Educação a Distância: Identificação dos Fatores que Contribuíram para a Evasão dos Alunos no Curso de Gestão Empresarial da Faculdade de Tecnologia de Mococa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colpani, Rogério
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/688
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo identificar os fatores que contribuíram para a evasão de alunos no curso de Gestão Empresarial, modalidade a distância, ofertado pela Faculdade de Tecnologia de Mococa. Os resultados obtidos por meio de uma análise no Sistema de Gestão de Alunos apontaram alto índice de evasão, sendo de 56,48% o percentual dos alunos desistentes. Os resultados, advindos dos 26 alunos evadidos que formaram a amostra, apresentaram de modo geral a falta de incentivo e apoio de familiares, da instituição de ensino e da organização em que trabalhavam para a realização do curso. Como a maioria dos evadidos trabalhava, apresentou dificuldades em entregar as atividades propostas dentro dos prazos previstos. Além disso, é possível inferir que houve desejo de utilização de material impresso para nortear o processo de construção do conhecimento e a necessidade de aulas presenciais. Contudo, é possível verificar que os alunos evadidos reservavam um tempo médio diário entre 2 a 3 horas para se dedicar à realização das atividades do curso e havia condições (materiais, físicas e ambientais) de estudo. Palavras-chave: Educação a distância; Evasão; Gestão de alunos. Distance Education: Identification of Factors that Contributed to Student Withdrawal in the Business Management Course of the Faculdade de Tecnologia de Mococa.AbstratThe objective of the study is to identify the factors that contributed to student withdrawal in the Business Management Course, offered at a distance by the Faculdade de Tecnologia de Mococa. The data obtained through an analysis of the Student Management System showed a high dropout rate, where 56.48% of the students dropped out. Results from 26 dropout students that participated in the study, mostly showed a lack of encouragement and support by family members, by the educational institution and by their employer. Most of the students in the study group were employed and had difficulty in meeting the deadlines of the proposed activities. Also, it is possible to say there was a desire to use printed material to help with the process of building knowledge and to meet face-to-face. However, the study showed that the dropouts dedicated between 2 to 3 hours daily to work on course activities in normal study conditions (material, physical, and ambient). Keywords: Distance Education; Withdrawal; Drop out; Student management.
id CECIERJ_a088b7eb96364fbc63c7089982b72cf2
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/688
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Educação a Distância: Identificação dos Fatores que Contribuíram para a Evasão dos Alunos no Curso de Gestão Empresarial da Faculdade de Tecnologia de MococaO presente trabalho teve como objetivo identificar os fatores que contribuíram para a evasão de alunos no curso de Gestão Empresarial, modalidade a distância, ofertado pela Faculdade de Tecnologia de Mococa. Os resultados obtidos por meio de uma análise no Sistema de Gestão de Alunos apontaram alto índice de evasão, sendo de 56,48% o percentual dos alunos desistentes. Os resultados, advindos dos 26 alunos evadidos que formaram a amostra, apresentaram de modo geral a falta de incentivo e apoio de familiares, da instituição de ensino e da organização em que trabalhavam para a realização do curso. Como a maioria dos evadidos trabalhava, apresentou dificuldades em entregar as atividades propostas dentro dos prazos previstos. Além disso, é possível inferir que houve desejo de utilização de material impresso para nortear o processo de construção do conhecimento e a necessidade de aulas presenciais. Contudo, é possível verificar que os alunos evadidos reservavam um tempo médio diário entre 2 a 3 horas para se dedicar à realização das atividades do curso e havia condições (materiais, físicas e ambientais) de estudo. Palavras-chave: Educação a distância; Evasão; Gestão de alunos. Distance Education: Identification of Factors that Contributed to Student Withdrawal in the Business Management Course of the Faculdade de Tecnologia de Mococa.AbstratThe objective of the study is to identify the factors that contributed to student withdrawal in the Business Management Course, offered at a distance by the Faculdade de Tecnologia de Mococa. The data obtained through an analysis of the Student Management System showed a high dropout rate, where 56.48% of the students dropped out. Results from 26 dropout students that participated in the study, mostly showed a lack of encouragement and support by family members, by the educational institution and by their employer. Most of the students in the study group were employed and had difficulty in meeting the deadlines of the proposed activities. Also, it is possible to say there was a desire to use printed material to help with the process of building knowledge and to meet face-to-face. However, the study showed that the