FERRAMENTAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A VISÃO DO TUTOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EAD em Foco |
Texto Completo: | https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/204 |
Resumo: | A visão de um grupo de tutores sobre algumas das ferramentas da Educação a Distância foi investigada. Nove dos dez tutores de uma instituição privada de ensino superior do Estado de São Paulo responderam a questões sobre o ambiente virtual de aprendizagem, o fórum, a videoconferência, o bate-papo, o portfólio, o blog e o telefone. Segundo os pesquisados, a ação tutorial depende de um ambiente bem elaborado. O ambiente virtual de aprendizagem foi apontado como essencial à Educação a Distância, e o Moodle, citado como a plataforma mais conhecida. O bate papo foi considerado a forma preferida de comunicação entre tutor e aluno, sucedido por fórum, telefone e videoconferência. O blog e o portfólio figuraram como instrumentos pouco explorados. O primeiro era empregado por apenas um tutor, porque para os demais o ambiente virtual de aprendizagem torná-lo-ia desnecessário. O portfólio foi descrito como um recurso de uso esporádico. A Wikipédia e o GoogleDocs não eram aproveitados pelos tutores. Palavras-chave: Tutoria. Ferramentas da Educação a Distância. Ambiente virtual de aprendizagem. |
id |
CECIERJ_5e396649abd4f17b067f300083e09cd8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/204 |
network_acronym_str |
CECIERJ |
network_name_str |
EAD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
FERRAMENTAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A VISÃO DO TUTOR A visão de um grupo de tutores sobre algumas das ferramentas da Educação a Distância foi investigada. Nove dos dez tutores de uma instituição privada de ensino superior do Estado de São Paulo responderam a questões sobre o ambiente virtual de aprendizagem, o fórum, a videoconferência, o bate-papo, o portfólio, o blog e o telefone. Segundo os pesquisados, a ação tutorial depende de um ambiente bem elaborado. O ambiente virtual de aprendizagem foi apontado como essencial à Educação a Distância, e o Moodle, citado como a plataforma mais conhecida. O bate papo foi considerado a forma preferida de comunicação entre tutor e aluno, sucedido por fórum, telefone e videoconferência. O blog e o portfólio figuraram como instrumentos pouco explorados. O primeiro era empregado por apenas um tutor, porque para os demais o ambiente virtual de aprendizagem torná-lo-ia desnecessário. O portfólio foi descrito como um recurso de uso esporádico. A Wikipédia e o GoogleDocs não eram aproveitados pelos tutores. Palavras-chave: Tutoria. Ferramentas da Educação a Distância. Ambiente virtual de aprendizagem. Fundação Cecierj2014-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpeghttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/20410.18264/eadf.v4i1.204EaD em Foco; Vol. 4 No. 1 (2014)EaD em Foco; Vol. 4 Núm. 1 (2014)EaD em Foco; v. 4 n. 1 (2014)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/204/49https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/204/432https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/204/433https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/204/434https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/204/435https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/204/436https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/204/437https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/204/438https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/204/439https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/204/440Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Rosemeire Spedine Lopesde Almeida, Michele Cristina RodriguesZucon, Luis HenriqueTenório, ThaísTenório, André2022-05-27T13:14:58ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
FERRAMENTAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A VISÃO DO TUTOR |
title |
FERRAMENTAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A VISÃO DO TUTOR |
spellingShingle |
FERRAMENTAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A VISÃO DO TUTOR Ferreira, Rosemeire Spedine Lopes |
title_short |
FERRAMENTAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A VISÃO DO TUTOR |
title_full |
FERRAMENTAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A VISÃO DO TUTOR |
title_fullStr |
FERRAMENTAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A VISÃO DO TUTOR |
title_full_unstemmed |
FERRAMENTAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A VISÃO DO TUTOR |
title_sort |
FERRAMENTAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A VISÃO DO TUTOR |
author |
Ferreira, Rosemeire Spedine Lopes |
author_facet |
Ferreira, Rosemeire Spedine Lopes de Almeida, Michele Cristina Rodrigues Zucon, Luis Henrique Tenório, Thaís Tenório, André |
author_role |
author |
author2 |
de Almeida, Michele Cristina Rodrigues Zucon, Luis Henrique Tenório, Thaís Tenório, André |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Rosemeire Spedine Lopes de Almeida, Michele Cristina Rodrigues Zucon, Luis Henrique Tenório, Thaís Tenório, André |
description |
A visão de um grupo de tutores sobre algumas das ferramentas da Educação a Distância foi investigada. Nove dos dez tutores de uma instituição privada de ensino superior do Estado de São Paulo responderam a questões sobre o ambiente virtual de aprendizagem, o fórum, a videoconferência, o bate-papo, o portfólio, o blog e o telefone. Segundo os pesquisados, a ação tutorial depende de um ambiente bem elaborado. O ambiente virtual de aprendizagem foi apontado como essencial à Educação a Distância, e o Moodle, citado como a plataforma mais conhecida. O bate papo foi considerado a forma preferida de comunicação entre tutor e aluno, sucedido por fórum, telefone e videoconferência. O blog e o portfólio figuraram como instrumentos pouco explorados. O primeiro era empregado por apenas um tutor, porque para os demais o ambiente virtual de aprendizagem torná-lo-ia desnecessário. O portfólio foi descrito como um recurso de uso esporádico. A Wikipédia e o GoogleDocs não eram aproveitados pelos tutores. Palavras-chave: Tutoria. Ferramentas da Educação a Distância. Ambiente virtual de aprendizagem. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/204 10.18264/eadf.v4i1.204 |
url |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/204 |
identifier_str_mv |
10.18264/eadf.v4i1.204 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/204/49 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/204/432 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/204/433 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/204/434 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/204/435 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/204/436 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/204/437 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/204/438 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/204/439 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/204/440 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
dc.source.none.fl_str_mv |
EaD em Foco; Vol. 4 No. 1 (2014) EaD em Foco; Vol. 4 Núm. 1 (2014) EaD em Foco; v. 4 n. 1 (2014) 2177-8310 reponame:EAD em Foco instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) instacron:CECIERJ |
instname_str |
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) |
instacron_str |
CECIERJ |
institution |
CECIERJ |
reponame_str |
EAD em Foco |
collection |
EAD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814253789008363520 |