Editorial v. 6, n. 3 (2016) - Novos recursos e identidade visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreno, Esteban Lopez
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rolando, Luiz Gustavo Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/522
Resumo: A 3ª e última edição de 2016 da Revista EaD em Foco traz uma grande reforma na identidade visual em suas publicações. Os artigos agora contam com um design moderno, atual, com os metadados compatíveis com os principais gerenciadores de referências. Ademais, além do tradicional PDF, as publicações estarão disponibilizadas em eBUP (Electronic Publication), um formato de arquivo específico para ebooks que também pode ser utilizado em tablets e smartphones, tanto em sistemas Android, iOS ou Windows Phone, bastando a instalação de um aplicativo específico. Alguns desses aplicativos ainda possibilitam a leitura automática dos manuscritos por voz. Essas atualizações não ocorreriam se não fosse a confiança que os diversos autores, revisores, editores, equipe técnica e demais colaboradores depositaram em nossa revista. A todos, nossos sinceros agradecimentos.O primeiro artigo desta edição, na seção de Artigos Originais, instiga-nos a pensar na necessidade de uma filosofia da Educação a Distância. Nele, o autor Gustavo Gava disserta sobre conceitos instigantes e pouco usuais nas rodas de conversa sobre EaD, destacando a ideia de uma engenharia reversa acerca do conhecimento no modelo da Educação a Distância em países que investem no Ensino a Distância como um possível futuro da educação. Na sequência dessa leitura, as autoras Ana Laura e Ivana Célia Paião trazem um conjunto de referências históricas sobre a Educação a Distância no Brasil, entendendo-a como uma modalidade que esteve adormecida por determinado tempo, mas que desde 1996 voltou a avançar no Brasil. O estudo revela ainda o perfil, a metodologia de estudo utilizada e a conceituação sobre a modalidade, tomando como base alunos de graduação. Nosso terceiro e último desta seção traz o olhar das autoras Amanda Amorim e Ana Beatriz Carvalho em relação às abordagens e teorias de aprendizagem que alicerçam projetos pedagógicos de curso (PPCs) em cursos de Pedagogia a distância oferecidos por universidades federais da Região Nordeste do Brasil. Os resultados apresentados neste artigo sugerem que os PPCs não são utilizados como referência para o planejamento e o desenvolvimento das tecnologias educacionais empregadas nos cursos investigados.Na seção de estudos de caso, acompanham cinco trabalhos relacionados à prática da EaD nos seguintes contextos: na licenciatura em Matemática do Consórcio Cederj/Fundação Cecierj; na implementação de OAs (objetos de aprendizagem) na Escola Superior Politécnica de Portugal; nas percepções de tutores e cursistas de cursos a distância da Polícia Militar, com ênfase na avaliação do papel da afetividade; em um projeto de intervenção em um curso de Administração da Universidade Aberta do Brasil (UAB); e em um instigante estudo sobre a mentoria entre professores, tutores e alunos no novo contexto de ensino, na educação via internet. Fechamos esta última edição do ano com um trabalho de revisão dos autores Marcos Andrade e Ismar Silveira sobre MOOC (Massive Open Online Course) no Ensino Superior, explorando os seus desafios e possibilidades futuras.De forma geral, a revista EaD em Foco tem sido considerada um continente fértil para difundir relatos de experiências relacionadas ao ensino-aprendizagem por meio da modalidade EaD, tanto no Brasil como em alguns países iberoamericanos. Observamos também que, aos poucos, ainda que modestamente, estudos empíricos publicados em língua inglesa têm sido utilizados para corroborar os resultados obtidos nas publicações. Ao ampliarmos a postura acadêmica de nossas pesquisas, alargamos o alcance na direção do reconhecimento internacional da EaD em Foco. São esses os próximos passos que almejamos para 2017.Boas pesquisas epaz e serenidade em 2017.Os editores.
