EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAS: CARACTERÁSTICAS E DIRECIONAMENTOS PEDAGÓGICOS NA ERA DIGITAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garbelini, Viviane Maria Penteado
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gonçalves, Ely
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/265
Resumo: A inclusão de variados recursos tecnológicos contribui para a interação entre as modalidades de ensino presencial e a distância, assim como para o diálogo entre as diferentes abordagens pedagógicas. Esse processo tem ocorrido, sobretudo, em função dos recursos tecnológicos se inserirem em todas as dimensões da vida social, sejam pessoais e/ou profissionais. Ao incorporar os diferentes recursos tecnológicos às diferentes modalidades de ensino (presencial e a distância), o espaço educacional se abre de forma ilimitada. Entre a sala de aula presencial e a sala de aula virtual, interpõe-se uma vasta e indefinível fronteira entre o conteúdo e a aprendizagem, entre o professor e o aluno, entre a teoria e a prática, entre o real e o virtual. Nesse sentido, a inserção dos diferentes modelos pedagógicos se torna emergente, a fim de atender favoravelmente a um vasto número de identidades culturais, pois o conhecimento se sustenta, complementa-se e se enriquece quando emerge de um diálogo entre os diferentes componentes que dele fazem parte. A presente pesquisa se estabelece visando identificar a necessidade de implementar, no processo ensino aprendizagem, subsidiado pelas diferentes tecnologias digitais da informação e da comunicação, novos modelos pedagógicos, sendo o foco deste estudo o ensino superior. Tal pesquisa, de cunho bibliográfico, buscou, baseada em autores contemporâneos, apresentar os modelos pedagógicos aplicados na contemporaneidade em função da inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação nos contextos de aprendizagem. Palavras-chave: Tecnologia Digital; Educação a Distância; Modelos de Aprendizagem. Characteristics and Educational Directions in the Digital Age AbstractThe inclusion of various technological resources contributes to the interaction between the types of classroom teaching and distance, as well as for dialogue between the different pedagogical approaches. This process has taken place, especially in the light of technological resources to insert in all dimensions of social life, are personal and / or professional. By incorporating the different technological resources to different forms of education (classroom and distance), the educational space opens indefinitely. Between the face classroom and virtual classroom interposes a vast and indefinable boundary between content and learning between the teacher and the student, between theory and practice, between the real and the virtual. In this sense, the integration of different pedagogical models becomes emerging in order to meet favorably to a vast number of cultural identities, because knowledge is based, is complemented and enriched when emerging from a dialogue between the various components which make part. This research is established in order to identify the need to implement, in the learning process, supported by the different digital technologies of information and communication, new pedagogical models, and the focus of this study higher education. This research, bibliographic nature, sought, based on contemporary authors present the pedagogical models used nowadays due to the insertion of digital information and communication technologies in learning contexts. Keywords: Digital Technology; Distance Education; Learning Models.
id CECIERJ_d0d0d3c4092a8baf88baad7f222227d1
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/265
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAS: CARACTERÁSTICAS E DIRECIONAMENTOS PEDAGÓGICOS NA ERA DIGITALA inclusão de variados recursos tecnológicos contribui para a interação entre as modalidades de ensino presencial e a distância, assim como para o diálogo entre as diferentes abordagens pedagógicas. Esse processo tem ocorrido, sobretudo, em função dos recursos tecnológicos se inserirem em todas as dimensões da vida social, sejam pessoais e/ou profissionais. Ao incorporar os diferentes recursos tecnológicos às diferentes modalidades de ensino (presencial e a distância), o espaço educacional se abre de forma ilimitada. Entre a sala de aula presencial e a sala de aula virtual, interpõe-se uma vasta e indefinível fronteira entre o conteúdo e a aprendizagem, entre o professor e o aluno, entre a teoria e a prática, entre o real e o virtual. Nesse sentido, a inserção dos diferentes modelos pedagógicos se torna emergente, a fim de atender favoravelmente a um vasto número de identidades culturais, pois o conhecimento se sustenta, complementa-se e se enriquece quando emerge de um diálogo entre os diferentes componentes que dele fazem parte. A presente pesquisa se estabelece visando identificar a necessidade de implementar, no processo ensino aprendizagem, subsidiado pelas diferentes tecnologias digitais da informação e da comunicação, novos modelos pedagógicos, sendo o foco deste estudo o ensino superior. Tal pesquisa, de cunho bibliográfico, buscou, baseada em autores contemporâneos, apresentar os modelos pedagógicos aplicados na contemporaneidade em função da inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação nos contextos de aprendizagem. Palavras-chave: Tecnologia Digital; Educação a Distância; Modelos de Aprendizagem. Characteristics and Educational Directions in the Digital Age AbstractThe inclusion of various technological resources contributes to the interaction between the types of classroom teaching and distance, as well as for dialogue between the different pedagogical approaches. This process has taken place, especially in the light of technological resources to insert in all dimensions of social life, are personal and / or professional. By incorporating the different technological resources to different forms of education (classroom and distance), the educational space opens indefinitely. Between the face classroom and virtual classroom interposes a vast and indefinable boundary between content and learning between the teacher and the student, between theory and practice, between the real and the virtual. In this sense, the integration of