O Ensino Remoto Emergencial e o Ensino da Matemática: Percepção dos Estudantes e Professores de Matemática Durante a Pandemia do Novo Coronavírus na Cidade de Desterro-PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Flavia De Souza Lima
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cunha , Douglas da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1505
Resumo: Com a crise sanitária causada pela COVID-19 diversas áreas no mundo foram modificadas. No cenário educacional não foi diferente, entre essas modificações, a necessidade do fechamento das instituições escolares de forma repentina, passando a exigir um novo modelo educacional, a partir de uma maior utilização das tecnologias e o cumprimento de medidas para a prevenção à disseminação do vírus. Nesse cenário, este estudo tem em sua gênese, a percepção dos estudantes e professores sobre o ensino da Matemática durante a pandemia do Novo Coronavírus. Foi baseado em uma abordagem quali-quantitativa, cujo método adotado foi o estudo de caso, a partir da análise de um questionário on-line respondido por 03 (três) professores de Matemática e 69 (sessenta e nove) estudantes, ambos do Ensino Médio da cidade de Desterro-PB, cujo objetivo principal foi apresentar a percepção dos professores de Matemática e dos estudantes do Ensino Médio da referida cidade sobre as aulas remotas de Matemática durante a pandemia. O trabalho teve como fundamentação teórica os estudos dos autores Costa (2020), Cordeiro (2020), Vercelli (2020), Garcia (2020), Motin (2020) entre outros. Os resultados da pesquisa apontam que o ensino remoto emergencial é um desafio para o ensino e aprendizagem, pois este surgiu de maneira inesperada para todos os envolvidos e, embora muitos estudos passaram a abordar esse tema, ainda estamos lhe dando com algo novo, que carece ser revisto e moldado para se tornar acessível a todos.  
id CECIERJ_cdb2c0780ffba16e16081701057c4a91
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/1505
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling O Ensino Remoto Emergencial e o Ensino da Matemática: Percepção dos Estudantes e Professores de Matemática Durante a Pandemia do Novo Coronavírus na Cidade de Desterro-PBCom a crise sanitária causada pela COVID-19 diversas áreas no mundo foram modificadas. No cenário educacional não foi diferente, entre essas modificações, a necessidade do fechamento das instituições escolares de forma repentina, passando a exigir um novo modelo educacional, a partir de uma maior utilização das tecnologias e o cumprimento de medidas para a prevenção à disseminação do vírus. Nesse cenário, este estudo tem em sua gênese, a percepção dos estudantes e professores sobre o ensino da Matemática durante a pandemia do Novo Coronavírus. Foi baseado em uma abordagem quali-quantitativa, cujo método adotado foi o estudo de caso, a partir da análise de um questionário on-line respondido por 03 (três) professores de Matemática e 69 (sessenta e nove) estudantes, ambos do Ensino Médio da cidade de Desterro-PB, cujo objetivo principal foi apresentar a percepção dos professores de Matemática e dos estudantes do Ensino Médio da referida cidade sobre as aulas remotas de Matemática durante a pandemia. O trabalho teve como fundamentação teórica os estudos dos autores Costa (2020), Cordeiro (2020), Vercelli (2020), Garcia (2020), Motin (2020) entre outros. Os resultados da pesquisa apontam que o ensino remoto emergencial é um desafio para o ensino e aprendizagem, pois este surgiu de maneira inesperada para todos os envolvidos e, embora muitos estudos passaram a abordar esse tema, ainda estamos lhe dando com algo novo, que carece ser revisto e moldado para se tornar acessível a todos.  Fundação Cecierj2021-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/150510.18264/eadf.v11i1.1505EaD em Foco; Vol. 11 No. 1 (2021)EaD em Foco; Vol. 11 Núm. 1 (2021)EaD em Foco; v. 11 n. 1 (2021)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1505/685Copyright (c) 2021 EaD em Focohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Gonçalves, Flavia De Souza Lima Cunha , Douglas da Silva 2022-01-17T21:04:18ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino Remoto Emergencial e o Ensino da Matemática: Percepção dos Estudantes e Professores de Matemática Durante a Pandemia do Novo Coronavírus na Cidade de Desterro-PB
