As Gerações na EaD: Realidades que se conectam

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cofferri, Fernanda Fátima
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Martinez, Marcia Lorena Saurin, Novello, Tanise Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/607
Resumo: A educação a distância envolve múltiplos sujeitos, cenários e experiências através das tecnologias digitais, promovendo um processo educativo que se modifica constantemente. Assim, este artigo tem como objetivo identificar quem são os estudantes matriculados, de 2007 a 2016, na modalidade a distância em cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande: FURG. Para tanto, realizou-se um levantamento no sistema da Universidade para ter acessos aos dados de matrícula que permitissem realizar o mapeamento. A análise foi balizada nos estudos do processo evolutivo entre as gerações Baby Boomers, X e Y na perspectiva de Oliveira (2009). Situar temporalmente quem são esses estudantes e quais são as gerações presentes na educação a distância torna-se fundamental, para refletir e elaborar estratégias pedagógicas que atendam os anseios e as especificidades do contexto atual da educação superior pública. Da mesma forma, problematizar o tema é como uma mola propulsora para que as instituições de educação superior (re)pensem a educação a distância como uma latente possibilidade de interações e construções neste processo educativo e coletivo. Palavras-chave: Educação a Distância, Estudantes, Gerações, Tecnologias Digitais. The Generations in EaD: Connected RealitiesAbstract Distance Education involves multiple subjects, scenarios, and experiences through digital technologies, promoting an educational process that is constantly changing. Thus, this article aims to identify who the enrolled students are, from 2007 to 2016, in distance mode in undergraduate and graduate courses of Universidade Federal do Rio Grande: FURG. To do so, a data collection of student registration in the University was conducted to allow the mapping. The analysis was based on studies of the evolutionary process between the Baby Boomers, X and Y generations from Oliveira (2009) perspective. To situate temporarily who these students are and which are the generations present in distance education, becomes fundamental to reflect and elaborate pedagogical strategies that meet the wishes and specificities of the current context of public higher education. Likewise, seeing that as a problem is a driving force for higher education institutions to (re) think distance education as a latent possibility of interactions and constructions in this educational and collective process.Keywords: Distance education, Students, Generations, Technologies.
id CECIERJ_0c964e911dc78f4c861d7e7531cf1686
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/607
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling As Gerações na EaD: Realidades que se conectamA educação a distância envolve múltiplos sujeitos, cenários e experiências através das tecnologias digitais, promovendo um processo educativo que se modifica constantemente. Assim, este artigo tem como objetivo identificar quem são os estudantes matriculados, de 2007 a 2016, na modalidade a distância em cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande: FURG. Para tanto, realizou-se um levantamento no sistema da Universidade para ter acessos aos dados de matrícula que permitissem realizar o mapeamento. A análise foi balizada nos estudos do processo evolutivo entre as gerações Baby Boomers, X e Y na perspectiva de Oliveira (2009). Situar temporalmente quem são esses estudantes e quais são as gerações presentes na educação a distância torna-se fundamental, para refletir e elaborar estratégias pedagógicas que atendam os anseios e as especificidades do contexto atual da educação superior pública. Da mesma forma, problematizar o tema é como uma mola propulsora para que as instituições de educação superior (re)pensem a educação a distância como uma latente possibilidade de interações e construções neste processo educativo e coletivo. Palavras-chave: Educação a Distância, Estudantes, Gerações, Tecnologias Digitais. The Generations in EaD: Connected RealitiesAbstract Distance Education involves multiple subjects, scenarios, and experiences through digital technologies, promoting an educational process that is constantly changing. Thus, this article aims to identify who the enrolled students are, from 2007 to 2016, in distance mode in undergraduate and graduate courses of Universidade Federal do Rio Grande: FURG. To do so, a data collection of student registration in the University was conducted to allow the mapping. The analysis was based on studies of the evolutionary process between the Baby Boomers, X and Y generations from Oliveira (2009) perspective. To