Sistema de Tutoria a Distância: Análise da Mediação em Fóruns Colaborativos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rochefeller, Andréa Neves Nogueira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Costa, Ildenice Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/323
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar e descrever um sistema de tutoria eficaz, capaz de fornecer subsídios aos alunos de curso de especialização realizado em ambiente virtual de aprendizagem - AVA. A partir da concepção da mediação de trabalhos colaborativos, foram Este trabalho tem como objetivo identificar e descrever um sistema de tutoria capaz de fornecer subsídios aos alunos de curso de especialização realizado em ambiente virtual de aprendizagem (AVA). A partir da concepção da mediação de trabalhos colaborativos, foram investigadas formas de propiciar a aprendizagem autônoma discente. O enfoque no aspecto colaborativo apresenta-se como alternativa para integrar práticas de pesquisa e solução de problemas existentes nos fóruns e tarefas a partir das máximas conversacionais. Neste trabalho focou-se em diferentes contextos que envolvem as funções do tutor a distância, na busca da promoção de um ambiente virtual em que o aluno possa perceber-se como ser integrado. A pesquisa reforça a importância do trabalho do tutor para a promoção da aprendizagem dos alunos em cursos a distância na percepção do trabalho colaborativo. O público-alvo é composto de tutores e alunos de um curso de especialização promovido no Estado do Rio de Janeiro. Para tanto, foram analisadas mensagens nos fóruns no AVA em que o curso foi ofertado postadas em uma das disciplinas, ocorrida no segundo semestre de 2013, disponibilizada na plataforma Moodle.Palavras-chave: Sistema de tutoria, Ambiente colaborativo, Máximas conversacionais, AVA.  System Mentoring Distance: Mediation Analysis Forums Collaborative Learning in Virtual Environments - AVA Abstract This paper aims to identify and describe a mentoring system, capable of providing subsidies to students specialization course held in virtual learning environment - AVA. From the conception of mediation collaborative work, ways to promote the student autonomous learning were investigated. The focus on collaborative aspect is presented as an alternative to mainstream research practices and problems solution in forums and tasks, from the conversational maxims of Grice, 1957. In this work focused in different contexts involving tutor functions away in search of promoting a virtual environment where the student can be perceived as being integrated. The research reinforces the importance of the tutor's work to promote student learning in distance learning courses in the perception of collaborative work. The target audience is composed of tutors and students a specialization course promoted in the state of Rio de Janeiro. Therefore, messages in the forums were analyzed in AVA in which the course was offered, posted on one of the subjects in the second half of 2013, available in Moodle. Keywords: System of mentoring, Collaborative environment, Conversational maxims, AVA. 
id CECIERJ_c7897578a19274e311d4eb95bc5c2d57
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/323
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Sistema de Tutoria a Distância: Análise da Mediação em Fóruns Colaborativos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVAEste trabalho tem como objetivo identificar e descrever um sistema de tutoria eficaz, capaz de fornecer subsídios aos alunos de curso de especialização realizado em ambiente virtual de aprendizagem - AVA. A partir da concepção da mediação de trabalhos colaborativos, foram Este trabalho tem como objetivo identificar e descrever um sistema de tutoria capaz de fornecer subsídios aos alunos de curso de especialização realizado em ambiente virtual de aprendizagem (AVA). A partir da concepção da mediação de trabalhos colaborativos, foram investigadas formas de propiciar a aprendizagem autônoma discente. O enfoque no aspecto colaborativo apresenta-se como alternativa para integrar práticas de pesquisa e solução de problemas existentes nos fóruns e tarefas a partir das máximas conversacionais. Neste trabalho focou-se em diferentes contextos que envolvem as funções do tutor a distância, na busca da promoção de um ambiente virtual em que o aluno possa perceber-se como ser integrado. A pesquisa reforça a importância do trabalho do tutor para a promoção da aprendizagem dos alunos em cursos a distância na percepção do trabalho colaborativo. O público-alvo é composto de tutores e alunos de um curso de especialização promovido no Estado do Rio de Janeiro. Para tanto, foram analisadas mensagens nos fóruns no AVA em que o curso foi ofertado postadas em uma das disciplinas, ocorrida no segundo semestre de 2013, disponibilizada na plataforma Moodle.Palavras-chave: Sistema de tutoria, Ambiente colaborativo, Máximas conversacionais, AVA.  