Editorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Masuda, Masako Oya
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/23
Resumo: A Educação a Distância (EaD) é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, envolvendo estudantes e professores no desenvolvimento de atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Essa definição está presente no Decreto 5.622, de 19.12.2005, que regulamenta o Art. 80 da Lei 9.394/96 (Leis de Diretrizes e Bases) (MEC, 2009). Com o desenvolvimento constante e acelerado das tecnologias da comunicação e da informação, surgem novos usos e possibilidades para os processos de ensino e de aprendizagem, construção do conhecimento e divulgação científica. Essas novas técnicas permitem, através da utilização crescente de multimídias e ferramentas de interação, novos processos de produção de enunciados voltados para o desenvolvimento do indivíduo em todas as suas dimensões: material, emocional, social.Aspectos como o distanciamento geográfico e contextos sociais diferenciados que, antes, dificultavam a colaboração entre as pessoas e diminuíam o acesso à informação passaram, ao contrário, a constituírem-se em fatores de enriquecimento do debate, principalmente graças ao avanço das mídias digitais e à expansão e à melhoria da internet.Dentro deste contexto, a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) desenvolve ações amplas em Educação a Distância, oferecendo a infraestrutura operacional ao Consórcio CEDERJ: iniciado em 2000. O Consórcio é um convênio entre as universidades públicas estaduais (UENF e UERJ) e federais (UFRJ, UFF, UNIRIO e UFRRJ) situadas no estado do Rio de Janeiro e a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT) para proporcionar educação de nível superior, de qualidade e gratuita, às pessoas com dificuldade de acesso à universidade, seja por viverem afastadas dos principais centros urbanos, seja pela indisponibilidade de tempo. A Fundação CECIERJ também oferece o Programa de Pré-Vestibular Social e cursos de formação continuada para professores e profissionais afins, em exercício, no Ensino Médio e no Ensino Fundamental. Atua também, na área de popularização da ciência com diferentes projetos como a Caravana e a Lona da Ciência, a Praça da Ciência Itinerante, os Espaços da Ciência no interior do Estado, o projeto Jovens Talentos para Ciência, e a mostra Ver Ciência.Na busca pela excelência na Educação Superior a Distância e com o objetivo de contribuir para uma ampla divulgação e discussão dos trabalhos nesta área, desenvolvemos a revista científica EAD em Foco. O objetivo é que ela propicie a abordagem de questões conceituais e metodológicas, bem como o acompanhamento do desenvolvimento das pesquisas, aplicadas ou teóricas na área de EAD.
id CECIERJ_ab96d36292f1c2a7db00dcbc172dd97c
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/23
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling EditorialA Educação a Distância (EaD) é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, envolvendo estudantes e professores no desenvolvimento de atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Essa definição está presente no Decreto 5.622, de 19.12.2005, que regulamenta o Art. 80 da Lei 9.394/96 (Leis de Diretrizes e Bases) (MEC, 2009). Com o desenvolvimento constante e acelerado das tecnologias da comunicação e da informação, surgem novos usos e possibilidades para os processos de ensino e de aprendizagem, construção do conhecimento e divulgação científica. Essas novas técnicas permitem, através da utilização crescente de multimídias e ferramentas de interação, novos processos de produção de enunciados voltados para o desenvolvimento do indivíduo em todas as suas dimensões: material, emocional, social.Aspectos como o distanciamento geográfico e contextos sociais diferenciados que, antes, dificultavam a colaboração entre as pessoas e diminuíam o acesso à informação passaram, ao contrário, a constituírem-se em fatores de enriquecimento do debate, principalmente graças ao avanço das mídias digitais e à expansão e à melhoria da internet.Dentro deste contexto, a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) desenvolve ações amplas em Educação a Distância, oferecendo a infraestrutura operacional ao Consórcio CEDERJ: iniciado em 2000. O Consórcio é um convênio entre as universidades públicas estaduais (UENF e UERJ) e federais (UFRJ, UFF, UNIRIO e UFRRJ) situadas no estado do Rio de Janeiro e a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT) para proporcionar educação de nível superior, de qualidade e gratuita, às pessoas com dificuldade de acesso à universidade, seja por viverem afastadas dos principais centros