A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES SOCIOINSTITUCIONAIS A PARTIR DE INTERAÇÕES EM UM FÓRUM DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EAD em Foco |
Texto Completo: | https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/194 |
Resumo: | Este estudo verifica as interações entre uma cursista e uma tutora em um fórum de curso on-line, com o objetivo de analisar a construção de identidades em seus aspectos sociais e institucionais. Foram selecionadas e analisadas nove postagens da cursista e da tutora. As trocas interacionais entre as participantes por meio do discurso escrito são analisadas pela perspectiva dos conceitos teóricos da construção de identidades sociais, construção de identidades institucionais e receptividade. Os estudos mostram que os comportamentos discursivos da cursista e da tutora no fórum podem estar baseados no desejo de construir identidades socioinstitucionais específicas no ambiente on-line. Palavras-chave: Discurso. Interação. Identidade. |
id |
CECIERJ_07a3e521f8ce125fedb4fddad7445f8f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/194 |
network_acronym_str |
CECIERJ |
network_name_str |
EAD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES SOCIOINSTITUCIONAIS A PARTIR DE INTERAÇÕES EM UM FÓRUM DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Este estudo verifica as interações entre uma cursista e uma tutora em um fórum de curso on-line, com o objetivo de analisar a construção de identidades em seus aspectos sociais e institucionais. Foram selecionadas e analisadas nove postagens da cursista e da tutora. As trocas interacionais entre as participantes por meio do discurso escrito são analisadas pela perspectiva dos conceitos teóricos da construção de identidades sociais, construção de identidades institucionais e receptividade. Os estudos mostram que os comportamentos discursivos da cursista e da tutora no fórum podem estar baseados no desejo de construir identidades socioinstitucionais específicas no ambiente on-line. Palavras-chave: Discurso. Interação. Identidade.Fundação Cecierj2014-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/19410.18264/eadf.v4i2.194EaD em Foco; Vol. 4 No. 2 (2014)EaD em Foco; Vol. 4 Núm. 2 (2014)EaD em Foco; v. 4 n. 2 (2014)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/194/Art%20194_finalCopyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Marco Aurelio SilvaPedro, Veronica da SilveiraSoares, Rita de Cássia da Silva2022-05-27T13:14:58ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES SOCIOINSTITUCIONAIS A PARTIR DE INTERAÇÕES EM UM FÓRUM DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title |
A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES SOCIOINSTITUCIONAIS A PARTIR DE INTERAÇÕES EM UM FÓRUM DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
spellingShingle |
A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES SOCIOINSTITUCIONAIS A PARTIR DE INTERAÇÕES EM UM FÓRUM DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Souza, Marco Aurelio Silva |
title_short |
A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES SOCIOINSTITUCIONAIS A PARTIR DE INTERAÇÕES EM UM FÓRUM DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_full |
A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES SOCIOINSTITUCIONAIS A PARTIR DE INTERAÇÕES EM UM FÓRUM DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_fullStr |
A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES SOCIOINSTITUCIONAIS A PARTIR DE INTERAÇÕES EM UM FÓRUM DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_full_unstemmed |
A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES SOCIOINSTITUCIONAIS A PARTIR DE INTERAÇÕES EM UM FÓRUM DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_sort |
A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES SOCIOINSTITUCIONAIS A PARTIR DE INTERAÇÕES EM UM FÓRUM DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
author |
Souza, Marco Aurelio Silva |
author_facet |
Souza, Marco Aurelio Silva Pedro, Veronica da Silveira Soares, Rita de Cássia da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Pedro, Veronica da Silveira Soares, Rita de Cássia da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Marco Aurelio Silva Pedro, Veronica da Silveira Soares, Rita de Cássia da Silva |
description |
Este estudo verifica as interações entre uma cursista e uma tutora em um fórum de curso on-line, com o objetivo de analisar a construção de identidades em seus aspectos sociais e institucionais. Foram selecionadas e analisadas nove postagens da cursista e da tutora. As trocas interacionais entre as participantes por meio do discurso escrito são analisadas pela perspectiva dos conceitos teóricos da construção de identidades sociais, construção de identidades institucionais e receptividade. Os estudos mostram que os comportamentos discursivos da cursista e da tutora no fórum podem estar baseados no desejo de construir identidades socioinstitucionais específicas no ambiente on-line. Palavras-chave: Discurso. Interação. Identidade. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/194 10.18264/eadf.v4i2.194 |
url |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/194 |
identifier_str_mv |
10.18264/eadf.v4i2.194 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/194/Art%20194_final |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
dc.source.none.fl_str_mv |
EaD em Foco; Vol. 4 No. 2 (2014) EaD em Foco; Vol. 4 Núm. 2 (2014) EaD em Foco; v. 4 n. 2 (2014) 2177-8310 reponame:EAD em Foco instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) instacron:CECIERJ |
instname_str |
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) |
instacron_str |
CECIERJ |
institution |
CECIERJ |
reponame_str |
EAD em Foco |
collection |
EAD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814253789002072064 |