Contribuição do Ensino a Distância em uma Unidade Curricular do Curso de Enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Stenio Nunes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Tilelli, Cristiane Queixa, Lima, Eduardo Henrique de Matos, Soares, Luis Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/353
Resumo: A realização de aulas viabilizadas por meio de recursos digitais em ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) em cursos presenciais é uma estratégia pertinente diante do atual contexto sociotécnico, que pode contribuir com o processo pedagógico e promover maior aproximação de aluno, professor e tutor. Assim, o objetivo do presente estudo foi estruturar e desenvolver os conteúdos de Biologia Celular, por meio do AVA Moodle, como estratégia pedagógica para os alunos do primeiro período do curso de Enfermagem da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Durante um semestre letivo, todos os estudantes do primeiro período tiveram acesso aos conteúdos on-line. As atividades mais acessadas foram os questionários sobre os componentes celulares e a bioquímica celular, seguidas por tarefas com pontuação e a visualização dos demais conteúdos do curso. Assim, diante de um cenário com ampla inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) nos espaços individuais, sociais e profissionais, as universidades precisam repensar as possibilidades de desenvolvimento de propostas pedagógicas a partir de modelos de aprendizagem híbridos, ou seja, que combinam estratégias de ensino e aprendizagem on-line e presencial, conferindo maior flexibilidade e autonomia aos estudantes.Palavras-chave: Moodle; Enfermagem; Biologia celular.  Contribution of the Distance Education on a Curricular Unit of Nursing Course AbstractThe realization of lectures supported by digital resources in digital learning environments (DLE) in traditional classroom courses is an appropriate strategy given the current technical-social context of the student. DLEs can contribute to the educational process and promote approximation of student, teacher and tutor. The objective of this study was to structure and develop Cell Biology content through the VLE Moodle, as a pedagogical strategy for students of the first period of the Nursing DLE Moodle, as a pedagogical strategy for students in the first contact with the undergraduate nursing course or the Federal University of São João del-Rei (UFSJ). During one semester, all students had access to the online content of the course. The most accessed activities were questionnaires on cell components and biochemistry, followed by scored exercises and visualization of other resources of the course. Faced with a scenario with broad integration of digital information and communication technologies (DICT) in individual, social and professional spaces, universities need to rethink the possibilities of development of education projects based on hybrid learning models, that is, combine teaching strategies, e-learning techiniques and traditional lectures providing greater flexibility and autonomy to students.Keywords: Moodle; Nursing; Cell biology.
id CECIERJ_fe0e0b6801bcf12fdefe86fd97101c50
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/353
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Contribuição do Ensino a Distância em uma Unidade Curricular do Curso de EnfermagemA realização de aulas viabilizadas por meio de recursos digitais em ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) em cursos presenciais é uma estratégia pertinente diante do atual contexto sociotécnico, que pode contribuir com o processo pedagógico e promover maior aproximação de aluno, professor e tutor. Assim, o objetivo do presente estudo foi estruturar e desenvolver os conteúdos de Biologia Celular, por meio do AVA Moodle, como estratégia pedagógica para os alunos do primeiro período do curso de Enfermagem da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Durante um semestre letivo, todos os estudantes do primeiro período tiveram acesso aos conteúdos on-line. As atividades mais acessadas foram os questionários sobre os componentes celulares e a bioquímica celular, seguidas por tarefas com pontuação e a visualização dos demais conteúdos do curso. Assim, diante de um cenário com ampla inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) nos espaços individuais, sociais e profissionais, as universidades precisam repensar as possibilidades de desenvolvimento de propostas pedagógicas a partir de modelos de aprendizagem híbridos, ou seja, que combinam estratégias de ensino e aprendizagem on-line e presencial, conferindo maior flexibilidade e autonomia aos estudantes.Palavras-chave: Moodle; Enfermagem; Biologia celular.  Contribution of the Distance Education on a Curricular Unit of Nursing Course AbstractThe realization of lectures supported by digital resources in digital learning environments (DLE) in traditional classroom courses is an appropriate strategy given the current technical-social context of the student. DLEs can contribute to the educational process and promote approximation of student, teacher and tutor. The objective of this study was to structure and develop Cell Biology content through the VLE Moodle, as a pedagogical strategy for students of the first period of the Nursing DLE Moodle, as a pedagogical strategy for students in the first contact with the undergraduate nursing course or the Federal University of São João del-Rei (UFSJ). During one semester, all students had access to the online content of the course. The most accessed