O uso da videoconferência em um curso na modalidade semipresencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliani, Gilberto, 1960-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615522
Resumo: Orientador: Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira
id UNICAMP-30_f34d9c180ac82db5c2ebb1f03855200d
oai_identifier_str oai::797101
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O uso da videoconferência em um curso na modalidade semipresencialThe use of videoconferencing in a course in blended modeVideoconferênciaEnsino superiorEnsino a distânciaTecnologia digitalTecnologia da informação e comunicaçãoVideoconferencingHigher educationDistance educationDigital technologiesTechnologies of information and communicationOrientador: Elisabete Monteiro de Aguiar PereiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho objetivou pesquisar como ocorreu o processo de ensino e aprendizagem, com e por meio da videoconferência, durante o primeiro curso de mestrado stricto sensu semipresencial, ministrado na sala de videoconferências da Faculdade de Educação - FE da Unicamp, em 2006, com o Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET de Cuiabá por meio do Programa Minter. Participaram 10 professores da Unicamp: 06 ministraram aulas na FE e 04 em Cuiabá. Participaram 30 alunos: 20 assistiram aulas na sala de videoconferência da FE e 10 em Cuiabá. Adotamos a metodologia de pesquisa qualitativa e documental e usamos como instrumentos de análise: vídeos das videoconferências; relatórios durante videoconferências; relatórios de acessos dos alunos aos vídeos; questionários de alunos e professores. Visamos conhecer como professores e alunos consideram a educação semipresencial, como ocorre a interação professor-aluno, como professores atuam com o uso da videoconferência e reconhecer quais, as necessárias competências docentes, qual o impacto da tecnologia para o ensino semipresencial e as tecnologias a serem aprimoradas para a produção midiática e o uso em videoconferência. A análise demonstrou que a implantação de cursos com o uso da videoconferência demanda novas formas no processo de ensino e aprendizagem; que há necessidade do professor desenvolver competências pedagógicas, didáticas e técnicas para o ensino semipresencial com o uso da tecnologia; que é relevante o preparo dos conteúdos midiáticos apropriadamente. Acreditamos que o trabalho possa oferecer subsídios e diretrizes para a implantação de um Programa de Preparação de Professores, na Faculdade de Educação, para o uso da videoconferência em cursos semipresenciais.Abstract: This study has aimed to investigate how took place the teaching and learning process, with and through videoconferencing during the first stricto sensu Masters blended course, taught in the videoconferencing room at the Faculty of Education - FE Unicamp in 2006 with the Federal Center for Technological Education - CEFET of Cuiabá, through Minter Program. We adopted a qualitative and documentary research methodology and used as analytical tools: recorded videoconferencing sessions; reports during videoconferences sessions; students reports regarding recorded videos, questionnaires received from students and teachers. We aimed to know how teachers and students see the semi-distance education, how the interaction between teacher and student happens, how teachers behave with the use of videoconferencing and to recognize which are the necessary teacher skills, what is the impact of technology to the semidistance education and the technologies to be improved to the mediatic production and the use in videoconferencing. The analysis has shown that the implementation of courses using videoconferencing demands new ways in the teaching and learning process; that the teacher needs to develop pedagogical, didatic and technical skills to the semi-distance education with the use of technology. We believe that this study can offer subsidies and guidelines to the implementation of a Teacher Preparation Program, in the Faculty of Education, to the use of videoconferencing in semi-distance courses.MestradoEnsino e Práticas CulturaisMestre em Educação[s.n.]Pereira, Elisabete Monteiro de Aguiar, 1949-Amaral, Sergio Ferreira doValente, José ArmandoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliani, Gilberto, 1960-2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf160 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615522OLIANI, Gilberto. O uso da videoconferência em um curso na modalidade semipresencial. 2011. 160 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615522. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/797101porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:17:39Zoai::797101Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:17:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da videoconferência em um curso na modalidade semipresencial
The use of videoconferencing in a course in blended mode
title O uso da videoconferência em um curso na modalidade semipresencial
spellingShingle O uso da videoconferência em um curso na modalidade semipresencial
Oliani, Gilberto, 1960-
Videoconferência
Ensino superior
Ensino a distância
Tecnologia digital
Tecnologia da informação e comunicação
Videoconferencing
Higher education
Distance education
Digital technologies
Technologies of information and communication
title_short O uso da videoconferência em um curso na modalidade semipresencial
title_full O uso da videoconferência em um curso na modalidade semipresencial
title_fullStr O uso da videoconferência em um curso na modalidade semipresencial
title_full_unstemmed O uso da videoconferência em um curso na modalidade semipresencial
title_sort O uso da videoconferência em um curso na modalidade semipresencial
author Oliani, Gilberto, 1960-
author_facet Oliani, Gilberto, 1960-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Elisabete Monteiro de Aguiar, 1949-
Amaral, Sergio Ferreira do
Valente, José Armando
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliani, Gilberto, 1960-
dc.subject.por.fl_str_mv Videoconferência
Ensino superior
Ensino a distância
Tecnologia digital
Tecnologia da informação e comunicação
Videoconferencing
Higher education
Distance education
Digital technologies
Technologies of information and communication
topic Videoconferência
Ensino superior
Ensino a distância
Tecnologia digital
Tecnologia da informação e comunicação
Videoconferencing
Higher education
Distance education
Digital technologies
Technologies of information and communication
description Orientador: Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615522
OLIANI, Gilberto. O uso da videoconferência em um curso na modalidade semipresencial. 2011. 160 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615522. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615522
identifier_str_mv OLIANI, Gilberto. O uso da videoconferência em um curso na modalidade semipresencial. 2011. 160 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615522. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/797101
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
160 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189055903039488