title O Ensino Remoto Emergencial e o Ensino da Matemática: Percepção dos Estudantes e Professores de Matemática Durante a Pandemia do Novo Coronavírus na Cidade de Desterro-PB
spellingShingle O Ensino Remoto Emergencial e o Ensino da Matemática: Percepção dos Estudantes e Professores de Matemática Durante a Pandemia do Novo Coronavírus na Cidade de Desterro-PB
Gonçalves, Flavia De Souza Lima
title_short O Ensino Remoto Emergencial e o Ensino da Matemática: Percepção dos Estudantes e Professores de Matemática Durante a Pandemia do Novo Coronavírus na Cidade de Desterro-PB
title_full O Ensino Remoto Emergencial e o Ensino da Matemática: Percepção dos Estudantes e Professores de Matemática Durante a Pandemia do Novo Coronavírus na Cidade de Desterro-PB
title_fullStr O Ensino Remoto Emergencial e o Ensino da Matemática: Percepção dos Estudantes e Professores de Matemática Durante a Pandemia do Novo Coronavírus na Cidade de Desterro-PB
title_full_unstemmed O Ensino Remoto Emergencial e o Ensino da Matemática: Percepção dos Estudantes e Professores de Matemática Durante a Pandemia do Novo Coronavírus na Cidade de Desterro-PB
title_sort O Ensino Remoto Emergencial e o Ensino da Matemática: Percepção dos Estudantes e Professores de Matemática Durante a Pandemia do Novo Coronavírus na Cidade de Desterro-PB
author Gonçalves, Flavia De Souza Lima
author_facet Gonçalves, Flavia De Souza Lima
Cunha , Douglas da Silva
author_role author
author2 Cunha , Douglas da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Flavia De Souza Lima
Cunha , Douglas da Silva
description Com a crise sanitária causada pela COVID-19 diversas áreas no mundo foram modificadas. No cenário educacional não foi diferente, entre essas modificações, a necessidade do fechamento das instituições escolares de forma repentina, passando a exigir um novo modelo educacional, a partir de uma maior utilização das tecnologias e o cumprimento de medidas para a prevenção à disseminação do vírus. Nesse cenário, este estudo tem em sua gênese, a percepção dos estudantes e professores sobre o ensino da Matemática durante a pandemia do Novo Coronavírus. Foi baseado em uma abordagem quali-quantitativa, cujo método adotado foi o estudo de caso, a partir da análise de um questionário on-line respondido por 03 (três) professores de Matemática e 69 (sessenta e nove) estudantes, ambos do Ensino Médio da cidade de Desterro-PB, cujo objetivo principal foi apresentar a percepção dos professores de Matemática e dos estudantes do Ensino Médio da referida cidade sobre as aulas remotas de Matemática durante a pandemia. O trabalho teve como fundamentação teórica os estudos dos autores Costa (2020), Cordeiro (2020), Vercelli (2020), Garcia (2020), Motin (2020) entre outros. Os resultados da pesquisa apontam que o ensino remoto emergencial é um desafio para o ensino e aprendizagem, pois este surgiu de maneira inesperada para todos os envolvidos e, embora muitos estudos passaram a abordar esse tema, ainda estamos lhe dando com algo novo, que carece ser revisto e moldado para se tornar acessível a todos.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1505
10.18264/eadf.v11i1.1505
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1505
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v11i1.1505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1505/685
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 EaD em Foco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 EaD em Foco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 11 No. 1 (2021)
EaD em Foco; Vol. 11 Núm. 1 (2021)
EaD em Foco; v. 11 n. 1 (2021)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798316349804511232