COMO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PODE CONTRIBUIR COM A EDUCAÇÃO PRESENCIAL?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro-Carozzo, Nádia Prazeres
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Carozzo-Todaro, Mauro Enrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/266
Resumo: Na modalidade de Educação a Distância (EaD), com o apoio da equipe multidisciplinar, professor, estudantes e tutor se relacionam social e midiaticamente, ou seja, encontram-se virtualmente para trocar conhecimentos e informações, exigindo a adoção de um novo conceito de aula, sala de aula, aluno e professor. Este estudo teve como objetivo verificar se a experiência do professor com a EaD contribui ou contribuirá com o trabalho do professor no ensino presencial, bem como, identificar de que forma, na sua atuação com o ensino presencial, essa contribuição pode ser vista e implantada. Setenta e dois professores responderam a um questionário on-line elaborado para esta pesquisa. Pelos resultados, 97% dos respondentes relatam que a experiência em EaD contribuiu de forma significativa para sua prática docente como professor presencial. Mais especificamente, constatou-se que as contribuições se deram nos seguintes aspectos: 68% dos professores aproveitaram a experiência e os conhecimentos adquiridos no processo avaliativo; 41,6% aproveitaram o uso de redes sociais; 70,8%, a incorporação de mídias; 59,7%, planejamento da ação pedagógica; e 50% referiram a incorporação de novos conteúdos. Conclui-se que as experiências em EaD são transpostas e aproveitadas na modalidade presencial e que, portanto, a EaD pode contribuir para o aperfeiçoamento do trabalho docente e, por conseguinte, na melhoria da qualidade da educação. Palavras chave: Educação a Distância; Educação Presencial; Aproveitamento de aprendizagens.  How Can the Distance Education Contribute to the Face to Face Education? Abstract In the Distance Education, with the support of a multidisciplinary team, professor, student and tutor interact social and virtually, they get in touch through the internet, in order to share information and knowledge, requiring the adoption of a new concept of class, classroom, student and teacher. The aim of this study is to verify if the experience that the teacher had in Distance Education contributes or will contribute to his/her work in Presencial Learning Education, as well as to identify how, in his performance with face to face classroom, this contribution can be seen and deployed. Seventy two professors answered an online questionnaire elaborated for this research. From the results, 97% of them reported that their experience in Distance Education contributed, in a significant way, to their teaching practice as a professor at face to face education. More specifically, it was found that the contributions are given in the following aspects: 68% of the professors used the experience and knowledge at the evaluation process; 41.6% at the using of social networks; 70.8% embedding media; 59.7% planning the pedagogical action; and 50% incorporating new contents on their subject. The experiences in Distance Education are useful and repeated at the classroom mode education and, therefore, the Distance Learning is an education modality that contributes to the improvement of teaching and, consequently, to the improvement of education quality.Keywords: Distance Education; Face to Face Learning; Learning contribution.
id CECIERJ_88faf7b878bcf65d88832c7e82c529e0
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/266
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling COMO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PODE CONTRIBUIR COM A EDUCAÇÃO PRESENCIAL?Na modalidade de Educação a Distância (EaD), com o apoio da equipe multidisciplinar, professor, estudantes e tutor se relacionam social e midiaticamente, ou seja, encontram-se virtualmente para trocar conhecimentos e informações, exigindo a adoção de um novo conceito de aula, sala de aula, aluno e professor. Este estudo teve como objetivo verificar se a experiência do professor com a EaD contribui ou contribuirá com o trabalho do professor no ensino presencial, bem como, identificar de que forma, na sua atuação com o ensino presencial, essa contribuição pode ser vista e implantada. Setenta e dois professores responderam a um questionário on-line elaborado para esta pesquisa. Pelos resultados, 97% dos respondentes relatam que a experiência em EaD contribuiu de forma significativa para sua prática docente como professor presencial. Mais especificamente, constatou-se que as contribuições se deram nos seguintes aspectos: 68% dos professores aproveitaram a experiência e os conhecimentos adquiridos no processo avaliativo; 41,6% aproveitaram o uso de redes sociais; 70,8%, a incorporação de mídias; 59,7%, planejamento da ação pedagógica; e 50% referiram a incorporação de novos conteúdos. Conclui-se que as experiências em EaD são transpostas e aproveitadas na modalidade presencial e que, portanto, a EaD pode contribuir para o aperfeiçoamento do trabalho docente e, por conseguinte, na melhoria da qualidade da educação. Palavras chave: Educação a Distância; Educação Presencial; Aproveitamento de aprendizagens.  How Can the Distance Education Contribute to the Face to Face Education? Abstract In the Distance Education, with the support of a multidisciplinary team, professor, student and tutor interact social and virtually, they get in touch through the internet, in order to share information and knowledge, requiring the adoption of a new concept of class, classroom, student and teacher. The aim of this study is to verify if the experience that the teacher had in Distance Education contributes or will contribute to his/her work in Presencial Learning Education, as well as to identify how, in his performance with face to face classroom, this contribution can be seen and deployed. Seventy two professors answered an online questionnaire elaborated for this research. From the results, 97% of them reported that their experience in Distance Education contributed, in a significant way, to their teaching practice as a professor at face to face education. More specifically, it was found that the contributions are given in the following aspects: 68% of the professors used the experience and knowledge at the evaluation process; 41.6% at the using of social networks; 70.8% embedding media; 59.7% planning the pedagogical action; and 50% incorporating new contents on their subject. The experiences in Distance Education are useful and repeated at the classroom mode education and, therefore, the Distance Learning is an education modality that contributes to the improvement of teaching and, consequently, to the improvement of education quality.Keywords: Distance Education; Face to Face Learning; Learning contribution.Fundação Cecierj2015-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/26610.18264/eadf.v5i2.266EaD em Foco; Vol. 5 No. 2 (2015)EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 2 (2015)EaD em Foco; v. 5 n. 2 (2015)2177-831010.18264/eadf.v5i2reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/266/135Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro-Carozzo, Nádia PrazeresCarozzo-Todaro, Mauro Enrique2020-01-19T10:41:36ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv COMO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PODE CONTRIBUIR COM A EDUCAÇÃO PRESENCIAL?
