Avaliando os Cursos de Licenciatura a Distância da UFMS: o que Dizem os Egressos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Patrícia Graciela
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Kawamoto Kanashiro, Daniela Sayuri, Noal, Mirian Lange
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/638
Resumo: O presente artigo apresenta as percepções dos egressos dos cursos de licenciaturas em Ciências Biológicas, Letras, Matemática e Pedagogia na modalidade a distância da UFMS formados em 2012, 2013 e 2014. O questionário on-line, composto por 46 questões distribuídas em cinco blocos, foi divulgado no grupo dos egressos em redes sociais, enviado para o e-mail pessoal dos ex-alunos e encaminhado também via Moodle. Neste estudo, consideraremos as respostas referentes às dez questões do grupo 4 - Avaliação do curso na modalidade a distância. Os resultados evidenciam que grande parte dos informantes aprova a atuação dos professores, dos tutores presenciais e a distância, avalia positivamente as aulas presenciais, os materiais didáticos, as disciplinas ofertadas, as atividades avaliativas e o uso do Moodle como ambiente virtual de aprendizagem. Apenas o item relacionado às webaulas não foi tão bem avaliado. A baixa qualidade da internet em algumas cidades e os problemas de conexão dificultam a transmissão de aulas com qualidade. Contudo, mesmo diante dessas e outras dificuldades, é preciso ressaltar o importante papel que a educação a distância vem cumprindo nos municípios do interior do estado, possibilitando a atuação de novos profissionais nas escolas, com formação específica e bastante satisfatória, na percepção dos egressos.Palavras-chave: Educação a Distância, Formação de professores, Egressos. Evaluating Distance-Learning Teacher Training Courses at UFMS: What Graduates Have to SayAbstractThis article aims to present how graduates from distance-learning teachertraining courses in Biology, Language Studies, Mathematics and Pedagogy from UFMS perceive their college education. We asked the graduates from the classes of 2012, 2013 and 2014 to answer a 5-part 46-question on-line survey through their social media, e-mail or Moodle. In this study, we considered only the responses for the 10 questions from part four of the survey, called "Evaluating the Distance Learning Course". The results show that a large group of the informants approve of teacher and tutor performance and evaluate positively the on-site classes, the learning material, the subjects offered, the assessment testing and Moodle as a learning management system. The informants did not evaluate so well the classes through videoconference technology, which can be explained by the low quality internet connection in some cities and other technical problems that may have troubled the classes. Nevertheless, despite these and other problems in the courses, we need to emphasize the important role distance learning education has played in taking higher education to countryside cities and making it possible to have qualified professionals working in their schools, with specific and satisfactory academic training, according to the own graduates.Keywords: Distance learning education, Teacher training, Graduates.
id CECIERJ_7b579da4f5997a278275a4349bb908be
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/638
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Avaliando os Cursos de Licenciatura a Distância da UFMS: o que Dizem os EgressosO presente artigo apresenta as percepções dos egressos dos cursos de licenciaturas em Ciências Biológicas, Letras, Matemática e Pedagogia na modalidade a distância da UFMS formados em 2012, 2013 e 2014. O questionário on-line, composto por 46 questões distribuídas em cinco blocos, foi divulgado no grupo dos egressos em redes sociais, enviado para o e-mail pessoal dos ex-alunos e encaminhado também via Moodle. Neste estudo, consideraremos as respostas referentes às dez questões do grupo 4 - Avaliação do curso na modalidade a distância. Os resultados evidenciam que grande parte dos informantes aprova a atuação dos professores, dos tutores presenciais e a distância, avalia positivamente as aulas presenciais, os materiais didáticos, as disciplinas ofertadas, as atividades avaliativas e o uso do Moodle como ambiente virtual de aprendizagem. Apenas o item relacionado às webaulas não foi tão bem avaliado. A baixa qualidade da internet em algumas cidades e os problemas de conexão dificultam a transmissão de aulas com qualidade. Contudo, mesmo diante dessas e outras dificuldades, é preciso ressaltar o importante papel que a educação a distância vem cumprindo nos municípios do interior do estado, possibilitando a atuação de novos profissionais nas escolas, com formação específica e bastante satisfatória, na percepção dos egressos.Palavras-chave: Educação a Distância, Formação de professores, Egressos. Evaluating Distance-Learning Teacher Training Courses at UFMS: What Graduates Have to SayAbstractThis article aims to present how graduates from distance-learning teachertraining courses in Biology, Language Studies, Mathematics and Pedagogy from UFMS perceive their college education. We asked the graduates from the classes of 2012, 2013 and 2014 to answer a 5-part 46-question on-line survey through their social media, e-mail or Moodle. In this study, we considered only the responses for the 10 questions from part four of the survey, called "Evaluating the Distance Learning Course". The results show that a large group of the informants approve of teacher and tutor performance and evaluate positively the on-site classes, the learning material, the subjects offered, the assessment testing and Moodle as