Discussões Envolvendo a Semipresencialidade na Formação do Professor de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Cleice T. Werner da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Vieira, Bianca Stéfani, Dos Santos, Antonio Vanderlei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/708
Resumo: O presente estudo investiga uma disciplina curricular operacionalizada na modalidade semipresencial, avaliando sua pertinência de acordo com os atores envolvidos. O foco centra-se na análise da percepção do professor e dos acadêmicos da disciplina e justifica-se pelo fato de que, ao mesmo tempo que essa modalidade se revela uma comodidade para os alunos, tem apresentado entraves que limitam sua utilização. A disciplina escolhida para análise apresenta 50% de sua carga horária em atividades na modalidade semipresencial e recorre à plataforma Moodle para desenvolver tais atividades. Para a coleta dos dados, utilizou-se entrevista semiestruturada com o professor da disciplina, além de questionário com os alunos que já cursaram a disciplina. Como resultado, o estudo apontou que, na percepção do professor, a modalidade se revela com dificuldade para os alunos que não têm o hábito de acessar os materiais no tempo correto e se mostram desorganizados para realizar as atividades. Em termos dos alunos, o estudo identificou que grande parte dos alunos tem familiaridade com o computador, mas que o uso da plataforma Moodle se mostra uma dificuldade nesse tipo de modalidade. Além disso, os alunos apontam problemas operacionais com a plataforma e a falta da presença do professor para auxiliar.Palavras-chave: Ensino semipresencial, Física, Formação de professores.  Discussions Involving Semipresenciality in Physical Teacher TrainingAbstractThe present study investigates a curricular discipline operationalized in a blended learning modality, evaluating its potentiality and challenges. The focus is the analyze of the teachers perception and of the disciplines academics and it is justified by the fact that, in the same time as the modality reveals to be a convenience to the students, it has presented hindrances that limit its use. The discipline chosen to be analyzed presents 50% of the workload in activities in blended learning mode and resort to the Moodle platform to develop such activities. For data collection, was used an half structured interview with the disciplines teacher and a quiz with the students that had already attended the discipline. As a result, the study points that in the teachers perception the modality reveals to be difficult to students that dont have the habit to access the materials in the correct time and show to be unorganized to realize the activities. In terms of the students, the study identified that most of the students have familiarity with the computer, but the use of Moodle Platform shows to be a difficulty in this type of modality. Besides that, students point a operational problem with the platform and the lack of presence of the teacher to help.Keywords: Blended learning, Physical, Teachers formation.
id CECIERJ_8797efd6f32e69cb80644efb1064a36f
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/708
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Discussões Envolvendo a Semipresencialidade na Formação do Professor de FísicaO presente estudo investiga uma disciplina curricular operacionalizada na modalidade semipresencial, avaliando sua pertinência de acordo com os atores envolvidos. O foco centra-se na análise da percepção do professor e dos acadêmicos da disciplina e justifica-se pelo fato de que, ao mesmo tempo que essa modalidade se revela uma comodidade para os alunos, tem apresentado entraves que limitam sua utilização. A disciplina escolhida para análise apresenta 50% de sua carga horária em atividades na modalidade semipresencial e recorre à plataforma Moodle para desenvolver tais atividades. Para a coleta dos dados, utilizou-se entrevista semiestruturada com o professor da disciplina, além de questionário com os alunos que já cursaram a disciplina. Como resultado, o estudo apontou que, na percepção do professor, a modalidade se revela com dificuldade para os alunos que não têm o hábito de acessar os materiais no tempo correto e se mostram desorganizados para realizar as atividades. Em termos dos alunos, o estudo identificou que grande parte dos alunos tem familiaridade com o computador, mas que o uso da plataforma Moodle se mostra uma dificuldade nesse tipo de modalidade. Além disso, os alunos apontam problemas operacionais com a plataforma e a falta da presença do professor para auxiliar.Palavras-chave: Ensino semipresencial, Física, Formação de professores.  