APLICAÇÃO DE MODELO DE TUTORIA PROATIVA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL DE ENSINO A DISTÂNCIA UTILIZANDO FERRAMENTAS DE INTERATIVIDADE E PERSONALIZAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EAD em Foco |
Texto Completo: | https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/17 |
Resumo: | A Educação a Distância (EAD) é a modalidade educacional em que o processo de ensino-aprendizagem ocorre com auxílio de meios e tecnologias de informação e comunicação (TICs) permitindo a alunos e professores desenvolverem atividades educacionais em lugares ou tempos diversos. Durante os anos de 2008 e 2009, a disciplina Instrumentação para o Ensino em Genética, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Consórcio CEDERJ, foi utilizada como alvo de estudo. O objetivo do presente trabalho é apresentar um modelo de tutoria proativa utilizando ferramentas de interatividade e personalização do processo de ensino-aprendizagem na modalidade semipresencial buscando a maior interação e motivação do aprendiz, além de estreitar os laços afetivos entre aprendiz e tutoria. Ações presenciais e a distância foram propostas ao diagnosticar o perfil dos aprendizes. O estímulo, a interatividade e a personalização do processo de ensino-aprendizagem permitiram uma diminuição no índice de abandono no período avaliado. A participação nos encontros presenciais contribuiu para aumentar a afetividade. Além disso, observou-se um aumento da participação em encontros virtuais apresentada em número de aprendizes presentes nos encontros virtuais e a melhora no desempenho, apresentada em média de notas. Considerou-se que o aprendiz deve se sentir parte ativa, buscando, com auxílio da tutoria, a melhor forma de utilizar suas habilidades e competências para um maior aproveitamento. |
id |
CECIERJ_29fb0b0de362206b49f889638bb60f98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/17 |
network_acronym_str |
CECIERJ |
network_name_str |
EAD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
APLICAÇÃO DE MODELO DE TUTORIA PROATIVA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL DE ENSINO A DISTÂNCIA UTILIZANDO FERRAMENTAS DE INTERATIVIDADE E PERSONALIZAÇÃOA Educação a Distância (EAD) é a modalidade educacional em que o processo de ensino-aprendizagem ocorre com auxílio de meios e tecnologias de informação e comunicação (TICs) permitindo a alunos e professores desenvolverem atividades educacionais em lugares ou tempos diversos. Durante os anos de 2008 e 2009, a disciplina Instrumentação para o Ensino em Genética, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Consórcio CEDERJ, foi utilizada como alvo de estudo. O objetivo do presente trabalho é apresentar um modelo de tutoria proativa utilizando ferramentas de interatividade e personalização do processo de ensino-aprendizagem na modalidade semipresencial buscando a maior interação e motivação do aprendiz, além de estreitar os laços afetivos entre aprendiz e tutoria. Ações presenciais e a distância foram propostas ao diagnosticar o perfil dos aprendizes. O estímulo, a interatividade e a personalização do processo de ensino-aprendizagem permitiram uma diminuição no índice de abandono no período avaliado. A participação nos encontros presenciais contribuiu para aumentar a afetividade. Além disso, observou-se um aumento da participação em encontros virtuais apresentada em número de aprendizes presentes nos encontros virtuais e a melhora no desempenho, apresentada em média de notas. Considerou-se que o aprendiz deve se sentir parte ativa, buscando, com auxílio da tutoria, a melhor forma de utilizar suas habilidades e competências para um maior aproveitamento.Fundação Cecierj2010-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1710.18264/eadf.v1i1.17EaD em Foco; Vol. 1 No. 1 (2010)EaD em Foco; Vol. 1 Núm. 1 (2010)EaD em Foco; v. 1 n. 1 (2010)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/17/5Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessAguiar, Juliana MacielFerreira, Cristina dos SantosGarcia, Ana Beatriz2022-05-27T13:14:56ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
