Aprendizagem e Letramento Digital de Alunos Adultos: O Caso do Curso Técnico em Informática a Distância do IFES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EAD em Foco |
Texto Completo: | https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/311 |
Resumo: | As mídias estão cada vez mais presentes no cotidiano dos estudantes, principalmente porque a maioria deles já nasceu nesse mundo tecnológico. No entanto, ainda pouco se conhece sobre o letramento digital dos alunos adultos dos cursos técnicos. Por essa razão, o objetivo principal desta pesquisa foi investigar a relevância das mídias e da cultura digital na visão dos alunos a distância do curso Técnico em Informática do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Os dados coletados na pesquisa qualitativa mostraram que, apesar de serem ativos e autônomos, tendo seus próprios equipamentos para estudar e acessar rotineiramente as mídias na vida pessoal, não usufruem de todos os recursos da EAD e não utilizam na educação formal todos os recursos disponíveis na cultura digital, especialmente as tecnologias móveis e os jogos eletrônicos. Concluímos que eles poderiam ser mais desafiados pela escola para expandir as habilidades de aprendizagem adquiridas no contato com a cultura digital e pela experiência de estudar a distância, qualificando assim positivamente o letramento digital dos estudantes.Palavras-chave: Mídia; Educação a distância; Letramento digital. Adults Learning and Digital Literacy: The Case of Distance Informatics Technical Course From IFESAbstract The media are increasingly present in the daily lives of students, mainly because most of them was born in this technological world. However, little is known about the digital literacy of adult students of technical courses. For this reason, the main objective of this research was to investigate the relevance of media and digital culture according to the point view of the distance education students of Technical Course in Computer Science from the Federal Institute of Espírito Santo (IFES). The data collected in qualitative research showed that students, despite being active and independent, using their own equipment to study and routinely access the media on personal life, they are not enjoying all the features of distance learning and they are not using in formal education all available resources in digital culture, particularly mobile technologies and electronic games. We concluded that they could be challenged by the school to expand the learning skills acquired in contact with the digital culture and with the experience of studying at distance, qualifying the digital literacy of students positively.Keywords: Media; Distance education; Digital literacy. |
id |
CECIERJ_386a60f7c64cd3de66883a6d8535cce9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/311 |
network_acronym_str |
CECIERJ |
network_name_str |
EAD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem e Letramento Digital de Alunos Adultos: O Caso do Curso Técnico em Informática a Distância do IFESAs mídias estão cada vez mais presentes no cotidiano dos estudantes, principalmente porque a maioria deles já nasceu nesse mundo tecnológico. No entanto, ainda pouco se conhece sobre o letramento digital dos alunos adultos dos cursos técnicos. Por essa razão, o objetivo principal desta pesquisa foi investigar a relevância das mídias e da cultura digital na visão dos alunos a distância do curso Técnico em Informática do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Os dados coletados na pesquisa qualitativa mostraram que, apesar de serem ativos e autônomos, tendo seus próprios equipamentos para estudar e acessar rotineiramente as mídias na vida pessoal, não usufruem de todos os recursos da EAD e não utilizam na educação formal todos os recursos disponíveis na cultura digital, especialmente as tecnologias móveis e os jogos eletrônicos. Concluímos que eles poderiam ser mais desafiados pela escola para expandir as habilidades de aprendizagem adquiridas no contato com a cultura digital e pela experiência de estudar a distância, qualificando assim positivamente o letramento digital dos estudantes.Palavras-chave: Mídia; Educação a distância; Letramento digital. Adults Learning and Digital Literacy: The Case of Distance Informatics Technical Course From IFESAbstract The media are increasingly present in the daily lives of students, mainly because most of them was born in this technological world. However, little is known about the digital literacy of adult students of technical courses. For this reason, the main objective of this research was to investigate the relevance of media and digital culture according to the point view of the distance education students of Technical Course in Computer Science from the Federal Institute of Espírito Santo (IFES). The data collected in qualitative research showed that students, despite being active and independent, using their own equipment to study and routinely access the media on personal life, they are not enjoying all the features of distance learning and they are not using in formal education all available resources in digital culture, particularly mobile technologies and electronic games. We concluded that they could be challenged by the school to expand the learning skills acquired in contact with the digital culture and with the experience of studying at distance, qualifying the digital literacy of students positively.Keywords: Media; Distance education; Digital literacy. Fundação Cecierj2015-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/31110.18264/eadf.v5i1.311EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2015)EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2015)EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2015)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/311/109Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Gustavo de OliveiraCruz, Dulce Márcia2020-06-18T22:03:46ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem e Letramento Digital de Alunos Adultos: O Caso do Curso Técnico em Informática a Distância do IFES |