different pedagogical models becomes emerging in order to meet favorably to a vast number of cultural identities, because knowledge is based, is complemented and enriched when emerging from a dialogue between the various components which make part. This research is established in order to identify the need to implement, in the learning process, supported by the different digital technologies of information and communication, new pedagogical models, and the focus of this study higher education. This research, bibliographic nature, sought, based on contemporary authors present the pedagogical models used nowadays due to the insertion of digital information and communication technologies in learning contexts. Keywords: Digital Technology; Distance Education; Learning Models.Fundação Cecierj2015-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/26510.18264/eadf.v5i2.265EaD em Foco; Vol. 5 No. 2 (2015)EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 2 (2015)EaD em Foco; v. 5 n. 2 (2015)2177-831010.18264/eadf.v5i2reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/265/137Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarbelini, Viviane Maria PenteadoGonçalves, Ely2020-01-19T10:40:35ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAS: CARACTERÁSTICAS E DIRECIONAMENTOS PEDAGÓGICOS NA ERA DIGITAL
title EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAS: CARACTERÁSTICAS E DIRECIONAMENTOS PEDAGÓGICOS NA ERA DIGITAL
spellingShingle EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAS: CARACTERÁSTICAS E DIRECIONAMENTOS PEDAGÓGICOS NA ERA DIGITAL
Garbelini, Viviane Maria Penteado
title_short EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAS: CARACTERÁSTICAS E DIRECIONAMENTOS PEDAGÓGICOS NA ERA DIGITAL
title_full EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAS: CARACTERÁSTICAS E DIRECIONAMENTOS PEDAGÓGICOS NA ERA DIGITAL
title_fullStr EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAS: CARACTERÁSTICAS E DIRECIONAMENTOS PEDAGÓGICOS NA ERA DIGITAL
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAS: CARACTERÁSTICAS E DIRECIONAMENTOS PEDAGÓGICOS NA ERA DIGITAL
title_sort EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAS: CARACTERÁSTICAS E DIRECIONAMENTOS PEDAGÓGICOS NA ERA DIGITAL
author Garbelini, Viviane Maria Penteado
author_facet Garbelini, Viviane Maria Penteado
Gonçalves, Ely
author_role author
author2 Gonçalves, Ely
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garbelini, Viviane Maria Penteado
Gonçalves, Ely
description A inclusão de variados recursos tecnológicos contribui para a interação entre as modalidades de ensino presencial e a distância, assim como para o diálogo entre as diferentes abordagens pedagógicas. Esse processo tem ocorrido, sobretudo, em função dos recursos tecnológicos se inserirem em todas as dimensões da vida social, sejam pessoais e/ou profissionais. Ao incorporar os diferentes recursos tecnológicos às diferentes modalidades de ensino (presencial e a distância), o espaço educacional se abre de forma ilimitada. Entre a sala de aula presencial e a sala de aula virtual, interpõe-se uma vasta e indefinível fronteira entre o conteúdo e a aprendizagem, entre o professor e o aluno, entre a teoria e a prática, entre o real e o virtual. Nesse sentido, a inserção dos diferentes modelos pedagógicos se torna emergente, a fim de atender favoravelmente a um vasto número de identidades culturais, pois o conhecimento se sustenta, complementa-se e se enriquece quando emerge de um diálogo entre os diferentes componentes que dele fazem parte. A presente pesquisa se estabelece visando identificar a necessidade de implementar, no processo ensino aprendizagem, subsidiado pelas diferentes tecnologias digitais da informação e da comunicação, novos modelos pedagógicos, sendo o foco deste estudo o ensino superior. Tal pesquisa, de cunho bibliográfico, buscou, baseada em autores contemporâneos, apresentar os modelos pedagógicos aplicados na contemporaneidade em função da inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação nos contextos de aprendizagem. Palavras-chave: Tecnologia Digital; Educação a Distância; Modelos de Aprendizagem. Characteristics and Educational Directions in the Digital Age AbstractThe inclusion of various technological resources contributes to the interaction between the types of classroom teaching and distance, as well as for dialogue between the different pedagogical approaches. This process has taken place, especially in the light of technological resources to insert in all dimensions of social life, are personal and / or professional. By incorporating the different technological resources to different forms of education (classroom and distance), the educational space opens indefinitely. Between the face classroom and virtual classroom interposes a vast and indefinable boundary between content and learning between the teacher and the student, between theory and practice, between the real and the virtual. In this sense, the integration of different pedagogical models becomes emerging in order to meet favorably to a vast number of cultural identities, because knowledge is based, is complemented and enriched when emerging from a dialogue between the various components which make part. This research is established in order to identify the need to implement, in the learning process, supported by the different digital technologies of information and communication, new pedagogical models, and the focus of this study higher education. This research, bibliographic nature, sought, based on contemporary authors present the pedagogical models used nowadays due to the insertion of digital information and communication technologies in learning contexts. Keywords: Digital Technology; Distance Education; Learning Models.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/265
10.18264/eadf.v5i2.265
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/265
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v5i2.265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/265/137
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 5 No. 2 (2015)
EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 2 (2015)
EaD em Foco; v. 5 n. 2 (2015)
2177-8310
10.18264/eadf.v5i2
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814253789041917952