a learning management system. The informants did not evaluate so well the classes through videoconference technology, which can be explained by the low quality internet connection in some cities and other technical problems that may have troubled the classes. Nevertheless, despite these and other problems in the courses, we need to emphasize the important role distance learning education has played in taking higher education to countryside cities and making it possible to have qualified professionals working in their schools, with specific and satisfactory academic training, according to the own graduates.Keywords: Distance learning education, Teacher training, Graduates.Fundação Cecierj2018-04-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/63810.18264/eadf.v8i1.638EaD em Foco; Vol. 8 No. 1 (2018): Volume únicoEaD em Foco; Vol. 8 Núm. 1 (2018): Volume únicoEaD em Foco; v. 8 n. 1 (2018): Volume único2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/638/288Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Patrícia GracielaKawamoto Kanashiro, Daniela SayuriNoal, Mirian Lange2020-01-17T10:06:25ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Avaliando os Cursos de Licenciatura a Distância da UFMS: o que Dizem os Egressos
title Avaliando os Cursos de Licenciatura a Distância da UFMS: o que Dizem os Egressos
spellingShingle Avaliando os Cursos de Licenciatura a Distância da UFMS: o que Dizem os Egressos
Rocha, Patrícia Graciela
title_short Avaliando os Cursos de Licenciatura a Distância da UFMS: o que Dizem os Egressos
title_full Avaliando os Cursos de Licenciatura a Distância da UFMS: o que Dizem os Egressos
title_fullStr Avaliando os Cursos de Licenciatura a Distância da UFMS: o que Dizem os Egressos
title_full_unstemmed Avaliando os Cursos de Licenciatura a Distância da UFMS: o que Dizem os Egressos
title_sort Avaliando os Cursos de Licenciatura a Distância da UFMS: o que Dizem os Egressos
author Rocha, Patrícia Graciela
author_facet Rocha, Patrícia Graciela
Kawamoto Kanashiro, Daniela Sayuri
Noal, Mirian Lange
author_role author
author2 Kawamoto Kanashiro, Daniela Sayuri
Noal, Mirian Lange
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Patrícia Graciela
Kawamoto Kanashiro, Daniela Sayuri
Noal, Mirian Lange
description O presente artigo apresenta as percepções dos egressos dos cursos de licenciaturas em Ciências Biológicas, Letras, Matemática e Pedagogia na modalidade a distância da UFMS formados em 2012, 2013 e 2014. O questionário on-line, composto por 46 questões distribuídas em cinco blocos, foi divulgado no grupo dos egressos em redes sociais, enviado para o e-mail pessoal dos ex-alunos e encaminhado também via Moodle. Neste estudo, consideraremos as respostas referentes às dez questões do grupo 4 - Avaliação do curso na modalidade a distância. Os resultados evidenciam que grande parte dos informantes aprova a atuação dos professores, dos tutores presenciais e a distância, avalia positivamente as aulas presenciais, os materiais didáticos, as disciplinas ofertadas, as atividades avaliativas e o uso do Moodle como ambiente virtual de aprendizagem. Apenas o item relacionado às webaulas não foi tão bem avaliado. A baixa qualidade da internet em algumas cidades e os problemas de conexão dificultam a transmissão de aulas com qualidade. Contudo, mesmo diante dessas e outras dificuldades, é preciso ressaltar o importante papel que a educação a distância vem cumprindo nos municípios do interior do estado, possibilitando a atuação de novos profissionais nas escolas, com formação específica e bastante satisfatória, na percepção dos egressos.Palavras-chave: Educação a Distância, Formação de professores, Egressos. Evaluating Distance-Learning Teacher Training Courses at UFMS: What Graduates Have to SayAbstractThis article aims to present how graduates from distance-learning teachertraining courses in Biology, Language Studies, Mathematics and Pedagogy from UFMS perceive their college education. We asked the graduates from the classes of 2012, 2013 and 2014 to answer a 5-part 46-question on-line survey through their social media, e-mail or Moodle. In this study, we considered only the responses for the 10 questions from part four of the survey, called "Evaluating the Distance Learning Course". The results show that a large group of the informants approve of teacher and tutor performance and evaluate positively the on-site classes, the learning material, the subjects offered, the assessment testing and Moodle as a learning management system. The informants did not evaluate so well the classes through videoconference technology, which can be explained by the low quality internet connection in some cities and other technical problems that may have troubled the classes. Nevertheless, despite these and other problems in the courses, we need to emphasize the important role distance learning education has played in taking higher education to countryside cities and making it possible to have qualified professionals working in their schools, with specific and satisfactory academic training, according to the own graduates.Keywords: Distance learning education, Teacher training, Graduates.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/638
10.18264/eadf.v8i1.638
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/638
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v8i1.638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/638/288
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 8 No. 1 (2018): Volume único
EaD em Foco; Vol. 8 Núm. 1 (2018): Volume único
EaD em Foco; v. 8 n. 1 (2018): Volume único
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733981568061407232