REFLEXÕES SOBRE A INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O CASO BRASILEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tiziotto, Simone Aparecida
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Cazarini, Edson Walmir, Oliveira, Jose Dutra, Oliveira, Selma Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/91
Resumo: O presente artigo tem o objetivo de investigar e apresentar dados que podem contribuir para a identificação da Inovação efetivamente verificada nos últimos sete anos, na EAD (Educação a Distância) brasileira. Propõe uma discussão teórica orientada rumo às necessidades e trajetórias da Inovação na educação e do contexto da Inovação na EAD brasileira, bem como uma pesquisa de campo para conclusão da investigação. Para a obtenção dos resultados, foram analisados cinqüenta artigos apresentados em Congressos organizados pela ABED: Associação Brasileira de Educação a Distância, nos anos de 2004 a 2010, seguindo os procedimentos metodológicos de uma pesquisa exploratória descritiva, os quais proporcionaram a aquisição de visão global do tipo aproximativo em relação ao fato determinado. Na análise procurou-se identificar as inovações radicais e/ou incrementais dos processos nesta modalidade de ensino-aprendizagem. E ainda, buscou-se identificar os limites, as contribuições deste trabalho e as propostas para pesquisas futuras. Os resultados apontaram as principais inovações e seus respectivos percentuais de incidência, divididas em dezesseis áreas temáticas que variaram inovações pedagógicas e tecnológicas, até administrativas, institucionais e políticas, bem como as características destas inovações, as quais tem se mostrado essencialmente incrementais. Finalmente, observa-se que a capacidade de aprender com a análise reflexiva e com a experiência tornam-se fundamentais para as instituições de ensino brasileiras que pretendem inovar em seus projetos de EAD. Seja como for, os resultados mostraram-se satisfatórios validando a pesquisa apresentada.
id CECIERJ_d71bcf9b83ed67da431a5feb660379b1
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/91
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling REFLEXÕES SOBRE A INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O CASO BRASILEIROO presente artigo tem o objetivo de investigar e apresentar dados que podem contribuir para a identificação da Inovação efetivamente verificada nos últimos sete anos, na EAD (Educação a Distância) brasileira. Propõe uma discussão teórica orientada rumo às necessidades e trajetórias da Inovação na educação e do contexto da Inovação na EAD brasileira, bem como uma pesquisa de campo para conclusão da investigação. Para a obtenção dos resultados, foram analisados cinqüenta artigos apresentados em Congressos organizados pela ABED: Associação Brasileira de Educação a Distância, nos anos de 2004 a 2010, seguindo os procedimentos metodológicos de uma pesquisa exploratória descritiva, os quais proporcionaram a aquisição de visão global do tipo aproximativo em relação ao fato determinado. Na análise procurou-se identificar as inovações radicais e/ou incrementais dos processos nesta modalidade de ensino-aprendizagem. E ainda, buscou-se identificar os limites, as contribuições deste trabalho e as propostas para pesquisas futuras. Os resultados apontaram as principais inovações e seus respectivos percentuais de incidência, divididas em dezesseis áreas temáticas que variaram inovações pedagógicas e tecnológicas, até administrativas, institucionais e políticas, bem como as características destas inovações, as quais tem se mostrado essencialmente incrementais. Finalmente, observa-se que a capacidade de aprender com a análise reflexiva e com a experiência tornam-se fundamentais para as instituições de ensino brasileiras que pretendem inovar em seus projetos de EAD. Seja como for, os resultados mostraram-se satisfatórios validando a pesquisa apresentada.Fundação Cecierj2011-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/9110.18264/eadf.v2i1.91EaD em Foco; Vol. 2 No. 1 (2012)EaD em Foco; Vol. 2 Núm. 1 (2012)EaD em Foco; v. 2 n. 1 (2012)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/91/30https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/91/412Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessTiziotto, Simone AparecidaCazarini, Edson WalmirOliveira, Jose DutraOliveira, Selma Martins2022-05-27T13:14:57ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES SOBRE A INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O CASO BRASILEIRO
title REFLEXÕES SOBRE A INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O CASO BRASILEIRO
spellingShingle REFLEXÕES SOBRE A INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O CASO BRASILEIRO
Tiziotto, Simone Aparecida
title_short REFLEXÕES SOBRE A INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O CASO BRASILEIRO
title_full REFLEXÕES SOBRE A INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O CASO BRASILEIRO
title_fullStr REFLEXÕES SOBRE A INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O CASO BRASILEIRO
title_full_unstemmed REFLEXÕES SOBRE A INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O CASO BRASILEIRO
title_sort REFLEXÕES SOBRE A INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O CASO BRASILEIRO
author Tiziotto, Simone Aparecida
author_facet Tiziotto, Simone Aparecida
Cazarini, Edson Walmir
Oliveira, Jose Dutra
Oliveira, Selma Martins
author_role author
author2 Cazarini, Edson Walmir
Oliveira, Jose Dutra
Oliveira, Selma Martins
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tiziotto, Simone Aparecida
Cazarini, Edson Walmir
Oliveira, Jose Dutra
Oliveira, Selma Martins
description O presente artigo tem o objetivo de investigar e apresentar dados que podem contribuir para a identificação da Inovação efetivamente verificada nos últimos sete anos, na EAD (Educação a Distância) brasileira. Propõe uma discussão teórica orientada rumo às necessidades e trajetórias da Inovação na educação e do contexto da Inovação na EAD brasileira, bem como uma pesquisa de campo para conclusão da investigação. Para a obtenção dos resultados, foram analisados cinqüenta artigos apresentados em Congressos organizados pela ABED: Associação Brasileira de Educação a Distância, nos anos de 2004 a 2010, seguindo os procedimentos metodológicos de uma pesquisa exploratória descritiva, os quais proporcionaram a aquisição de visão global do tipo aproximativo em relação ao fato determinado. Na análise procurou-se identificar as inovações radicais e/ou incrementais dos processos nesta modalidade de ensino-aprendizagem. E ainda, buscou-se identificar os limites, as contribuições deste trabalho e as propostas para pesquisas futuras. Os resultados apontaram as principais inovações e seus respectivos percentuais de incidência, divididas em dezesseis áreas temáticas que variaram inovações pedagógicas e tecnológicas, até administrativas, institucionais e políticas, bem como as características destas inovações, as quais tem se mostrado essencialmente incrementais. Finalmente, observa-se que a capacidade de aprender com a análise reflexiva e com a experiência tornam-se fundamentais para as instituições de ensino brasileiras que pretendem inovar em seus projetos de EAD. Seja como for, os resultados mostraram-se satisfatórios validando a pesquisa apresentada.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/91
10.18264/eadf.v2i1.91
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/91
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v2i1.91
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/91/30
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/91/412
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 2 No. 1 (2012)
EaD em Foco; Vol. 2 Núm. 1 (2012)
EaD em Foco; v. 2 n. 1 (2012)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798316347204042752