id CECIERJ_dce2a243dc9354041241f337ec8f5b1b
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/522
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Editorial v. 6, n. 3 (2016) - Novos recursos e identidade visualA 3ª e última edição de 2016 da Revista EaD em Foco traz uma grande reforma na identidade visual em suas publicações. Os artigos agora contam com um design moderno, atual, com os metadados compatíveis com os principais gerenciadores de referências. Ademais, além do tradicional PDF, as publicações estarão disponibilizadas em eBUP (Electronic Publication), um formato de arquivo específico para ebooks que também pode ser utilizado em tablets e smartphones, tanto em sistemas Android, iOS ou Windows Phone, bastando a instalação de um aplicativo específico. Alguns desses aplicativos ainda possibilitam a leitura automática dos manuscritos por voz. Essas atualizações não ocorreriam se não fosse a confiança que os diversos autores, revisores, editores, equipe técnica e demais colaboradores depositaram em nossa revista. A todos, nossos sinceros agradecimentos.O primeiro artigo desta edição, na seção de Artigos Originais, instiga-nos a pensar na necessidade de uma filosofia da Educação a Distância. Nele, o autor Gustavo Gava disserta sobre conceitos instigantes e pouco usuais nas rodas de conversa sobre EaD, destacando a ideia de uma engenharia reversa acerca do conhecimento no modelo da Educação a Distância em países que investem no Ensino a Distância como um possível futuro da educação. Na sequência dessa leitura, as autoras Ana Laura e Ivana Célia Paião trazem um conjunto de referências históricas sobre a Educação a Distância no Brasil, entendendo-a como uma modalidade que esteve adormecida por determinado tempo, mas que desde 1996 voltou a avançar no Brasil. O estudo revela ainda o perfil, a metodologia de estudo utilizada e a conceituação sobre a modalidade, tomando como base alunos de graduação. Nosso terceiro e último desta seção traz o olhar das autoras Amanda Amorim e Ana Beatriz Carvalho em relação às abordagens e teorias de aprendizagem que alicerçam projetos pedagógicos de curso (PPCs) em cursos de Pedagogia a distância oferecidos por universidades federais da Região Nordeste do Brasil. Os resultados apresentados neste artigo sugerem que os PPCs não são utilizados como referência para o planejamento e o desenvolvimento das tecnologias educacionais empregadas nos cursos investigados.Na seção de estudos de caso, acompanham cinco trabalhos relacionados à prática da EaD nos seguintes contextos: na licenciatura em Matemática do Consórcio Cederj/Fundação Cecierj; na implementação de OAs (objetos de aprendizagem) na Escola Superior Politécnica de Portugal; nas percepções de tutores e cursistas de cursos a distância da Polícia Militar, com ênfase na avaliação do papel da afetividade; em um projeto de intervenção em um curso de Administração da Universidade Aberta do Brasil (UAB); e em um instigante estudo sobre a mentoria entre professores, tutores e alunos no novo contexto de ensino, na educação via internet. Fechamos esta última edição do ano com um trabalho de revisão dos autores Marcos Andrade e Ismar Silveira sobre MOOC (Massive Open Online Course) no Ensino Superior, explorando os seus desafios e possibilidades futuras.De forma geral, a revista EaD em Foco tem sido considerada um continente fértil para difundir relatos de experiências relacionadas ao ensino-aprendizagem por meio da modalidade EaD, tanto no Brasil como em alguns países iberoamericanos. Observamos também que, aos poucos, ainda que modestamente, estudos empíricos publicados em língua inglesa têm sido utilizados para corroborar os resultados obtidos nas publicações. Ao ampliarmos a postura acadêmica de nossas pesquisas, alargamos o alcance na direção do reconhecimento internacional da EaD em Foco. São esses os próximos passos que almejamos para 2017.Boas pesquisas epaz e serenidade em 2017.Os editores.Fundação Cecierj2016-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/epub+zipapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/52210.18264/eadf.v6i3.522EaD em Foco; Vol. 6 No. 3 (2016)EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 3 (2016)EaD em Foco; v. 6 n. 3 (2016)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/522/211https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/522/222https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/522/493Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreno, Esteban LopezRolando, Luiz Gustavo Ribeiro2020-01-18T10:51:29ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Editorial v. 6, n. 3 (2016) - Novos recursos e identidade visual
title Editorial v. 6, n. 3 (2016) - Novos recursos e identidade visual
spellingShingle Editorial v. 6, n. 3 (2016) - Novos recursos e identidade visual
Moreno, Esteban Lopez
title_short Editorial v. 6, n. 3 (2016) - Novos recursos e identidade visual
