Análise dos Resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) para Educação a Distância do ciclo 2015 a 2017
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EAD em Foco |
Texto Completo: | https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/758 |
Resumo: | Em 2017 completamos um primeiro ciclo de três anos do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), o que envolve todas as carreiras, com 175.543 alunos participantes de 877 cursos de Educação a Distância (EaD), pertencendo a um total de 144 diferentes instituições de Ensino Superior.Observou-se forte crescimento do número de polos entre 2016 e 2017, tendência que provavelmente irá se sustentar em 2018. Alguns fatos foram especialmente notórios: o baixo crescimento das matrículas nas universidades públicas, quando comparado ao crescimento nas instituições de Ensino Superior (IES) privadas; grande concentração de matrículas (56,2%) em apenas cinco das 257 IES públicas e privadas que oferecem Ensino Superior a distância. Observou-se bom desempenho geral das IES que oferecem (EaD), mas baixo desempenho percentual dos alunos, advindos da concentração de alunos em poucas IES com baixo desempenho no Enade. Ao final deste trabalho, relacionamos os principais problemas identificados pela ausência do processo de supervisão dos cursos de EaD, incluindo a necessidade de uma medida mais adequada para avaliar o seu desempenho, e advogamos outras ações urgentes para sanear as distorções encontradas nesta modalidade.Palavras-chave: Educação superior a distância, Qualidade na educação, Avaliação educacional, Enade, CPC, CGC. Analysis of the Results of the National Exam for the Performance of Students for Distance Education from the 2015 to 2017 CycleAbstractIn 2017 we completed a first cycle of three years of National Student Performance Test (Enade), which involves all careers, with 175,543 participating students in 877 Distance Education courses, belonging to a total of 144 different institutions of Higher Education . There was a strong increase in the number of poles between 2016 and 2017, a trend that is likely to be sustained in 2018. Some facts were especially noteworthy: low enrollment growth in public universities,when compared to growth in higher education institutions (HEI) private partnerships; (56.2%) in only five of the 257 public and private HEIs offering Distance Higher Education. A good general performance of HEIs offered (EaD) was observed, but low percentage performance of students, due to the concentration of students in a few HEIs with poor performance in Enade.At the end of this paper, we relate the main problems identified by the absence of the supervision process of the EAD courses, including the need for a more adequate measure to evaluate their performance, and advocate other urgent actions to remedy the distortions found in this modality. Keywords: Higher distance Education, Quality in education,Educational evaluation, Enade, CPC, CGC. |
id |
CECIERJ_574a318ac2734b9bbddace80ec481d75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/758 |
network_acronym_str |
CECIERJ |
network_name_str |
EAD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise dos Resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) para Educação a Distância do ciclo 2015 a 2017Em 2017 completamos um primeiro ciclo de três anos do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), o que envolve todas as carreiras, com 175.543 alunos participantes de 877 cursos de Educação a Distância (EaD), pertencendo a um total de 144 diferentes instituições de Ensino Superior.Observou-se forte crescimento do número de polos entre 2016 e 2017, tendência que provavelmente irá se sustentar em 2018. Alguns fatos foram especialmente notórios: o baixo crescimento das matrículas nas universidades públicas, quando comparado ao crescimento nas instituições de Ensino Superior (IES) privadas; grande concentração de matrículas (56,2%) em apenas cinco das 257 IES públicas e privadas que oferecem Ensino Superior a distância. Observou-se bom desempenho geral das IES que oferecem (EaD), mas baixo desempenho percentual dos alunos, advindos da concentração de alunos em poucas IES com baixo desempenho no Enade. Ao final deste trabalho, relacionamos os principais problemas identificados pela ausência do processo de supervisão dos cursos de EaD, incluindo a necessidade de uma medida mais adequada para avaliar o seu desempenho, e advogamos outras ações urgentes para sanear as distorções encontradas nesta modalidade.Palavras-chave: Educação superior a distância, Qualidade na educação, Avaliação educacional, Enade, CPC, CGC. Analysis of the Results of the National Exam for the Performance of Students for Distance Education from the 2015 to 2017 CycleAbstractIn 2017 we completed a first cycle of three years of National Student Performance Test (Enade), which involves all careers, with 175,543 participating students in 877 Distance Education courses, belonging to a total of 144 different institutions of Higher Education . There was a strong increase in the number of poles between 2016 and 2017, a trend that is likely to be sustained in 2018. Some facts were especially noteworthy: low enrollment growth in public universities,when compared to growth in higher education institutions (HEI) private partnerships; (56.2%) in only five of the 257 public and private HEIs offering Distance Higher Education. A good general performance of HEIs offered (EaD) was observed, but low percentage performance of students, due to the concentration of students in a few HEIs with poor performance in Enade.At the end of this paper, we relate the main problems identified by the absence of