Discussions Involving Semipresenciality in Physical Teacher TrainingAbstractThe present study investigates a curricular discipline operationalized in a blended learning modality, evaluating its potentiality and challenges. The focus is the analyze of the teachers perception and of the disciplines academics and it is justified by the fact that, in the same time as the modality reveals to be a convenience to the students, it has presented hindrances that limit its use. The discipline chosen to be analyzed presents 50% of the workload in activities in blended learning mode and resort to the Moodle platform to develop such activities. For data collection, was used an half structured interview with the disciplines teacher and a quiz with the students that had already attended the discipline. As a result, the study points that in the teachers perception the modality reveals to be difficult to students that dont have the habit to access the materials in the correct time and show to be unorganized to realize the activities. In terms of the students, the study identified that most of the students have familiarity with the computer, but the use of Moodle Platform shows to be a difficulty in this type of modality. Besides that, students point a operational problem with the platform and the lack of presence of the teacher to help.Keywords: Blended learning, Physical, Teachers formation.Fundação Cecierj2018-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/70810.18264/eadf.v8i1.708EaD em Foco; Vol. 8 No. 1 (2018): Volume únicoEaD em Foco; Vol. 8 Núm. 1 (2018): Volume únicoEaD em Foco; v. 8 n. 1 (2018): Volume único2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/708/317Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Cleice T. Werner daVieira, Bianca StéfaniDos Santos, Antonio Vanderlei2020-01-17T10:01:09ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Discussões Envolvendo a Semipresencialidade na Formação do Professor de Física
title Discussões Envolvendo a Semipresencialidade na Formação do Professor de Física
spellingShingle Discussões Envolvendo a Semipresencialidade na Formação do Professor de Física
Rosa, Cleice T. Werner da
title_short Discussões Envolvendo a Semipresencialidade na Formação do Professor de Física
title_full Discussões Envolvendo a Semipresencialidade na Formação do Professor de Física
title_fullStr Discussões Envolvendo a Semipresencialidade na Formação do Professor de Física
title_full_unstemmed Discussões Envolvendo a Semipresencialidade na Formação do Professor de Física
title_sort Discussões Envolvendo a Semipresencialidade na Formação do Professor de Física
author Rosa, Cleice T. Werner da
author_facet Rosa, Cleice T. Werner da
Vieira, Bianca Stéfani
Dos Santos, Antonio Vanderlei
author_role author
author2 Vieira, Bianca Stéfani
Dos Santos, Antonio Vanderlei
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Cleice T. Werner da
Vieira, Bianca Stéfani
Dos Santos, Antonio Vanderlei
description O presente estudo investiga uma disciplina curricular operacionalizada na modalidade semipresencial, avaliando sua pertinência de acordo com os atores envolvidos. O foco centra-se na análise da percepção do professor e dos acadêmicos da disciplina e justifica-se pelo fato de que, ao mesmo tempo que essa modalidade se revela uma comodidade para os alunos, tem apresentado entraves que limitam sua utilização. A disciplina escolhida para análise apresenta 50% de sua carga horária em atividades na modalidade semipresencial e recorre à plataforma Moodle para desenvolver tais atividades. Para a coleta dos dados, utilizou-se entrevista semiestruturada com o professor da disciplina, além de questionário com os alunos que já cursaram a disciplina. Como resultado, o estudo apontou que, na percepção do professor, a modalidade se revela com dificuldade para os alunos que não têm o hábito de acessar os materiais no tempo correto e se mostram desorganizados para realizar as atividades. Em termos dos alunos, o estudo identificou que grande parte dos alunos tem familiaridade com o computador, mas que o uso da plataforma Moodle se mostra uma dificuldade nesse tipo de modalidade. Além disso, os alunos apontam problemas operacionais com a plataforma e a falta da presença do professor para auxiliar.Palavras-chave: Ensino semipresencial, Física, Formação de professores.  Discussions Involving Semipresenciality in Physical Teacher TrainingAbstractThe present study investigates a curricular discipline operationalized in a blended learning modality, evaluating its potentiality and challenges. The focus is the analyze of the teachers perception and of the disciplines academics and it is justified by the fact that, in the same time as the modality reveals to be a convenience to the students, it has presented hindrances that limit its use. The discipline chosen to be analyzed presents 50% of the workload in activities in blended learning mode and resort to the Moodle platform to develop such activities. For data collection, was used an half structured interview with the disciplines teacher and a quiz with the students that had already attended the discipline. As a result, the study points that in the teachers perception the modality reveals to be difficult to students that dont have the habit to access the materials in the correct time and show to be unorganized to realize the activities. In terms of the students, the study identified that most of the students have familiarity with the computer, but the use of Moodle Platform shows to be a difficulty in this type of modality. Besides that, students point a operational problem with the platform and the lack of presence of the teacher to help.Keywords: Blended learning, Physical, Teachers formation.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/708
10.18264/eadf.v8i1.708
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/708
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v8i1.708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/708/317
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 8 No. 1 (2018): Volume único
EaD em Foco; Vol. 8 Núm. 1 (2018): Volume único
EaD em Foco; v. 8 n. 1 (2018): Volume único
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733981568112787456