Materiais Didáticos para Educação a Distância: Observando Layouts
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EAD em Foco |
Texto Completo: | https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/362 |
Resumo: | A inserção da educação a distância nos processos educativos formais apontou possibilidades de formação em nível superior para aqueles que estão distantes dos centros de formação e, para além disso, desvelou objetos de investigação. Um exemplo disso são os materiais didáticos, tão necessários para a efetivação da aprendizagem na modalidade a distância. A gama de materiais é grande e, por isso, é interessante conhecer o modo como eles vêm sendo desenvolvidos e utilizados por aquelas instituições que ofertam cursos nessa modalidade. É sabido que há necessidades distintas entre os alunos da educação a distância e os de cursos presenciais, que precisam estar contempladas nos materiais didáticos. Mas de fato estão? Considerando a organização do espaço de estudo como importante no processo pedagógico, como os espaços dos materiais didáticos vêm sendo organizados? Que elementos têm sido utilizados para o desenvolvimento de layouts para materiais didáticos utilizados em cursos a distância? Tais questões são tema deste escrito, que busca, a partir de um estudo de caso, observar materiais didáticos produzidos para cursos brasileiros a distância. Um olhar transversal sobre tais materiais aponta semelhanças com os produtos elaborados para a educação presencial, tão conhecida por muitos.Palavras-chave: Educação a distância; Materiais didáticos; Layout.?Didactic Materials for Distance Education: Observing LayoutsAbstract The inclusion of distance education in formal educational processes pointed training opportunities in higher education for those who are distant from training centers and, in addition, unveiled research objects. An example of this are the didactic materials, as necessary for effective learning in the distance. The range of materials is large and therefore it is interesting to know how these are being developed and used by those institutions that offer courses in this modality. It is known that there are different needs among students of distance education and presence courses that need to be addressed in didactic materials. But actually are? Considering the organization of study space as important in the educational process, as the spaces of didactic materials have been organized? What elements have been used to development layouts for the materials used in distance education courses? This questions are theme of this this written that will, with a case study, observe didactic materials produced to Brazilian distance courses. That observation shown us that analyzed materials have similarities with didactic products for face to face education.Keywords: Distance education; Didactic materials; Layout. |
id |
CECIERJ_7bd5bea2098cc9649e2016f650bbce5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/362 |
network_acronym_str |
CECIERJ |
network_name_str |
EAD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Materiais Didáticos para Educação a Distância: Observando LayoutsA inserção da educação a distância nos processos educativos formais apontou possibilidades de formação em nível superior para aqueles que estão distantes dos centros de formação e, para além disso, desvelou objetos de investigação. Um exemplo disso são os materiais didáticos, tão necessários para a efetivação da aprendizagem na modalidade a distância. A gama de materiais é grande e, por isso, é interessante conhecer o modo como eles vêm sendo desenvolvidos e utilizados por aquelas instituições que ofertam cursos nessa modalidade. É sabido que há necessidades distintas entre os alunos da educação a distância e os de cursos presenciais, que precisam estar contempladas nos materiais didáticos. Mas de fato estão? Considerando a organização do espaço de estudo como importante no processo pedagógico, como os espaços dos materiais didáticos vêm sendo organizados? Que elementos têm sido utilizados para o desenvolvimento de layouts para materiais didáticos utilizados em cursos a distância? Tais questões são tema deste escrito, que busca, a partir de um estudo de caso, observar materiais didáticos produzidos para cursos brasileiros a distância. Um olhar transversal sobre tais materiais aponta semelhanças com os produtos elaborados para a educação presencial, tão conhecida por muitos.Palavras-chave: Educação a distância; Materiais didáticos; Layout.?Didactic Materials for Distance Education: Observing LayoutsAbstract The inclusion of distance education in formal educational processes pointed training opportunities in higher education for those who are distant from training centers and, in addition, unveiled research objects. An example of this are the didactic materials, as necessary for effective learning in the distance. The range of materials is large and therefore it is interesting to know how these are being developed and used by those institutions that offer courses in this modality. It is known that there are different needs among students of distance education and presence courses that need to be addressed in didactic materials. But actually are? Considering the organization of study space as important in the educational process, as