urbanos, seja pela indisponibilidade de tempo. A Fundação CECIERJ também oferece o Programa de Pré-Vestibular Social e cursos de formação continuada para professores e profissionais afins, em exercício, no Ensino Médio e no Ensino Fundamental. Atua também, na área de popularização da ciência com diferentes projetos como a Caravana e a Lona da Ciência, a Praça da Ciência Itinerante, os Espaços da Ciência no interior do Estado, o projeto Jovens Talentos para Ciência, e a mostra Ver Ciência.Na busca pela excelência na Educação Superior a Distância e com o objetivo de contribuir para uma ampla divulgação e discussão dos trabalhos nesta área, desenvolvemos a revista científica EAD em Foco. O objetivo é que ela propicie a abordagem de questões conceituais e metodológicas, bem como o acompanhamento do desenvolvimento das pesquisas, aplicadas ou teóricas na área de EAD.Fundação Cecierj2010-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2310.18264/eadf.v1i1.23EaD em Foco; Vol. 1 No. 1 (2010)EaD em Foco; Vol. 1 Núm. 1 (2010)EaD em Foco; v. 1 n. 1 (2010)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/23/17Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessMasuda, Masako Oya2022-05-27T13:14:56ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Editorial
title Editorial
spellingShingle Editorial
Masuda, Masako Oya
title_short Editorial
title_full Editorial
title_fullStr Editorial
title_full_unstemmed Editorial
title_sort Editorial
author Masuda, Masako Oya
author_facet Masuda, Masako Oya
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Masuda, Masako Oya
description A Educação a Distância (EaD) é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, envolvendo estudantes e professores no desenvolvimento de atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Essa definição está presente no Decreto 5.622, de 19.12.2005, que regulamenta o Art. 80 da Lei 9.394/96 (Leis de Diretrizes e Bases) (MEC, 2009). Com o desenvolvimento constante e acelerado das tecnologias da comunicação e da informação, surgem novos usos e possibilidades para os processos de ensino e de aprendizagem, construção do conhecimento e divulgação científica. Essas novas técnicas permitem, através da utilização crescente de multimídias e ferramentas de interação, novos processos de produção de enunciados voltados para o desenvolvimento do indivíduo em todas as suas dimensões: material, emocional, social.Aspectos como o distanciamento geográfico e contextos sociais diferenciados que, antes, dificultavam a colaboração entre as pessoas e diminuíam o acesso à informação passaram, ao contrário, a constituírem-se em fatores de enriquecimento do debate, principalmente graças ao avanço das mídias digitais e à expansão e à melhoria da internet.Dentro deste contexto, a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) desenvolve ações amplas em Educação a Distância, oferecendo a infraestrutura operacional ao Consórcio CEDERJ: iniciado em 2000. O Consórcio é um convênio entre as universidades públicas estaduais (UENF e UERJ) e federais (UFRJ, UFF, UNIRIO e UFRRJ) situadas no estado do Rio de Janeiro e a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT) para proporcionar educação de nível superior, de qualidade e gratuita, às pessoas com dificuldade de acesso à universidade, seja por viverem afastadas dos principais centros urbanos, seja pela indisponibilidade de tempo. A Fundação CECIERJ também oferece o Programa de Pré-Vestibular Social e cursos de formação continuada para professores e profissionais afins, em exercício, no Ensino Médio e no Ensino Fundamental. Atua também, na área de popularização da ciência com diferentes projetos como a Caravana e a Lona da Ciência, a Praça da Ciência Itinerante, os Espaços da Ciência no interior do Estado, o projeto Jovens Talentos para Ciência, e a mostra Ver Ciência.Na busca pela excelência na Educação Superior a Distância e com o objetivo de contribuir para uma ampla divulgação e discussão dos trabalhos nesta área, desenvolvemos a revista científica EAD em Foco. O objetivo é que ela propicie a abordagem de questões conceituais e metodológicas, bem como o acompanhamento do desenvolvimento das pesquisas, aplicadas ou teóricas na área de EAD.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/23
10.18264/eadf.v1i1.23
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/23
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v1i1.23
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/23/17
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 1 No. 1 (2010)
EaD em Foco; Vol. 1 Núm. 1 (2010)
EaD em Foco; v. 1 n. 1 (2010)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733981567424921600