Estabelecimento de critérios de qualidade para aplicativos educacionais no contexto dos dispositivos móveis (M-Learning)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Marcos Vinícius Mendonça
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Araújo Jr., Carlos Fernando, Silveira, Ismar Frango
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/466
Resumo: Este artigo aborda os principais conceitos e abordagens aplicados no contexto da aprendizagem móvel:M-Learning. Descreve as necessidades para o estabelecimento de critérios de qualidade específicos para esta modalidade de aplicativos. Demonstra, com base em revisão de literatura, os principais atributos de qualidade que podem compor uma metodologia específica para avaliação da qualidade dos aplicativos educacionais. Propõe uma categorização dos critérios de qualidade de um aplicativo bem como estabelece um instrumento para avaliação de aplicativos para dispositivos móveis. Os critérios identificados e mapeados podem auxiliar docentes e outros profissionais na seleção de aplicativos para aprendizagem móvel de forma mais eficaz. Enfatiza as potencialidades do M-Learning para os processos de ensino e aprendizagem.Palavras-chave: Aprendizagem móvel, Aplicativos educacionais, Critérios de qualidade, M-Learning, Educação aberta.Quality criteria for educational applications in the context of mobile devices (M- Learning)Abstract This paper presents the main concepts and approaches applied in the context of mobile learning. It describes the need to establish specific quality criteria for this application mode. Shows from literature review key quality attributes that can make a specific methodology for assessing the quality of educational applications. It proposes a categorization of quality criteria for an application and establishes a tool for the evaluation of applications for mobile devices. Identified and mapped criteria can help teachers and other professionals to select applications for mobile learning moreeffectively. Emphasizes the M-Learning capabilities for teaching and learning processes.Keywords: Mobile learning, Collaborative learning, Educational Apps, Quality criteria, Open Education.
id CECIERJ_15bea7d1257c4af4f2af338e0598210f
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/466
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Estabelecimento de critérios de qualidade para aplicativos educacionais no contexto dos dispositivos móveis (M-Learning)Este artigo aborda os principais conceitos e abordagens aplicados no contexto da aprendizagem móvel:M-Learning. Descreve as necessidades para o estabelecimento de critérios de qualidade específicos para esta modalidade de aplicativos. Demonstra, com base em revisão de literatura, os principais atributos de qualidade que podem compor uma metodologia específica para avaliação da qualidade dos aplicativos educacionais. Propõe uma categorização dos critérios de qualidade de um aplicativo bem como estabelece um instrumento para avaliação de aplicativos para dispositivos móveis. Os critérios identificados e mapeados podem auxiliar docentes e outros profissionais na seleção de aplicativos para aprendizagem móvel de forma mais eficaz. Enfatiza as potencialidades do M-Learning para os processos de ensino e aprendizagem.Palavras-chave: Aprendizagem móvel, Aplicativos educacionais, Critérios de qualidade, M-Learning, Educação aberta.Quality criteria for educational applications in the context of mobile devices (M- Learning)Abstract This paper presents the main concepts and approaches applied in the context of mobile learning. It describes the need to establish specific quality criteria for this application mode. Shows from literature review key quality attributes that can make a specific methodology for assessing the quality of educational applications. It proposes a categorization of quality criteria for an application and establishes a tool for the evaluation of applications for mobile devices. Identified and mapped criteria can help teachers and other professionals to select applications for mobile learning moreeffectively. Emphasizes the M-Learning capabilities for teaching and learning processes.Keywords: Mobile learning, Collaborative learning, Educational Apps, Quality criteria, Open Education.Fundação Cecierj2017-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/46610.18264/eadf.v7i2.466EaD em Foco; Vol. 7 No. 2 (2017)EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 2 (2017)EaD em Foco; v. 7 n. 2 (2017)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/466/262Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Marcos Vinícius MendonçaAraújo Jr., Carlos FernandoSilveira, Ismar Frango2020-01-17T10:17:10ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Estabelecimento de critérios de qualidade para aplicativos educacionais no contexto dos dispositivos móveis (M-Learning)
title Estabelecimento de critérios de qualidade para aplicativos educacionais no contexto dos dispositivos móveis (M-Learning)
spellingShingle Estabelecimento de critérios de qualidade para aplicativos educacionais no contexto dos dispositivos móveis (M-Learning)
Andrade, Marcos Vinícius Mendonça
title_short Estabelecimento de critérios de qualidade para aplicativos educacionais no contexto dos dispositivos móveis (M-Learning)
title_full Estabelecimento de critérios de qualidade para aplicativos educacionais no contexto dos dispositivos móveis (M-Learning)
title_fullStr Estabelecimento de critérios de qualidade para aplicativos educacionais no contexto dos dispositivos móveis (M-Learning)
title_full_unstemmed Estabelecimento de critérios de qualidade para aplicativos educacionais no contexto dos dispositivos móveis (M-Learning)
title_sort Estabelecimento de critérios de qualidade para aplicativos educacionais no contexto dos dispositivos móveis (M-Learning)
author Andrade, Marcos Vinícius Mendonça
author_facet Andrade, Marcos Vinícius Mendonça
Araújo Jr., Carlos Fernando
Silveira, Ismar Frango
author_role author
author2 Araújo Jr., Carlos Fernando
Silveira, Ismar Frango
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Marcos Vinícius Mendonça
Araújo Jr., Carlos Fernando
Silveira, Ismar Frango
description Este artigo aborda os principais conceitos e abordagens aplicados no contexto da aprendizagem móvel:M-Learning. Descreve as necessidades para o estabelecimento de critérios de qualidade específicos para esta modalidade de aplicativos. Demonstra, com base em revisão de literatura, os principais atributos de qualidade que podem compor uma metodologia específica para avaliação da qualidade dos aplicativos educacionais. Propõe uma categorização dos critérios de qualidade de um aplicativo bem como estabelece um instrumento para avaliação de aplicativos para dispositivos móveis. Os critérios identificados e mapeados podem auxiliar docentes e outros profissionais na seleção de aplicativos para aprendizagem móvel de forma mais eficaz. Enfatiza as potencialidades do M-Learning para os processos de ensino e aprendizagem.Palavras-chave: Aprendizagem móvel, Aplicativos educacionais, Critérios de qualidade, M-Learning, Educação aberta.Quality criteria for educational applications in the context of mobile devices (M- Learning)Abstract This paper presents the main concepts and approaches applied in the context of mobile learning. It describes the need to establish specific quality criteria for this application mode. Shows from literature review key quality attributes that can make a specific methodology for assessing the quality of educational applications. It proposes a categorization of quality criteria for an application and establishes a tool for the evaluation of applications for mobile devices. Identified and mapped criteria can help teachers and other professionals to select applications for mobile learning moreeffectively. Emphasizes the M-Learning capabilities for teaching and learning processes.Keywords: Mobile learning, Collaborative learning, Educational Apps, Quality criteria, Open Education.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/466
10.18264/eadf.v7i2.466
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/466
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v7i2.466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/466/262
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 7 No. 2 (2017)
EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 2 (2017)
EaD em Foco; v. 7 n. 2 (2017)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814253790226808832