DESIGUALDADES DE OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS NO INÍCIO DA TRAJETÓRIA ESCOLAR NO CONTEXTO BRASILEIRO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Lua nova (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452020000200215 |
Resumo: | Resumo Este artigo discute a importância de estudos com desenhos longitudinais sobre o início da escolarização obrigatória para compreender padrões de desigualdades de oportunidades educacionais e as potencialidades e fragilidades dos desenhos dos estudos de eficácia escolar produzidos no Brasil. Descreve-se um estudo longitudinal desenvolvido em dois municípios brasileiros, com amostras que incluíram 123 escolas (6.379 crianças) e algumas evidências que permitem compreender tendências e nuances relacionadas às desigualdades educacionais no início da escolarização obrigatória no contexto brasileiro. Este texto também discute como o desenho do estudo possibilita identificar programas educacionais e características escolares capazes de atenuar a distância da aprendizagem de crianças de origens socioeconômicas distintas. |
id |
CEDEC-2_465059bad7fa636bb65af135cb4f9147 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-64452020000200215 |
network_acronym_str |
CEDEC-2 |
network_name_str |
Lua nova (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DESIGUALDADES DE OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS NO INÍCIO DA TRAJETÓRIA ESCOLAR NO CONTEXTO BRASILEIRODesigualdades de Oportunidades EducacionaisEstudos LongitudinaisPré-EscolaEficácia EscolarEquidadeResumo Este artigo discute a importância de estudos com desenhos longitudinais sobre o início da escolarização obrigatória para compreender padrões de desigualdades de oportunidades educacionais e as potencialidades e fragilidades dos desenhos dos estudos de eficácia escolar produzidos no Brasil. Descreve-se um estudo longitudinal desenvolvido em dois municípios brasileiros, com amostras que incluíram 123 escolas (6.379 crianças) e algumas evidências que permitem compreender tendências e nuances relacionadas às desigualdades educacionais no início da escolarização obrigatória no contexto brasileiro. Este texto também discute como o desenho do estudo possibilita identificar programas educacionais e características escolares capazes de atenuar a distância da aprendizagem de crianças de origens socioeconômicas distintas.CEDEC2020-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452020000200215Lua Nova: Revista de Cultura e Política n.110 2020reponame:Lua nova (Online)instname:Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC)instacron:CEDEC10.1590/0102-215245/110info:eu-repo/semantics/openAccessKoslinski,Mariane CampeloBartholo,Tiago Lisboapor2020-09-15T00:00:00Zoai:scielo:S0102-64452020000200215Revistahttp://www.scielo.br/lnhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcedec@cedec.org.br||luanova@cedec.org.br1807-01750102-6445opendoar:2020-09-15T00:00Lua nova (Online) - Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESIGUALDADES DE OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS NO INÍCIO DA TRAJETÓRIA ESCOLAR NO CONTEXTO BRASILEIRO |
title |
DESIGUALDADES DE OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS NO INÍCIO DA TRAJETÓRIA ESCOLAR NO CONTEXTO BRASILEIRO |
spellingShingle |
DESIGUALDADES DE OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS NO INÍCIO DA TRAJETÓRIA ESCOLAR NO CONTEXTO BRASILEIRO Koslinski,Mariane Campelo Desigualdades de Oportunidades Educacionais Estudos Longitudinais Pré-Escola Eficácia Escolar Equidade |
title_short |
DESIGUALDADES DE OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS NO INÍCIO DA TRAJETÓRIA ESCOLAR NO CONTEXTO BRASILEIRO |
title_full |
DESIGUALDADES DE OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS NO INÍCIO DA TRAJETÓRIA ESCOLAR NO CONTEXTO BRASILEIRO |
title_fullStr |
DESIGUALDADES DE OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS NO INÍCIO DA TRAJETÓRIA ESCOLAR NO CONTEXTO BRASILEIRO |
title_full_unstemmed |
DESIGUALDADES DE OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS NO INÍCIO DA TRAJETÓRIA ESCOLAR NO CONTEXTO BRASILEIRO |
title_sort |
DESIGUALDADES DE OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS NO INÍCIO DA TRAJETÓRIA ESCOLAR NO CONTEXTO BRASILEIRO |
author |
Koslinski,Mariane Campelo |
author_facet |
Koslinski,Mariane Campelo Bartholo,Tiago Lisboa |
author_role |
author |
author2 |
Bartholo,Tiago Lisboa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Koslinski,Mariane Campelo Bartholo,Tiago Lisboa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desigualdades de Oportunidades Educacionais Estudos Longitudinais Pré-Escola Eficácia Escolar Equidade |
topic |
Desigualdades de Oportunidades Educacionais Estudos Longitudinais Pré-Escola Eficácia Escolar Equidade |
description |
Resumo Este artigo discute a importância de estudos com desenhos longitudinais sobre o início da escolarização obrigatória para compreender padrões de desigualdades de oportunidades educacionais e as potencialidades e fragilidades dos desenhos dos estudos de eficácia escolar produzidos no Brasil. Descreve-se um estudo longitudinal desenvolvido em dois municípios brasileiros, com amostras que incluíram 123 escolas (6.379 crianças) e algumas evidências que permitem compreender tendências e nuances relacionadas às desigualdades educacionais no início da escolarização obrigatória no contexto brasileiro. Este texto também discute como o desenho do estudo possibilita identificar programas educacionais e características escolares capazes de atenuar a distância da aprendizagem de crianças de origens socioeconômicas distintas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452020000200215 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452020000200215 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0102-215245/110 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEDEC |
publisher.none.fl_str_mv |
CEDEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Lua Nova: Revista de Cultura e Política n.110 2020 reponame:Lua nova (Online) instname:Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC) instacron:CEDEC |
instname_str |
Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC) |
instacron_str |
CEDEC |
institution |
CEDEC |
reponame_str |
Lua nova (Online) |
collection |
Lua nova (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Lua nova (Online) - Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cedec@cedec.org.br||luanova@cedec.org.br |
_version_ |
1754122597134499840 |