Como criar e manter interações de qualidade em cursos online?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Ana Paula
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/542
Resumo: Frequentemente em cursos online, os alunos participam em discussões que ocorrem em sistemas virtuais. Estas discussões online são muitas vezes atividades obrigatórias que contam para a nota final do curso. Mesmo que, em muitas ocasiões, os alunos considerem improdutiva a exigência de participar nestas discussões, eles participam na mesma por causa do peso que têm na avaliação final. Discussões online sem significado e de pouca qualidade são muitas vezes o resultado desta atividade. Um estudo de caso foi realizado com uma disciplina online de pós-graduação em tecnologia educativa em universidade nos Estados Unidos. Este curso oferece duas estratégias inovadoras para superar os desafios colocados pelas discussões online: (1) moderação de discussões facilitadas pelos colegas; (2) curadoria de conteúdos digitais. Este estudo de caso evidencia a eficácia destas estratégias e a possibilidade de as reusar, transferir para diferentes ambientes virtuais de aprendizagem e implementar em diferentes sistemas. Palavras-chave: Discussões online, Facilitação pelos colegas, Curadoria de conteúdos digitais.  How to create and sustain high quality interactions in online courses?: The potential of peers moderation and digital curation AbstractParticipation in online discussions are often required from students while taking online classes. These are often mandatory activities that count towards the course final grade. Therefore, even though in many occasions online students find this requirement unproductive, they still participate with fear of lowering their grades. The results are often meaningless and superficial online conversations. A case study has been conducted with a postgraduate educational technology online course at a large university in the United States. This course offers two innovative strategies to overcome this issue: (1) peer facilitation, and (2) digital content curation. This case study offers evidence of these strategies effectiveness. This case study demonstrates the effectiveness of these strategies and the possibility of reusing them, transferring them to different virtual learning environments and implementing them in different systems. Keywords: Online discussions, Peer facilitation, Digital content curation.
id CECIERJ_4f13c6eef9517a2107f8ac92c038adeb
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/542
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Como criar e manter interações de qualidade em cursos online?Frequentemente em cursos online, os alunos participam em discussões que ocorrem em sistemas virtuais. Estas discussões online são muitas vezes atividades obrigatórias que contam para a nota final do curso. Mesmo que, em muitas ocasiões, os alunos considerem improdutiva a exigência de participar nestas discussões, eles participam na mesma por causa do peso que têm na avaliação final. Discussões online sem significado e de pouca qualidade são muitas vezes o resultado desta atividade. Um estudo de caso foi realizado com uma disciplina online de pós-graduação em tecnologia educativa em universidade nos Estados Unidos. Este curso oferece duas estratégias inovadoras para superar os desafios colocados pelas discussões online: (1) moderação de discussões facilitadas pelos colegas; (2) curadoria de conteúdos digitais. Este estudo de caso evidencia a eficácia destas estratégias e a possibilidade de as reusar, transferir para diferentes ambientes virtuais de aprendizagem e implementar em diferentes sistemas. Palavras-chave: Discussões online, Facilitação pelos colegas, Curadoria de conteúdos digitais.  How to create and sustain high quality interactions in online courses?: The potential of peers moderation and digital curation AbstractParticipation in online discussions are often required from students while taking online classes. These are often mandatory activities that count towards the course final grade. Therefore, even though in many occasions online students find this requirement unproductive, they still participate with fear of lowering their grades. The results are often meaningless and superficial online conversations. A case study has been conducted with a postgraduate educational technology online course at a large university in the United States. This course offers two innovative strategies to overcome this issue: (1) peer facilitation, and (2) digital content curation. This case study offers evidence of these strategies effectiveness. This case study demonstrates the effectiveness of these strategies and the possibility of reusing them, transferring them to different virtual learning environments and implementing them in different systems. Keywords: Online discussions, Peer facilitation, Digital content curation.Fundação Cecierj2017-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/pngimage/jpegimage/pngimage/pngimage/jpegimage/jpeghttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/54210.18264/eadf.v7i1.542EaD em Foco; Vol. 7 No. 1 (2017)EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 1 (2017)EaD em Foco; v. 7 n. 1 (2017)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/542/240https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/542/494https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/542/495https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/542/496https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/542/497https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/542/498https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/542/499Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorreia, Ana Paula2021-03-04T01:33:34ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Como criar e manter interações de qualidade em cursos online?
title Como criar e manter interações de qualidade em cursos online?
spellingShingle Como criar e manter interações de qualidade em cursos online?
Correia, Ana Paula
title_short Como criar e manter interações de qualidade em cursos online?
title_full Como criar e manter interações de qualidade em cursos online?
title_fullStr Como criar e manter interações de qualidade em cursos online?
title_full_unstemmed Como criar e manter interações de qualidade em cursos online?
title_sort Como criar e manter interações de qualidade em cursos online?
author Correia, Ana Paula
author_facet Correia, Ana Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Ana Paula
description Frequentemente em cursos online, os alunos participam em discussões que ocorrem em sistemas virtuais. Estas discussões online são muitas vezes atividades obrigatórias que contam para a nota final do curso. Mesmo que, em muitas ocasiões, os alunos considerem improdutiva a exigência de participar nestas discussões, eles participam na mesma por causa do peso que têm na avaliação final. Discussões online sem significado e de pouca qualidade são muitas vezes o resultado desta atividade. Um estudo de caso foi realizado com uma disciplina online de pós-graduação em tecnologia educativa em universidade nos Estados Unidos. Este curso oferece duas estratégias inovadoras para superar os desafios colocados pelas discussões online: (1) moderação de discussões facilitadas pelos colegas; (2) curadoria de conteúdos digitais. Este estudo de caso evidencia a eficácia destas estratégias e a possibilidade de as reusar, transferir para diferentes ambientes virtuais de aprendizagem e implementar em diferentes sistemas. Palavras-chave: Discussões online, Facilitação pelos colegas, Curadoria de conteúdos digitais.  How to create and sustain high quality interactions in online courses?: The potential of peers moderation and digital curation AbstractParticipation in online discussions are often required from students while taking online classes. These are often mandatory activities that count towards the course final grade. Therefore, even though in many occasions online students find this requirement unproductive, they still participate with fear of lowering their grades. The results are often meaningless and superficial online conversations. A case study has been conducted with a postgraduate educational technology online course at a large university in the United States. This course offers two innovative strategies to overcome this issue: (1) peer facilitation, and (2) digital content curation. This case study offers evidence of these strategies effectiveness. This case study demonstrates the effectiveness of these strategies and the possibility of reusing them, transferring them to different virtual learning environments and implementing them in different systems. Keywords: Online discussions, Peer facilitation, Digital content curation.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/542
10.18264/eadf.v7i1.542
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/542
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v7i1.542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/542/240
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/542/494
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/542/495
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/542/496
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/542/497
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/542/498
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/542/499
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/png
image/jpeg
image/png
image/png
image/jpeg
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 7 No. 1 (2017)
EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 1 (2017)
EaD em Foco; v. 7 n. 1 (2017)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733981568008978432