APLICAÇÃO DE MODELO DE TUTORIA PROATIVA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL DE ENSINO A DISTÂNCIA UTILIZANDO FERRAMENTAS DE INTERATIVIDADE E PERSONALIZAÇÃO |
title |
APLICAÇÃO DE MODELO DE TUTORIA PROATIVA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL DE ENSINO A DISTÂNCIA UTILIZANDO FERRAMENTAS DE INTERATIVIDADE E PERSONALIZAÇÃO |
spellingShingle |
APLICAÇÃO DE MODELO DE TUTORIA PROATIVA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL DE ENSINO A DISTÂNCIA UTILIZANDO FERRAMENTAS DE INTERATIVIDADE E PERSONALIZAÇÃO Aguiar, Juliana Maciel |
title_short |
APLICAÇÃO DE MODELO DE TUTORIA PROATIVA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL DE ENSINO A DISTÂNCIA UTILIZANDO FERRAMENTAS DE INTERATIVIDADE E PERSONALIZAÇÃO |
title_full |
APLICAÇÃO DE MODELO DE TUTORIA PROATIVA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL DE ENSINO A DISTÂNCIA UTILIZANDO FERRAMENTAS DE INTERATIVIDADE E PERSONALIZAÇÃO |
title_fullStr |
APLICAÇÃO DE MODELO DE TUTORIA PROATIVA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL DE ENSINO A DISTÂNCIA UTILIZANDO FERRAMENTAS DE INTERATIVIDADE E PERSONALIZAÇÃO |
title_full_unstemmed |
APLICAÇÃO DE MODELO DE TUTORIA PROATIVA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL DE ENSINO A DISTÂNCIA UTILIZANDO FERRAMENTAS DE INTERATIVIDADE E PERSONALIZAÇÃO |
title_sort |
APLICAÇÃO DE MODELO DE TUTORIA PROATIVA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL DE ENSINO A DISTÂNCIA UTILIZANDO FERRAMENTAS DE INTERATIVIDADE E PERSONALIZAÇÃO |
author |
Aguiar, Juliana Maciel |
author_facet |
Aguiar, Juliana Maciel Ferreira, Cristina dos Santos Garcia, Ana Beatriz |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Cristina dos Santos Garcia, Ana Beatriz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguiar, Juliana Maciel Ferreira, Cristina dos Santos Garcia, Ana Beatriz |
description |
A Educação a Distância (EAD) é a modalidade educacional em que o processo de ensino-aprendizagem ocorre com auxílio de meios e tecnologias de informação e comunicação (TICs) permitindo a alunos e professores desenvolverem atividades educacionais em lugares ou tempos diversos. Durante os anos de 2008 e 2009, a disciplina Instrumentação para o Ensino em Genética, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Consórcio CEDERJ, foi utilizada como alvo de estudo. O objetivo do presente trabalho é apresentar um modelo de tutoria proativa utilizando ferramentas de interatividade e personalização do processo de ensino-aprendizagem na modalidade semipresencial buscando a maior interação e motivação do aprendiz, além de estreitar os laços afetivos entre aprendiz e tutoria. Ações presenciais e a distância foram propostas ao diagnosticar o perfil dos aprendizes. O estímulo, a interatividade e a personalização do processo de ensino-aprendizagem permitiram uma diminuição no índice de abandono no período avaliado. A participação nos encontros presenciais contribuiu para aumentar a afetividade. Além disso, observou-se um aumento da participação em encontros virtuais apresentada em número de aprendizes presentes nos encontros virtuais e a melhora no desempenho, apresentada em média de notas. Considerou-se que o aprendiz deve se sentir parte ativa, buscando, com auxílio da tutoria, a melhor forma de utilizar suas habilidades e competências para um maior aproveitamento. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-04-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/17 10.18264/eadf.v1i1.17 |
url |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/17 |
identifier_str_mv |
10.18264/eadf.v1i1.17 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/17/5 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
dc.source.none.fl_str_mv |
EaD em Foco; Vol. 1 No. 1 (2010) EaD em Foco; Vol. 1 Núm. 1 (2010) EaD em Foco; v. 1 n. 1 (2010) 2177-8310 reponame:EAD em Foco instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) instacron:CECIERJ |
instname_str |
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) |
instacron_str |
CECIERJ |
institution |
CECIERJ |
reponame_str |
EAD em Foco |
collection |
EAD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798316347185168384 |