EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espíndola, Romário de Macedo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: de Lacerda, Fátima Kzam Damaceno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/174
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de estudar os motivos de evasão no curso de licenciatura em ciências biológicas do polo de educação a distância do CEDERJ/UAB localizado no município de Nova Friburgo-RJ. Com esse objetivo foi realizado um estudo exploratório utilizando os dados contidos no sistema acadêmico do CEDERJ para se obter o número de alunos evadidos das dez primeiras turmas do curso, de 2006 a 2011. Posteriormente, para se estudar o motivo dos estudantes abandonarem o curso, foram realizadas entrevistas, através de ligações telefônicas, com 30 ex-alunos do curso. Os resultados indicaram que no grupo pesquisado ocorreu uma evasão de 43% que se concentrou nos três períodos iniciais do curso. Os principais motivos de evasão são relatados. Observou-se uma tendência de diminuição da evasão ao longo do tempo, o que pode estar relacionado com as ações de apoio acadêmico ao estudante que vem sendo desenvolvidas pela instituição de ensino.
id CECIERJ_17e0435d765fe6c65913e9a9e59000c2
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/174
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO Este trabalho tem o objetivo de estudar os motivos de evasão no curso de licenciatura em ciências biológicas do polo de educação a distância do CEDERJ/UAB localizado no município de Nova Friburgo-RJ. Com esse objetivo foi realizado um estudo exploratório utilizando os dados contidos no sistema acadêmico do CEDERJ para se obter o número de alunos evadidos das dez primeiras turmas do curso, de 2006 a 2011. Posteriormente, para se estudar o motivo dos estudantes abandonarem o curso, foram realizadas entrevistas, através de ligações telefônicas, com 30 ex-alunos do curso. Os resultados indicaram que no grupo pesquisado ocorreu uma evasão de 43% que se concentrou nos três períodos iniciais do curso. Os principais motivos de evasão são relatados. Observou-se uma tendência de diminuição da evasão ao longo do tempo, o que pode estar relacionado com as ações de apoio acadêmico ao estudante que vem sendo desenvolvidas pela instituição de ensino. Fundação Cecierj2013-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpegimage/jpeghttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/17410.18264/eadf.v3i1.174EaD em Foco; Vol. 3 No. 1 (2013)EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 1 (2013)EaD em Foco; v. 3 n. 1 (2013)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/174/45https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/174/423https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/174/424Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessEspíndola, Romário de Macedode Lacerda, Fátima Kzam Damaceno2022-05-27T13:14:57ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO
title EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO
spellingShingle EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO
Espíndola, Romário de Macedo
title_short EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO
title_full EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO
title_fullStr EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO
title_full_unstemmed EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO
title_sort EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO
author Espíndola, Romário de Macedo
author_facet Espíndola, Romário de Macedo
de Lacerda, Fátima Kzam Damaceno
author_role author
author2 de Lacerda, Fátima Kzam Damaceno
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Espíndola, Romário de Macedo
de Lacerda, Fátima Kzam Damaceno
description Este trabalho tem o objetivo de estudar os motivos de evasão no curso de licenciatura em ciências biológicas do polo de educação a distância do CEDERJ/UAB localizado no município de Nova Friburgo-RJ. Com esse objetivo foi realizado um estudo exploratório utilizando os dados contidos no sistema acadêmico do CEDERJ para se obter o número de alunos evadidos das dez primeiras turmas do curso, de 2006 a 2011. Posteriormente, para se estudar o motivo dos estudantes abandonarem o curso, foram realizadas entrevistas, através de ligações telefônicas, com 30 ex-alunos do curso. Os resultados indicaram que no grupo pesquisado ocorreu uma evasão de 43% que se concentrou nos três períodos iniciais do curso. Os principais motivos de evasão são relatados. Observou-se uma tendência de diminuição da evasão ao longo do tempo, o que pode estar relacionado com as ações de apoio acadêmico ao estudante que vem sendo desenvolvidas pela instituição de ensino.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/174
10.18264/eadf.v3i1.174
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/174
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v3i1.174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/174/45
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/174/423
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/174/424
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 3 No. 1 (2013)
EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 1 (2013)
EaD em Foco; v. 3 n. 1 (2013)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733981567456378880