dropouts dedicated between 2 to 3 hours daily to work on course activities in normal study conditions (material, physical, and ambient). Keywords: Distance Education; Withdrawal; Drop out; Student management.Fundação Cecierj2018-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/68810.18264/eadf.v8i1.688EaD em Foco; Vol. 8 No. 1 (2018): Volume únicoEaD em Foco; Vol. 8 Núm. 1 (2018): Volume únicoEaD em Foco; v. 8 n. 1 (2018): Volume único2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/688/328https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/688/500Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessColpani, Rogério2020-01-17T09:57:09ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Educação a Distância: Identificação dos Fatores que Contribuíram para a Evasão dos Alunos no Curso de Gestão Empresarial da Faculdade de Tecnologia de Mococa
title Educação a Distância: Identificação dos Fatores que Contribuíram para a Evasão dos Alunos no Curso de Gestão Empresarial da Faculdade de Tecnologia de Mococa
spellingShingle Educação a Distância: Identificação dos Fatores que Contribuíram para a Evasão dos Alunos no Curso de Gestão Empresarial da Faculdade de Tecnologia de Mococa
Colpani, Rogério
title_short Educação a Distância: Identificação dos Fatores que Contribuíram para a Evasão dos Alunos no Curso de Gestão Empresarial da Faculdade de Tecnologia de Mococa
title_full Educação a Distância: Identificação dos Fatores que Contribuíram para a Evasão dos Alunos no Curso de Gestão Empresarial da Faculdade de Tecnologia de Mococa
title_fullStr Educação a Distância: Identificação dos Fatores que Contribuíram para a Evasão dos Alunos no Curso de Gestão Empresarial da Faculdade de Tecnologia de Mococa
title_full_unstemmed Educação a Distância: Identificação dos Fatores que Contribuíram para a Evasão dos Alunos no Curso de Gestão Empresarial da Faculdade de Tecnologia de Mococa
title_sort Educação a Distância: Identificação dos Fatores que Contribuíram para a Evasão dos Alunos no Curso de Gestão Empresarial da Faculdade de Tecnologia de Mococa
author Colpani, Rogério
author_facet Colpani, Rogério
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Colpani, Rogério
description O presente trabalho teve como objetivo identificar os fatores que contribuíram para a evasão de alunos no curso de Gestão Empresarial, modalidade a distância, ofertado pela Faculdade de Tecnologia de Mococa. Os resultados obtidos por meio de uma análise no Sistema de Gestão de Alunos apontaram alto índice de evasão, sendo de 56,48% o percentual dos alunos desistentes. Os resultados, advindos dos 26 alunos evadidos que formaram a amostra, apresentaram de modo geral a falta de incentivo e apoio de familiares, da instituição de ensino e da organização em que trabalhavam para a realização do curso. Como a maioria dos evadidos trabalhava, apresentou dificuldades em entregar as atividades propostas dentro dos prazos previstos. Além disso, é possível inferir que houve desejo de utilização de material impresso para nortear o processo de construção do conhecimento e a necessidade de aulas presenciais. Contudo, é possível verificar que os alunos evadidos reservavam um tempo médio diário entre 2 a 3 horas para se dedicar à realização das atividades do curso e havia condições (materiais, físicas e ambientais) de estudo. Palavras-chave: Educação a distância; Evasão; Gestão de alunos. Distance Education: Identification of Factors that Contributed to Student Withdrawal in the Business Management Course of the Faculdade de Tecnologia de Mococa.AbstratThe objective of the study is to identify the factors that contributed to student withdrawal in the Business Management Course, offered at a distance by the Faculdade de Tecnologia de Mococa. The data obtained through an analysis of the Student Management System showed a high dropout rate, where 56.48% of the students dropped out. Results from 26 dropout students that participated in the study, mostly showed a lack of encouragement and support by family members, by the educational institution and by their employer. Most of the students in the study group were employed and had difficulty in meeting the deadlines of the proposed activities. Also, it is possible to say there was a desire to use printed material to help with the process of building knowledge and to meet face-to-face. However, the study showed that the dropouts dedicated between 2 to 3 hours daily to work on course activities in normal study conditions (material, physical, and ambient). Keywords: Distance Education; Withdrawal; Drop out; Student management.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/688
10.18264/eadf.v8i1.688
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/688
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v8i1.688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/688/328
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/688/500
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 8 No. 1 (2018): Volume único
EaD em Foco; Vol. 8 Núm. 1 (2018): Volume único
EaD em Foco; v. 8 n. 1 (2018): Volume único
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814253790336909312