the supervision process of the EAD courses, including the need for a more adequate measure to evaluate their performance, and advocate other urgent actions to remedy the distortions found in this modality. Keywords: Higher distance Education, Quality in education,Educational evaluation, Enade, CPC, CGC.Fundação Cecierj2018-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/75810.18264/eadf.v8i1.758EaD em Foco; Vol. 8 No. 1 (2018): Volume únicoEaD em Foco; Vol. 8 Núm. 1 (2018): Volume únicoEaD em Foco; v. 8 n. 1 (2018): Volume único2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/758/331Copyright (c) 2018 EAD EM FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessBielschowsky, Carlos Eduardo2020-01-17T09:54:57ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise dos Resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) para Educação a Distância do ciclo 2015 a 2017 |
title |
Análise dos Resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) para Educação a Distância do ciclo 2015 a 2017 |
spellingShingle |
Análise dos Resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) para Educação a Distância do ciclo 2015 a 2017 Bielschowsky, Carlos Eduardo |
title_short |
Análise dos Resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) para Educação a Distância do ciclo 2015 a 2017 |
title_full |
Análise dos Resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) para Educação a Distância do ciclo 2015 a 2017 |
title_fullStr |
Análise dos Resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) para Educação a Distância do ciclo 2015 a 2017 |
title_full_unstemmed |
Análise dos Resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) para Educação a Distância do ciclo 2015 a 2017 |
title_sort |
Análise dos Resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) para Educação a Distância do ciclo 2015 a 2017 |
author |
Bielschowsky, Carlos Eduardo |
author_facet |
Bielschowsky, Carlos Eduardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bielschowsky, Carlos Eduardo |
description |
Em 2017 completamos um primeiro ciclo de três anos do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), o que envolve todas as carreiras, com 175.543 alunos participantes de 877 cursos de Educação a Distância (EaD), pertencendo a um total de 144 diferentes instituições de Ensino Superior.Observou-se forte crescimento do número de polos entre 2016 e 2017, tendência que provavelmente irá se sustentar em 2018. Alguns fatos foram especialmente notórios: o baixo crescimento das matrículas nas universidades públicas, quando comparado ao crescimento nas instituições de Ensino Superior (IES) privadas; grande concentração de matrículas (56,2%) em apenas cinco das 257 IES públicas e privadas que oferecem Ensino Superior a distância. Observou-se bom desempenho geral das IES que oferecem (EaD), mas baixo desempenho percentual dos alunos, advindos da concentração de alunos em poucas IES com baixo desempenho no Enade. Ao final deste trabalho, relacionamos os principais problemas identificados pela ausência do processo de supervisão dos cursos de EaD, incluindo a necessidade de uma medida mais adequada para avaliar o seu desempenho, e advogamos outras ações urgentes para sanear as distorções encontradas nesta modalidade.Palavras-chave: Educação superior a distância, Qualidade na educação, Avaliação educacional, Enade, CPC, CGC. Analysis of the Results of the National Exam for the Performance of Students for Distance Education from the 2015 to 2017 CycleAbstractIn 2017 we completed a first cycle of three years of National Student Performance Test (Enade), which involves all careers, with 175,543 participating students in 877 Distance Education courses, belonging to a total of 144 different institutions of Higher Education . There was a strong increase in the number of poles between 2016 and 2017, a trend that is likely to be sustained in 2018. Some facts were especially noteworthy: low enrollment growth in public universities,when compared to growth in higher education institutions (HEI) private partnerships; (56.2%) in only five of the 257 public and private HEIs offering Distance Higher Education. A good general performance of HEIs offered (EaD) was observed, but low percentage performance of students, due to the concentration of students in a few HEIs with poor performance in Enade.At the end of this paper, we relate the main problems identified by the absence of the supervision process of the EAD courses, including the need for a more adequate measure to evaluate their performance, and advocate other urgent actions to remedy the distortions found in this modality. Keywords: Higher distance Education, Quality in education,Educational evaluation, Enade, CPC, CGC. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/758 10.18264/eadf.v8i1.758 |
url |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/758 |
identifier_str_mv |
10.18264/eadf.v8i1.758 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/758/331 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 EAD EM FOCO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 EAD EM FOCO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
dc.source.none.fl_str_mv |
EaD em Foco; Vol. 8 No. 1 (2018): Volume único EaD em Foco; Vol. 8 Núm. 1 (2018): Volume único EaD em Foco; v. 8 n. 1 (2018): Volume único 2177-8310 reponame:EAD em Foco instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) instacron:CECIERJ |
instname_str |
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) |
instacron_str |
CECIERJ |
institution |
CECIERJ |
reponame_str |
EAD em Foco |
collection |
EAD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798316348801024000 |