Online Learning Community Will Teach Awareness Between Real and Fake News
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EAD em Foco |
Texto Completo: | https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1453 |
Resumo: | Este artigo aborda o tema das Fake News nas redes sociais, a partir do Relato de Experiência de um projeto realizado com uma turma de 18 estudantes, matriculados no 1º ano do ensino médio em uma Escola Estadual do Vale do Paraíba - SP. O projeto teve por objetivo contribuir para o desenvolvimento do senso crítico-científico e da responsabilidade social diante de informações e notícias compartilhadas em redes sociais, utilizando como estratégia educacional a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Devido ao distanciamento social e a consequente suspensão das atividades escolares, foram utilizados como meios de comunicação com os alunos e como registro das atividades um grupo no aplicativo WhatsApp e a comunidade de aprendizagem online Cuboz. Inicialmente foi solicitado que os estudantes respondessem a um questionário online para análise da familiarização deles com o tema e, a partir desta estratégia, realizaram-se análises e debates de notícias falsas veiculadas em diferentes redes sociais. O processo metodológico perpassou pelas seguintes etapas: (i) criação dos perfis dos estudantes no Cuboz, criação da rede “Fato ou fake?”, também no Cuboz e inclusão de todos os estudantes nela.; (ii) divisão dos estudantes em 6 grupos de trabalho; (iii) disponibilização de portfólios com notícias para análises, e modelos de verificação; (iv) produção de folders informativos quanto ao tema; e (v) elaboração de vídeos para a conscientização contra as Fake News. Durante todo o processo de aplicação do projeto buscou-se desenvolver competências técnicas e transversais, tais como capacidade de investigação, o envolvimento e o comprometimento social com atitudes responsáveis de intervenção. Os resultados obtidos demonstraram que os adolescentes têm consciência de seu papel como cidadãos formadores de opiniões e que o uso da Rede Cuboz foi um fator positivo neste processo. |
id |
CECIERJ_550f51af121ca178ae0b193051ea1e16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/1453 |
network_acronym_str |
CECIERJ |
network_name_str |
EAD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Online Learning Community Will Teach Awareness Between Real and Fake NewsUma Comunidade de Aprendizagem Online na Conscientização Contra as Fake NewsEste artigo aborda o tema das Fake News nas redes sociais, a partir do Relato de Experiência de um projeto realizado com uma turma de 18 estudantes, matriculados no 1º ano do ensino médio em uma Escola Estadual do Vale do Paraíba - SP. O projeto teve por objetivo contribuir para o desenvolvimento do senso crítico-científico e da responsabilidade social diante de informações e notícias compartilhadas em redes sociais, utilizando como estratégia educacional a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Devido ao distanciamento social e a consequente suspensão das atividades escolares, foram utilizados como meios de comunicação com os alunos e como registro das atividades um grupo no aplicativo WhatsApp e a comunidade de aprendizagem online Cuboz. Inicialmente foi solicitado que os estudantes respondessem a um questionário online para análise da familiarização deles com o tema e, a partir desta estratégia, realizaram-se análises e debates de notícias falsas veiculadas em diferentes redes sociais. O processo metodológico perpassou pelas seguintes etapas: (i) criação dos perfis dos estudantes no Cuboz, criação da rede “Fato ou fake?”, também no Cuboz e inclusão de todos os estudantes nela.; (ii) divisão dos estudantes em 6 grupos de trabalho; (iii) disponibilização de portfólios com notícias para análises, e modelos de verificação; (iv) produção de folders informativos quanto ao tema; e (v) elaboração de vídeos para a conscientização contra as Fake News. Durante todo o processo de aplicação do projeto buscou-se desenvolver competências técnicas e transversais, tais como capacidade de investigação, o envolvimento e o comprometimento social com atitudes responsáveis de intervenção. Os resultados obtidos demonstraram que os adolescentes têm consciência de seu papel como cidadãos formadores de opiniões e que o uso da Rede Cuboz foi um fator positivo neste processo.Fundação Cecierj2021-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/145310.18264/eadf.v11i2.1453EaD em Foco; Vol. 11 No. 2 (2021): DL Contributions in times of pandemic and post-pandemic (Part II/II)EaD em Foco; Vol. 11 Núm. 2 (2021): Edición especial - Educación a distancia en tiempos de pandemia y pospandémica (Parte 2/2)EaD em Foco; v. 11 n. 2 (2021): Edição Especial - EaD em tempos de pandemia e pós-pandemia (Parte 2/2)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1453/707Copyright (c) 2021 EaD em Focohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Carlos Alberto MoreiraConceição, Alessandra Auxiliadora de Souza Corrêa, Danilo Alvarenga Silva, Iara Rosa Souza, Mariana Aranha de Pereira, Marco Antonio Carvalho Ignacio, Luísa Miranda Nunes da Costa2022-01-01T16:41:54ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Online Learning Community Will Teach Awareness Between Real and Fake News Uma Comunidade de Aprendizagem Online na Conscientização Contra as Fake News |
