PREPARO TÉCNICO E PROFISSIONAL EM EAD PARA GESTÃO DE TRÂNSITO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE PROGRAMAS APRESENTADOS NA INTERNET
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EAD em Foco |
Texto Completo: | https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/147 |
Resumo: | Uma das principais diretrizes para definição de conteúdo programático para cursos técnicos deve ser a formação do profissional em função de sua competência para atuação no mercado de trabalho. Em se tratando da gestão para o trânsito, tem-se carência de profissionais que possam atuar em pequenas e médias cidades brasileiras, com ênfase em estabelecer a mobilidade e a sustentabilidade em áreas urbanas. Para contribuir com essa tarefa, surgem cursos na modalidade a distância que têm suas características apresentadas nas páginas das instituições proponentes. Nesse contexto, o presente trabalho teve por objetivo relacionar o conteúdo programático de interesse para as funções da gestão de trânsito e analisar as propostas de cursos em Educação a Distância (EaD) ofertados no Brasil nessa área. A metodologia foi composta de pesquisa na internet, com coleta de informações sobre o programa, o perfil do aluno e os recursos didáticos utilizados. Os resultados apontaram que os cursos não apresentam conteúdo direcionado para as diversas possibilidades de atuação na área, constituindo-se em multidisciplinares sem foco profissional específico. A maioria dos cursos precisa ajustar o programa à competência profissional para gestão de trânsito, com melhor definição para o perfil do aluno e os recursos didáticos. |
id |
CECIERJ_8b2d512a6678ea1fe79d6981e0091d3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/147 |
network_acronym_str |
CECIERJ |
network_name_str |
EAD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
PREPARO TÉCNICO E PROFISSIONAL EM EAD PARA GESTÃO DE TRÂNSITO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE PROGRAMAS APRESENTADOS NA INTERNETUma das principais diretrizes para definição de conteúdo programático para cursos técnicos deve ser a formação do profissional em função de sua competência para atuação no mercado de trabalho. Em se tratando da gestão para o trânsito, tem-se carência de profissionais que possam atuar em pequenas e médias cidades brasileiras, com ênfase em estabelecer a mobilidade e a sustentabilidade em áreas urbanas. Para contribuir com essa tarefa, surgem cursos na modalidade a distância que têm suas características apresentadas nas páginas das instituições proponentes. Nesse contexto, o presente trabalho teve por objetivo relacionar o conteúdo programático de interesse para as funções da gestão de trânsito e analisar as propostas de cursos em Educação a Distância (EaD) ofertados no Brasil nessa área. A metodologia foi composta de pesquisa na internet, com coleta de informações sobre o programa, o perfil do aluno e os recursos didáticos utilizados. Os resultados apontaram que os cursos não apresentam conteúdo direcionado para as diversas possibilidades de atuação na área, constituindo-se em multidisciplinares sem foco profissional específico. A maioria dos cursos precisa ajustar o programa à competência profissional para gestão de trânsito, com melhor definição para o perfil do aluno e os recursos didáticos.Fundação Cecierj2013-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpeghttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/14710.18264/eadf.v3i1.147EaD em Foco; Vol. 3 No. 1 (2013)EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 1 (2013)EaD em Foco; v. 3 n. 1 (2013)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/147/37https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/147/417https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/147/418https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/147/419https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/147/420https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/147/421https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/147/422Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessSimões, Fernanda AntonioSimões, Eliane AntonioPeterossi, Helena Gemignani2022-05-27T13:14:57ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
PREPARO TÉCNICO E PROFISSIONAL EM EAD PARA GESTÃO DE TRÂNSITO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE PROGRAMAS APRESENTADOS NA INTERNET |
title |
PREPARO TÉCNICO E PROFISSIONAL EM EAD PARA GESTÃO DE TRÂNSITO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE PROGRAMAS APRESENTADOS NA INTERNET |
spellingShingle |
PREPARO TÉCNICO E PROFISSIONAL EM EAD PARA GESTÃO DE TRÂNSITO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE PROGRAMAS APRESENTADOS NA INTERNET Simões, Fernanda Antonio |
title_short |
PREPARO TÉCNICO E PROFISSIONAL EM EAD PARA GESTÃO DE TRÂNSITO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE PROGRAMAS APRESENTADOS NA INTERNET |
title_full |
PREPARO TÉCNICO E PROFISSIONAL EM EAD PARA GESTÃO DE TRÂNSITO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE PROGRAMAS APRESENTADOS NA INTERNET |
title_fullStr |
PREPARO TÉCNICO E PROFISSIONAL EM EAD PARA GESTÃO DE TRÂNSITO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE PROGRAMAS APRESENTADOS NA INTERNET |
title_full_unstemmed |
PREPARO TÉCNICO E PROFISSIONAL EM EAD PARA GESTÃO DE TRÂNSITO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE PROGRAMAS APRESENTADOS NA INTERNET |
title_sort |
PREPARO TÉCNICO E PROFISSIONAL EM EAD PARA GESTÃO DE TRÂNSITO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE PROGRAMAS APRESENTADOS NA INTERNET |
author |
Simões, Fernanda Antonio |
author_facet |
Simões, Fernanda Antonio Simões, Eliane Antonio Peterossi, Helena Gemignani |
author_role |
author |
author2 |
Simões, Eliane Antonio Peterossi, Helena Gemignani |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simões, Fernanda Antonio Simões, Eliane Antonio Peterossi, Helena Gemignani |
description |
Uma das principais diretrizes para definição de conteúdo programático para cursos técnicos deve ser a formação do profissional em função de sua competência para atuação no mercado de trabalho. Em se tratando da gestão para o trânsito, tem-se carência de profissionais que possam atuar em pequenas e médias cidades brasileiras, com ênfase em estabelecer a mobilidade e a sustentabilidade em áreas urbanas. Para contribuir com essa tarefa, surgem cursos na modalidade a distância que têm suas características apresentadas nas páginas das instituições proponentes. Nesse contexto, o presente trabalho teve por objetivo relacionar o conteúdo programático de interesse para as funções da gestão de trânsito e analisar as propostas de cursos em Educação a Distância (EaD) ofertados no Brasil nessa área. A metodologia foi composta de pesquisa na internet, com coleta de informações sobre o programa, o perfil do aluno e os recursos didáticos utilizados. Os resultados apontaram que os cursos não apresentam conteúdo direcionado para as diversas possibilidades de atuação na área, constituindo-se em multidisciplinares sem foco profissional específico. A maioria dos cursos precisa ajustar o programa à competência profissional para gestão de trânsito, com melhor definição para o perfil do aluno e os recursos didáticos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/147 10.18264/eadf.v3i1.147 |
url |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/147 |
identifier_str_mv |
10.18264/eadf.v3i1.147 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/147/37 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/147/417 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/147/418 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/147/419 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/147/420 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/147/421 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/147/422 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
dc.source.none.fl_str_mv |
EaD em Foco; Vol. 3 No. 1 (2013) EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 1 (2013) EaD em Foco; v. 3 n. 1 (2013) 2177-8310 reponame:EAD em Foco instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) instacron:CECIERJ |
instname_str |
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) |
instacron_str |
CECIERJ |
institution |
CECIERJ |
reponame_str |
EAD em Foco |
collection |
EAD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814253788985294848 |