Alterações das pressões anais em pacientes constipados por defecação obstruída

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: César,Maria Auxiliadora Prolungatti
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Klug,Wilmar Artur, Aguida,Helly Angela Caram, Ortiz,Jorge Alberto, Fang,Chia Bin, Capelhuchnik,Peretz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Coloproctologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-98802008000400001
Resumo: INTRODUÇÃO: a constipação é um sintoma de doença multifatorial. O diagnóstico correto é importante para orientar a terapêutica. Nas formas de defecação obstruída há vários fatores relacionados como gênero, idade, hábitos, paridade, doenças associadas e distúrbios específicos da evacuação. Entre os métodos para diagnóstico a manometria é usada pela facilidade técnica e disponibilidade. OBJETIVO: verificar o valor da manometria isoladamente em constipados por defecação obstruída. MÉTODO: examinamos quarenta pacientes do Ambulatório de Coloproctologia da Santa Casa de São Paulo com diagnóstico de defecação obstruída. As medidas de pressão retal e anal foram comparadas com um grupo controle de 60 indivíduos considerados normais do ponto de vista proctológico. Separados os pacientes consoante a causa da constipação, verificou-se o valor do método manométrico em cada causa específica. RESULTADOS: houve somente diferenças entre as medidas de pressão retal e anal em repouso e pressão máxima de contração entre os normais e os vários tipos de constipados, mas não diferenças específicas entre as várias modalidades de constipação. CONCLUSÃO: os vários métodos de fisiologia anal são importantes e necessários em conjunto para o diagnóstico correto. A manometria contribui para a investigação dos distúrbios funcionais, devendo sempre ser incluída. Contudo, seu valor como método isolado é questionável.
id CEC-1_a777250fdb3b313292de3bf2d7573e74
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-98802008000400001
network_acronym_str CEC-1
network_name_str Revista Brasileira de Coloproctologia (Online)
repository_id_str
spelling Alterações das pressões anais em pacientes constipados por defecação obstruídaconstipaçãodefecação obstruídamanometriapressão analINTRODUÇÃO: a constipação é um sintoma de doença multifatorial. O diagnóstico correto é importante para orientar a terapêutica. Nas formas de defecação obstruída há vários fatores relacionados como gênero, idade, hábitos, paridade, doenças associadas e distúrbios específicos da evacuação. Entre os métodos para diagnóstico a manometria é usada pela facilidade técnica e disponibilidade. OBJETIVO: verificar o valor da manometria isoladamente em constipados por defecação obstruída. MÉTODO: examinamos quarenta pacientes do Ambulatório de Coloproctologia da Santa Casa de São Paulo com diagnóstico de defecação obstruída. As medidas de pressão retal e anal foram comparadas com um grupo controle de 60 indivíduos considerados normais do ponto de vista proctológico. Separados os pacientes consoante a causa da constipação, verificou-se o valor do método manométrico em cada causa específica. RESULTADOS: houve somente diferenças entre as medidas de pressão retal e anal em repouso e pressão máxima de contração entre os normais e os vários tipos de constipados, mas não diferenças específicas entre as várias modalidades de constipação. CONCLUSÃO: os vários métodos de fisiologia anal são importantes e necessários em conjunto para o diagnóstico correto. A manometria contribui para a investigação dos distúrbios funcionais, devendo sempre ser incluída. Contudo, seu valor como método isolado é questionável.Cidade Editora Científica Ltda2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-98802008000400001Revista Brasileira de Coloproctologia v.28 n.4 2008reponame:Revista Brasileira de Coloproctologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBC)instacron:CEC10.1590/S0101-98802008000400001info:eu-repo/semantics/openAccessCésar,Maria Auxiliadora ProlungattiKlug,Wilmar ArturAguida,Helly Angela CaramOrtiz,Jorge AlbertoFang,Chia BinCapelhuchnik,Peretzpor2009-03-18T00:00:00Zoai:scielo:S0101-98802008000400001Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php/script_sci_serial/pid_0101-9880/lng_pt/nrm_isoONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||sbcp@sbcp.org.br1980-54460101-9880opendoar:2009-03-18T00:00Revista Brasileira de Coloproctologia (Online) - Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBC)false
