B, isquemia e reperfusão mesentérica e, precedendo o início da reperfusão, foi realizado o pós-condicionamento isquêmico. Ao final, ressecou-se um segmento do intestino delgado para análise histológica. Avaliaram-se os resultados pela classificação de Chiu e procedeu-se o tratamento estatístico. RESULTADO: As médias dos graus de lesão tecidual foram: grupo A, 3,5; grupo B, 1. A diferença entre os grupos foi considerada estatisticamente significativa (p < 0,05). CONCLUSÃO: Concluiu-se que o pós-condicionamento isquêmico foi capaz de minimizar a lesão tecidual na mucosa intestinal de ratos submetidos ao processo de isquemia e reperfusão mesentérica.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-98802008000200006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-98802008000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-98802008000200006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Cidade Editora Científica Ltda
publisher.none.fl_str_mv Cidade Editora Científica Ltda
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Coloproctologia v.28 n.2 2008
reponame:Revista Brasileira de Coloproctologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBC)
instacron:CEC
instname_str Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBC)
instacron_str CEC
institution CEC
reponame_str Revista Brasileira de Coloproctologia (Online)
collection Revista Brasileira de Coloproctologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Coloproctologia (Online) - Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBC)
repository.mail.fl_str_mv ||sbcp@sbcp.org.br
_version_ 1776751152452337664