Representações Sociais Docentes: EaD e Educação Presencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, David Vieira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Monteiro, Patrícia Ortiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/681
Resumo: A Educação a Distância cresceu nos últimos anos e hoje é parte do sistema educacional brasileiro. Nesse contexto, ela forma diversos profissionais, inclusive professores. Este artigo tem como objetivo identificar as representações sociais de docentes do curso de Pedagogia da EaD e da educação presencial sobre as diferenças entre as modalidades. O tema se justifica, pois permite analisar como se orienta a ação dos docentes das modalidades, assim como seu comportamento. A metodologia utilizada foi entrevistas com perguntas abertas com doze docentes, sendo seis da EaD e seis da modalidade presencial. Os resultados apontaram para a ideia de que a educação presencial é considerada mais eficiente do que a EaD por docentes das duas modalidades. Palavras-chave: EaD, Representações, Pedagogia. Social Representations of Teachers: DE and face-to-face educationAbstractDistance education has grown in recent years and today it is part of the Brazilian educational system. In this context, it prepares different professionals, including teachers. This article aims to identify the social representations of teachers of the Teacher Education at a Distance (DE) program and the face-to-face program regarding the differences between these modalities. The theme is justified because it allows to analyze teachers actions in the modalities as well as their behavior. The methodology used was open questions interviews with 12 teachers, being 6 of the DE and 6 of the face-to-face modality. The results point to the idea that face-to-face education is considered to be more effective than DE by teachers of both modalities. Keywords: Distance education, Social representations, Teacher Education (Pedagogy).
id CECIERJ_377a646a03260ad55224fc4621d47ab8
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/681
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Representações Sociais Docentes: EaD e Educação PresencialA Educação a Distância cresceu nos últimos anos e hoje é parte do sistema educacional brasileiro. Nesse contexto, ela forma diversos profissionais, inclusive professores. Este artigo tem como objetivo identificar as representações sociais de docentes do curso de Pedagogia da EaD e da educação presencial sobre as diferenças entre as modalidades. O tema se justifica, pois permite analisar como se orienta a ação dos docentes das modalidades, assim como seu comportamento. A metodologia utilizada foi entrevistas com perguntas abertas com doze docentes, sendo seis da EaD e seis da modalidade presencial. Os resultados apontaram para a ideia de que a educação presencial é considerada mais eficiente do que a EaD por docentes das duas modalidades. Palavras-chave: EaD, Representações, Pedagogia. Social Representations of Teachers: DE and face-to-face educationAbstractDistance education has grown in recent years and today it is part of the Brazilian educational system. In this context, it prepares different professionals, including teachers. This article aims to identify the social representations of teachers of the Teacher Education at a Distance (DE) program and the face-to-face program regarding the differences between these modalities. The theme is justified because it allows to analyze teachers actions in the modalities as well as their behavior. The methodology used was open questions interviews with 12 teachers, being 6 of the DE and 6 of the face-to-face modality. The results point to the idea that face-to-face education is considered to be more effective than DE by teachers of both modalities. Keywords: Distance education, Social representations, Teacher Education (Pedagogy).Fundação Cecierj2018-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/68110.18264/eadf.v8i1.681EaD em Foco; Vol. 8 No. 1 (2018): Volume únicoEaD em Foco; Vol. 8 Núm. 1 (2018): Volume únicoEaD em Foco; v. 8 n. 1 (2018): Volume único2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/681/297https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/681/335Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarneiro, David VieiraMonteiro, Patrícia Ortiz2020-01-17T10:03:27ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Representações Sociais Docentes: EaD e Educação Presencial
title Representações Sociais Docentes: EaD e Educação Presencial
spellingShingle Representações Sociais Docentes: EaD e Educação Presencial
Carneiro, David Vieira
title_short Representações Sociais Docentes: EaD e Educação Presencial
title_full Representações Sociais Docentes: EaD e Educação Presencial
title_fullStr Representações Sociais Docentes: EaD e Educação Presencial
title_full_unstemmed Representações Sociais Docentes: EaD e Educação Presencial
title_sort Representações Sociais Docentes: EaD e Educação Presencial
author Carneiro, David Vieira
author_facet Carneiro, David Vieira
Monteiro, Patrícia Ortiz
author_role author
author2 Monteiro, Patrícia Ortiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, David Vieira
Monteiro, Patrícia Ortiz
description A Educação a Distância cresceu nos últimos anos e hoje é parte do sistema educacional brasileiro. Nesse contexto, ela forma diversos profissionais, inclusive professores. Este artigo tem como objetivo identificar as representações sociais de docentes do curso de Pedagogia da EaD e da educação presencial sobre as diferenças entre as modalidades. O tema se justifica, pois permite analisar como se orienta a ação dos docentes das modalidades, assim como seu comportamento. A metodologia utilizada foi entrevistas com perguntas abertas com doze docentes, sendo seis da EaD e seis da modalidade presencial. Os resultados apontaram para a ideia de que a educação presencial é considerada mais eficiente do que a EaD por docentes das duas modalidades. Palavras-chave: EaD, Representações, Pedagogia. Social Representations of Teachers: DE and face-to-face educationAbstractDistance education has grown in recent years and today it is part of the Brazilian educational system. In this context, it prepares different professionals, including teachers. This article aims to identify the social representations of teachers of the Teacher Education at a Distance (DE) program and the face-to-face program regarding the differences between these modalities. The theme is justified because it allows to analyze teachers actions in the modalities as well as their behavior. The methodology used was open questions interviews with 12 teachers, being 6 of the DE and 6 of the face-to-face modality. The results point to the idea that face-to-face education is considered to be more effective than DE by teachers of both modalities. Keywords: Distance education, Social representations, Teacher Education (Pedagogy).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/681
10.18264/eadf.v8i1.681
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/681
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v8i1.681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/681/297
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/681/335
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 8 No. 1 (2018): Volume único
EaD em Foco; Vol. 8 Núm. 1 (2018): Volume único
EaD em Foco; v. 8 n. 1 (2018): Volume único
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733981568086573056