title_full Editorial v. 6, n. 3 (2016) - Novos recursos e identidade visual
title_fullStr Editorial v. 6, n. 3 (2016) - Novos recursos e identidade visual
title_full_unstemmed Editorial v. 6, n. 3 (2016) - Novos recursos e identidade visual
title_sort Editorial v. 6, n. 3 (2016) - Novos recursos e identidade visual
author Moreno, Esteban Lopez
author_facet Moreno, Esteban Lopez
Rolando, Luiz Gustavo Ribeiro
author_role author
author2 Rolando, Luiz Gustavo Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreno, Esteban Lopez
Rolando, Luiz Gustavo Ribeiro
description A 3ª e última edição de 2016 da Revista EaD em Foco traz uma grande reforma na identidade visual em suas publicações. Os artigos agora contam com um design moderno, atual, com os metadados compatíveis com os principais gerenciadores de referências. Ademais, além do tradicional PDF, as publicações estarão disponibilizadas em eBUP (Electronic Publication), um formato de arquivo específico para ebooks que também pode ser utilizado em tablets e smartphones, tanto em sistemas Android, iOS ou Windows Phone, bastando a instalação de um aplicativo específico. Alguns desses aplicativos ainda possibilitam a leitura automática dos manuscritos por voz. Essas atualizações não ocorreriam se não fosse a confiança que os diversos autores, revisores, editores, equipe técnica e demais colaboradores depositaram em nossa revista. A todos, nossos sinceros agradecimentos.O primeiro artigo desta edição, na seção de Artigos Originais, instiga-nos a pensar na necessidade de uma filosofia da Educação a Distância. Nele, o autor Gustavo Gava disserta sobre conceitos instigantes e pouco usuais nas rodas de conversa sobre EaD, destacando a ideia de uma engenharia reversa acerca do conhecimento no modelo da Educação a Distância em países que investem no Ensino a Distância como um possível futuro da educação. Na sequência dessa leitura, as autoras Ana Laura e Ivana Célia Paião trazem um conjunto de referências históricas sobre a Educação a Distância no Brasil, entendendo-a como uma modalidade que esteve adormecida por determinado tempo, mas que desde 1996 voltou a avançar no Brasil. O estudo revela ainda o perfil, a metodologia de estudo utilizada e a conceituação sobre a modalidade, tomando como base alunos de graduação. Nosso terceiro e último desta seção traz o olhar das autoras Amanda Amorim e Ana Beatriz Carvalho em relação às abordagens e teorias de aprendizagem que alicerçam projetos pedagógicos de curso (PPCs) em cursos de Pedagogia a distância oferecidos por universidades federais da Região Nordeste do Brasil. Os resultados apresentados neste artigo sugerem que os PPCs não são utilizados como referência para o planejamento e o desenvolvimento das tecnologias educacionais empregadas nos cursos investigados.Na seção de estudos de caso, acompanham cinco trabalhos relacionados à prática da EaD nos seguintes contextos: na licenciatura em Matemática do Consórcio Cederj/Fundação Cecierj; na implementação de OAs (objetos de aprendizagem) na Escola Superior Politécnica de Portugal; nas percepções de tutores e cursistas de cursos a distância da Polícia Militar, com ênfase na avaliação do papel da afetividade; em um projeto de intervenção em um curso de Administração da Universidade Aberta do Brasil (UAB); e em um instigante estudo sobre a mentoria entre professores, tutores e alunos no novo contexto de ensino, na educação via internet. Fechamos esta última edição do ano com um trabalho de revisão dos autores Marcos Andrade e Ismar Silveira sobre MOOC (Massive Open Online Course) no Ensino Superior, explorando os seus desafios e possibilidades futuras.De forma geral, a revista EaD em Foco tem sido considerada um continente fértil para difundir relatos de experiências relacionadas ao ensino-aprendizagem por meio da modalidade EaD, tanto no Brasil como em alguns países iberoamericanos. Observamos também que, aos poucos, ainda que modestamente, estudos empíricos publicados em língua inglesa têm sido utilizados para corroborar os resultados obtidos nas publicações. Ao ampliarmos a postura acadêmica de nossas pesquisas, alargamos o alcance na direção do reconhecimento internacional da EaD em Foco. São esses os próximos passos que almejamos para 2017.Boas pesquisas epaz e serenidade em 2017.Os editores.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/522
10.18264/eadf.v6i3.522
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/522
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v6i3.522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/522/211
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/522/222
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/522/493
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/epub+zip
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 6 No. 3 (2016)
EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 3 (2016)
EaD em Foco; v. 6 n. 3 (2016)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733981568002686976