System Mentoring Distance: Mediation Analysis Forums Collaborative Learning in Virtual Environments - AVA Abstract This paper aims to identify and describe a mentoring system, capable of providing subsidies to students specialization course held in virtual learning environment - AVA. From the conception of mediation collaborative work, ways to promote the student autonomous learning were investigated. The focus on collaborative aspect is presented as an alternative to mainstream research practices and problems solution in forums and tasks, from the conversational maxims of Grice, 1957. In this work focused in different contexts involving tutor functions away in search of promoting a virtual environment where the student can be perceived as being integrated. The research reinforces the importance of the tutor's work to promote student learning in distance learning courses in the perception of collaborative work. The target audience is composed of tutors and students a specialization course promoted in the state of Rio de Janeiro. Therefore, messages in the forums were analyzed in AVA in which the course was offered, posted on one of the subjects in the second half of 2013, available in Moodle. Keywords: System of mentoring, Collaborative environment, Conversational maxims, AVA. Fundação Cecierj2016-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/32310.18264/eadf.v6i2.323EaD em Foco; Vol. 6 No. 2 (2016)EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 2 (2016)EaD em Foco; v. 6 n. 2 (2016)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/323/188Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessRochefeller, Andréa Neves NogueiraCosta, Ildenice Lima2020-01-18T11:00:39ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Sistema de Tutoria a Distância: Análise da Mediação em Fóruns Colaborativos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVA
title Sistema de Tutoria a Distância: Análise da Mediação em Fóruns Colaborativos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVA
spellingShingle Sistema de Tutoria a Distância: Análise da Mediação em Fóruns Colaborativos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVA
Rochefeller, Andréa Neves Nogueira
title_short Sistema de Tutoria a Distância: Análise da Mediação em Fóruns Colaborativos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVA
title_full Sistema de Tutoria a Distância: Análise da Mediação em Fóruns Colaborativos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVA
title_fullStr Sistema de Tutoria a Distância: Análise da Mediação em Fóruns Colaborativos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVA
title_full_unstemmed Sistema de Tutoria a Distância: Análise da Mediação em Fóruns Colaborativos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVA
title_sort Sistema de Tutoria a Distância: Análise da Mediação em Fóruns Colaborativos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVA
author Rochefeller, Andréa Neves Nogueira
author_facet Rochefeller, Andréa Neves Nogueira
Costa, Ildenice Lima
author_role author
author2 Costa, Ildenice Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rochefeller, Andréa Neves Nogueira
Costa, Ildenice Lima
description Este trabalho tem como objetivo identificar e descrever um sistema de tutoria eficaz, capaz de fornecer subsídios aos alunos de curso de especialização realizado em ambiente virtual de aprendizagem - AVA. A partir da concepção da mediação de trabalhos colaborativos, foram Este trabalho tem como objetivo identificar e descrever um sistema de tutoria capaz de fornecer subsídios aos alunos de curso de especialização realizado em ambiente virtual de aprendizagem (AVA). A partir da concepção da mediação de trabalhos colaborativos, foram investigadas formas de propiciar a aprendizagem autônoma discente. O enfoque no aspecto colaborativo apresenta-se como alternativa para integrar práticas de pesquisa e solução de problemas existentes nos fóruns e tarefas a partir das máximas conversacionais. Neste trabalho focou-se em diferentes contextos que envolvem as funções do tutor a distância, na busca da promoção de um ambiente virtual em que o aluno possa perceber-se como ser integrado. A pesquisa reforça a importância do trabalho do tutor para a promoção da aprendizagem dos alunos em cursos a distância na percepção do trabalho colaborativo. O público-alvo é composto de tutores e alunos de um curso de especialização promovido no Estado do Rio de Janeiro. Para tanto, foram analisadas mensagens nos fóruns no AVA em que o curso foi ofertado postadas em uma das disciplinas, ocorrida no segundo semestre de 2013, disponibilizada na plataforma Moodle.Palavras-chave: Sistema de tutoria, Ambiente colaborativo, Máximas conversacionais, AVA.  System Mentoring Distance: Mediation Analysis Forums Collaborative Learning in Virtual Environments - AVA Abstract This paper aims to identify and describe a mentoring system, capable of providing subsidies to students specialization course held in virtual learning environment - AVA. From the conception of mediation collaborative work, ways to promote the student autonomous learning were investigated. The focus on collaborative aspect is presented as an alternative to mainstream research practices and problems solution in forums and tasks, from the conversational maxims of Grice, 1957. In this work focused in different contexts involving tutor functions away in search of promoting a virtual environment where the student can be perceived as being integrated. The research reinforces the importance of the tutor's work to promote student learning in distance learning courses in the perception of collaborative work. The target audience is composed of tutors and students a specialization course promoted in the state of Rio de Janeiro. Therefore, messages in the forums were analyzed in AVA in which the course was offered, posted on one of the subjects in the second half of 2013, available in Moodle. Keywords: System of mentoring, Collaborative environment, Conversational maxims, AVA. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/323
10.18264/eadf.v6i2.323
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/323
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v6i2.323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/323/188
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 6 No. 2 (2016)
EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 2 (2016)
EaD em Foco; v. 6 n. 2 (2016)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798316347833188352