situate temporarily who these students are and which are the generations present in distance education, becomes fundamental to reflect and elaborate pedagogical strategies that meet the wishes and specificities of the current context of public higher education. Likewise, seeing that as a problem is a driving force for higher education institutions to (re) think distance education as a latent possibility of interactions and constructions in this educational and collective process.Keywords: Distance education, Students, Generations, Technologies.Fundação Cecierj2017-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/60710.18264/eadf.v7i3.607EaD em Foco; Vol. 7 No. 3 (2017)EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 3 (2017)EaD em Foco; v. 7 n. 3 (2017)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/607/266Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessCofferri, Fernanda FátimaMartinez, Marcia Lorena SaurinNovello, Tanise Paula2020-01-17T10:10:48ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv As Gerações na EaD: Realidades que se conectam
title As Gerações na EaD: Realidades que se conectam
spellingShingle As Gerações na EaD: Realidades que se conectam
Cofferri, Fernanda Fátima
title_short As Gerações na EaD: Realidades que se conectam
title_full As Gerações na EaD: Realidades que se conectam
title_fullStr As Gerações na EaD: Realidades que se conectam
title_full_unstemmed As Gerações na EaD: Realidades que se conectam
title_sort As Gerações na EaD: Realidades que se conectam
author Cofferri, Fernanda Fátima
author_facet Cofferri, Fernanda Fátima
Martinez, Marcia Lorena Saurin
Novello, Tanise Paula
author_role author
author2 Martinez, Marcia Lorena Saurin
Novello, Tanise Paula
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cofferri, Fernanda Fátima
Martinez, Marcia Lorena Saurin
Novello, Tanise Paula
description A educação a distância envolve múltiplos sujeitos, cenários e experiências através das tecnologias digitais, promovendo um processo educativo que se modifica constantemente. Assim, este artigo tem como objetivo identificar quem são os estudantes matriculados, de 2007 a 2016, na modalidade a distância em cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande: FURG. Para tanto, realizou-se um levantamento no sistema da Universidade para ter acessos aos dados de matrícula que permitissem realizar o mapeamento. A análise foi balizada nos estudos do processo evolutivo entre as gerações Baby Boomers, X e Y na perspectiva de Oliveira (2009). Situar temporalmente quem são esses estudantes e quais são as gerações presentes na educação a distância torna-se fundamental, para refletir e elaborar estratégias pedagógicas que atendam os anseios e as especificidades do contexto atual da educação superior pública. Da mesma forma, problematizar o tema é como uma mola propulsora para que as instituições de educação superior (re)pensem a educação a distância como uma latente possibilidade de interações e construções neste processo educativo e coletivo. Palavras-chave: Educação a Distância, Estudantes, Gerações, Tecnologias Digitais. The Generations in EaD: Connected RealitiesAbstract Distance Education involves multiple subjects, scenarios, and experiences through digital technologies, promoting an educational process that is constantly changing. Thus, this article aims to identify who the enrolled students are, from 2007 to 2016, in distance mode in undergraduate and graduate courses of Universidade Federal do Rio Grande: FURG. To do so, a data collection of student registration in the University was conducted to allow the mapping. The analysis was based on studies of the evolutionary process between the Baby Boomers, X and Y generations from Oliveira (2009) perspective. To situate temporarily who these students are and which are the generations present in distance education, becomes fundamental to reflect and elaborate pedagogical strategies that meet the wishes and specificities of the current context of public higher education. Likewise, seeing that as a problem is a driving force for higher education institutions to (re) think distance education as a latent possibility of interactions and constructions in this educational and collective process.Keywords: Distance education, Students, Generations, Technologies.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/607
10.18264/eadf.v7i3.607
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/607
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v7i3.607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/607/266
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 7 No. 3 (2017)
EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 3 (2017)
EaD em Foco; v. 7 n. 3 (2017)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798316348721332224