title |
Online Learning Community Will Teach Awareness Between Real and Fake News |
spellingShingle |
Online Learning Community Will Teach Awareness Between Real and Fake News dos Santos, Carlos Alberto Moreira |
title_short |
Online Learning Community Will Teach Awareness Between Real and Fake News |
title_full |
Online Learning Community Will Teach Awareness Between Real and Fake News |
title_fullStr |
Online Learning Community Will Teach Awareness Between Real and Fake News |
title_full_unstemmed |
Online Learning Community Will Teach Awareness Between Real and Fake News |
title_sort |
Online Learning Community Will Teach Awareness Between Real and Fake News |
author |
dos Santos, Carlos Alberto Moreira |
author_facet |
dos Santos, Carlos Alberto Moreira Conceição, Alessandra Auxiliadora de Souza Corrêa, Danilo Alvarenga Silva, Iara Rosa Souza, Mariana Aranha de Pereira, Marco Antonio Carvalho Ignacio, Luísa Miranda Nunes da Costa |
author_role |
author |
author2 |
Conceição, Alessandra Auxiliadora de Souza Corrêa, Danilo Alvarenga Silva, Iara Rosa Souza, Mariana Aranha de Pereira, Marco Antonio Carvalho Ignacio, Luísa Miranda Nunes da Costa |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Carlos Alberto Moreira Conceição, Alessandra Auxiliadora de Souza Corrêa, Danilo Alvarenga Silva, Iara Rosa Souza, Mariana Aranha de Pereira, Marco Antonio Carvalho Ignacio, Luísa Miranda Nunes da Costa |
description |
Este artigo aborda o tema das Fake News nas redes sociais, a partir do Relato de Experiência de um projeto realizado com uma turma de 18 estudantes, matriculados no 1º ano do ensino médio em uma Escola Estadual do Vale do Paraíba - SP. O projeto teve por objetivo contribuir para o desenvolvimento do senso crítico-científico e da responsabilidade social diante de informações e notícias compartilhadas em redes sociais, utilizando como estratégia educacional a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Devido ao distanciamento social e a consequente suspensão das atividades escolares, foram utilizados como meios de comunicação com os alunos e como registro das atividades um grupo no aplicativo WhatsApp e a comunidade de aprendizagem online Cuboz. Inicialmente foi solicitado que os estudantes respondessem a um questionário online para análise da familiarização deles com o tema e, a partir desta estratégia, realizaram-se análises e debates de notícias falsas veiculadas em diferentes redes sociais. O processo metodológico perpassou pelas seguintes etapas: (i) criação dos perfis dos estudantes no Cuboz, criação da rede “Fato ou fake?”, também no Cuboz e inclusão de todos os estudantes nela.; (ii) divisão dos estudantes em 6 grupos de trabalho; (iii) disponibilização de portfólios com notícias para análises, e modelos de verificação; (iv) produção de folders informativos quanto ao tema; e (v) elaboração de vídeos para a conscientização contra as Fake News. Durante todo o processo de aplicação do projeto buscou-se desenvolver competências técnicas e transversais, tais como capacidade de investigação, o envolvimento e o comprometimento social com atitudes responsáveis de intervenção. Os resultados obtidos demonstraram que os adolescentes têm consciência de seu papel como cidadãos formadores de opiniões e que o uso da Rede Cuboz foi um fator positivo neste processo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1453 10.18264/eadf.v11i2.1453 |
url |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1453 |
identifier_str_mv |
10.18264/eadf.v11i2.1453 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1453/707 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 EaD em Foco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 EaD em Foco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
dc.source.none.fl_str_mv |
EaD em Foco; Vol. 11 No. 2 (2021): DL Contributions in times of pandemic and post-pandemic (Part II/II) EaD em Foco; Vol. 11 Núm. 2 (2021): Edición especial - Educación a distancia en tiempos de pandemia y pospandémica (Parte 2/2) EaD em Foco; v. 11 n. 2 (2021): Edição Especial - EaD em tempos de pandemia e pós-pandemia (Parte 2/2) 2177-8310 reponame:EAD em Foco instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) instacron:CECIERJ |
instname_str |
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) |
instacron_str |
CECIERJ |
institution |
CECIERJ |
reponame_str |
EAD em Foco |
collection |
EAD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733981569087963136 |