Percepções de Tutores sobre as Competências Comportamentais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tenório, André
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gama, Cláudio Oliveira da, Tenório, Thaís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273
Resumo: Competências comportamentais podem auxiliar o tutor a criar um ambiente acolhedor propício à aprendizagem a distância e a lidar melhor com o perfil discente heterogêneo, próprio dessa modalidade de ensino. Um grupo de dez tutores de cursos superiores a distância de instituições públicas ou privadas do estado do Rio de Janeiro respondeu a um questionário sobre características de personalidade e atitudes desejáveis nas relações profissionais com os alunos. Foram identificadas múltiplas qualidades pessoais do tutor consideradas benéficas ao processo de ensino-aprendizagem. Para os pesquisados, ser comunicativo era o principal atributo de personalidade requerido de um tutor. Características ligadas à afetividade seriam secundárias. As atitudes profissionais dos tutores também foram perquiridas. A importância de ser organizado foi marcadamente enfatizada. O uso de uma linguagem escrita adequada na comunicação com alunos e a promoção de atividades para instigar a curiosidade e estimular a pesquisa configurariam também boas práticas a serem adotadas reiteradamente. Palavras-chave: Tutoria; Competências comportamentais; Personalidade. Perceptions of Tutors on Behavioral Skills AbstractBehavioral skills can help tutors to create an inviting virtual learning environment and to administrate heterogeneous student profile which is peculiar to the e-learning. Ten tutors of e-learning undergraduation degrees of public or private institutions of the Rio de Janeiro state answered a questionnaire about personality characteristics and desirable attitudes in professional relationships with students. Multiple tutor personal qualities considered beneficial to the teaching and learning process have been identified. Be communicative was pointed out by the interviewed as the main personal attribute required of a tutor. Socio-affective competences would be of less importance. Tutor professional attitudes were also investigated. The importance of being organized was emphasized. However, to use an adequate written language in messages for students and to promote activities to instigate curiosity and to stimulate research would be good professional strategies. Keywords: Tutoring; Behavioral skills; Personality.
id CECIERJ_120b1c714f04bc8b26be0b98e0c13fb1
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/273
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Percepções de Tutores sobre as Competências ComportamentaisCompetências comportamentais podem auxiliar o tutor a criar um ambiente acolhedor propício à aprendizagem a distância e a lidar melhor com o perfil discente heterogêneo, próprio dessa modalidade de ensino. Um grupo de dez tutores de cursos superiores a distância de instituições públicas ou privadas do estado do Rio de Janeiro respondeu a um questionário sobre características de personalidade e atitudes desejáveis nas relações profissionais com os alunos. Foram identificadas múltiplas qualidades pessoais do tutor consideradas benéficas ao processo de ensino-aprendizagem. Para os pesquisados, ser comunicativo era o principal atributo de personalidade requerido de um tutor. Características ligadas à afetividade seriam secundárias. As atitudes profissionais dos tutores também foram perquiridas. A importância de ser organizado foi marcadamente enfatizada. O uso de uma linguagem escrita adequada na comunicação com alunos e a promoção de atividades para instigar a curiosidade e estimular a pesquisa configurariam também boas práticas a serem adotadas reiteradamente. Palavras-chave: Tutoria; Competências comportamentais; Personalidade. Perceptions of Tutors on Behavioral Skills AbstractBehavioral skills can help tutors to create an inviting virtual learning environment and to administrate heterogeneous student profile which is peculiar to the e-learning. Ten tutors of e-learning undergraduation degrees of public or private institutions of the Rio de Janeiro state answered a questionnaire about personality characteristics and desirable attitudes in professional relationships with students. Multiple tutor personal qualities considered beneficial to the teaching and learning process have been identified. Be communicative was pointed out by the interviewed as the main personal attribute required of a tutor. Socio-affective competences would be of less importance. Tutor professional attitudes were also investigated. The importance of being organized was emphasized. However, to use an adequate written language in messages for students and to promote activities to instigate curiosity and to stimulate research would be good professional strategies. Keywords: Tutoring; Behavioral skills; Personality.Fundação Cecierj2015-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpeghttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/27310.18264/eadf.v5i3.273EaD em Foco; Vol. 5 No. 3 (2015)EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 3 (2015)EaD em Foco; v. 5 n. 3 (2015)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/146https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/452https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/453https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/454https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/455https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/456https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/457https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/458https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/459https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/460https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/461https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/462https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/463https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/464https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/465https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/466https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/467https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/468https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/469https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/470https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/471https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/472https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/473https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/474https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/475https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/476Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessTenório, AndréGama, Cláudio Oliveira daTenório, Thaís2020-01-18T11:10:47ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Percepções de Tutores sobre as Competências Comportamentais
title Percepções de Tutores sobre as Competências Comportamentais
spellingShingle Percepções de Tutores sobre as Competências Comportamentais
Tenório, André
title_short Percepções de Tutores sobre as Competências Comportamentais
title_full Percepções de Tutores sobre as Competências Comportamentais
title_fullStr Percepções de Tutores sobre as Competências Comportamentais
title_full_unstemmed Percepções de Tutores sobre as Competências Comportamentais
title_sort Percepções de Tutores sobre as Competências Comportamentais
author Tenório, André
author_facet Tenório, André
Gama, Cláudio Oliveira da
Tenório, Thaís
author_role author
author2 Gama, Cláudio Oliveira da
Tenório, Thaís
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tenório, André
Gama, Cláudio Oliveira da
Tenório, Thaís
description Competências comportamentais podem auxiliar o tutor a criar um ambiente acolhedor propício à aprendizagem a distância e a lidar melhor com o perfil discente heterogêneo, próprio dessa modalidade de ensino. Um grupo de dez tutores de cursos superiores a distância de instituições públicas ou privadas do estado do Rio de Janeiro respondeu a um questionário sobre características de personalidade e atitudes desejáveis nas relações profissionais com os alunos. Foram identificadas múltiplas qualidades pessoais do tutor consideradas benéficas ao processo de ensino-aprendizagem. Para os pesquisados, ser comunicativo era o principal atributo de personalidade requerido de um tutor. Características ligadas à afetividade seriam secundárias. As atitudes profissionais dos tutores também foram perquiridas. A importância de ser organizado foi marcadamente enfatizada. O uso de uma linguagem escrita adequada na comunicação com alunos e a promoção de atividades para instigar a curiosidade e estimular a pesquisa configurariam também boas práticas a serem adotadas reiteradamente. Palavras-chave: Tutoria; Competências comportamentais; Personalidade. Perceptions of Tutors on Behavioral Skills AbstractBehavioral skills can help tutors to create an inviting virtual learning environment and to administrate heterogeneous student profile which is peculiar to the e-learning. Ten tutors of e-learning undergraduation degrees of public or private institutions of the Rio de Janeiro state answered a questionnaire about personality characteristics and desirable attitudes in professional relationships with students. Multiple tutor personal qualities considered beneficial to the teaching and learning process have been identified. Be communicative was pointed out by the interviewed as the main personal attribute required of a tutor. Socio-affective competences would be of less importance. Tutor professional attitudes were also investigated. The importance of being organized was emphasized. However, to use an adequate written language in messages for students and to promote activities to instigate curiosity and to stimulate research would be good professional strategies. Keywords: Tutoring; Behavioral skills; Personality.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273
10.18264/eadf.v5i3.273
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v5i3.273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/146
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/452
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/453
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/454
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/455
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/456
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/457
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/458
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/459
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/460
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/461
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/462
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/463
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/464
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/465
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/466
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/467
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/468
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/469
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/470
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/471
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/472
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/473
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/474
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/475
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/476
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 5 No. 3 (2015)
EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 3 (2015)
EaD em Foco; v. 5 n. 3 (2015)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733981567517196288