EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UM CURSO DE NUTRIÇÃO PRESENCIAL: AVALIAÇÃO DOS DISCENTES DE INTRODUÇÃO À GENÉTICA E DE SAÚDE PÚBLICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Paulo Cristiano
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/178
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar a percepção dos discentes do curso de Nutrição de uma universidade privada de Santa Catarina em relação às disciplinas Introdução à Genética e Saúde Pública, oferecidas na modalidade a distância (EaD). Este é um estudo de caso, de natureza exploratória. É apresentada a EaD na universidade e no curso e levantados critérios para avaliação das disciplinas. Em seguida, é realizada uma avaliação, por meio de questionário fechado, da EaD, sob a perspectiva dos alunos. Um total de 84 alunos matriculados nas disciplinas no segundo semestre de 2012 respondeu ao questionário, sendo 42 alunos de cada disciplina. Foram avaliados quatro critérios: Orientação, Interação, Suporte e Tecnologia. A avaliação revelou que os alunos não experientes classificaram de forma mais positiva os critérios Interação e Tecnologia do que os alunos experientes. Já os alunos experientes avaliaram de forma mais positiva o critério Orientação. O critério Suporte foi avaliado de forma mediana e similar pelos dois grupos de alunos. A partir da avaliação, procurou-se evidenciar que no processo de EaD é preciso entender como se dá a subjetividade e a diferença de percepções entre os dois grupos. Isso é fundamental para que se possa romper uma visão puramente mecanicista e perceber tanto os impactos positivos quanto negativos da EaD nos cursos superiores presenciais. Esses impactos merecem ser discutidos e aprofundados por gestores e educadores do ensino superior. Palavras-chave: Avaliação. Discentes. Ensino Superior. Nutrição. 
id CECIERJ_f15297dc13107ea41b98ae7e24fb2c28
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/178
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UM CURSO DE NUTRIÇÃO PRESENCIAL: AVALIAÇÃO DOS DISCENTES DE INTRODUÇÃO À GENÉTICA E DE SAÚDE PÚBLICAO objetivo deste estudo é analisar a percepção dos discentes do curso de Nutrição de uma universidade privada de Santa Catarina em relação às disciplinas Introdução à Genética e Saúde Pública, oferecidas na modalidade a distância (EaD). Este é um estudo de caso, de natureza exploratória. É apresentada a EaD na universidade e no curso e levantados critérios para avaliação das disciplinas. Em seguida, é realizada uma avaliação, por meio de questionário fechado, da EaD, sob a perspectiva dos alunos. Um total de 84 alunos matriculados nas disciplinas no segundo semestre de 2012 respondeu ao questionário, sendo 42 alunos de cada disciplina. Foram avaliados quatro critérios: Orientação, Interação, Suporte e Tecnologia. A avaliação revelou que os alunos não experientes classificaram de forma mais positiva os critérios Interação e Tecnologia do que os alunos experientes. Já os alunos experientes avaliaram de forma mais positiva o critério Orientação. O critério Suporte foi avaliado de forma mediana e similar pelos dois grupos de alunos. A partir da avaliação, procurou-se evidenciar que no processo de EaD é preciso entender como se dá a subjetividade e a diferença de percepções entre os dois grupos. Isso é fundamental para que se possa romper uma visão puramente mecanicista e perceber tanto os impactos positivos quanto negativos da EaD nos cursos superiores presenciais. Esses impactos merecem ser discutidos e aprofundados por gestores e educadores do ensino superior. Palavras-chave: Avaliação. Discentes. Ensino Superior. Nutrição. Fundação Cecierj2014-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/17810.18264/eadf.v4i1.178EaD em Foco; Vol. 4 No. 1 (2014)EaD em Foco; Vol. 4 Núm. 1 (2014)EaD em Foco; v. 4 n. 1 (2014)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/178/53Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Paulo Cristiano2022-05-27T13:14:57ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UM CURSO DE NUTRIÇÃO PRESENCIAL: AVALIAÇÃO DOS DISCENTES DE INTRODUÇÃO À GENÉTICA E DE SAÚDE PÚBLICA
title EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UM CURSO DE NUTRIÇÃO PRESENCIAL: AVALIAÇÃO DOS DISCENTES DE INTRODUÇÃO À GENÉTICA E DE SAÚDE PÚBLICA
spellingShingle EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UM CURSO DE NUTRIÇÃO PRESENCIAL: AVALIAÇÃO DOS DISCENTES DE INTRODUÇÃO À GENÉTICA E DE SAÚDE PÚBLICA
de Oliveira, Paulo Cristiano
title_short EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UM CURSO DE NUTRIÇÃO PRESENCIAL: AVALIAÇÃO DOS DISCENTES DE INTRODUÇÃO À GENÉTICA E DE SAÚDE PÚBLICA
title_full EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UM CURSO DE NUTRIÇÃO PRESENCIAL: AVALIAÇÃO DOS DISCENTES DE INTRODUÇÃO À GENÉTICA E DE SAÚDE PÚBLICA
title_fullStr EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UM CURSO DE NUTRIÇÃO PRESENCIAL: AVALIAÇÃO DOS DISCENTES DE INTRODUÇÃO À GENÉTICA E DE SAÚDE PÚBLICA
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UM CURSO DE NUTRIÇÃO PRESENCIAL: AVALIAÇÃO DOS DISCENTES DE INTRODUÇÃO À GENÉTICA E DE SAÚDE PÚBLICA
title_sort EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UM CURSO DE NUTRIÇÃO PRESENCIAL: AVALIAÇÃO DOS DISCENTES DE INTRODUÇÃO À GENÉTICA E DE SAÚDE PÚBLICA
author de Oliveira, Paulo Cristiano
author_facet de Oliveira, Paulo Cristiano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Paulo Cristiano
description O objetivo deste estudo é analisar a percepção dos discentes do curso de Nutrição de uma universidade privada de Santa Catarina em relação às disciplinas Introdução à Genética e Saúde Pública, oferecidas na modalidade a distância (EaD). Este é um estudo de caso, de natureza exploratória. É apresentada a EaD na universidade e no curso e levantados critérios para avaliação das disciplinas. Em seguida, é realizada uma avaliação, por meio de questionário fechado, da EaD, sob a perspectiva dos alunos. Um total de 84 alunos matriculados nas disciplinas no segundo semestre de 2012 respondeu ao questionário, sendo 42 alunos de cada disciplina. Foram avaliados quatro critérios: Orientação, Interação, Suporte e Tecnologia. A avaliação revelou que os alunos não experientes classificaram de forma mais positiva os critérios Interação e Tecnologia do que os alunos experientes. Já os alunos experientes avaliaram de forma mais positiva o critério Orientação. O critério Suporte foi avaliado de forma mediana e similar pelos dois grupos de alunos. A partir da avaliação, procurou-se evidenciar que no processo de EaD é preciso entender como se dá a subjetividade e a diferença de percepções entre os dois grupos. Isso é fundamental para que se possa romper uma visão puramente mecanicista e perceber tanto os impactos positivos quanto negativos da EaD nos cursos superiores presenciais. Esses impactos merecem ser discutidos e aprofundados por gestores e educadores do ensino superior. Palavras-chave: Avaliação. Discentes. Ensino Superior. Nutrição. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/178
10.18264/eadf.v4i1.178
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/178
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v4i1.178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/178/53
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 4 No. 1 (2014)
EaD em Foco; Vol. 4 Núm. 1 (2014)
EaD em Foco; v. 4 n. 1 (2014)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733981567460573184