FERRAMENTAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A VISÃO DO TUTOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Rosemeire Spedine Lopes
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: de Almeida, Michele Cristina Rodrigues, Zucon, Luis Henrique, Tenório, Thaís, Tenório, André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/204
Resumo: A visão de um grupo de tutores sobre algumas das ferramentas da Educação a Distância foi investigada. Nove dos dez tutores de uma instituição privada de ensino superior do Estado de São Paulo responderam a questões sobre o ambiente virtual de aprendizagem, o fórum, a videoconferência, o bate-papo, o portfólio, o blog e o telefone. Segundo os pesquisados, a ação tutorial depende de um ambiente bem elaborado. O ambiente virtual de aprendizagem foi apontado como essencial à Educação a Distância, e o Moodle, citado como a plataforma mais conhecida. O bate papo foi considerado a forma preferida de comunicação entre tutor e aluno, sucedido por fórum, telefone e videoconferência. O blog e o portfólio figuraram como instrumentos pouco explorados. O primeiro era empregado por apenas um tutor, porque para os demais o ambiente virtual de aprendizagem torná-lo-ia desnecessário. O portfólio foi descrito como um recurso de uso esporádico. A Wikipédia e o GoogleDocs não eram aproveitados pelos tutores. Palavras-chave: Tutoria. Ferramentas da Educação a Distância. Ambiente virtual de aprendizagem. 
id CECIERJ_5e396649abd4f17b067f300083e09cd8
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/204
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling FERRAMENTAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A VISÃO DO TUTOR A visão de um grupo de tutores sobre algumas das ferramentas da Educação a Distância foi investigada. Nove dos dez tutores de uma instituição privada de ensino superior do Estado de São Paulo responderam a questões sobre o ambiente virtual de aprendizagem, o fórum, a videoconferência, o bate-papo, o portfólio, o blog e o telefone. Segundo os pesquisados, a ação tutorial depende de um ambiente bem elaborado. O ambiente virtual de aprendizagem foi apontado como essencial à Educação a Distância, e o Moodle, citado como a plataforma mais conhecida. O bate papo foi considerado a forma preferida de comunicação entre tutor e aluno, sucedido por fórum, telefone e videoconferência. O blog e o portfólio figuraram como instrumentos pouco explorados. O primeiro era empregado por apenas um tutor, porque para os demais o ambiente virtual de aprendizagem torná-lo-ia desnecessário. O portfólio foi descrito como um recurso de uso esporádico. A Wikipédia e o GoogleDocs não eram aproveitados pelos tutores. Palavras-chave: Tutoria. Ferramentas da Educação a Distância. Ambiente virtual de aprendizagem.  Fundação Cecierj2014-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpeghttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/20410.18264/eadf.v4i1.204EaD em Foco; Vol. 4 No. 1 (2014)EaD em Foco; Vol. 4 Núm. 1 (2014)EaD em Foco; v. 4 n. 1 (2014)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/204/49https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/204/432https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/204/433https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/204/434https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/204/435https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/204/436https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/204/437https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/204/438https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/204/439https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/204/440Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Rosemeire Spedine Lopesde Almeida, Michele Cristina RodriguesZucon, Luis HenriqueTenório, ThaísTenório, André2022-05-27T13:14:58ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv FERRAMENTAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A VISÃO DO TUTOR
title FERRAMENTAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A VISÃO DO TUTOR
spellingShingle FERRAMENTAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A VISÃO DO TUTOR
Ferreira, Rosemeire Spedine Lopes
title_short FERRAMENTAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A VISÃO DO TUTOR
title_full FERRAMENTAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A VISÃO DO TUTOR
title_fullStr FERRAMENTAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A VISÃO DO TUTOR
title_full_unstemmed FERRAMENTAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A VISÃO DO TUTOR
title_sort FERRAMENTAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A VISÃO DO TUTOR
author Ferreira, Rosemeire Spedine Lopes
author_facet Ferreira, Rosemeire Spedine Lopes
de Almeida, Michele Cristina Rodrigues
Zucon, Luis Henrique
Tenório, Thaís
Tenório, André
author_role author
author2 de Almeida, Michele Cristina Rodrigues
Zucon, Luis Henrique
Tenório, Thaís
Tenório, André
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Rosemeire Spedine Lopes
de Almeida, Michele Cristina Rodrigues
Zucon, Luis Henrique
Tenório, Thaís
Tenório, André
description A visão de um grupo de tutores sobre algumas das ferramentas da Educação a Distância foi investigada. Nove dos dez tutores de uma instituição privada de ensino superior do Estado de São Paulo responderam a questões sobre o ambiente virtual de aprendizagem, o fórum, a videoconferência, o bate-papo, o portfólio, o blog e o telefone. Segundo os pesquisados, a ação tutorial depende de um ambiente bem elaborado. O ambiente virtual de aprendizagem foi apontado como essencial à Educação a Distância, e o Moodle, citado como a plataforma mais conhecida. O bate papo foi considerado a forma preferida de comunicação entre tutor e aluno, sucedido por fórum, telefone e videoconferência. O blog e o portfólio figuraram como instrumentos pouco explorados. O primeiro era empregado por apenas um tutor, porque para os demais o ambiente virtual de aprendizagem torná-lo-ia desnecessário. O portfólio foi descrito como um recurso de uso esporádico. A Wikipédia e o GoogleDocs não eram aproveitados pelos tutores. Palavras-chave: Tutoria. Ferramentas da Educação a Distância. Ambiente virtual de aprendizagem. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/204
10.18264/eadf.v4i1.204
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/204
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v4i1.204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/204/49
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/204/432
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/204/433
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/204/434
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/204/435
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/204/436
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/204/437
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/204/438
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/204/439
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/204/440
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 4 No. 1 (2014)
EaD em Foco; Vol. 4 Núm. 1 (2014)
EaD em Foco; v. 4 n. 1 (2014)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814253789008363520