Os atores subnacionais no Mercosul: o caso das Papeleras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros,Marcelo de Almeida
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Saraiva,Miriam Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Lua nova (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452009000300007
Resumo: A constante e progressiva participação de governos subnacionais na esfera internacional chama atenção para uma nova dimensão das relações internacionais. As razões para esta implicação de governos subnacionais no cenário externo são vinculadas tanto às mudanças que ocorreram na esfera internacional, às reformas no interior dos Estados, quanto às modificações que têm lugar no comportamento dos governos subnacionais. A proposta deste artigo é analisar o conflito, resultante da construção de usinas Papeleras, de uma conjunção entre o governo nacional argentino, o governo provincial de Entre Ríos e setores da sociedade civil de Gualeguaychú contra o governo uruguaio. O caso das papeleras revela-se um objeto de pesquisa que reflete os desafios enfrentados pelo Estado-nação na contemporaneidade. Esses desafios perpassam: (i) a questão da governance, a saber, uma forma ótima de gerenciar problemas socioeconômicos aliando mecanismos políticos de legitimidade e dispositivos econômicos eficientes; (ii) o tema da emergência paulatina de níveis concorrentes de gerenciamento da coisa pública em nível global, os agentes infraestatais despontando como vetor de legitimidade da ação cidadã; (iii) o tópico relativo à ecologia e a seu regime internacional ativo balizando a tendência de reformulação da concepção do conceito de soberania, tanto no seu flanco interno, quanto no externo.
id CEDEC-2_e76f41e0bee7901b36cff5da17576e67
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-64452009000300007
network_acronym_str CEDEC-2
network_name_str Lua nova (Online)
repository_id_str
spelling Os atores subnacionais no Mercosul: o caso das PapelerasPapelerasParadiplomaciaArgentinaUruguaiMercosulA constante e progressiva participação de governos subnacionais na esfera internacional chama atenção para uma nova dimensão das relações internacionais. As razões para esta implicação de governos subnacionais no cenário externo são vinculadas tanto às mudanças que ocorreram na esfera internacional, às reformas no interior dos Estados, quanto às modificações que têm lugar no comportamento dos governos subnacionais. A proposta deste artigo é analisar o conflito, resultante da construção de usinas Papeleras, de uma conjunção entre o governo nacional argentino, o governo provincial de Entre Ríos e setores da sociedade civil de Gualeguaychú contra o governo uruguaio. O caso das papeleras revela-se um objeto de pesquisa que reflete os desafios enfrentados pelo Estado-nação na contemporaneidade. Esses desafios perpassam: (i) a questão da governance, a saber, uma forma ótima de gerenciar problemas socioeconômicos aliando mecanismos políticos de legitimidade e dispositivos econômicos eficientes; (ii) o tema da emergência paulatina de níveis concorrentes de gerenciamento da coisa pública em nível global, os agentes infraestatais despontando como vetor de legitimidade da ação cidadã; (iii) o tópico relativo à ecologia e a seu regime internacional ativo balizando a tendência de reformulação da concepção do conceito de soberania, tanto no seu flanco interno, quanto no externo.CEDEC2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452009000300007Lua Nova: Revista de Cultura e Política n.78 2009reponame:Lua nova (Online)instname:Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC)instacron:CEDEC10.1590/S0102-64452009000300007info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros,Marcelo de AlmeidaSaraiva,Miriam Gomespor2010-06-14T00:00:00Zoai:scielo:S0102-64452009000300007Revistahttp://www.scielo.br/lnhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcedec@cedec.org.br||luanova@cedec.org.br1807-01750102-6445opendoar:2010-06-14T00:00Lua nova (Online) - Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os atores subnacionais no Mercosul: o caso das Papeleras
title Os atores subnacionais no Mercosul: o caso das Papeleras
spellingShingle Os atores subnacionais no Mercosul: o caso das Papeleras
Medeiros,Marcelo de Almeida
Papeleras
Paradiplomacia
Argentina
Uruguai
Mercosul
title_short Os atores subnacionais no Mercosul: o caso das Papeleras
title_full Os atores subnacionais no Mercosul: o caso das Papeleras
title_fullStr Os atores subnacionais no Mercosul: o caso das Papeleras
title_full_unstemmed Os atores subnacionais no Mercosul: o caso das Papeleras
title_sort Os atores subnacionais no Mercosul: o caso das Papeleras
author Medeiros,Marcelo de Almeida
author_facet Medeiros,Marcelo de Almeida
Saraiva,Miriam Gomes
author_role author
author2 Saraiva,Miriam Gomes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros,Marcelo de Almeida
Saraiva,Miriam Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Papeleras
Paradiplomacia
Argentina
Uruguai
Mercosul
topic Papeleras
Paradiplomacia
Argentina
Uruguai
Mercosul
description A constante e progressiva participação de governos subnacionais na esfera internacional chama atenção para uma nova dimensão das relações internacionais. As razões para esta implicação de governos subnacionais no cenário externo são vinculadas tanto às mudanças que ocorreram na esfera internacional, às reformas no interior dos Estados, quanto às modificações que têm lugar no comportamento dos governos subnacionais. A proposta deste artigo é analisar o conflito, resultante da construção de usinas Papeleras, de uma conjunção entre o governo nacional argentino, o governo provincial de Entre Ríos e setores da sociedade civil de Gualeguaychú contra o governo uruguaio. O caso das papeleras revela-se um objeto de pesquisa que reflete os desafios enfrentados pelo Estado-nação na contemporaneidade. Esses desafios perpassam: (i) a questão da governance, a saber, uma forma ótima de gerenciar problemas socioeconômicos aliando mecanismos políticos de legitimidade e dispositivos econômicos eficientes; (ii) o tema da emergência paulatina de níveis concorrentes de gerenciamento da coisa pública em nível global, os agentes infraestatais despontando como vetor de legitimidade da ação cidadã; (iii) o tópico relativo à ecologia e a seu regime internacional ativo balizando a tendência de reformulação da concepção do conceito de soberania, tanto no seu flanco interno, quanto no externo.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452009000300007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452009000300007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-64452009000300007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDEC
publisher.none.fl_str_mv CEDEC
dc.source.none.fl_str_mv Lua Nova: Revista de Cultura e Política n.78 2009
reponame:Lua nova (Online)
instname:Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC)
instacron:CEDEC
instname_str Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC)
instacron_str CEDEC
institution CEDEC
reponame_str Lua nova (Online)
collection Lua nova (Online)
repository.name.fl_str_mv Lua nova (Online) - Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC)
repository.mail.fl_str_mv cedec@cedec.org.br||luanova@cedec.org.br
_version_ 1754122596042932224