dc.title.none.fl_str_mv Alterações das pressões anais em pacientes constipados por defecação obstruída
title Alterações das pressões anais em pacientes constipados por defecação obstruída
spellingShingle Alterações das pressões anais em pacientes constipados por defecação obstruída
César,Maria Auxiliadora Prolungatti
constipação
defecação obstruída
manometria
pressão anal
title_short Alterações das pressões anais em pacientes constipados por defecação obstruída
title_full Alterações das pressões anais em pacientes constipados por defecação obstruída
title_fullStr Alterações das pressões anais em pacientes constipados por defecação obstruída
title_full_unstemmed Alterações das pressões anais em pacientes constipados por defecação obstruída
title_sort Alterações das pressões anais em pacientes constipados por defecação obstruída
author César,Maria Auxiliadora Prolungatti
author_facet César,Maria Auxiliadora Prolungatti
Klug,Wilmar Artur
Aguida,Helly Angela Caram
Ortiz,Jorge Alberto
Fang,Chia Bin
Capelhuchnik,Peretz
author_role author
author2 Klug,Wilmar Artur
Aguida,Helly Angela Caram
Ortiz,Jorge Alberto
Fang,Chia Bin
Capelhuchnik,Peretz
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv César,Maria Auxiliadora Prolungatti
Klug,Wilmar Artur
Aguida,Helly Angela Caram
Ortiz,Jorge Alberto
Fang,Chia Bin
Capelhuchnik,Peretz
dc.subject.por.fl_str_mv constipação
defecação obstruída
manometria
pressão anal
topic constipação
defecação obstruída
manometria
pressão anal
description INTRODUÇÃO: a constipação é um sintoma de doença multifatorial. O diagnóstico correto é importante para orientar a terapêutica. Nas formas de defecação obstruída há vários fatores relacionados como gênero, idade, hábitos, paridade, doenças associadas e distúrbios específicos da evacuação. Entre os métodos para diagnóstico a manometria é usada pela facilidade técnica e disponibilidade. OBJETIVO: verificar o valor da manometria isoladamente em constipados por defecação obstruída. MÉTODO: examinamos quarenta pacientes do Ambulatório de Coloproctologia da Santa Casa de São Paulo com diagnóstico de defecação obstruída. As medidas de pressão retal e anal foram comparadas com um grupo controle de 60 indivíduos considerados normais do ponto de vista proctológico. Separados os pacientes consoante a causa da constipação, verificou-se o valor do método manométrico em cada causa específica. RESULTADOS: houve somente diferenças entre as medidas de pressão retal e anal em repouso e pressão máxima de contração entre os normais e os vários tipos de constipados, mas não diferenças específicas entre as várias modalidades de constipação. CONCLUSÃO: os vários métodos de fisiologia anal são importantes e necessários em conjunto para o diagnóstico correto. A manometria contribui para a investigação dos distúrbios funcionais, devendo sempre ser incluída. Contudo, seu valor como método isolado é questionável.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-98802008000400001
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-98802008000400001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-98802008000400001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Cidade Editora Científica Ltda
publisher.none.fl_str_mv Cidade Editora Científica Ltda
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Coloproctologia v.28 n.4 2008
reponame:Revista Brasileira de Coloproctologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBC)
instacron:CEC
instname_str Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBC)
instacron_str CEC
institution CEC
reponame_str Revista Brasileira de Coloproctologia (Online)
collection Revista Brasileira de Coloproctologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Coloproctologia (Online) - Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBC)
repository.mail.fl_str_mv ||sbcp@sbcp.org.br
_version_ 1776751152502669312