title |
Aprendizagem e Letramento Digital de Alunos Adultos: O Caso do Curso Técnico em Informática a Distância do IFES |
spellingShingle |
Aprendizagem e Letramento Digital de Alunos Adultos: O Caso do Curso Técnico em Informática a Distância do IFES Andrade, Gustavo de Oliveira |
title_short |
Aprendizagem e Letramento Digital de Alunos Adultos: O Caso do Curso Técnico em Informática a Distância do IFES |
title_full |
Aprendizagem e Letramento Digital de Alunos Adultos: O Caso do Curso Técnico em Informática a Distância do IFES |
title_fullStr |
Aprendizagem e Letramento Digital de Alunos Adultos: O Caso do Curso Técnico em Informática a Distância do IFES |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem e Letramento Digital de Alunos Adultos: O Caso do Curso Técnico em Informática a Distância do IFES |
title_sort |
Aprendizagem e Letramento Digital de Alunos Adultos: O Caso do Curso Técnico em Informática a Distância do IFES |
author |
Andrade, Gustavo de Oliveira |
author_facet |
Andrade, Gustavo de Oliveira Cruz, Dulce Márcia |
author_role |
author |
author2 |
Cruz, Dulce Márcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Gustavo de Oliveira Cruz, Dulce Márcia |
description |
As mídias estão cada vez mais presentes no cotidiano dos estudantes, principalmente porque a maioria deles já nasceu nesse mundo tecnológico. No entanto, ainda pouco se conhece sobre o letramento digital dos alunos adultos dos cursos técnicos. Por essa razão, o objetivo principal desta pesquisa foi investigar a relevância das mídias e da cultura digital na visão dos alunos a distância do curso Técnico em Informática do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Os dados coletados na pesquisa qualitativa mostraram que, apesar de serem ativos e autônomos, tendo seus próprios equipamentos para estudar e acessar rotineiramente as mídias na vida pessoal, não usufruem de todos os recursos da EAD e não utilizam na educação formal todos os recursos disponíveis na cultura digital, especialmente as tecnologias móveis e os jogos eletrônicos. Concluímos que eles poderiam ser mais desafiados pela escola para expandir as habilidades de aprendizagem adquiridas no contato com a cultura digital e pela experiência de estudar a distância, qualificando assim positivamente o letramento digital dos estudantes.Palavras-chave: Mídia; Educação a distância; Letramento digital. Adults Learning and Digital Literacy: The Case of Distance Informatics Technical Course From IFESAbstract The media are increasingly present in the daily lives of students, mainly because most of them was born in this technological world. However, little is known about the digital literacy of adult students of technical courses. For this reason, the main objective of this research was to investigate the relevance of media and digital culture according to the point view of the distance education students of Technical Course in Computer Science from the Federal Institute of Espírito Santo (IFES). The data collected in qualitative research showed that students, despite being active and independent, using their own equipment to study and routinely access the media on personal life, they are not enjoying all the features of distance learning and they are not using in formal education all available resources in digital culture, particularly mobile technologies and electronic games. We concluded that they could be challenged by the school to expand the learning skills acquired in contact with the digital culture and with the experience of studying at distance, qualifying the digital literacy of students positively.Keywords: Media; Distance education; Digital literacy. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/311 10.18264/eadf.v5i1.311 |
url |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/311 |
identifier_str_mv |
10.18264/eadf.v5i1.311 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/311/109 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
dc.source.none.fl_str_mv |
EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2015) EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2015) EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2015) 2177-8310 reponame:EAD em Foco instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) instacron:CECIERJ |
instname_str |
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) |
instacron_str |
CECIERJ |
institution |
CECIERJ |
reponame_str |
EAD em Foco |
collection |
EAD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814253789096443904 |