REFLEXÕES SOBRE A INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O CASO BRASILEIRO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EAD em Foco |
Texto Completo: | https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/91 |
Resumo: | O presente artigo tem o objetivo de investigar e apresentar dados que podem contribuir para a identificação da Inovação efetivamente verificada nos últimos sete anos, na EAD (Educação a Distância) brasileira. Propõe uma discussão teórica orientada rumo às necessidades e trajetórias da Inovação na educação e do contexto da Inovação na EAD brasileira, bem como uma pesquisa de campo para conclusão da investigação. Para a obtenção dos resultados, foram analisados cinqüenta artigos apresentados em Congressos organizados pela ABED: Associação Brasileira de Educação a Distância, nos anos de 2004 a 2010, seguindo os procedimentos metodológicos de uma pesquisa exploratória descritiva, os quais proporcionaram a aquisição de visão global do tipo aproximativo em relação ao fato determinado. Na análise procurou-se identificar as inovações radicais e/ou incrementais dos processos nesta modalidade de ensino-aprendizagem. E ainda, buscou-se identificar os limites, as contribuições deste trabalho e as propostas para pesquisas futuras. Os resultados apontaram as principais inovações e seus respectivos percentuais de incidência, divididas em dezesseis áreas temáticas que variaram inovações pedagógicas e tecnológicas, até administrativas, institucionais e políticas, bem como as características destas inovações, as quais tem se mostrado essencialmente incrementais. Finalmente, observa-se que a capacidade de aprender com a análise reflexiva e com a experiência tornam-se fundamentais para as instituições de ensino brasileiras que pretendem inovar em seus projetos de EAD. Seja como for, os resultados mostraram-se satisfatórios validando a pesquisa apresentada. |
id |
CECIERJ_b96ea2cdfbd4de1ecd3dc680e778bf3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/91 |
network_acronym_str |
CECIERJ |
network_name_str |
EAD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
REFLEXÕES SOBRE A INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O CASO BRASILEIROO presente artigo tem o objetivo de investigar e apresentar dados que podem contribuir para a identificação da Inovação efetivamente verificada nos últimos sete anos, na EAD (Educação a Distância) brasileira. Propõe uma discussão teórica orientada rumo às necessidades e trajetórias da Inovação na educação e do contexto da Inovação na EAD brasileira, bem como uma pesquisa de campo para conclusão da investigação. Para a obtenção dos resultados, foram analisados cinqüenta artigos apresentados em Congressos organizados pela ABED: Associação Brasileira de Educação a Distância, nos anos de 2004 a 2010, seguindo os procedimentos metodológicos de uma pesquisa exploratória descritiva, os quais proporcionaram a aquisição de visão global do tipo aproximativo em relação ao fato determinado. Na análise procurou-se identificar as inovações radicais e/ou incrementais dos processos nesta modalidade de ensino-aprendizagem. E ainda, buscou-se identificar os limites, as contribuições deste trabalho e as propostas para pesquisas futuras. Os resultados apontaram as principais inovações e seus respectivos percentuais de incidência, divididas em dezesseis áreas temáticas que variaram inovações pedagógicas e tecnológicas, até administrativas, institucionais e políticas, bem como as características destas inovações, as quais tem se mostrado essencialmente incrementais. Finalmente, observa-se que a capacidade de aprender com a análise reflexiva e com a experiência tornam-se fundamentais para as instituições de ensino brasileiras que pretendem inovar em seus projetos de EAD. Seja como for, os resultados mostraram-se satisfatórios validando a pesquisa apresentada.Fundação Cecierj2011-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/9110.18264/eadf.v2i1.91EaD em Foco; Vol. 2 No. 1 (2012)EaD em Foco; Vol. 2 Núm. 1 (2012)EaD em Foco; v. 2 n. 1 (2012)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/91/30https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/91/412Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessTiziotto, Simone AparecidaCazarini, Edson WalmirOliveira, Jose DutraOliveira, Selma Martins2022-05-27T13:14:57ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFLEXÕES SOBRE A INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O CASO BRASILEIRO |
title |
REFLEXÕES SOBRE A INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O CASO BRASILEIRO |
spellingShingle |
REFLEXÕES SOBRE A INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O CASO BRASILEIRO Tiziotto, Simone Aparecida |
title_short |
REFLEXÕES SOBRE A INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O CASO BRASILEIRO |
title_full |
REFLEXÕES SOBRE A INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O CASO BRASILEIRO |
title_fullStr |
REFLEXÕES SOBRE A INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O CASO BRASILEIRO |
title_full_unstemmed |
REFLEXÕES SOBRE A INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O CASO BRASILEIRO |
title_sort |
REFLEXÕES SOBRE A INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O CASO BRASILEIRO |
author |
Tiziotto, Simone Aparecida |
author_facet |
Tiziotto, Simone Aparecida Cazarini, Edson Walmir Oliveira, Jose Dutra Oliveira, Selma Martins |
author_role |
author |
author2 |
Cazarini, Edson Walmir Oliveira, Jose Dutra Oliveira, Selma Martins |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tiziotto, Simone Aparecida Cazarini, Edson Walmir Oliveira, Jose Dutra Oliveira, Selma Martins |
description |
O presente artigo tem o objetivo de investigar e apresentar dados que podem contribuir para a identificação da Inovação efetivamente verificada nos últimos sete anos, na EAD (Educação a Distância) brasileira. Propõe uma discussão teórica orientada rumo às necessidades e trajetórias da Inovação na educação e do contexto da Inovação na EAD brasileira, bem como uma pesquisa de campo para conclusão da investigação. Para a obtenção dos resultados, foram analisados cinqüenta artigos apresentados em Congressos organizados pela ABED: Associação Brasileira de Educação a Distância, nos anos de 2004 a 2010, seguindo os procedimentos metodológicos de uma pesquisa exploratória descritiva, os quais proporcionaram a aquisição de visão global do tipo aproximativo em relação ao fato determinado. Na análise procurou-se identificar as inovações radicais e/ou incrementais dos processos nesta modalidade de ensino-aprendizagem. E ainda, buscou-se identificar os limites, as contribuições deste trabalho e as propostas para pesquisas futuras. Os resultados apontaram as principais inovações e seus respectivos percentuais de incidência, divididas em dezesseis áreas temáticas que variaram inovações pedagógicas e tecnológicas, até administrativas, institucionais e políticas, bem como as características destas inovações, as quais tem se mostrado essencialmente incrementais. Finalmente, observa-se que a capacidade de aprender com a análise reflexiva e com a experiência tornam-se fundamentais para as instituições de ensino brasileiras que pretendem inovar em seus projetos de EAD. Seja como for, os resultados mostraram-se satisfatórios validando a pesquisa apresentada. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/91 10.18264/eadf.v2i1.91 |
url |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/91 |
identifier_str_mv |
10.18264/eadf.v2i1.91 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/91/30 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/91/412 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
dc.source.none.fl_str_mv |
EaD em Foco; Vol. 2 No. 1 (2012) EaD em Foco; Vol. 2 Núm. 1 (2012) EaD em Foco; v. 2 n. 1 (2012) 2177-8310 reponame:EAD em Foco instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) instacron:CECIERJ |
instname_str |
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) |
instacron_str |
CECIERJ |
institution |
CECIERJ |
reponame_str |
EAD em Foco |
collection |
EAD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733981567436455936 |