RANKINGS ACADÊMICOS E UNIVERSIDADES DE CLASSE MUNDIAL: RELAÇÕES, DESDOBRAMENTOS E TENDÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thiengo,Lara Carlette
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bianchetti,Lucídio, Mari,Cezar Luiz De
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302018000401041
Resumo: RESUMO: Neste artigo analisaram-se as relações entre os rankings acadêmicos e o modelo de Universidade de Classe Mundial, bem como a capacidade indutora desses instrumentos em termos de políticas, planejamento e gestão. Para isso, a metodologia contou com levantamento bibliográfico e análise de documentos, indicadores e métricas dos rankings Academic Ranking of World Universities (Ranking Acadêmico de Universidades Mundiais) e Times Higher Education. Considera-se, portanto, que os rankings são tecnologias que operam via governança baseada em benchmarking, criando um espaço de visibilidade internacional, em que se acirra a competitividade, corrobora-se com a difusão do modelo de Universidade de Classe Mundial, indicando como tendência o aprofundamento da diferenciação institucional e o fortalecimento de concepções de universidade e ciência cada vez mais pragmáticas.
id CEDES-1_03606e638b979fbab6f05f6186bbe394
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302018000401041
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling RANKINGS ACADÊMICOS E UNIVERSIDADES DE CLASSE MUNDIAL: RELAÇÕES, DESDOBRAMENTOS E TENDÊNCIASRankingsGovernançaUniversidade de Classe MundialRESUMO: Neste artigo analisaram-se as relações entre os rankings acadêmicos e o modelo de Universidade de Classe Mundial, bem como a capacidade indutora desses instrumentos em termos de políticas, planejamento e gestão. Para isso, a metodologia contou com levantamento bibliográfico e análise de documentos, indicadores e métricas dos rankings Academic Ranking of World Universities (Ranking Acadêmico de Universidades Mundiais) e Times Higher Education. Considera-se, portanto, que os rankings são tecnologias que operam via governança baseada em benchmarking, criando um espaço de visibilidade internacional, em que se acirra a competitividade, corrobora-se com a difusão do modelo de Universidade de Classe Mundial, indicando como tendência o aprofundamento da diferenciação institucional e o fortalecimento de concepções de universidade e ciência cada vez mais pragmáticas.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302018000401041Educação & Sociedade v.39 n.145 2018reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es0101-73302018193956info:eu-repo/semantics/openAccessThiengo,Lara CarletteBianchetti,LucídioMari,Cezar Luiz Depor2019-01-23T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302018000401041Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2019-01-23T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv RANKINGS ACADÊMICOS E UNIVERSIDADES DE CLASSE MUNDIAL: RELAÇÕES, DESDOBRAMENTOS E TENDÊNCIAS
title RANKINGS ACADÊMICOS E UNIVERSIDADES DE CLASSE MUNDIAL: RELAÇÕES, DESDOBRAMENTOS E TENDÊNCIAS
spellingShingle RANKINGS ACADÊMICOS E UNIVERSIDADES DE CLASSE MUNDIAL: RELAÇÕES, DESDOBRAMENTOS E TENDÊNCIAS
Thiengo,Lara Carlette
Rankings
Governança
Universidade de Classe Mundial
title_short RANKINGS ACADÊMICOS E UNIVERSIDADES DE CLASSE MUNDIAL: RELAÇÕES, DESDOBRAMENTOS E TENDÊNCIAS
title_full RANKINGS ACADÊMICOS E UNIVERSIDADES DE CLASSE MUNDIAL: RELAÇÕES, DESDOBRAMENTOS E TENDÊNCIAS
title_fullStr RANKINGS ACADÊMICOS E UNIVERSIDADES DE CLASSE MUNDIAL: RELAÇÕES, DESDOBRAMENTOS E TENDÊNCIAS
title_full_unstemmed RANKINGS ACADÊMICOS E UNIVERSIDADES DE CLASSE MUNDIAL: RELAÇÕES, DESDOBRAMENTOS E TENDÊNCIAS
title_sort RANKINGS ACADÊMICOS E UNIVERSIDADES DE CLASSE MUNDIAL: RELAÇÕES, DESDOBRAMENTOS E TENDÊNCIAS
author Thiengo,Lara Carlette
author_facet Thiengo,Lara Carlette
Bianchetti,Lucídio
Mari,Cezar Luiz De
author_role author
author2 Bianchetti,Lucídio
Mari,Cezar Luiz De
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Thiengo,Lara Carlette
Bianchetti,Lucídio
Mari,Cezar Luiz De
dc.subject.por.fl_str_mv Rankings
Governança
Universidade de Classe Mundial
topic Rankings
Governança
Universidade de Classe Mundial
description RESUMO: Neste artigo analisaram-se as relações entre os rankings acadêmicos e o modelo de Universidade de Classe Mundial, bem como a capacidade indutora desses instrumentos em termos de políticas, planejamento e gestão. Para isso, a metodologia contou com levantamento bibliográfico e análise de documentos, indicadores e métricas dos rankings Academic Ranking of World Universities (Ranking Acadêmico de Universidades Mundiais) e Times Higher Education. Considera-se, portanto, que os rankings são tecnologias que operam via governança baseada em benchmarking, criando um espaço de visibilidade internacional, em que se acirra a competitividade, corrobora-se com a difusão do modelo de Universidade de Classe Mundial, indicando como tendência o aprofundamento da diferenciação institucional e o fortalecimento de concepções de universidade e ciência cada vez mais pragmáticas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302018000401041
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302018000401041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/es0101-73302018193956
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.39 n.145 2018
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122556699312128