activities were questionnaires on cell components and biochemistry, followed by scored exercises and visualization of other resources of the course. Faced with a scenario with broad integration of digital information and communication technologies (DICT) in individual, social and professional spaces, universities need to rethink the possibilities of development of education projects based on hybrid learning models, that is, combine teaching strategies, e-learning techiniques and traditional lectures providing greater flexibility and autonomy to students.Keywords: Moodle; Nursing; Cell biology.Fundação Cecierj2016-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/35310.18264/eadf.v6i1.353EaD em Foco; Vol. 6 No. 1 (2016)EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 1 (2016)EaD em Foco; v. 6 n. 1 (2016)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/353/163Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Stenio NunesTilelli, Cristiane QueixaLima, Eduardo Henrique de MatosSoares, Luis Fernando2020-01-18T11:05:08ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Contribuição do Ensino a Distância em uma Unidade Curricular do Curso de Enfermagem
title Contribuição do Ensino a Distância em uma Unidade Curricular do Curso de Enfermagem
spellingShingle Contribuição do Ensino a Distância em uma Unidade Curricular do Curso de Enfermagem
Alves, Stenio Nunes
title_short Contribuição do Ensino a Distância em uma Unidade Curricular do Curso de Enfermagem
title_full Contribuição do Ensino a Distância em uma Unidade Curricular do Curso de Enfermagem
title_fullStr Contribuição do Ensino a Distância em uma Unidade Curricular do Curso de Enfermagem
title_full_unstemmed Contribuição do Ensino a Distância em uma Unidade Curricular do Curso de Enfermagem
title_sort Contribuição do Ensino a Distância em uma Unidade Curricular do Curso de Enfermagem
author Alves, Stenio Nunes
author_facet Alves, Stenio Nunes
Tilelli, Cristiane Queixa
Lima, Eduardo Henrique de Matos
Soares, Luis Fernando
author_role author
author2 Tilelli, Cristiane Queixa
Lima, Eduardo Henrique de Matos
Soares, Luis Fernando
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Stenio Nunes
Tilelli, Cristiane Queixa
Lima, Eduardo Henrique de Matos
Soares, Luis Fernando
description A realização de aulas viabilizadas por meio de recursos digitais em ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) em cursos presenciais é uma estratégia pertinente diante do atual contexto sociotécnico, que pode contribuir com o processo pedagógico e promover maior aproximação de aluno, professor e tutor. Assim, o objetivo do presente estudo foi estruturar e desenvolver os conteúdos de Biologia Celular, por meio do AVA Moodle, como estratégia pedagógica para os alunos do primeiro período do curso de Enfermagem da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Durante um semestre letivo, todos os estudantes do primeiro período tiveram acesso aos conteúdos on-line. As atividades mais acessadas foram os questionários sobre os componentes celulares e a bioquímica celular, seguidas por tarefas com pontuação e a visualização dos demais conteúdos do curso. Assim, diante de um cenário com ampla inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) nos espaços individuais, sociais e profissionais, as universidades precisam repensar as possibilidades de desenvolvimento de propostas pedagógicas a partir de modelos de aprendizagem híbridos, ou seja, que combinam estratégias de ensino e aprendizagem on-line e presencial, conferindo maior flexibilidade e autonomia aos estudantes.Palavras-chave: Moodle; Enfermagem; Biologia celular.  Contribution of the Distance Education on a Curricular Unit of Nursing Course AbstractThe realization of lectures supported by digital resources in digital learning environments (DLE) in traditional classroom courses is an appropriate strategy given the current technical-social context of the student. DLEs can contribute to the educational process and promote approximation of student, teacher and tutor. The objective of this study was to structure and develop Cell Biology content through the VLE Moodle, as a pedagogical strategy for students of the first period of the Nursing DLE Moodle, as a pedagogical strategy for students in the first contact with the undergraduate nursing course or the Federal University of São João del-Rei (UFSJ). During one semester, all students had access to the online content of the course. The most accessed activities were questionnaires on cell components and biochemistry, followed by scored exercises and visualization of other resources of the course. Faced with a scenario with broad integration of digital information and communication technologies (DICT) in individual, social and professional spaces, universities need to rethink the possibilities of development of education projects based on hybrid learning models, that is, combine teaching strategies, e-learning techiniques and traditional lectures providing greater flexibility and autonomy to students.Keywords: Moodle; Nursing; Cell biology.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/353
10.18264/eadf.v6i1.353
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/353
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v6i1.353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/353/163
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 6 No. 1 (2016)
EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 1 (2016)
EaD em Foco; v. 6 n. 1 (2016)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733981567621005312