title COMO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PODE CONTRIBUIR COM A EDUCAÇÃO PRESENCIAL?
spellingShingle COMO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PODE CONTRIBUIR COM A EDUCAÇÃO PRESENCIAL?
Pinheiro-Carozzo, Nádia Prazeres
title_short COMO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PODE CONTRIBUIR COM A EDUCAÇÃO PRESENCIAL?
title_full COMO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PODE CONTRIBUIR COM A EDUCAÇÃO PRESENCIAL?
title_fullStr COMO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PODE CONTRIBUIR COM A EDUCAÇÃO PRESENCIAL?
title_full_unstemmed COMO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PODE CONTRIBUIR COM A EDUCAÇÃO PRESENCIAL?
title_sort COMO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PODE CONTRIBUIR COM A EDUCAÇÃO PRESENCIAL?
author Pinheiro-Carozzo, Nádia Prazeres
author_facet Pinheiro-Carozzo, Nádia Prazeres
Carozzo-Todaro, Mauro Enrique
author_role author
author2 Carozzo-Todaro, Mauro Enrique
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro-Carozzo, Nádia Prazeres
Carozzo-Todaro, Mauro Enrique
description Na modalidade de Educação a Distância (EaD), com o apoio da equipe multidisciplinar, professor, estudantes e tutor se relacionam social e midiaticamente, ou seja, encontram-se virtualmente para trocar conhecimentos e informações, exigindo a adoção de um novo conceito de aula, sala de aula, aluno e professor. Este estudo teve como objetivo verificar se a experiência do professor com a EaD contribui ou contribuirá com o trabalho do professor no ensino presencial, bem como, identificar de que forma, na sua atuação com o ensino presencial, essa contribuição pode ser vista e implantada. Setenta e dois professores responderam a um questionário on-line elaborado para esta pesquisa. Pelos resultados, 97% dos respondentes relatam que a experiência em EaD contribuiu de forma significativa para sua prática docente como professor presencial. Mais especificamente, constatou-se que as contribuições se deram nos seguintes aspectos: 68% dos professores aproveitaram a experiência e os conhecimentos adquiridos no processo avaliativo; 41,6% aproveitaram o uso de redes sociais; 70,8%, a incorporação de mídias; 59,7%, planejamento da ação pedagógica; e 50% referiram a incorporação de novos conteúdos. Conclui-se que as experiências em EaD são transpostas e aproveitadas na modalidade presencial e que, portanto, a EaD pode contribuir para o aperfeiçoamento do trabalho docente e, por conseguinte, na melhoria da qualidade da educação. Palavras chave: Educação a Distância; Educação Presencial; Aproveitamento de aprendizagens.  How Can the Distance Education Contribute to the Face to Face Education? Abstract In the Distance Education, with the support of a multidisciplinary team, professor, student and tutor interact social and virtually, they get in touch through the internet, in order to share information and knowledge, requiring the adoption of a new concept of class, classroom, student and teacher. The aim of this study is to verify if the experience that the teacher had in Distance Education contributes or will contribute to his/her work in Presencial Learning Education, as well as to identify how, in his performance with face to face classroom, this contribution can be seen and deployed. Seventy two professors answered an online questionnaire elaborated for this research. From the results, 97% of them reported that their experience in Distance Education contributed, in a significant way, to their teaching practice as a professor at face to face education. More specifically, it was found that the contributions are given in the following aspects: 68% of the professors used the experience and knowledge at the evaluation process; 41.6% at the using of social networks; 70.8% embedding media; 59.7% planning the pedagogical action; and 50% incorporating new contents on their subject. The experiences in Distance Education are useful and repeated at the classroom mode education and, therefore, the Distance Learning is an education modality that contributes to the improvement of teaching and, consequently, to the improvement of education quality.Keywords: Distance Education; Face to Face Learning; Learning contribution.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/266
10.18264/eadf.v5i2.266
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/266
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v5i2.266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/266/135
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 5 No. 2 (2015)
EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 2 (2015)
EaD em Foco; v. 5 n. 2 (2015)
2177-8310
10.18264/eadf.v5i2
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733981567514050560