O Corpo, a Tela e a Produção de Presença na EaD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nolasco-Silva, Leonardo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Maddalena, Tania Lucí­a
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1915
Resumo: The main objective of this article is to think about the idea of "‹"‹cyber bodies and the production of presence through screens. From the intensification of pedagogical practices in digital media, our proposal is to discuss remote teaching and cyberculture phenomena related to presence. We think of Distance Education as a teaching modality that has irreconcilable specificities with some educational practices of the face-to-face format. We emphasize the need for teacher training committed to the practices of cyberculture and we defend the creation of online curricula as narrative exercises of the world, people and knowledge.
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spelling O Corpo, a Tela e a Produção de Presença na EaDThe main objective of this article is to think about the idea of "‹"‹cyber bodies and the production of presence through screens. From the intensification of pedagogical practices in digital media, our proposal is to discuss remote teaching and cyberculture phenomena related to presence. We think of Distance Education as a teaching modality that has irreconcilable specificities with some educational practices of the face-to-face format. We emphasize the need for teacher training committed to the practices of cyberculture and we defend the creation of online curricula as narrative exercises of the world, people and knowledge.Em meio à intensificação das práticas pedagógicas mediadas pelo digital em rede,demandadas pela pandemia de Covid-19, propomos pensar, por meio da ideia de cibercorpos, a produção de presença através das telas. A partir do que temos discutido em torno do Ensino Remoto e dos fenômenos da Cibercultura, pensamos a EAD enquanto modalidade de ensino que possui especificidades inconciliáveis com algumas práticas educativas consolidadas no formato presencial. Destacamos a urgência de formações docentes comprometidas com os fenômenos da cibercultura e defendemos a criação de currículos online que sejam exercícios narrativos de si, do mundo e dos conhecimentos, isto é, hiperescritas ficcionais que se enredam nas redes educativas de "˜práticasteorias' cibercorporais. Palavras-chave: Corpo. Presença. Cibercultura. Educação a distância.Fundação Cecierj2022-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/191510.18264/eadf.v12i3.1915EaD em Foco; Vol. 12 No. 3 (2022): Special Edition: Research Training in Cyberculture; e1915EaD em Foco; Vol. 12 Núm. 3 (2022): Edición Especial: Investigación y Formación en Cibercultura; e1915EaD em Foco; v. 12 n. 3 (2022): Dossiê Especial - Pesquisaformação na Cibercultura: Experiências da Pandemia; e19152177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1915/784Copyright (c) 2022 EaD em Focohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNolasco-Silva, LeonardoMaddalena, Tania Lucí­a2023-04-14T22:54:10Zoai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/1915Revistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONGhttp://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/oai||eademfoco@cecierj.edu.br2177-83102177-8310opendoar:2023-04-14T22:54:10EAD em Foco - Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)false
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