the spaces of didactic materials have been organized? What elements have been used to development layouts for the materials used in distance education courses? This questions are theme of this this written that will, with a case study, observe didactic materials produced to Brazilian distance courses. That observation shown us that analyzed materials have similarities with didactic products for face to face education.Keywords: Distance education; Didactic materials; Layout. Fundação Cecierj2016-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/36210.18264/eadf.v6i1.362EaD em Foco; Vol. 6 No. 1 (2016)EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 1 (2016)EaD em Foco; v. 6 n. 1 (2016)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/362/168Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessWeber, Dorcas JaniceOliveira, Lia Raquel2020-01-18T11:04:02ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Materiais Didáticos para Educação a Distância: Observando Layouts |
title |
Materiais Didáticos para Educação a Distância: Observando Layouts |
spellingShingle |
Materiais Didáticos para Educação a Distância: Observando Layouts Weber, Dorcas Janice |
title_short |
Materiais Didáticos para Educação a Distância: Observando Layouts |
title_full |
Materiais Didáticos para Educação a Distância: Observando Layouts |
title_fullStr |
Materiais Didáticos para Educação a Distância: Observando Layouts |
title_full_unstemmed |
Materiais Didáticos para Educação a Distância: Observando Layouts |
title_sort |
Materiais Didáticos para Educação a Distância: Observando Layouts |
author |
Weber, Dorcas Janice |
author_facet |
Weber, Dorcas Janice Oliveira, Lia Raquel |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Lia Raquel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weber, Dorcas Janice Oliveira, Lia Raquel |
description |
A inserção da educação a distância nos processos educativos formais apontou possibilidades de formação em nível superior para aqueles que estão distantes dos centros de formação e, para além disso, desvelou objetos de investigação. Um exemplo disso são os materiais didáticos, tão necessários para a efetivação da aprendizagem na modalidade a distância. A gama de materiais é grande e, por isso, é interessante conhecer o modo como eles vêm sendo desenvolvidos e utilizados por aquelas instituições que ofertam cursos nessa modalidade. É sabido que há necessidades distintas entre os alunos da educação a distância e os de cursos presenciais, que precisam estar contempladas nos materiais didáticos. Mas de fato estão? Considerando a organização do espaço de estudo como importante no processo pedagógico, como os espaços dos materiais didáticos vêm sendo organizados? Que elementos têm sido utilizados para o desenvolvimento de layouts para materiais didáticos utilizados em cursos a distância? Tais questões são tema deste escrito, que busca, a partir de um estudo de caso, observar materiais didáticos produzidos para cursos brasileiros a distância. Um olhar transversal sobre tais materiais aponta semelhanças com os produtos elaborados para a educação presencial, tão conhecida por muitos.Palavras-chave: Educação a distância; Materiais didáticos; Layout.?Didactic Materials for Distance Education: Observing LayoutsAbstract The inclusion of distance education in formal educational processes pointed training opportunities in higher education for those who are distant from training centers and, in addition, unveiled research objects. An example of this are the didactic materials, as necessary for effective learning in the distance. The range of materials is large and therefore it is interesting to know how these are being developed and used by those institutions that offer courses in this modality. It is known that there are different needs among students of distance education and presence courses that need to be addressed in didactic materials. But actually are? Considering the organization of study space as important in the educational process, as the spaces of didactic materials have been organized? What elements have been used to development layouts for the materials used in distance education courses? This questions are theme of this this written that will, with a case study, observe didactic materials produced to Brazilian distance courses. That observation shown us that analyzed materials have similarities with didactic products for face to face education.Keywords: Distance education; Didactic materials; Layout. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/362 10.18264/eadf.v6i1.362 |
url |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/362 |
identifier_str_mv |
10.18264/eadf.v6i1.362 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/362/168 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
dc.source.none.fl_str_mv |
EaD em Foco; Vol. 6 No. 1 (2016) EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 1 (2016) EaD em Foco; v. 6 n. 1 (2016) 2177-8310 reponame:EAD em Foco instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) instacron:CECIERJ |
instname_str |
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) |
instacron_str |
CECIERJ |
institution |
CECIERJ |
reponame_str |
EAD em Foco |
collection |
EAD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733981567892586496 |